>>Aprenda a fugir do anti spam e crie emails que realmente cheguem ao seu cliente

Aprenda a fugir do anti spam e crie emails que realmente cheguem ao seu cliente

Publicado: 1 de agosto de 2018 | Por: | Atualizado: 22 de novembro de 2019.

O anti spam tem o objetivo de evitar que o usuário comum receba aqueles emails chatos e apelativos. Para que suas mensagens não façam parte desse grupo, você deve tomar alguns cuidados. Saiba quais são eles!

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Vamos combinar: ninguém gosta de receber mensagens inconvenientes, com conteúdos apelativos e repetitivos, não é mesmo?

E é justamente para isso que existe o anti spam, ferramenta usada para impedir que as pessoas recebam emails indesejados.

Mas se você, como usuário de um email pessoal, não deseja receber essas mensagens chatas, por que faria isso com seus clientes?

Pois é, não seria coerente!

Mas fique tranquilo, pois é possível continuar enviando seus emails marketing para a caixa de entrada de seus clientes e ainda gerar conversões em venda.

E-book - Como crescer sua empresa com marketing digital

Quer saber como? Então confira nosso conteúdo, saiba tudo sobre anti spam e aprenda a evitá-lo.

Antes, dê uma olha nos assuntos que vamos abordar:

O que é spam e anti spam?

O spam é um email com conteúdo indesejado e que, geralmente, é enviado em forma de anúncio ou promoção.

Mas o problema do spam não é exatamente a propaganda, e sim a abordagem, feita de maneira apelativa e repetitiva.

Além disso, a maioria desses emails ainda é enviado para usuários que nem tinham interesse em receber determinada informação.

Mas e o anti spam?

Sabe quando você está parado no farol com o seu carro e, de repente, vem um vendedor te empurrando algo que você nem precisa e você logo fecha o vidro para não ser incomodado?

É mais ou menos dessa forma que funciona o anti spam, impedindo que os usuários de determinado provedor de email recebam mensagens inconvenientes.

Sendo assim, eles funcionam por meio de padrões responsáveis por interpretar conteúdos para definir se eles são ou não de interesse do dono daquele endereço de email.

Quer saber como como funciona esse tipo de mecanismo? Então fique atento ao nosso próximo tópico!

Como funciona o anti spam?

E-book - 50 dicas para dar início a uma campanha de marketing digital

Como já dissemos, existem alguns padrões para definir o que vai ou não para o anti spam.

Mas como você vai saber quais são eles se não entender como funciona esse mecanismo?

Para responder essa questão, fizemos esse tópico com alguns dos principais fatores sobre o funcionamento desse tipo de ferramenta. Confira!

Tipos de anti spam

Todo anti spam tem o mesmo objetivo: evitar que um usuário de email receba mensagens inadequadas ou inconvenientes.

Porém, ele pode funcionar de diferentes maneiras, dependendo da plataforma de email utilizada.

Webmail

Os webmails são aqueles servidores de emails usados no próprio navegador, como Gmail ou Hotmail.

A ferramenta anti spam desse tipo de plataforma, geralmente, trabalha enviando as mensagens indesejadas para uma pasta separada.

POP3

Os servidores de email POP3 são aqueles nos quais você precisa instalar um software em seu computador para receber suas mensagens, como o Outlook, por exemplo.

Nesse tipo de servidor, os emails considerados indesejados chegam normalmente na caixa de entrada do usuário, mas sempre acompanhados da palavra SPAM no assunto ou no corpo do email.

Softwares anti spam

Além de contar com uma ferramenta anti spam dentro do próprio email, também é possível instalar um software ou extensão próprios para isso.

Alguns serviços de antivírus também possuem essa função, como o Avast ou o Norton Security.

Leitor de conteúdo

Todo anti spam funciona como se fosse um filtro do que é bom ou ruim para o receptor final.

Para isso, esse tipo de ferramenta analisa o conteúdo de cada email, buscando expressões ou palavras que indiquem que a mensagem é uma propaganda ou algum anúncio forçado.

O assunto desse email é um dos alvos principais do anti spam, que tende a considerar inadequadas mensagens com chamadas como “compre agora” ou “oferta imperdível”

Esse filtro também barra emails nos quais os assuntos estão escritos com letra maiúscula, pois os consideram apelativos visualmente.

Veja o exemplo da caixa de spam abaixo:

caixa-anti-spam

Na imagem acima podemos ter uma ideia do padrão da ferramenta anti spam.

Isso porque é possível identificar vários elementos que podem ter sido barrados, como frases apelativas, informações de preços e até mesmo palavras escritas em letra maiúscula.

Detector de endereços de emails

Quando um spammer, ou seja, um enviador de spam, manda algum email de um determinado servidor, o anti spam identifica esse remetente e barra suas mensagens futuras.

Mesmo que ele crie uma nova conta de email em outro servidor, o seu IP também já foi rastreado, fazendo com que todas as suas mensagens continuem indo para a caixa de spam.

Outros fatores importantes

Além dos fatores citados, um anti spam também leva em consideração outras questões, como o excesso de links ou imagens na mensagem.

A ferramenta pode até evitar possíveis tentativas de golpes, como aqueles emails falsos de bancos e outras empresas que tentam roubar dados importantes do usuário.

E aí, entendeu como atua um anti spam? Então saiba agora porque você deve deixar seus emails longe dele.

