Adobe Analytics: o que é, como funciona e como usar no seu negócio

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Publicado: 2 de agosto de 2023 | Atualizado: 29 de agosto de 2023.

O Adobe Analytics é a ferramenta de análise de dados de comportamento e público de sites web da Adobe. Acesse para saber seus recursos, vantagens e como usar!

Quando falamos em ferramentas de web analytics, é comum pensar no já consagrado Google Analytics. No entanto, a ferramenta Adobe Analytics também aparece como um dos líderes de mercado. 

Embora essas plataformas sejam parecidas em diversos pontos, o software da Adobe tem funções exclusivas que fazem dele favorito por diversas empresas de grande porte. 

Por isso, vale a pena entender como o Adobe Analytics funciona e como você pode usá-lo no seu negócio. 

Ficou curioso? Preparamos um artigo com tudo sobre a ferramenta. Confira os principais tópicos do conteúdo abaixo – e boa leitura!

O que é o Adobe Analytics?

O Adobe Analytics é um software de web analytics lançado em 2009 pela Adobe, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. 

A ferramenta tem um funcionamento parecido com o do Google Analytics, ou seja, é capaz de coletar, estruturar e analisar dados da web.

No entanto, ela tem como diferencial a capacidade de acompanhar esses dados em tempo real, monitorando o que acontece minuto a minuto no seu site. 

Isso difere o Adobe Analytics da concorrência e faz com que a ferramenta seja bastante utilizada em grandes empresas, uma vez que a Big Data já é uma realidade no universo corporativo. 

Afinal, o software da Adobe utiliza esse recurso para processar grandes quantidades de dados coletados de forma ágil e precisa, fornecendo os resultados do seu site e suas campanhas de marketing quase de imediato.

Mas, para além desse fator essencial, como funciona o Adobe Analytics? Vamos conferir no tópico a seguir.

Imagem de celular com o aplicativo da Adobe Experience Cloud - a qual o Adobe Analytics pertence - aberto

Como funciona a ferramenta?

Por se tratar de uma ferramenta projetada para companhias expressivas, o Adobe Analytics tem um funcionamento mais complexo que seus concorrentes. 

Para começar a usar a plataforma, é preciso preencher um formulário de cadastro para que a empresa possa contatar você e agendar uma demonstração. 

Vale dizer que o Adobe Analytics é uma ferramenta paga, com valores que chegam a superar U$100.000 por ano.

Tudo depende do nível do serviço contratado e do tráfego da sua empresa – que, se for muito alto, requer maiores esforços de coleta e processamento para continuar fornecendo dados em tempo real. 

Uma forma de facilitar sua experiência inicial com o produto é assistir ao curso completo de Adobe Analytics que a própria empresa criou no YouTube

Assim, é possível ter uma boa noção dos recursos da ferramenta e entender o funcionamento da interface. Caso você ainda fique com dúvidas sobre o produto, poderá entrar em contato com o suporte da Adobe.

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Quais são os benefícios do Adobe Analytics?

Há um motivo para o Adobe Analytics ser um dos grandes players do mercado de web analytics: ele possui diversos benefícios valiosos para as empresas que o contratam. 

Essas vantagens ganham ainda mais importância se o seu negócio estiver interessado em realizar campanhas de marketing eficientes e sujeitas a ajustes constantes para melhores resultados.

Vamos entender melhor esses benefícios:

Dados atuais

Uma das maiores vantagens do Adobe Analytics são os chamados “dados atuais”, relatórios fornecidos em tempo real na plataforma.

Os relatórios de tráfego podem ser vistos quase que imediatamente, com atualizações constantes e detalhadas sobre o comportamento dos usuários no website.

Já os dados de conversão levam até 20 minutos para serem gerados, um número bastante satisfatório para medir o sucesso de campanhas e CTAs. 

Armazenamento de dados

O Adobe Analytics armazena todos os dados coletados de um site, desde que o domínio seja cliente da plataforma. 

