Base de leads: o que é e como criar a sua de forma eficiente?

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 15 de junho de 2023 | Atualizado: 15 de junho de 2023.

Ter uma base de leads criada de forma estratégica é uma das maneiras mais eficazes de impulsionar seu faturamento. Com ela, você maximiza o resultado das suas campanhas e vende para clientes com alto potencial de fidelização. 

Os ativos mais valiosos de qualquer estratégia de Marketing Digital são os leads. Leads são contatos que optam por compartilhar informações com sua empresa em troca de um material rico, desconto e outras vantagens. 

Esses consumidores passam a fazer parte do seu funil de vendas, ou seja, podem ser nutridos e convertidos em clientes. É assim que todos os esforços e investimentos de divulgação finalmente resultam em valor comercial.

Portanto, é fundamental garantir uma base de leads qualificada. Estamos falando de clientes que possuem fit com seu negócio que podem ser fidelizados e até mesmo transformados em promotores da sua marca.

Mas afinal, como construir uma base de leads sólida e escalável? É disso que falaremos a seguir. Continue a leitura para conferir os insights que separamos para você!

O que é lead?

Leads são contatos que apresentam oportunidades de negócio para sua empresa. Isto é, são pessoas que deixam seus dados e informações pessoais ou institucionais em troca de vantagens dos mais variados tipos.

Ou seja: a partir do momento que um contato compartilha dados com você em troca de um benefício, ele se torna um lead. 

As informações mais comuns de serem usadas na captação de leads são:

  • E-mail;
  • Nome;
  • Telefone;
  • Empresa;
  • Área de atuação da empresa;
  • Profissão;
  • Quantidade de funcionários.

Com isso, você pode usar essas informações para conduzi-lo pelas etapas do funil de marketing e vendas e, ao final, transformar esses prospects em clientes da sua marca.

Vale dizer que os materiais ricos – como ebooks, infográficos e planilhas – são as maneiras mais utilizadas para captar leads.

Costuma-se pedir os dados mais simples, como nome e e-mail, e a partir disso é criada uma estratégia para conversão desses consumidores em potencial. 

Tablet com um funil de vendas.

O que é uma base de leads?

Como o nome sugere, a base de leads é a rede de contatos cooptados por uma empresa para nutrir e transformar em clientes.

Nela, você armazena todas as informações coletadas a partir dos seus contatos. A partir disso, é possível segmentar por categorias, definir prioridades e agir de acordo com as de maior urgência.

Afinal, é importante pontuar que, em uma base de leads, seus contatos variam bastante. Há sempre aquele lead que chega até você pronto para virar cliente.

Mas, por outro lado, alguns precisam de um “empurrãozinho” antes de efetuar a compra. É por isso que o funil de vendas é tão importante: ele indica os leads que estão no momento de comprar e os que necessitam de nutrição, entre outros fatores.

Sendo assim, uma base de leads é gerada a partir de um conjunto de estratégias de Marketing Digital voltadas para a captação desses contatos.

A partir disso, é preciso pensar nas melhores formas de realizar essa captação. Seus banners, formulários e landing pages precisam ser gerados e posicionados em locais e momentos estratégicos a fim de maximizar a geração de leads.

Por que é importante ter uma base de leads qualificados?

Pense nos principais ativos da sua empresa. Sua carteira de clientes é o principal – ou um deles -, não é mesmo? Afinal, empresa alguma sobrevive sem seus consumidores.

Agora, como você faz para conquistar essa rede de clientes? Faz ligações e dispara e-mails aleatórios esperando convencer alguém? Definitivamente não!

É por isso que a base de leads é essencial: ela permite contatar e trabalhar clientes em potencial que já demonstraram algum interesse na sua marca. 

Logo, é mais vantajoso trabalhar com o intuito de converter esses contatos do que utilizar as táticas randômicas e pouco eficientes que mencionamos há pouco.

Para além desse benefício, uma base de leads aumenta consideravelmente as chances de sucesso das suas campanhas de marketing.

Com o apoio de ferramentas como Google Ads e Meta Ads, é possível identificar padrões e traçar o perfil de cliente ideal para sua marca. 

