Tráfego Falso: o que é, principais fontes e como evitar

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 20 de julho de 2023 | Atualizado: 21 de julho de 2023.

Tráfego Falso é o termo que define todo e qualquer tráfego gerado por robôs, armadilhas, softwares ou qualquer interação não-humana. Entenda o que é, quais são as fontes, problemas relacionados e como evitar o fake traffic.

Você sabia que existem muitos sites que sofrem com o tráfego falso? Os números inflados com interações não-humanas podem aparentar certa credibilidade no seu perfil ou site, mas são extremamente prejudiciais para os negócios.

Essa prática não é recomendada em nenhuma estratégia de Marketing Digital, SEO ou redes sociais e está sujeita a punições em muitas plataformas e sites de busca. Não apenas isso, o tráfego malicioso gerado por bots, perfis falsos ou softwares também resulta em desperdício de investimento em anúncios.

O melhor a fazer é evitar os riscos para não comprometer o seu site e otimizar os resultados das campanhas de divulgação.

Ficou curioso sobre como o tráfego falso funciona e como proteger seu negócio? Confira o artigo completo que preparamos para você.

E-book Ideal Marketing com dicas para aumentar o seu tráfego em apenas 4 semanas

O que é Tráfego Falso?

Sabe quando nos deparamos com um perfil no Instagram com muitos seguidores, mas pouco engajamento nas publicações? Então, quando olhamos mais a fundo vemos que boa parte dos seguidores pertence ao outro lado do mundo? Isso é um dos exemplos de tráfego falso.

Em outras palavras, o tráfego falso é uma forma de aumentar os números de seguidores ou do engajamento de uma conta ou site por meio de contas falsas, bots ou armadilhas digitais que imitam as interações humanas.

Isso só infla as métricas superficialmente, mas é prejudicial para a saúde do seu site devido aos efeitos colaterais. Métricas distorcidas e investimentos perdidos são apenas o começo.

Com o tempo, os principais buscadores e plataformas da internet vêm evoluindo na hora de investigar essa prática. Mas,por outro lado, essas fraudes também se aprimoram e encontram meios de burlar essa investigação.

Por isso, é preciso ficar atento às formas que o tráfego falso se manifesta.

Quais são os principais tipos de Tráfego Falso?

Existem alguns tipos comuns de bots que geram tráfego falso. Confira alguns exemplos para não cair em armadilhas digitais:

Spambots

Também são chamados de bots de spam. Eles podem coletar endereços de e-mail e eventualmente postar conteúdos promocionais em seções de comentários para direcionar o tráfego para um site ou perfil específico.

Chatbot malicioso

São chatbots invasores de sites e comentários que se passam por usuários humanos a fim de coletar informações e dados, incluindo números de cartão de crédito.

São muito perigosos e desonestos, principalmente para usuários que não percebem estar conversando com robôs.

Bot de compartilhamento de artigos

Esse tipo de bot age com base nas pesquisas anteriores dos usuários. Eles aparecem informando que há um arquivo disponível para download e, ao clicar no link, o usuário acaba infectando o computador sem perceber.

É por causa de bots assim, entre outros motivos, que há anos as redes sociais reforçam a ideia de tomar muito cuidado com links aleatórios. 

Preenchimento de credenciais

Trata-se de bots invasivos que preenchem com dados do usuário as páginas de login de acesso. Geralmente a coleta dessas informações não é autorizada e feita em algum site desprotegido.

Papel de parede escrito "web traffic", tráfego online em inglês

Que prejuízos essa prática pode causar?

O tráfego falso é prejudicial tanto aos usuários quanto à própria empresa. Isso porque quando um bot interage com alguma campanha, site ou outros conteúdos digitais, ele desperdiça gastos com publicidade, por exemplo.

Ou seja, todo o investimento feito para atrair possíveis leads, são interrompidos por interações automáticas de robôs que inflam os números de engajamento, mas não se convertem em compradores.

