Material rico: o que é e como pode ajudar a sua empresa a potencializar os resultados

Material rico: o que é e como pode ajudar a sua empresa a potencializar os resultados

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Publicado: 28 de fevereiro de 2020 | Atualizado: 4 de março de 2020.

Material rico é um elemento muito importante para qualquer empresa que deseja apostar no Marketing Digital. Afinal, saber como fazê-lo é essencial para conseguir educar os seus clientes com conteúdos de relevância.

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O Inbound Marketing é uma das estratégias que tem o Marketing Digital como uma das suas principais bases, assim como o Marketing de Conteúdo.

Ele apresenta muitas vantagens para os empreendedores, a começar pela sua necessidade de produção de conteúdo, o que permite que a sua empresa divulgue os seus produtos ou serviços por meio de forma muito mais interessante e enriquecedora para os consumidores.

Falando em conteúdos, é essencial ter clara a importância do materiais ricos que, nada mais são, conteúdos densos e aprofundados sobre um determinado assunto.

Esses materiais ajudam o seu negócio a prosperar e educar os seus clientes para aumentar as vendas. E chegou a hora de entender o porquê e por onde começar. Confira!

O que é material rico?

Vamos ao que realmente interessa: afinal, o que são materiais ricos?

São aqueles conteúdos que têm como principal objetivo abordar um assunto de maneira mais densa, aprofundada e específica.

Geralmente, esse conteúdo rico é lançado em diversos tipos de formatos, como eBooks, infográficos, whitepapers, webinars, entre muitos outros.

Para elaborar um, é preciso ter muita criatividade e estratégia para alcançar todos os resultados que você tanto deseja.

Além disso, é preciso lembrar que eles são um pouco diferentes de blog posts que por sua vez são conteúdos mais genéricos e introdutórios, ou então não tão detalhados de forma específica como o material rico.

Então, quer saber qual é o impacto dessa estratégia de Marketing de Conteúdo atrelada ao Marketing Digital para a sua empresa?

Os benefícios do material rico para a sua empresa

Por serem mais aprofundados, os materiais ricos entregam valor para clientes, os quais passam a conhecer melhor o seu mercado.

Graças a esse fato, você consegue garantir uma série de benefícios, como os que você verá nas próximas linhas.

1. Aumento de autoridade

Geralmente, as pessoas que buscam encontrar um conteúdo rico respeitam as empresas que os oferecem.

No final das contas, o que acaba acontecendo é uma relação de troca, na qual os dois lados saem vencedores.

Por isso, quanto mais qualificado for o material rico, melhor para valorizar a sua marca, que passa a produzir muito mais para ser reconhecida na área de atuação e gerar autonomia de mercado.

2. Geração de leads

Antes de tudo, o que são leads? Leads são pessoas que demonstraram algum interesse pelos produtos ou serviços da sua empresa.

Ou seja, a partir do momento em que eles entram no seu site ou blog corporativo como meros visitantes e fazem o cadastro para fazer o download dos materiais ricos, por exemplo, eles se tornam um lead, que é um potencial consumidor.

Isso porque uma vez que o usuário se torna lead, é possível atuar com diversas estratégias, como o Inbound Marketing para manter contato com ele e fazê-lo percorrer uma jornada de compra até um possível fechamento de negócio, desde que seu negócio seja de fato a solução para o problema dele.

E esse é o principal objetivo de você produzir diversos tipos de conteúdo rico: coletar informações do usuário para depois qualificá-lo por meio de uma estratégia de e-mail marketing, além de educá-lo para o seu mercado.

3. Construção de engajamento

O hábito de compra dos consumidores mudou de uns anos para cá.

Por isso, qualquer empresa precisa se adequar digitalmente para oferecer vantagens para essas pessoas, que podem procurar se relacionar com a sua marca de diversas formas, como as redes sociais e os blogs corporativos.

