Blacklist de e-mail: Como saber se você está na temida lista de spam

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Publicado: 5 de setembro de 2022 | Atualizado: 9 de fevereiro de 2023.

Blacklist é uma lista feita para identificar e punir os enviadores de spams via e-mail, mas qualquer um pode acabar caindo em um desses filtros. Saiba como funciona e o que fazer para evitar que sua empresa sofra com o problema.

Se os seus e-mails não estão atingindo seu público-alvo, existe a possibilidade de que você esteja em um blacklist.

Nenhuma pessoa ou empresa, principalmente aquelas que trabalham com e-mail marketing, gostaria que isso acontecesse, né? Por isso, vamos abordar em detalhes tudo que diz respeito a essa prática.

Quando o seu domínio vai para uma blacklist, a sua taxa de entregabilidade cai de forma significativa. Isso pode atrapalhar suas campanhas e prejudicar suas estratégias de marketing.

Isso ocorre pois estas listas marcam o seu domínio como spam, o que torna mais provável que suas mensagens sejam desviadas da caixa de entrada do destinatário.

A função de uma blacklist email é tentar reduzir as mensagens indesejadas. Mas esses filtros, muitas vezes, captam também os “mocinhos” da história. Por isso, entenda nos próximos tópicos como lidar com tudo isso:

O que é uma Blacklist de Email?

Zoom em uma aba de uma pasta de arquivos, na qual há uma etiqueta escrita Blacklist

Este recurso busca barrar as mensagens marcadas como spam. Sendo assim, é uma lista com domínios de empresas ou pessoas que, por algum motivo, foram consideradas como não confiáveis.

Os provedores de e-mails, como Gmail, Hotmail e Yahoo, se utilizam de blacklists para filtrar os domínios considerados arriscados e com comportamento duvidoso.

Uma blacklist de e-mail bloqueia endereços de IP suspeitos e colabora para fazer uma limpa virtual.

Experimente dar uma olhada na sua caixa de spam. Você consegue perceber que esses filtros fazem um bom trabalho, mas é possível encontrar, também, e-mails normais que foram parar ali.

Por isso, você deve conhecer algumas armadilhas de spam feitas por essas listas para captar quem não segue boas práticas.

Armadilhas de Spam: conheça os 4 tipos

A Blacklist e-mail tenta adotar alguns critérios que identificam comportamentos suspeitos e muito usados por remetentes de spams.

A seguir, listamos 4 tipos de spam traps, ou armadilhas de spam, que você precisa conhecer:

1 -Puras

Os provedores utilizam endereços inexistentes de e-mail para captar spam. Por exemplo: um email que foi criado agora e nunca teve seu endereço repassado, em teoria, não vai receber nenhuma mensagem, certo?

Por isso, se o provedor captar mensagem em endereço inexistente, entende que o remetente provavelmente se utiliza de práticas condenadas para chegar até aquela caixa de entrada e, assim, o adiciona em uma blacklist de email.

2 -Recicladas

Parecida com a anterior, porém menos agressiva. Aqui, os provedores se atentam às mensagens enviadas em endereços de e-mails já inativados. É quando você recebe aquela resposta automática de que a mensagem não foi entregue, sabe?

Se você mantiver esse contato inexistente em sua lista e seguir enviando e-mails, mesmo após o aviso do provedor, ele vai te adicionar em uma blacklist.

3 – Typo traps

As typo traps se atentam aos erros de digitação dos endereços de e-mail. Se em sua lista tiver muitos erros grosseiros como “@gmali.com” e variados, a blacklist vai captar essa prática como movimentações de spam.

Claro que um erro ou outro não vai te prejudicar. Essas armadilhas ficam de olho em ações excessivas antes de definir o que é considerado spam.

4 – Filtros de palavras

Essa talvez seja a mais intuitiva. É bom tomar cuidado com e-mail marketing muito agressivo, com palavras genéricas e aleatórias. Além disso, palavrões e conteúdos indevidos são os filtros mais óbvios nessas armadilhas.

Importante também manter a campanha simpática a fim de evitar que o próprio destinatário sinalize sua mensagem como spam, o que, claro, vai ligar um alerta no seu provedor.

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Como verificar se você está em uma Blacklist

Primeiramente, é válido lembrar que existem blacklists privadas, mantidas em sigilo pelos provedores e que não são possíveis de consultar.

Entretanto, os próprios provedores têm ferramentas que te possibilitam recorrer caso seu domínio esteja sinalizado.

É possível, no entanto, checar se o seu domínio foi parar em uma das várias blacklists públicas que existem por aí e que também são consultadas pelas empresas.

Para isso, existem ferramentas como a MXToolbox e Spamhaus que permitem que você faça essa consulta. Basta digitar um IP ou domínio e conferir se você está livre de blacklist de e-mail pública.

Como evitar as Blacklists de email?

Em primeiro plano há uma mulher segurando um celular e na tela há uma caixa de e-mail aberta. Mais ao fundo há um escritório desfocado.

Bom, para evitar cair nesta temida lista, você deve seguir as boas práticas do marketing digital.

Além disso, esteja atento se a sua empresa faz algo que pode cair em uma das spam traps citadas anteriormente nesse artigo.

Para facilitar, listamos abaixo algumas dicas que você pode adotar desde já:

  • Utilize uma lista de e-mails conseguidos sob permissão;
  • Remova endereços inválidos;
  • Faça uma revisão para encontrar eventuais erros de digitação;
  • Não compre lista de e-mails na internet;
  • Faça uma limpeza e segmente esporadicamente seus contatos;
  • Cuidado com palavras agressivas ou muito diretas.

Se mantenha sempre atento!

Agora que você já sabe como funciona uma blacklist, vai querer ainda mais ficar longe de qualquer uma delas, certo?

Como mostramos, não é difícil e, basicamente, basta seguir as boas práticas do marketing digital e elaborar uma lista de contatos confiável e feita de forma correta.

Assim, você diminui o risco de parar em uma blacklist e ter de lidar com a dor de cabeça de remover o seu domínio dali.

Com uma lista de contatos feita de forma correta, e-mail marketing com uma copy bem elaborada e boas práticas online, sua empresa vai crescer e atingir o público-alvo sem esses obstáculos que podem prejudicar suas estratégias.

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