Além disso, a presença dos bots nas plataformas distorce as métricas e gera uma imagem imprecisa dos sistemas de BIs. Ainda desperdiçam o tempo dos vendedores invadindo os sistemas de CRM.

Por esses e outros motivos é importante incentivar a identificação e combate a essas ameaças.

Por que o Tráfego Falso acontece?

Não precisamos ir muito longe para entender o motivo de, à primeira vista, o tráfego falso ainda ser feito.

A primeira e a mais comum entre as razões é a competitividade de duas ou mais empresas do mesmo nicho. Com o tráfego falso, seu perfil ou site aparenta ser bem sucedido com o reflexo da quantidade de seguidores ou comentários. Além de ser prejudicial ao concorrente.

Isso nos leva ao segundo motivo: a falta de conhecimento das penalidades dessa prática.

A desinformação leva à frustração da empresa ao esperar que aqueles falsos números se convertam em métricas positivas ou que atinjam os mesmos resultados gerados pelo tráfego orgânico.

Como vimos anteriormente neste artigo, o buraco é mais em baixo e todos os bots geram justamente o efeito contrário, prejudicando sua marca com perda de investimentos e a deixando vulnerável para suspensões ou punições maiores do Ads.

Profissional verificando o tráfego no Google Analytics

As principais fontes de Tráfego Falso

Sendo assim, vamos entender melhor de onde vêm o tráfego falso. As principais fontes são:

  • Botnet: trata-se de uma plataforma digital com IPs diferentes e que interagem em sites e redes sociais como se fossem humanos;
  • Clickforms: são pessoas contratadas para realizarem tarefas específicas a fim de aumentar as métricas. São ações como: assitir o mesmo vídeo diversas vezes para gerar visualizações, curtir posts, comentar em publicações e seguir perfis;
  • Chatbot: nada mais é do que um software programado para clicar em links e registrar um exagero de clicks.

Felizmente, existem formas de evitar o tráfego falso por meio da identificação do excesso de interações, mudança de dados e erros de tráfego. Com isso, fica mais fácil a tomada de providências necessárias para proteger o seu negócio.

Já imaginou quanto dinheiro e recurso sua empresa pode poupar se evitar o tráfego falso?

Como evitar o tráfego falso?

Se o seu caso é um pouco diferente e você já se deparou com algum desses problemas, chegou a hora de combatê-los.

A implementação de captchas é o primeiro passo para se precaver contra os danos do tráfego falso. Por isso, garanta que você está usando plataformas confiáveis e que ofereçam segurança na internet.

Evite fazer parcerias com sites suspeitos ou desconhecidos. Ao invés disso, invista em equipes de programadores que entendam de cibersegurança. Certifique-se de que as ferramentas mais recentes estão sendo usadas para combater scripts maliciosos.

Confira suas campanhas e postagens em diferentes navegadores e dispositivos para garantir a boa circulação do conteúdo publicado. Evite perder sua conta nas redes sociais e os benefícios de estar presente nas plataformas.

No mais, alguns conselhos práticos envolvem monitorar as métricas do site, se atentar à credibilidade de parceiros de backlinks e o cuidado dobrado na hora de implementar tráfego pago.

É hora de lutar contra esse mal

Nós sabemos que é muita coisa para processar. A batalha contra o tráfego falso é um processo contínuo que exige tempo e esforço.

No marketing digital, cada técnica ou cada perigo são pontos importantes na jornada para o sucesso. É preciso filtrar aquilo que engrandece ou que atrapalha o seu caminho.

Por isso, entender sobre práticas nocivas como o tráfego falso agem, é essencial para o crescimento do seu negócio e evolução da sua marca.

Depois deste texto você está pronto para evitar armadilhas e se precaver contra os malefícios do tráfego falso. Investindo em parcerias confiáveis e plataformas de qualidade, você garante a saúde do seu site e dos seus usuários.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre os termos e as novidades do marketing digital? Acompanhe o blog da Ideal Marketing e fique por dentro de tudo!

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber antes de começar um projeto

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!