Por que devo evitar criar spam?

Anti_Spam_03

Ao longo desse conteúdo, você já deve ter percebido o quanto é incômodo receber um spam.

Por isso, é importante evitar que seus emails caiam nas caixas de spam dos seus clientes.

Para te explicar melhor, separamos os dois principais motivos para você criar conteúdos relevantes e que fujam do anti spam. Veja agora!

Mensagens sem leitura

A principal desvantagem de enviar um spam é a mais óbvia possível: suas mensagens não serão lidas, pelo menos a maioria delas.

É como se você estivesse mandando uma carta pelo correio sem o nome ou o endereço do destinatário.

Preservar a imagem da sua empresa

Encher a caixa de emails dos seus clientes com inúmeras mensagens sem conteúdo e repletas de frases apelativas faz com que sua empresa seja mal vista pelos consumidores.

Isso porque quando você manda um spam, além de ser grande a chance de seu conteúdo nem ser visto, você mostra estar preocupado apenas em vender e não em oferecer alguma melhoria para a vida do seu cliente por meio de um produto ou serviço.

Entendeu por que é tão importante fugir do anti spam de seus clientes? Agora descubra como fazer isso!

Como evitar o spam

Anti_Spam_04

Depois de entender como funciona um anti spam, chegou a hora de aprender algumas técnicas importantes para evitá-lo. Confira!

Crie conteúdos relevantes e não inconvenientes

O primeiro passo para fugir do anti spam é dar ao seu público conteúdos exclusivos e com algum valor real.

Tente fugir de frases clichês como “não perca” ou “compre meu produto”.

Como já dissemos aqui, os servidores de email identificam esse tipo de mensagem e evitam enviá-las ao usuário.

Por isso, crie emails mostrando sua preocupação com seus clientes, oferecendo a eles soluções para possíveis problemas em vez de propagandas agressivas e fora de contexto.

Além de se atentar ao corpo do email, não se esqueça de escolher bem o seu assunto, outro elemento bastante observado pelas ferramentas anti spam.

Escreva mensagens em HTML

Todos os emails enviados por você possuem um código fonte, ou seja, são feitos em HTML – linguagem utilizada na construção de páginas na Web.

Por isso é importante possuir alguém em sua equipe que domine essa linguagem e saiba criar seus emails por meio dela.

Isso influencia principalmente nas imagens inseridas em seu conteúdo, responsáveis por ocupar a metade dele.

Ou seja, se você utilizar imagens fora do padrão HTML, são grandes as chances dos servidores identificarem sua mensagem como spam.

Evite mailings prontos

Comprar mailings (listas de emails) prontos de empresas especializadas é uma prática muito comum no mercado, mas que não é saudável para o seu negócio.

Isso porque essas listas possuem diversos contatos inexistentes, além de inúmeros Spam Tramps – emails falsos criados pelos provedores para identificar os remetentes de mensagens indesejadas.

Além disso, muitos dos usuários cadastrados nesses mailings não possuem interesse em receber seus emails, ajudando a denegrir a imagem da sua empresa.

Por isso a melhor solução para isso é criar listas do zero por meio do Opt In, que significa dar ao seu cliente a opção de aceitar receber as mensagens da sua empresa.

Esse botão geralmente é acessado quando um usuário entra em seu site ou alguma outra página on-line, dando a você o direito de enviar mensagens que não serão consideradas spam.

Não exagere na frequência de emails

Você já aprendeu a criar um conteúdo relevante e a enviá-lo para pessoas interessadas em recebê-lo.

Porém, não adianta nada sair por aí metralhando sua lista de contatos com vários emails por dia.

Por isso, é preciso definir uma frequência de emails ideal para cativar seus clientes sem deixá-los irritados com sua insistência.

Facilite a saída do seu usuário

O objetivo de todo email marketing é buscar o maior nível de engajamento possível.

Por outro lado, você deve entender quando o seu cliente não está mais interessado em receber seus conteúdos e dar a ele a chance de sair de sua lista.

A melhor maneira de fazer isso é colocando um link ao fim de cada email com alguma mensagem do tipo:“Clique aqui para receber não receber mais nossa Newsletter”.

Com isso, você não cria antipatia com seus clientes e passa uma impressão mais humana da sua empresa.

Essas são as principais dicas para criar um email que passe longe do anti spam.

Se quiser melhorar ainda mais as mensagens enviadas aos seus clientes, leia o nosso conteúdo sobre o que é email marketing.

Saiba vender sem ser inconveniente!

Anti_Spam_05

Hoje você aprendeu o que é spam e conheceu todos os cuidados necessários para não passar despercebido por potenciais clientes, afinal ninguém gosta de vendedor chato e que faz de tudo para aumentar seu lucro!

Por isso saber vender é, antes de tudo, buscar suprir a necessidade dos seus clientes com soluções assertivas e que façam a diferença na vida deles.

Por isso, que tal deixar de ser só mais uma mensagem encalhada na caixa de spam de milhões de consumidores e tentar ser o diferencial na vida de milhares?

E aí, gostou do conteúdo? Então continue em nosso blog e se torne um expert em marketing digital.

2019-11-22T14:39:20-03:00

Deixar Um Comentário

Diagnóstico Gratuito do seu Marketing Conheça a Plataforma Ideal Marketing