Social Commerce: saiba como usar a estratégia no seu negócio

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Publicado: 29 de setembro de 2022 | Atualizado: 8 de fevereiro de 2023.

O Social Commerce é uma estratégia indispensável nos dias atuais para quem quer vender. Sua consolidação se deu com o uso de plataformas, como o Instagram, que se tornaram verdadeiros marketplaces nos últimos anos.

Antes de começar esta leitura, você precisa estar ciente de uma afirmação: o Social Commerce veio para ficar.

Mais do que isso, para mudar a forma como as pessoas vendem e compram.

O fato é que, hoje, é praticamente impossível que você nunca tenha adquirido nada a partir de um anúncio no Instagram ou no Facebook.

Afinal, na última década, essas plataformas se converteram em negócios.

Neste artigo, você vai conhecer os principais pontos para vender bem nas redes sociais. Acompanhe!

O que é Social Commerce?

Também chamado de S-commerce, essa é uma estratégia usada para vender produtos diretamente pelas redes sociais.

É um importante fluxo de receita para os negócios. E, apesar do Instagram ser considerado um dos principais meios, não é o único que pode ser utilizado.

Vale destacar que a estratégia movimenta um montante bem volumoso em termos de dinheiro.

Para se ter uma ideia, nos próximos oitos anos é esperada uma movimentação no comércio pelas redes sociais de US$ 3 trilhões em todo o mundo, de acordo com pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Statista.

É importante ter em mente que o Social Commerce não se trata de uma novidade, ou tampouco uma tendência apenas para o futuro.

Ele existe aqui e agora, e já integra as estratégias de vendas e as receitas das marcas. E, além disso, já faz parte do dia a dia do consumidor, acostumado com o uso dos aplicativos para comprar de forma fácil e rápida.

Como surge o S-commerce

É possível afirmar que o método faz parte de um sistema comercial mais amplo do que o e-commerce.

Todo o processo de aquisição ocorre dentro das redes sociais. Isso desde a descoberta do produto até o checkout.

O eBay pode ser pensado como um importante impulsionador do S-commerce. Afinal, o meio não existiria e nem seria o que é hoje sem a existência desses ambientes digitais para vender, trocar e comprar produtos ou serviços.

Como funciona o social commerce

Todo o funcionamento ocorre a partir de interações dos usuários com marcas em geral.

Esses usuários podem dar opinião, curtir, avaliar e classificar. Seja um determinado produto, serviço ou até mesmo a forma como é atendido pelos funcionários da empresa.

As transações comerciais são feitas por meio de interações entre as pessoas e uma produção de conteúdo relevante.

Isso pode provocar engajamento e aumentar o alcance das empresas em diversos espaços.

Antes de começar sua estratégia, é essencial entender como cada plataforma funciona. Por meio disso, é possível desenvolver uma comunicação efetiva com o público.

Tenha em mente que redes sociais como Instagram e Facebook já possuem uma estrutura pronta para venda de produtos. Porém, outras redes podem ser utilizadas para divulgação e nutrição de leads.

  • Instagram: desenvolva materiais visuais ricos e conteúdos de rápido entendimento;
  • Facebook: busque manter informações concisas e claras sobre os produtos;
  • Twitter: utilize essa plataforma como meio de divulgação para seus produtos;
  • Youtube: crie vídeos utilizando os produtos e mostre suas funcionalidades, é uma boa forma do cliente conhecer o que sua empresa oferece e sanar todas suas dúvidas.

Pontos essenciais para colocar o S-commerce em prática

É muito importante ativar as ferramentas de compra e venda oferecidas pelas redes sociais.

Elas estão entre os fatores indispensáveis para você usar o Social Commerce a favor do seu negócio.

O Instagram está entre as redes que mais acompanham as necessidades de quem quer vender e comprar.

Por isso, se estiver pensando em adotar o Social Commerce, coloque essa rede no topo das suas prioridades.

É uma plataforma que oferece, por exemplo, a sacolinha de preços, uma aba especialmente para “loja”, além das coleções. Oferece, ainda, os insights com informações essenciais de engajamento da publicação em questão.

Não deixe também de investir em marketing de conteúdo. Preste atenção: esse ponto nada tem a ver com divulgação em massa dos produtos.

Mas sim com conteúdos de valor, que agregam informações relevantes ao conhecimento do usuário.

É por meio desse tipo de material que a sua marca vai criar um relacionamento próximo e sólido com o seu potencial cliente. Assim, ele é preparado para ser atraído e envolvido pelo produto.

Para isso, defina muito bem a persona da sua marca. Por meio disso, é possível criar uma estratégia eficiente.

Não deixe de, também, fazer o atendimento dos seus clientes dentro das redes sociais.

Esse ponto é fundamental para o sucesso do Social Commerce. Afinal, não se esqueça que as pessoas estão o tempo todo com o celular nas mãos.
Além disso, elas conheceram o seu produto pelas redes e é lá que elas esperam continuar.

Além disso, elas conheceram o seu produto pelas redes e é lá que elas esperam continuar.

Descubra em quais redes utilizar essa estratégia

A imagem mostra as mãos de um homem segurando o celular. Logo a cima tem a ilustração de alguns ícones e linhas que os ligam. Os ícones são: envelope de carta, celular, globo terrestre, notebook e sinal de download.

Se você chegou até aqui, já sabe que no Social Commerce as mídias digitais em geral são os verdadeiros canais de vendas.

Por isso, é muito importante que você saiba que as plataformas consideradas gigantes nas redes são também as suas maiores parceiras.

Então, anote aí: invista sem receio no Facebook, no Instagram e no Whatsapp. Nelas, você vai encontrar recursos variados para alavancar e expandir o seu Social Commerce.

Invista no S-commerce e veja seu negócio lucrar!

Como vimos neste artigo, as redes sociais se tornaram muito mais que um lugar para se compartilhar fotos e vídeos. Essas plataformas são uma oportunidade de lucrar.

Para aproveitar, busque conhecer bem seu público e desenvolva conteúdos relevantes para sanar suas dúvidas. Por meio disso, seu negócio cria uma relação bem estruturada com os usuários, e os transforma em consumidores.

Faça bom proveito das inúmeras possibilidades que permeiam esses ambientes online e veja sua empresa se destacar entre a concorrência.

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