Assim, você não precisa se preocupar com a perda de informações valiosas com o passar do tempo, uma vez que o abastecimento da ferramenta é constante e contínuo.

Em razão disso, é possível consultar dados antigos e comparar com os atuais, criar relatórios extensos e aproveitar tudo mais que o acesso a toda a rede de informações coletadas permite.

Variáveis personalizadas

A ferramenta da Adobe possui 75 variáveis de tráfego e conversão, além de 100 variáveis de eventos.

Esses números são muito importantes para nos dar uma dimensão do quão assertiva é a capacidade de analisar dados da web dentro do Adobe Analytics.

Em comparação com o Google Analytics, por exemplo, o número de variáveis disponíveis chega a ser 5 vezes maior.

E por falar nisso, o que difere o Adobe Analytics do Google Analytics? Vamos entender no tópico a seguir: 

Computador com o ícone do Adobe Experience Cloud na tela.

As diferenças entre Adobe Analytics e Google Analytics

Adobe Analytics e Google Analytics são ferramentas parecidas, mas com diferenças fundamentais. 

Ambas são voltadas para a coleta e processamento de dados web, permitindo que as empresas monitorem os resultados de seus sites e possam otimizar as estratégias de marketing digital adotadas.

O que muitos profissionais não sabem é que, com a chegada do GA4 – a nova versão padrão do Analytics –, a ferramenta do Google passou por mudanças fundamentais em seu funcionamento.

A começar pela capacidade de rastrear informações web + aplicativos, e não mais somente de websites. Também se destacam novidades como sessões engajadas, tempo médio e taxa de engajamento. 

Com essas novidades contextualizadas, vamos às diferenças entre as duas ferramentas:

Preço 

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita, mas também conta com uma versão paga – o Analytics 360 – que oferece uma plataforma bem mais robusta para o processamento de dados.

Logo, o público-alvo dessa versão é o mesmo que o Adobe Analytics, o que não significa que o GA conte com a mesma adesão dessas empresas que seu concorrente.

Em razão disso, o Google Analytics é muito mais conhecido pela versão gratuita, que é uma unanimidade entre empresas de pequeno e médio porte – mas que também se faz presente em diversas companhias maiores. 

Já o Adobe Analytics, como já explicamos, possui uma única propriedade, que é paga, mas é protagonista dentre os negócios mais robustos do mercado em razão de seu funcionamento.

Agilidade

Como ficou claro no decorrer do artigo, o Adobe Analytics é bastante ágil na coleta e processamento de dados. 

Já o Google Analytics, em especial o GA4, leva um dia para contabilizar todos os visitantes de um site no período estipulado, podendo oferecer resultados imprecisos antes das primeiras 48h.

Histórico de dados

Um dos maiores desafios do Google Analytics 4 é que o histórico de dados disponíveis para relatórios personalizados é de apenas 14 meses. 

Ou seja, se você quiser consultar informações mais antigas para criar comparativos específicos, terá problemas em utilizar a ferramenta.

Já a plataforma Adobe, como sabemos, armazena todos os dados coletados e os disponibiliza aos seus clientes. 

Personalização

O GA4 permite a criação de até 500 eventos, sendo 30 de conversão, por propriedade. 

Esses números são ilimitados no Adobe Analytics, que se mostra mais flexível e personalizável que o recurso do Google. 

Aliás, é possível até mesmo criar suas próprias regras de aquisição e atribuição na plataforma.

Escolha a melhor ferramenta de Web Analytics para a sua empresa!

Web analytics não é um assunto simples, e escolher a melhor ferramenta para a sua empresa pode ser um grande desafio.

Mas, com esse conteúdo, te ajudamos a compreender melhor o funcionamento, pontos positivos e desafios encarados por um dos grandes players desse mercado, o Adobe Analytics.

Você conheceu as funcionalidades da plataforma, recursos disponíveis e, de quebra, obteve um comparativo com o Google Analytics para descobrir qual é o mais adequado para as suas necessidades.

Se gostou do material, continue acessando o nosso blog Ideal Marketing e confira novos artigos toda semana!

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