Tamanho de e-mail marketing: descubra qual é a dimensão ideal

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Publicado: 31 de dezembro de 2019 | Atualizado: 15 de dezembro de 2022.

Qual o tamanho de e-mail marketing ideal? Se você não fazia ideia que existia uma dimensão certa para aplicar nesses canais de comunicação, então chegou o momento de descobrir isso e potencializar os resultados das campanhas.

O sucesso de uma estratégia de email marketing depende de diversos fatores, como assunto persuasivo, uma copy matadora no conteúdo e ainda o seu tamanho.

Sim, existe um tamanho ideal para email marketing para que as suas campanhas sejam vistas adequadamente em desktops e smartphones.

Além dos e-mails, as imagens também contam pontos para que essa estratégia converta mais oportunidades em vendas.

Com isso, você consegue montar as suas campanhas e dispará-las para que todos os contatos da sua lista vejam do que a sua empresa é capaz de fazer por eles.

Para criar um e-mail de alta conversão, primeiramente é necessário saber produzir bons textos, não é mesmo? Para isso, conheça o e-book gratuito e ideal para você aperfeiçoar seus conhecimentos na escrita:

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Para ter mais detalhes sobre as dimensões email marketing, confira o conteúdo a seguir:

600 pixels de largura: passado ou futuro?

Antes mesmo do surgimento dos smartphones, o email marketing era uma das ferramentas mais utilizadas por empresas que queriam divulgar ofertas dos seus produtos ou serviços.

Algumas delas, por desconhecerem o ramo, acabavam enviando emails que não chamavam a atenção por não terem uma resolução muito boa na tela do computador.

Mas isso acontecia porque justamente as telas do computador não comportavam uma resolução adequada para que as mensagens pudessem ser vistas direito pelos usuários.

Por esse motivo, foi criada a regra dos 600 pixels de largura, que era um tamanho muito utilizado por diversos provedores de email, como Hotmail e Outlook, por exemplo.

Então, esse tamanho foi pensado a fim de se adequar aos tamanhos das telas dos desktops e, a partir disso, começou a ser utilizado por muitos outros desenvolvedores.

Atualmente, temos telas de variados tamanhos e resoluções e, ainda assim, muitos utilizar os 600 pixels de largura como o tamanho de email marketing padrão.

Afinal de contas, essa a dimensão é a única certeza que a maioria dos profissionais de marketing tem no momento de exibir as mensagens para os contatos.

Mas afinal: qual o tamanho ideal para email marketing?

A resposta é curta e simples: não existem dimensões de email marketing ideais ou padronizadas.

O que existe são emails responsivos, dos quais são capazes de se adaptar a diferentes telas, seja de desktop ou smartphones.

De forma geral, grande parte dos negócios enviam emails marketing com tamanhos que variam entre os 600 e 700 pixels, dando a oportunidade para dimensões mais largas.

O peso das imagens conta?

Tamanho de E-mail Marketing

Saber o tamanho de imagens para email marketing conta bastante, por isso elas devem ter cerca de 100 kbs cada.

Mas caso o seu email tenha muitas imagens, é preciso que todas cheguem ao tamanho único de 500 kbs.

Por exemplo, considera uma newsletter que costuma ter muitas imagens, o que pode influenciar bastante no tamanho de e-mail marketing.

Caso ela se torne muito pesada, a mensagem vai direto para a caixa de spam, algo que você com certeza não quer que aconteça.

Sendo assim, para que a sua campanha alcance os contatos desejados, se centre no tamanho de imagens para email marketing: 100 kbs cada e 500 kbs ao todo.

O tamanho do assunto também entra nas dimensões email marketing?

A partir do momento em que você deseja descobrir qual o tamanho ideal para email marketing, o assunto também deve entrar em pauta.

Isso porque ele conta bastante como um tamanho de email marketing e, devido a esse fato, costuma ter entre 20 e 41 caracteres.

Caso passe esse número, provavelmente o título do seu email marketing não será visualizado em smartphones.

E isso é um problema se você deseja se destacar entre tantas outras mensagens que o usuário recebe diariamente.

Atente-se ao preheader

Outro fator que influencia para que o tamanho de e-mail marketing das suas campanhas sejam ideais é o preheader.

Caso você não saiba, o preheader é a frase que normalmente fica à direto do assunto de um email.

E o tamanho do preheader vai variar de acordo com o tamanho do assunto. Sendo assim, se o assunto for longo, menor deve ser o preheader.

Conheça as regras para o tamanho de email marketing ideal

Depois de conhecer alguns fatores que influenciam diretamente nas dimensões email marketing, chegou a hora algumas dicas para realizar uma boa campanha.

E elas são 3:

1. Coloque mais de uma imagem

Se você olhar para a sua caixa de spam, provavelmente vai se deparar com emails que possuem somente uma imagem.

Esse erro é bastante comum quando se trabalha com tamanho de imagem para email marketing, mas pode ser evitado com a construção da sua mensagem em HTML.

E para que você possa elaborar um bom email marketing de forma prática, utilize uma ferramenta de automação de marketing que possua inúmeros templates prontos em HTML.

2. Fique atento na hora de inserir as imagens

Como falamos acima, as imagens devem ter 100 kbs cada e que a largura sugerida para emails marketing é de 600 pixels, certo?

Para tanto, é essencial que você utilize poucas imagens, sempre se atentando em preencher a campanha com 60% de texto e 40% de imagens.

Além do mais, caso a imagem não consiga ser exibida no email, utilize a tag ALT, que as transforma em textos dos quais descrevem de forma bem resumida todas elas.

3. Use o formato .png

Na hora de estruturar o tamanho de imagem para email marketing, utilize o formato .png ao invés de .jpg.

Isso permite que as imagens sejam otimizadas e leves para o envio.

Agora que você já sabe como criar um e-mail marketing persuasivo, que tal conhecer outras técnicas de marketing digital que vão te ajudar a melhorar seus resultados? Conheça todas elas no Guia Completo de Marketing Digital de A a Z:

E-book da Ideal Marketing oferecendo um Guia Completo do Marketing Digital de A a Z

Bônus: e os anexos?

Se você utilizar anexos muito grandes, provavelmente o tamanho de email marketing das suas campanhas será atingido negativamente.

Não à toa, muitas empresas acabam levando as suas mensagens diretamente para o spam dos seus contatos.

Portanto, caso você decida utilizar anexos nos seus emails marketing, verifique se os mesmos possuem um tamanho menor que 2 MB e que não ultrapasse 10 MB.

Você já sabe o tamanho ideal para email marketing! Então mãos à obra!

Agora você já sabe que o tamanho de imagens para email marketing, texto, entre outros artifícios contam bastante para não ver as mensagens irem para o spam.

Sendo assim, ao desenvolver um e-mail marketing, lembre-se que o objetivo é produzir algo de qualidade que vá agradar bastante os seus contatos.

Por isso, inclua todas as informações necessárias e imagens que chamem realmente a atenção dos seus clientes.

E para potencializar ainda mais a sua estratégia de email marketing, conheça as melhores técnicas de marketing digital do mercado!

Bons negócios!

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