O que é Branded Content o e como criar conteúdos de marca

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Publicado: 16 de março de 2023 | Atualizado: 16 de março de 2023.

Branded Content é a estratégia de criação de conteúdo valioso relacionado ao universo de uma marca focado em seu público-alvo. Ele pode ser aplicado em diversos canais e formatos para informar, engajar e converter usuários.

O público da era digital quer interagir e criar relações mais dinâmicas com as empresas que consome. A antiga publicidade, invasiva e unilateral, perdeu o poder de persuasão com o consumidor e espaço no mercado.

Nesse cenário, o Branded Content vem se destacando entre as estratégias de Marketing Digital. Essa estratégia é a produção de conteúdos que construam a autoridade da marca e fortaleçam sua relação com o seu público.

O conteúdo de marca busca gerar valor, estabelecer conexões e transmitir a visão da empresa. Dessa forma, a comunicação com os consumidores é mais significativa e fluida.

Quer saber mais sobre Branded Content, conceito, vantagens e como fazer? Continue lendo este artigo que preparamos para você.

O que é Branded Content?

A imagem mostra uma pessoa do pescoço para baixo, colocando uma lâmpada acessa em cima de alguns bloquinhos de madeira que formam a palavra Content.

Podemos traduzir Branded Content como “conteúdo de marca”, mas nem todo conteúdo produzido por uma empresa pode ser definido dessa maneira.

O Branded Content está relacionado ao universo de uma marca e precisa ter qualidade e relevância. Além disso, o foco de cada produção tende a variar.

Essa estratégia funciona com a criação de materiais para divulgar sua marca sem anunciar produtos ou serviços.

Você pode criar conteúdos para defender posicionamentos, informar e divertir. Tudo isso agrega valor ao usuário e aumenta suas chances de gerar leads qualificados para o seu funil de vendas.

O Branded Content pode ser feito em uma variedade de formatos e veiculado em inúmeras plataformas.

Para saber as melhores opções para produzir e divulgar conteúdo de marca, estude a persona e identifique as preferências dos seus clientes.

Como criar conteúdo de marca?

A produção de Branded Content realmente relevante requer uma atenção especial a alguns fatores.

Primeiramente, a dinâmica do Marketing Digital é mais ágil que a do tradicional. Com isso, há menos tempo para planejar uma campanha assertiva.

No entanto, é preciso ficar atento à reação da audiência em relação ao que você produziu e tomar ações para manter as pessoas interessadas no seu conteúdo.

Assim, o que acontece depois que você divulga o Branded Content é muito importante para o sucesso da estratégia.

Compreenda as reações do público ao material publicado e crie artifícios para mantê-lo atrativo pelo máximo de tempo que puder.

Surpreenda a audiência

Quando se fala em Branded Content, o elemento surpresa é fundamental.

Surpreender as pessoas com um conteúdo que quebra expectativas é uma maneira eficaz de gerar visualizações e colocar seu material “na boca do povo”.

Afinal, esse é um dos maiores objetivos do conteúdo de marca: viralizar. Quanto mais popular e positivamente divulgado ele for, melhor para você.

Por esse motivo, muitas empresas estão recorrendo a conteúdos engraçados e divertidos. Eles despertam o interesse da audiência e, quando bem feitos, viram assunto nas mídias sociais.

E por falar nelas, as redes são essenciais para o sucesso do Branded Content. Se o conteúdo é mal feito, não será passado adiante e irá perder relevância rapidamente.

Mas se a ação for certeira e impactar a audiência de forma positiva, a sua marca ganha força e pode até virar referência no assunto em questão.

A diferença entre Branded Content e Marketing de Conteúdo

Branded Content e Marketing de Conteúdo são estratégias diferentes. O produto principal de ambos é o mesmo, mas os direcionamentos são distintos.

O foco do Branded Content está em divulgar e posicionar a marca. Esse pode ser um dos recursos do Marketing de Conteúdo, mas a estratégia vai muito além disso.

Você pode planejar ações de Content Marketing para:

  • Engajar a audiência;
  • Estabelecer autoridade em um assunto;
  • Educar o usuário sobre o produto;
  • Gerar leads;
  • Atrair parcerias.

Além das diferenças de planejamento, o Marketing de Conteúdo busca influenciar ativamente um impulsionamento nas vendas. O Branded Content pode ter esse efeito, mas de forma indireta.

Cases de sucesso de Branded Content

Até aqui, abordamos o conceito de Branded Content e falamos sobre como colocá-lo em prática.

Então vamos alguns dos maiores cases de sucesso da estratégia nos últimos anos para você se inspirar:

Campanha “Real Beauty Sketches” da Dove

Esse é um dos maiores cases de sucesso de Branded Content nos últimos anos. O vídeo começa com uma mulher descrevendo a própria aparência enquanto um artista forense desenha seu retrato falado.

No segundo momento do vídeo, uma outra mulher a descreve para o desenhista, que faz o segundo retrato.

Quando eles terminam, percebemos que a visão de uma outra pessoa sobre ela foi mais bonita, alegre, positiva.

Dessa forma, a campanha serviu para conscientizar mulheres que os padrões de beleza impostos pela sociedade podem criar percepções negativas sobre suas aparências.

Como a maior parte do público da Dove é feminino, a ação teve grande relevância e serviu como uma forma da marca se posicionar em favor de uma pauta importante.

O resultado: o primeiro vídeo da Real Beauty Sketches fez sucesso imediato, e já possui mais de 70 milhões de visualizações no YouTube.

Campanha “O natal sempre encontra o caminho” da Coca-cola

Quando se fala em branded content, a coca-cola é uma das primeiras marcas que vêm à mente.

Os esforços da empresa para compartilhar seus valores com o público são bastante conhecidos. Ela produz vídeos temáticos para diversas épocas do ano, mas o natal sempre recebe uma atenção especial.

Em 2022, a marca criou a campanha “o natal sempre encontra o caminho”. O vídeo acompanha um homem fazendo compras para preparar uma ceia de natal e receber sua família.

A todo momento ele está acompanhado pela mãe, que participa ativamente do processo com dicas e sugestões.

Mas o final do vídeo revela que, na verdade, a presença da mãe são lembranças, indicando que aquele é o primeiro natal que ele passa sem ela.

A campanha serviu para reforçar ideais de família, união, amor e carinho por parte da empresa e já conta com quase 1 milhão de visualizações no YouTube.

A hora de criar bons conteúdos para sua marca é agora!

A imagem mostra um homem de terno mexendo em um notebook. Em sua mão direita, tem uma edição como se ele estivesse segurando uma representação luminosa do mundo globalizado.

Nesse artigo você aprendeu o conceito de Branded Content, os conteúdos relacionados à sua marca para se posicionar e construir autoridade.

Também abordamos os benefícios de investir nessa estratégia e as diferenças para o Marketing de Conteúdo.

Finalizamos com dicas de como colocar tudo o que foi falado em prática na sua empresa e cases de sucesso para te inspirar.

Com isso, você tem o que precisa para divulgar sua marca com inteligência e aprimorar a estratégia de marketing digital.

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