Descubra como gerar leads qualificados para sua empresa

//Descubra como gerar leads qualificados para sua empresa

Por: | Publicado: 20 de julho de 2018 | Atualizado: 25 de setembro de 2018.

Os leads qualificados são as verdadeiras oportunidades de venda para o seu negócio. Por isso, o trabalho de qualificação de leads é como criar lindas jóias: é preciso encontrá-las brutas e depois dar formato para poder apreciar todo o seu valor.

Gerar leads qualificados é um dos principais objetivos de todos que trabalham com Inbound Marketing.

Isso porque eles representam os potenciais clientes do seu produto ou serviço, ou seja, oportunidades de vendas.

Porém, apenas criar essas oportunidades não é suficiente, pois é preciso concretizar as vendas. Afinal, intenção não enche o bolso de ninguém, muito menos o caixa da sua empresa.

Sendo assim, a sua função deve ser como a de um garimpeiro. Ele encontra várias pedras, separa as mais preciosas, mas esse não é todo o trabalho. Antes de ser vendida, essas pedras são trabalhadas até se tornarem lindas jóias.

Por esse motivo, é preciso planejar, organizar e colocar em prática estratégias capazes de transformarem esses leads qualificados em verdadeiros clientes. Todo esse processo é chamado de qualificação de leads.

Vamos entender juntos mais sobre esse tema de qualificação de leads?! Descobrir o que são leads qualificados e como qualificar leads?!

Então, confira os tópicos do conteúdo:

O que são leads qualificados?

Descubra o que são leads qualificados

Já conhecemos de trás para frente a definição de lead. Ele é o cliente em potencial de um negócio captado por meio de campanhas de marketing.

Isso é, quando um visitante do site do seu negócio realiza alguma forma de cadastro ou disponibiliza qualquer tipo de contato, ele passa a ser um lead.

Dessa forma fica fácil entender os leads qualificados como aqueles os quais possuem as qualidades necessárias para se tornar um cliente.

Isso é, ele corresponde a uma série de critérios cruciais para se tornar um comprador ou contratante.

Falando em termos mais práticos, os leads qualificados são aqueles o quais sua equipe de vendas pode entrar em contato tendo mais chances de sucesso.

Digamos que ele é como um diamante lapidado. Parece bom, não?! Pois é a mais pura verdade!

Veremos um pouco mais sobre a importância da qualificação de leads no próximo tópico do conteúdo.

A importância da qualificação de leads

Saiba por que é importante ter leads qualificados

Pode parecer loucura, mas saber como qualificar leads tem influência direta na otimização do seu processo de vendas e a consequência disso é o aumento delas.

Isso porque ao gerar leads qualificados você será capaz de segmentar apenas aqueles com grande interesse no que é vendido e no exato momento de compra.

Dessa forma, a equipe de marketing pode passar à equipe de vendas o seleto grupo de consumidores com grande probabilidade de realizar a compra.

Assim, seus vendedores colocam em prática ações mais assertivas, aumentando a chance de efetuar a conversão desses leads qualificados.

Em consequência disso, o tempo é otimizado ao eliminar todos aqueles leads ainda não preparados e focar apenas nos de maior interesse.

O resultado disso é a possibilidade de seus vendedores realizarem ainda mais abordagens assertivas com esse tempo economizado.

Então, o resultado dessa soma é simples: as vendas aumentam significativamente.

E não é só isso, o investimento necessário ao trabalhar com leads qualificados se torna menor. Afinal, as ligações não serão desperdiçadas com desinteressados, reuniões não serão agendadas à toa e até mesmo visitas passam a ser mais seletivas.

Viu só?! Como dissemos, a qualificação de leads é uma verdadeira pérola do Inbound Marketing.

Por essa razão, agora vamos te mostrar como qualificar leads.

Descubra como qualificar leads

Veja como você pode ter leads qualificados

O Inbound Marketing trabalha justamente com a proposta de educar seu mercado com o intuito de fazer os consumidores entenderem a necessidade deles pelo seu produto ou serviço.

Por esse motivo, ele é a forma mais eficiente de qualificar leads. Afinal, todo esse processo de educação do mercado resulta em cada vez mais leads qualificados.

Para isso, ele trabalha com produção de conteúdos planejados para nutrir os leads em diferentes partes da jornada de compra, ou seja, todas etapas que o consumidor passa desde o conhecimento da empresa até fechar o negócio.

No entanto, para entender o processo de qualificação de leads, vamos dar alguns passos atrás no trabalho de Inbound Marketing.

Tudo começa quando o consumidor chega a página da sua empresa como um simples visitante, isso pode acontecer por meio de anúncios em redes sociais, do Google Adwords ou com o trabalho de posicionamento orgânico com palavras-chave.

Então, uma vez na sua página, a qualidade do conteúdo será necessária para atrair o interesse desse visitante. Assim, você poderá oferecer algo relacionado a esse conteúdo como moeda de troca para obter alguma forma de contato com ele.

Já conhecemos esse processo, ele é a captação de leads. A partir de agora, esse possível cliente entra no seu fluxo de marketing e é aí que começa a qualificação.

Com o contato desse lead você poderá enviar a ele materiais capazes de educá-lo e prepará-lo para a compra.

Essa nutrição normalmente ocorre por meio de emails, enviando materiais diversos ou por meio de webinar.

Ao consumir esses conteúdos, o lead começa a compreender a importância e o benefício daquilo que sua empresa vende, tornando-se mais qualificado.

Porém, é preciso alguma forma de medir essa qualificação, é aí que entra o lead scoring. Esse é o processo de pontuação de seus possíveis clientes.

Isso é, quanto maior a pontuação do lead, mais qualificado ele é. Por isso, pontos são atribuídos aos leads de acordo com a interação com suas ações de marketing, a afinidade dele com o seu negócio bem como o seu poder de compra.

Por exemplo, quando um lead abre um email enviado por sua empresa, ele ganha 5 pontos. Se acessa ao link do email, ganha mais 5 pontos… E por aí vaí.

Em conclusão, se quiser saber o processo completo de como qualificar leads aprenda a pontuar seus leads com lead scoring.

Quem qualifica vende mais!

Neste conteúdo, mostramos a definição prática dos leads qualificados. Eles são aqueles consumidores já educados e preparados para fechar negócio com sua empresa.

Ao saber como qualificar leads seu processo de vendas é otimizado, gerando maiores resultados em menor tempo. Com isso, seu investimento diminui quando deixa de perder tempo com consumidores despreparados ou fora do momento de compra.

Para isso, é preciso trabalhar a fundo estratégias de Inbound Marketing, criando conteúdos relevantes e de qualidade para nutrir seus leads e educá-los sobre seu produto.

Junto a isso é preciso usar pontuação lead scoring para ser capaz de mensurar a qualificação de seus leads. Esse é um dos pontos mais importantes, por isso deixamos um link de um conteúdo completo sobre o tema.

Agora, não restam mais dúvidas sobre o que são leads qualificados, então é hora de botar em prática tudo aquilo aprendido aqui no conteúdo.

E se quiser ainda mais informações essenciais sobre Marketing Digital e Vendas, continue acompanhado o blog da Ideal Marketing.

2018-09-25T15:32:00+00:00

Deixar Um Comentário