Tráfego pago x Tráfego orgânico: entenda as diferenças entre os dois formatos

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Publicado: 10 de fevereiro de 2023 | Atualizado: 10 de fevereiro de 2023.

Aumentar a visibilidade de uma marca e potencializar o engajamento do público é essencial para consolidar uma plataforma online. Para isso existem estratégias e parâmetros que você precisa entender detalhadamente para investir no marketing digital do seu e-commerce. 

Um dos parâmetros a que você deve estar sempre atento é o tráfego, uma espécie de termômetro que mede o fluxo de usuários que acessam determinada página. Essas visitas podem acontecer naturalmente (tráfego orgânico) ou através de anúncios pagos pela própria empresa (tráfego pago). 

Para alcançar resultados eficazes é necessário entender as diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago e como cada uma dessas estratégias pode alavancar sua presença online e aumentar sua taxa de conversão. Por isso, separamos algumas dicas valiosas para  você colocar em prática. 

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico acontece quando os usuários visitam uma página ou um site espontaneamente, através de uma pesquisa no google, da indicação de um conhecido ou das redes sociais, por exemplo. 

Esse fluxo é determinado pelo despertar do interesse do usuário e isso está diretamente ligado à construção de uma identidade forte para a marca. Um público-alvo muito bem definido, uma campanha de SEO bem estruturada e conteúdos que atraiam e entendam a persona escolhida são algumas das estratégias que contribuem para o aumento do tráfego direto.

É possível aumentar o tráfego orgânico da sua página adotando algumas outras medidas, como por exemplo:

  • Se atentar às boas práticas de SEO do Google
  • Investir no envio de email marketing e newsletter
  • Consolidar parcerias e realizar guest posts 
  • Ter um site responsivo, fácil de navegar e com carregamento rápido
  • Realizar linkagem interna

Além disso, você ainda pode usar ferramentas gratuitas de monitoramento do Google, como o Google Search Console e o Google Analytics, para potencializar e analisar o tráfego orgânico.

O Search Console te ajuda a mapear o caminho que o visitante faz na sua página e a fazer as otimizações necessárias a partir disso. O recurso te mostra a frequência com que seu site aparece em uma busca, quais pesquisas levam ao seu conteúdo e o posicionamento dele no rankeamento do Google.

Enquanto o Search Console apenas oferece resultados de “Pesquisa na Web”, o Analytics analisa outros segmentos e mapeia o comportamento do usuário no site em tempo real, podendo monitorar perfis, conversões, localidade e até qual o dispositivo está sendo utilizado. 

Quais as vantagens do tráfego orgânico?

Uma das principais vantagens desse método é o custo-benefício, já que não existe investimento direto no tráfego orgânico e sim na consolidação de estratégias de marketing que conquistem o público definido. Ou seja, você estará investindo no seu próprio negócio para obter retorno. Confira os benefícios:

Durabilidade 

Ao contrário do que acontece com o tráfego pago, em que o anúncio só é impulsionado nas páginas principais enquanto houver monetização, o tráfego orgânico continua ativo e mantendo o conteúdo com um bom rankeamento por anos, desde que o SEO e o site do seu negócio seja atualizado com frequência e qualidade. 

Aproximação com o público

Apostar em conteúdos que sejam do verdadeiro interesse do seu público é uma dinâmica que, além de atrair o tráfego orgânico, ajuda a construir um relacionamento entre marca e usuário. Por isso, é essencial conhecer muito bem sua persona e que tipo de informação você pode oferecer para fidelizar e criar uma conexão duradoura e real que vai garantir visitas constantes ao seu site. 

Credibilidade

O usuário tende a considerar um conteúdo encontrado organicamente mais relevante pois conseguiu captar sua atenção somente com boas práticas e assuntos pertinentes. 

Mesmo que o público alvo não tenha conhecimento das técnicas de SEO e rankeamento, uma página que atinge um bom posicionamento sem o uso de anúncios pagos ganha a confiança do usuário, que já confia, também, nas indicações do Google. 

Redução de custo por lead

O custo por lead será bem menor, em comparação com o tráfego pago, por exemplo. Ao apostar no tráfego orgânico você vai precisar investir em marketing de conteúdo, bons profissionais e horas consideráveis de trabalho para captar leads e gerar resultados de vendas. 

No entanto, os mesmos conteúdos podem ser usados para impulsionar o site por muito mais tempo após a criação, sem a necessidade de aumentar o valor investido. 

O que é o tráfego pago?

O tráfego pago (ou patrocinado) é aquele que você paga para direcionar os acessos para a página do seu negócio, através de anúncios que podem ser feitos por meio das ferramentas:

  • Facebook Ads e Instagram Ads
  • Google Ads
  • Youtube Ads
  • Linkedin Ads
  • Bing Ads (Microsoft)

Dessa forma, você alcança diretamente o público-alvo definido para consumir sua marca e impulsiona seu conteúdo. Seja através do Google Ads, em que é necessário especificar palavras-chaves para gerar links patrocinados, ou de publicações nas redes sociais, que aparecem como prioridade no feed das personas selecionadas pela sua empresa.  

Além disso, ao optar pelo tráfego pago você pode escolher entre dois tipos de contratação:

  • CPM (Custo por mil impressões): o valor pago é referente às pessoas que viram seu anúncio, independentemente se entraram em seu site ou não.
  • CPC (Custo por clique): você paga por cada pessoa que clica em seu site através do anúncio. 

Quais as vantagens do tráfego pago?

A estratégia de compra de tráfego, sendo bem utilizada, pode gerar conversões significativas e acelerar o processo de funil de vendas. Vamos às principais vantagens:

Retorno mais rápido

Se você busca uma estratégia com resultado imediato, o tráfego pago com certeza é uma ótima opção, já que vai alcançar mais pessoas em um curto espaço de tempo, ao contrário do tráfego orgânico que demanda uma construção de meses. 

Para divulgar projetos com limite de tempo para venda, como aulas, cursos, eventos, workshops, palestras e etc, é interessante apostar nessa estratégia. 

Reconhecimento de marca

Outro benefício da compra de tráfego é o fortalecimento da sua marca no mercado e na internet, entre as pessoas que podem vir a se tornar clientes fiéis. 

Para os clientes, estar sempre em contato com o seu conteúdo pode tornar o seu produto uma referência e os anúncios pagos são perfeitamente capazes de acelerar esse processo.

Flexibilidade

Optando por investir no tráfego pago você tem a opção de segmentar a direção que o seu conteúdo vai tomar. 

É possível escolher especificamente o gênero, idade, perfil de consumo, localidade e interesses de quem vai receber seu anúncio, aumentando as chances de uma possível venda e taxa de conversão.

Qual é melhor? Tráfego orgânico ou tráfego pago?

A dúvida é válida e bastante comum, mas depois de ler esse artigo, essa não precisa mais ser uma preocupação. Afinal, a melhor estratégia para o seu negócio é a que combina os dois tipos de tráfego.

O tráfego pago é uma alternativa que traz resultados a curto prazo, enquanto o tráfego orgânico precisa ser pensado a longo prazo e bem desenvolvido para render boas respostas ao seu negócio. 

Ou seja, para a consolidação de um bom marketing digital é extremamente importante saber alternar entre as duas medidas e alinhá-las às demandas da sua estratégia, visando aumentar a visibilidade do seu site online, sempre mantendo a constância e uma forte presença online. 

Para mais dicas sobre e-commerce e marketing digital, e ficar sempre atualizado com as novidades continue acompanhando o blog da Ideal Marketing.