>>Aprenda como definir a periodicidade de envio de email marketing ideal e seja recebido com bons olhos pelo possível cliente

Aprenda como definir a periodicidade de envio de email marketing ideal e seja recebido com bons olhos pelo possível cliente

Publicado: 25 de julho de 2018 | Por: | Atualizado: 8 de agosto de 2019.

Manter uma periodicidade de envio de emails ideal é o minimo que a sua empresa deve fazer para não ser considerada só mais uma inconveniente como tantas outras. Mas entender a frequência de envio de emails para cada público não é uma tarefa fácil. Por isso venha com a gente descobrir com 3 dicas simples como ter suas mensagens recebidas de portas abertas pelos leads.

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Se você busca estar próximo dos seus clientes certamente pratica o envio de email marketing para deixá-los sempre atentos sobre as novidades e promoções da sua marca.

Mas embora o disparo de emails seja de fato uma boa estratégia de relacionamento, ele precisa ser gerenciado com cautela e planejamento sobre a periodicidade de email marketing.

Afinal, você não quer ser só mais um cara chato que manda vários emails por dia aos seus possíveis clientes e no fim acaba sendo jogado para a caixa de spam, certo?

Por isso, muitas vezes você deve se pegar pensando sobre qual é a periodicidade de envio de email marketing ideal para que os consumidores o recebam com bons, não é mesmo?

Mas não precisava mais esquentar a cabeça por isso, pois vamos agora mesmo te falar tudo sobre periodicidade de envio de email marketing.

Dá só uma olhada neste conteúdo:

Benefícios do envio de email marketing

periodicidade de envio de email

Bom, conforme falamos lá no início, o envio de email marketing é uma maneira de se relacionar com clientes e possíveis clientes.

Isso por si só já é uma clara vantagem, mas além dessa podemos destacar o fato de deixar os consumidores sempre antenados sobre as novidades do seu negócio.

Assim, você pode “esquentar” aquele lead que estava indeciso a informação, por exemplo, que toda a loja está com até 70% de desconto.

Com isso, você dá um empurrãozinho para que ele se decida por fechar negócio com a sua empresa.

Fora tudo isso, podemos destacar que o envio de emails é, também, uma espécie de termômetro para saber o nível de engajamento o qual o lead está tendo com os seus materiais.

Isso porque pode-se avaliar indicadores como taxa de abertura do email, quais links receberam cliques etc, dessa maneira é possível avaliar em qual fase da jornada de compra o lead se encontra e quais conteúdos adequados a serem enviados para ele naquele momento.

Mas, vamos com calma! Tudo isso só será possível se você enviar emails com uma periodicidade oportuna. Por isso o bom senso aqui é peça chave deste assunto.

Mas para te dar uma mãozinha e esclarecer de uma vez por todas o que é uma boa periodicidade de envio de email marketing, preparamos o tópico a seguir com o fim de esclarecer todas as suas dúvidas. Confira!

Como saber qual é a ideal periodicidade de envio de email marketing

envio de email marketing

Sim, chegou a hora de aprendermos como medir os momentos oportunos para enviar emails aos seus clientes.

Aliás, é interessante pontuar que não existe uma régua exata sobre a frequência com a qual você deve enviar emails.

No entanto, alguns pontos podem e devem ser considerados para que você consiga ter uma ótica assertiva sobre o momento adequado para fazer esses envios.

Conheça agora mesmo esses pontos!

Estude os hábitos diários da sua persona

Sim, com certeza esse é o primeiro passo para saber qual a frequência adequado de envio de emails.

Afinal lembre-se: a persona é a representação semi-fictícia do seu cliente ideal, ou seja, é o perfil traçado com base na observação dos seus consumidores mais comuns.

Ou seja, se você separar um tempinho e analisar a rotina diária dessas pessoas saberá em qual horário elas costumam acessar seus emails.

Por exemplo, se a sua persona tem entre 27 e 35 anos, trabalha em horário comercial e tem uma rotina intensa é claro que não adianta mandar emails na parte da manhã ou tarde, pois, evidentemente ela não terá tempo para acessar.

Neste caso, a melhor coisa a se fazer é programar seus emails para o período noturno.

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Regularidade oportuna

Bom, agora que você já observou a rotina diária da sua persona é possível traçar a regularidade mais oportuna para fazer o seu envio de emails.

Pois, depois de analisar o perfil dela e, com isso, saber qual o horário mais estratégico para enviar e-mail você poderá observar o nível de retorno e interação do possível cliente com a sua comunicação.

Dessa maneria poderá ir compreendendo, aos poucos, se ele se sente confortável em receber um ou dois emails por semana, por exemplo.

Para isso, conforme dissemos acima, observe como ele interage com o seu envio de emails.

Mas, enquanto não tiver uma percepção mais aguçada sobre as preferências de recebimento do seu lead, procure não enviar mais que 3 emails por semana.

Calendário e estrutura de conteúdos

Bom, agora que você já observou a rotina da sua persona, já descobriu os melhores horários para enviar emails e analisou o nível de interação dela, é hora de finamente determinar o seu calendário de envios.

Pois agora você terá certeza da frequência que traz bons resultados ou não.

Por isso, para não acertar só uma vez e se perder depois, crie o seu calendário e a estrutura dos conteúdos que mais geram interação e programe os envios de forma automática, se possível.

Mas, você pode estar ai pensando “como criar emails marketing que realmente trazem retorno?”

Bom, basta conferir o nosso conteúdo sobre como criar email marketing matador em 5 passos e ser líder na criação de emails que fazem sucesso!

Já sabe como definir a periodicidade de envio de emails do seu negócio? Trabalhe uma boa frequência!

Definina a periodicidade de envio de emails

E então, agora você já sabe como determinar os momentos mais oportunos para enviar emails aos seus possíveis clientes, certo?

Com certeza sim! Isso porque vimos juntos ao longo deste conteúdo os benefícios de enviar emails marketing e, além disso, como é importante fazer um estudo prévio sobra a periodicidade ideal de envio.

Por isso, aprendemos com basicamente 3 dicas simples os pontos a serem considerados para você se certificar de estar agindo com bom senso.

Para isso, conhecemos a importância de observar a rotina diária da sua persona e, a partir disso, traçar um frequência saudável de disparos de email.

Vimos também como é fundamental traçar o seu calendário e estrutura de conteúdos, com isso você terá tudo muito bem planejado e assim seus emails marketing terão um envio de sucesso!

E para mais dicas como essas não deixe de continuar acompanhando o blog da Ideal Marketing.

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