Assim, se você cria um material rico e o oferece gratuitamente para o seu público-alvo, certamente será bem aceito no seu mercado de atuação, fortalecendo o engajamento da audiência.

4. Fortalecimento da estratégia de Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é a base do Inbound Marketing que, por sua vez, é o Marketing de Atração.

O seu principal intuito é educar, entreter e oferecer conhecimento à sua audiência por meio de conteúdos, mas seguindo um caminho para que ele se torne um consumidor dos seus produtos ou serviços.

Nesse caso, os materiais ricos se tornam muito importantes para a sua estratégia de Marketing Digital, já que são completos e totalmente educativos, capazes de ajudar o usuário a entender como funciona o seu negócio.

Portanto, é a partir do conteúdo que o seu visitante se prepara para se tornar consumidor.

5. Geração de muitas conversões

Com o conteúdo rico você consegue gerar muitas conversões, uma vez que a sua profundidade de informação faz com que seja despertado no público a ação de inscrever os seus dados no formulário para baixar o material.

Além disso, o conteúdo escrito pode atender os anseios de todas as pessoas, desde que a sua empresa saiba do que realmente está falando.

Os principais tipos de material rico

Agora que você sabe o que são os materiais ricos, é preciso entender qual é o melhor para a necessidade de sua empresa e também dos seus consumidores.

Sendo assim, veja abaixo quais são os principais tipos de conteúdo rico que a sua empresa pode produzir.

EBooks

Os eBooks certamente são os materiais mais utilizados pelas empresas que estão começando a aplicar o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

Esses livros eletrônicos, como são reconhecidos, são bem maiores que um post para blog corporativo, tendo que tratar do assunto de maneira completa, sem deixar nenhuma ponta solta.

Ou seja, é necessário que tenha um começo, um meio e um final para que o conhecimento seja passado adequadamente nesse material rico.

Whitepaper

Os whitepapers são muito parecidos com os eBooks, tendo como principal objetivo educar os visitantes do seu site.

No entanto, esses materiais costumam ser menores e com uma linguagem bem mais formal, além de possuir menos imagens do que um eBook.

Infográficos

Os infográficos são outro tipo de material rico muito usados e que se parecem com os eBooks.

Porém, o que difere um do outro é o fato de que há uma maior quantidade de referências e dados para tratar do assunto.

Mas a principal diferença é ser um material 100% gráfico, muito mais interativo, rico em imagens e informações pontuais de extrema importância para o usuário.

Vídeos

Os vídeos estão com tudo! E você não pode deixar de usá-los em sua estratégia de Marketing Digital.

Eles normalmente misturam vídeos com conteúdo escrito, tratando o assunto de modo mais simplificado e diferente.

Webinars

O webinar, nada mais é, do que um seminário ao vivo, normalmente disponibilizado no site da sua empresa ou em qualquer outra plataforma de vídeo, como o YouTube, por exemplo.

Com essa live, você pode falar sobre os temas definidos e interagir com os seus clientes em tempo real.

Foque na educação dos seus clientes por meio do material rico!

Que tal deixar a preguiça de lado e começar a focar agora mesmo na criação de materiais ricos?

Como vimos aqui, este tipo de conteúdo é rico, pois contempla informações valiosas sobre um determinado assunto voltado para o setor de atuação da sua empresa e do interesse do seu lead.

Sabendo disso, podemos dizer que eles são fundamentais para qualquer empreendimento, já que garantem a educação de todos os seus clientes.

E consumidores bem educados são compradores qualificados, ou seja, que estão prontos para adquirir os seus produtos ou serviços.

Sendo assim, está na hora de focar na produção de materiais ricos para garantir a confiança do público-alvo e ser destaque da concorrência.

E para potencializar todos os seus resultados em paralelo a sua produção de Material Rico, leia agora mesmo o nosso conteúdo sobre Como criar um projeto de Inbound Marketing de resultado.

Bons negócios!

2020-03-04T17:04:17-03:00

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