SEO local: o que é e qual a importância para o seu negócio

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Publicado: 16 de setembro de 2022 | Atualizado: 9 de fevereiro de 2023.

O SEO local para empresas é uma estratégia fundamental para estabelecimentos físicos, ele leva em conta a localização geográfica do seu negócio, fazendo com que apareça mais facilmente nas ferramentas de busca. Aprenda a utilizar este método para gerar mais vendas.

As pesquisas por serviços ou produtos em sites de busca, feitas pelos usuários ou por potenciais clientes, são cada dia mais comuns.

Com isso em mente, uma das soluções para encontrar empresas é o SEO (Search Engine Optimization). Uma ferramenta de otimização indispensável para alcançar um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Os empreendimentos que possuem locais físicos só têm a ganhar quando a sua localização geográfica obtém destaque nessas buscas.

Para isso, o conhecimento da aplicação do SEO local é de grande importância para a otimização e até mesmo sobrevivência do seu negócio. Atenção, então, para as dicas que separamos neste artigo:

O que é SEO local?

Antes de mais nada, é importante que você entenda o conceito de SEO local para empresas para que possa implementar este método corretamente e obter os resultados desejados.

Se trata de um conjunto de estratégias adotadas para otimizar os mecanismos de buscas. Isso é feito para que seja oferecido ao consumidor soluções que estejam geograficamente perto dele.

Um bom exemplo é o proprietário de um restaurante. Se alguém pesquisa a palavra-chave “restaurante”, essa pessoa certamente não vai querer como resultado vários estabelecimentos espalhados pelo mundo.

Ela procura por um lugar que esteja próximo, na sua cidade ou no seu bairro. É aí que entra a utilidade do SEO local para empresas.

Adotar esta estratégia faz com que o seu negócio apareça com destaque na SERP, as páginas de pesquisa dos motores de busca como Google, Bing e Yahoo.

Quais são os principais benefícios?

Por mais que atualmente muitas pessoas escolham fazer suas compras de forma online, os locais físicos ainda são muito importantes.

Por exemplo: se você tem um animal de estimação, vai precisar levá-lo a um pet shop em algum momento. E, para localizar este estabelecimento, o SEO local para empresas é de grande importância.

Tenha em mente que, para o consumidor que acessa os resultados de uma pesquisa em um buscador como o Google, os links que aparecem nas primeiras posições, geralmente, atraem mais cliques.

Neste momento, o SEO local garante também a autoridade do seu negócio.

Isso porque a sua marca vai estar logo no topo da busca de quem procura por algum produto ou serviço importante perto de casa ou do trabalho.

Como usar o SEO local para atrair mais clientes?

Você deve estar se perguntando o que e como fazer para que esses potenciais clientes tenham acesso à sua página e não a do concorrente.

No momento de implementar esta estratégia tenha certeza de que, ao fazer uso adequado das orientações abaixo o seu faturamento possui grande potencial para crescer.

Otimização do site

Para que o seu estabelecimento seja elegível a aparecer nos resultados de pesquisa de motores de busca, ele precisa ter um site que funcione bem.

Busque investir em um site com informações claras e que conceda uma boa experiência ao usuário. Tenha em mente que um ambiente bem estruturado não é importante apenas para locais físicos.

Produção de conteúdo local

A cada dia, o Google ajuda mais os usuários a explorar os bairros, cidades e zonas residenciais. Justamente por causa disso, o buscador tem se preocupado em melhorar a experiência de busca, de uma forma geral.

Então, quando for usar a ferramenta, pense em abastecer o seu site com conteúdos que ajudem as pessoas com isso.

Incentivo das avaliações de clientes

O SEO local para empresas, quando aplicado de forma adequada, pode promover até mesmo uma maior interação entre os clientes.

Quando você incentiva a avaliação dos consumidores, eles têm acesso a opinião de outras pessoas da mesma região.

Isso tende a aumentar o engajamento e as pessoas ficam com mais vontade de participar também deste diálogo com a empresa.

Atrair novos públicos

As buscas regionais, com o uso correto do SEO local para empresas, também são uma forma de descobrir novos estabelecimentos e negócios por perto.

Usuários que, talvez, nunca tenham ouvido falar no seu hotel, por exemplo, podem o encontrar em uma busca realizada na praia que estão visitando. E aí, seu negócio ganha um hóspede novo.

Economia de investimento

Quando o seu negócio aparece nas buscas por meio da implementação do SEO local ele atrai novos clientes sem precisar se preocupar diretamente com isso.

Ou seja, você economiza em investimentos em outras mídias como, por exemplo, publicidade em veículos locais, distribuições de folhetos impressos, anúncios, entre outros.

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Que fatores determinam o ranqueamento do SEO local?

Para ajudar o usuário a encontrar uma resposta que corresponda mais corretamente ao que foi pesquisado, o Google e outros buscadores combinam fatores diferentes para ajudar nesta busca.

Alguns deles são considerados prioritários para o bom funcionamento do SEO local. Entre eles, está a proximidade, já que, ao mostrar um resultado com relevância na região, o Google leva em consideração a distância do usuário.

Outro ponto importante é o destaque da empresa, que tem a ver com a popularidade do estabelecimento. Neste caso, as percepções do mundo real, fora das telas, também são consideradas pelos buscadores.

Por isso, a importância das já citadas avaliações, além dos links que indicam para o seu site devido ao conteúdo local que você produz.

Conteúdos para você produzir com essa estratégia

A ilustração mostra um notebook onde parece o perfil de uma pessoa, na frente dele tem uma lupa.

Depois de seguir todas as orientações expostas acima para o uso correto do SEO local para empresas, chegou a hora de planejar o conteúdo do seu site focado na região em que a sua empresa está localizada.

Um passo para este planejamento é criar um blog do seu negócio, onde diversos tipos de assuntos de interesse do seu bairro ou cidade devem ser abordados.

Alguns materiais que podem ser desenvolvidos, são:

  • Indicações de passeios;
  • Dicas de alimentação saudável;
  • Notícias;
  • Acontecimentos importantes da área;
  • Eventos culturais da região.

Se lembre sempre de que os assuntos abordados devem estar ligados de alguma forma ao foco do seu negócio. Não deixe de escolher palavras-chave relevantes e mãos à obra!

Hora de investir em SEO local!

Ao decorrer do conteúdo, citamos alguns dos inúmeros benefícios que trabalhar com o SEO local pode trazer aos seus negócios.

Com essas vantagens em mente é hora de partir para a etapa de planejamento e buscar a implementação correta desta estratégia.

Busque criar um ambiente online tão bem feito quanto o estabelecimento físico que sua empresa já possui. Dessa forma, novas pessoas podem conhecer sua marca.

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