Em resumo, sua base de leads ajuda a impulsionar vendas e orientar suas estratégias publicitárias para que cada ação chegue até o público desejado. 

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas para aumentar sua geração de leads

Como criar uma base de leads?

Você pode construir uma boa base de leads a partir de duas estratégias principais. A primeira é utilizar uma base antiga – que só deve ser confiada quando você tiver realizado sua limpeza. 

Usar uma base de contatos já existente te obriga a eliminar os contatos que utilizam informações erradas, além dos que não podem ser segmentados.

Sendo assim, você pode montar uma campanha para engajar esses leads e identificar os que permanecem interessados na sua empresa. 

Os resultados também permitem segmentar esses contatos e otimizar ainda mais sua base de leads.

A segunda estratégia, como você pode imaginar, é a construção do zero de uma base sólida para somá-la a que foi higienizada. Siga os passos a seguir para garantir o sucesso da sua captação.

Defina seus objetivos

Antes de tudo, saiba quais são os objetivos da sua base de contatos. Estabeleça o perfil de lead que você quer atrair, as campanhas e os canais que serão utilizados para implementá-las. 

Determine o seu público-alvo

Uma vez que você tiver definido seus objetivos, estabeleça o seu público-alvo

Afinal, sua base de leads precisa ser segmentada, o que implica em saber quem são as pessoas que você deseja alcançar, seus hábitos, canais utilizados, entre outros fatores.

Além desses aspectos, esse público precisa ser segmentado com base nos demais fatores que você estabeleceu na etapa dos objetivos. Isso inclui:

  • Faixa etária;
  • Área de atuação;
  • Profissão;
  • Formação acadêmica;
  • Gênero;
  • Hábitos e preferências de consumo.

Ao garantir esse nível de segmentação na etapa de construção da sua base de leads, fica mais fácil enviar a mensagem ideal para o contato certo no momento perfeito.

Com isso, você trabalha cada lead de acordo com o seu nível de maturação, criando campanhas para educar, nutrir e convertê-los a partir dessa gama de informações à sua disposição. 

Homem olhando para parede escrita "Lead Generation", que significa geração de leads em inglês. Esse é um passo essencial para construir uma base de leads qualificada.

Estipule os benefícios que serão oferecidos

Saiba que os usuários do seu site não irão compartilhar seus dados pessoais em troca de nada. 

É preciso de uma oferta atraente para captar o interesse desses visitantes, e os materiais ricos (como já mencionamos) são os mais utilizados com esse intuito. 

Entretanto, você pode ir muito além deles. Estabeleça uma lógica de que: quanto mais valiosa for a vantagem, mais dados você irá solicitar.

Isso agrega naturalidade à sua captação, já que o usuário enxerga o valor de incluir informações mais específicas em troca de um conteúdo altamente relevante.

Por outro lado, se for um simples ebook, faz sentido pedir somente o nome e e-mail do potencial lead.

Crie formulários de conversão

Para garantir que seus leads se sintam confortáveis em compartilhar informações valiosas com você, crie um formulário de conversão otimizado para tal.

É fundamental que você tenha uma landing page bem feita e intuitiva. Assim, quem demonstrar interesse nos seus conteúdos poderá visitar o formulário e fornecer as informações requeridas com facilidade. 

Aproveite seus contatos ao máximo!

Ter uma boa base de leads é essencial pelos diversos motivos que detalhamos no decorrer do artigo. É dessa forma que você assegura contatos já qualificados para trabalhar com o objetivo de transformar em clientes da sua empresa.

Sendo assim, aproveite os insights levantados ao longo do nosso texto para construir sua própria base de leads de maneira assertiva.

Defina seu público alvo, crie ofertas tentadoras e prepare páginas de captura para obter o que você precisa.

Gostou do conteúdo? Então confira um e-book gratuito com diversas dicas valiosas de marketing digital para aumentar sua geração de leads, entre outros benefícios:

E-book com dicas de Marketing Digital para aumentar suas vendas e fazer sua empresa crescer

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!