Legibilidade de flesh: o que é e como ajuda no crescimento do seu negócio

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 3 de dezembro de 2021 | Atualizado: 14 de dezembro de 2021.

Legibilidade de flesh é uma qualidade específica que determina a facilidade de leitura de um determinado texto e vem sendo um critério muito usado para analisar o poder de comunicação online. Mas como a legibilidade de flesh funciona e como ela pode ajudar no crescimento do seu negócio?

O poder da comunicação sempre foi fundamental, afinal a comunicação desempenha um papel importante nas relações humanas por ajudar a construir a sociedade em que vivemos hoje.

E nos dias atuais não é diferente. Uma boa comunicação é a chave para que as pessoas entendam a mensagem que você deseja passar.

É aí que o marketing digital entra na história, afinal, marketing é sobre isso, saber comunicar para a pessoa certa, no lugar certo, com a oferta certa e com a linguagem ideal.

Mas como é possível saber se minha comunicação é boa e clara? A resposta é simples: escala flesh-kincaid. Mas vamos falar mais sobre ela a seguir.

Se você quer entender o que é legibilidade flesh, flesh-kincaid e como tudo isso conversa com a comunicação no marketing digital, veja o que preparamos nos tópicos abaixo!

O que é legibilidade de flesh?

o que é legibilidade de flesh

Podemos entender a legibilidade de flesh como um índice que avalia a facilidade de leitura de determinado texto ou artigo.

Ou seja, com esse teste, é possível dizer se um texto é fácil ou difícil de ser lido ou compreendido.

A legibilidade de flesh é muito importante no marketing digital, pois avalia o poder de comunicação de determinado texto.

Afinal, se ele for mais fácil de ler, também será mais facilmente compreendido pelo receptor da mensagem. Sendo assim, a mensagem é transmitida e recebida de maneira clara e objetiva.

Inclusive, os “robôs” do Google, ou seja, os algoritmos que verificam a relevância dos conteúdos para os usuários, por exemplo, levam a legibilidade do texto em consideração na hora de ranquear os sites.

E é por essa razão que a legibilidade SEO é tão importante para o marketing e é capaz de fazer diferença no seu negócio. Afinal, quanto melhor posicionado estiver seu site, mais pessoas o encontrarão e maior visibilidade você terá.

E o marketing é justamente sobre isso: transmitir uma mensagem de maneira clara e objetiva, para que o receptor (cliente) a entenda da mesma maneira no meio ideal.

Inclusive, existe uma escala que falamos a respeito na introdução do conteúdo. Ela é chamada de escala flesh-kincaid, a qual pode ser entendida como um teste que avalia a legibilidade de um texto.

Com esse teste, é possível dizer se determinado texto é fácil de ser lido e compreendido ou não.

Ou seja, essa escala e a escala de legibilidade te ajudam a melhorar a comunicação do seu negócio, fazendo com que seus clientes entendam melhor os seus textos e suas campanhas publicitárias.

E-book gratuito da Ideal Marketing com 20 dicas de SEO para otimizar o seu site.

Como fazer para obter as estatísticas de legibilidade e nível do texto?

Agora que já explicamos o que é legibilidade de flesh, vamos explicar como obter as estatísticas de legibilidade da escala flesh-kincaid.

Segundo o site da Microsoft, esse é o caminho para windows:

  • Vá em arquivo e opções;
  • Selecione revisão de nota;
  • Entre em ao corrigir a ortografia e a gramática no word e garanta que a caixa verificar gramática e ortografia esteja marcada;
  • Selecione mostrar estatísticas de legibilidade.

Com essa parte feita, abra o arquivo que você deseja verificar pressionado f7 teclado ou clicando em revisar – gramática & gramática.

Já no Mac, o caminho para legibilidade de flesh é o seguinte:

  • Vá em preferências;
  • Criação e revisores de texto e clique em ortografia e gramática;
  • Em gramática, marque a caixa verificar gramática e ortografia;
  • Marque a caixa mostrar estatísticas de legibilidade e feche a caixa ortografia & gramática;
  • Em ferramentas, entre em ortografia e gramática e clique em ortografia e gramática.

Pronto! Seu word está pronto para obter as estatísticas de legibilidade SEO do seu documento!

O que é a pontuação de legibilidade?

Agora que já sabemos que a legibilidade de flesh é um índice que avalia a facilidade de leitura e entendimento de determinado texto, vamos falar sobre o funcionamento do índice e explicar o que é a pontuação de legibilidade e existem várias fórmulas que calculam a legibilidade do seu texto.

Ao realizar o teste de legibilidade de flesh ou legibilidade SEO, pontuações mais altas sugerem que o texto é mais fácil de ser lido e compreendido, enquanto pontuações mais baixas indicam um texto de difícil compreensão e leitura.

Também é importante diferenciar dois tipos de testes: índice de legibilidade de flesh e escala flesh-kincaid.

O índice de legibilidade usa uma fórmula para calcular a legibilidade do texto.

Já a escala flesh-kincaid também utiliza uma fórmula para calcular a legibilidade seo, mas ela é diferente e apresenta números diferentes, apesar da interpretação ser a mesma.

Ou seja, os dois testes existem para avaliar a legibilidade do texto, mas são feitos de formas diferentes.

Agora arrase na comunicação do seu negócio com atenção à sua legibilidade de flesh!

Como falamos acima, a legibilidade de flesh ou legibilidade SEO são fundamentais para os seus textos e para o marketing da sua empresa.

Com esse critério de avaliação é possível facilitar a sua comunicação com seus clientes a partir dos seus textos.

Também é interessante notar como a tecnologia avança e causa impacto no marketing digital.

Muitas pessoas podem achar que a legibilidade é uma besteira, um pequeno detalhe irrelevante. Estão errados.

Esse critério que evoluiu com a tecnologia é muito importante para o marketing digital, pois trabalha justamente no objetivo do marketing: passar uma mensagem de forma clara e concisa para o receptor ideal, no meio ideal.

Se você gostou do texto e conseguiu entender a importância da legibilidade de flesh no seu texto, saiba que o nosso blog conta com vários outros artigos sobre legibilidade SEO e marketing digital!

Se interessa por esses assuntos e quer aprender mais? Confira os demais conteúdos do blog!

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de Marketing Digital para aumentar suas vendas