Customer Marketing: saiba o que é e por que investir

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Publicado: 3 de maio de 2023 | Atualizado: 3 de maio de 2023.

Customer Marketing é um conjunto de estratégias voltadas para a fidelização de clientes já existentes em uma empresa. Dessa forma, as ações são pensadas para reter, engajar e aumentar a lealdade de uma carteira.

É mais barato manter um cliente já existente ou conquistar um novo? A resposta, claro, é manter um cliente atual.

Atrair novos consumidores requer uma série de esforços de marketing e vendas que muitas vezes são bastante caros. 

No entanto, empresas que trabalham para fidelizar suas carteiras precisam de estratégias eficientes para atingir esse objetivo, e é aí que entra o Customer Marketing.

Com o marketing para clientes, você engaja e retém consumidores ao gerar valor contínuo para eles – em vez de abandoná-los após realizar a primeira venda.

Quer descobrir como esse conceito pode garantir um faturamento sólido e contínuo para o seu negócio? Então continue a leitura do nosso artigo sobre Customer Marketing!

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O que é Customer Marketing?

O Customer Marketing é um conjunto de estratégias de marketing para os clientes de uma empresa. 

Dessa forma, em vez de trabalhar para gerar novas vendas do lado de fora, você foca em quem já confiou na sua marca ao menos uma vez.

Segundo a Forbes, aumentar a taxa de retenção de clientes em 5% pode aumentar seus lucros em até 95%. Além disso, a eConsultancy relata que 82% dos gestores concordam que reter clientes é bem mais barato do que prospectar novos. 

Com base nesses e outros dados que validam a importância de fidelizar sua carteira de clientes, a importância do Customer Marketing fica ainda mais evidente.

Para isso, você deve evitar que seu relacionamento com um consumidor se acabe logo após realizar a venda. 

É preciso manter uma comunicação ativa, melhorando a experiência do cliente para garantir que ele continue dando preferência às suas soluções.

Qual a diferença entre Customer Marketing e Customer Success?

O Customer Success (CS) visa garantir que o consumidor tenha a melhor experiência possível com a solução adquirida. Ele costuma ser aplicado em empresas que trabalham com contratos, buscando renová-los.

Já o Customer Centric Marketing, por sua vez, trabalha para que o consumidor enxergue valor na solução adquirida. Assim, o processo de renovação de um serviço ou de uma nova compra acaba ocorrendo de forma natural.

O marketing para clientes também inclui campanhas de e-mail marketing, workshops e outras maneiras de continuar mostrando ao cliente o valor do que ele comprou. 

Logo, o ideal é que ambos sejam trabalhados em conjunto. Assim, o consumidor aproveita suas soluções ao máximo e enxerga valor suficiente para continuar se interessando por elas. 

Mão de pessoa segurando um celular com um gráfico de Customer Success flutuando acima do aparelho.

Por que apostar em estratégias de Customer Marketing?

Para além de aumentar seus lucros, que outros benefícios o Customer Marketing pode oferecer?

Separamos os principais e explicaremos cada um deles a seguir: 

Retenção e fidelização de clientes

O Customer Marketing estimula a retenção e fidelização de clientes por meio de estratégias de geração de valor. 

No entanto, ele vai além de relembrar o consumidor da qualidade da solução comprada. Por meio de uma comunicação assertiva, você desperta interesse em outros produtos e serviços para complementar o que foi contratado.

Assim, é possível fazer a manutenção da sua carteira e até mesmo realizar vendas maiores (up-sell) ou cruzadas (cross-sell).

Aumento do Lifetime Value 

O Lifetime Value (LTV) é uma métrica que determina o quanto um cliente gera de lucro para sua empresa enquanto é parte da carteira.

Assim, a meta é sempre aumentar seu LTV, e a melhor forma de fazer isso é estendendo ao máximo o período de relacionamento com o consumidor. 

Quanto mais tempo ele comprar suas soluções, maior é o Lifetime Value desse cliente para sua marca. 

Portanto, investir em boas estratégias de Customer Marketing garante vendas recorrentes, oferece outras soluções e aumenta a rentabilidade dos seus clientes.

Redução do Custo de Aquisição de Clientes

Com uma retenção de clientes maior, o custo para adquirir um novo cliente (CAC) diminui de forma considerável. 

Além de você precisar investir menos em estratégias de prospecção para garantir vendas, você otimiza o funil para reter cada novo consumidor.

Crescimento sustentável da empresa

Além das métricas mencionadas acima, o Customer Centric Marketing potencializa o crescimento sustentável da sua empresa. Afinal, ele te ajuda a:

  • Reduzir o Churn Rate;
  • Aumentar o Retorno sobre Investimento (ROI);
  • Melhorar a experiência do cliente;
  • Estimular o marketing boca a boca.

Esses fatores contribuem para um relacionamento mais próximo e saudável com seus consumidores, construindo uma estrutura sólida para continuar crescendo. 

Mulher loira em pé com um computador nas mãos. Ao lado dela estão dois homens. Ela está sorrindo mostrando algo para eles no desktop.

Como aplicar o Customer Marketing na sua empresa?

Uma abordagem de marketing centrada nos clientes requer planejamento. Isso quer dizer que não adianta você começar a criar campanhas e disparar e-mails para os clientes sem estruturar uma maneira eficaz de fazer isso.

Portanto, vamos às etapas fundamentais da estratégia:

Estude sua base de clientes

Analise a sua persona a fundo, estudando o comportamento do seu “consumidor ideal” para entender suas dores e desejos.

A partir disso, crie conteúdos e campanhas capazes de dialogar com sua carteira, garantindo relacionamentos sólidos e duradouros. 

Personalize sua comunicação

A personalização é o segundo passo crucial para um Customer Marketing eficiente. Com base na análise da sua persona, é possível implementar uma comunicação capaz de avançar o consumidor na jornada de compra.

Afinal, agora você já pode oferecer materiais e soluções que dialogam diretamente com as necessidades de cada consumidor.

Fique de olho na jornada do cliente

Por fim, acompanhe a jornada do cliente na sua empresa para definir e personalizar ainda mais suas estratégias de marketing.

A cada etapa da jornada, você tende a identificar diferentes pontos de contato que podem ser aprimorados. 

É fundamental tratar cada cliente de maneira única para aumentar as chances de vender. Portanto, aproveite esse momento para entender o que um consumidor possui de diferente dos demais e usar esse conhecimento para reconquistá-lo.

É hora de gerar valor e fidelizar seus clientes!

Sua carteira de clientes é um dos bens mais valiosos da sua empresa, não é mesmo?

Com base no que aprendeu sobre Customer Marketing no decorrer do artigo, você já pode adotar estratégias para garantir que seus clientes continuem escolhendo a sua marca.

Dessa forma, você garante um faturamento sólido e recorrente, fazendo sua empresa crescer de maneira sustentável.

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