Saiba o que é embaixador de marca e entenda sua importância para as marcas
O embaixador da marca é uma pessoa que serve de ponte entre marca e consumidor. Acompanhe o conteúdo e entenda a importância desse perfil a frente das campanhas de marketing.
É comum vermos grandes nomes, como atores e músicos, estampando campanhas de diferentes marcas. Essa prática já era algo habitual quando as ações de marketing ainda estavam apenas na TV, no rádio e em meios offline.
Essa abordagem ganhou ainda mais força com o boom das redes sociais e a chegada de milhares de influenciadores aos nossos feeds. Se há alguns anos víamos as pessoas comuns postando suas fotos de viagens, hoje vemos essas mesmas pessoas divulgando produtos e sendo a voz de grandes organizações.
Os embaixadores da marca são pessoas que trabalham com redes sociais, conhecidos também como influenciadores, que otimizam a comunicação entre uma marca e seu público.
Por meio desses perfis, as empresas são capazes de se inserir no dia a dia de sua audiência e construir uma autoridade, além de começar a desenvolver uma relação de confiança por meio de uma voz que divulga seus valores.
Acompanhe o conteúdo e saiba qual a importância dos embaixadores da marca e como o seu negócio pode escolher o ideal.
O que é um embaixador da marca?
O embaixador da marca é uma pessoa que otimiza a comunicação entre uma marca e seu público. Essa pessoa pode ser um funcionário, uma celebridade, influenciador ou até mesmo um cliente escolhido pela empresa.
Não existe uma receita de bolo quando se trata da escolha desse perfil, apenas que o escolhido siga os valores que a marca prega e trabalhe para ser, de fato, uma ponte entre organização e consumidor.
Vale ressaltar que, o embaixador não é um vendedor e sim uma personificação da empresa. Na prática, essa pessoa humaniza a empresa e fala sobre suas soluções de uma forma que o espectador entenda os motivos de poder confiar nela.
Esse trabalho é feito principalmente nas redes sociais e possui um apelo mais informal, quase como uma conversa que tem como objetivo aproximar as duas pontas de forma eficiente.
Por que embaixadores da marca são importantes?
Os embaixadores têm a função de conectar marca e público, mas, para além disso, essas pessoas também levam novas audiências até a empresa.
Isso porque, esses perfis já possuem um grande público fiel que segue suas recomendações e se interessa por tudo o que eles fazem.
Sendo assim, ao atrelar a imagem da marca à eles, a empresa alcança pessoas com um perfil parecido, aumentando o alcance de campanhas especiais, lançamentos de novos produtos e muito mais.
Além disso, outros benefícios incluem:
- Aumento de autoridade;
- Mais vendas;
- Maior engajamento;
- Criação de conteúdos mais otimizada;
- Melhora a imagem da marca.
Principais diferenças entre embaixador e promotor
Por mais parecidos que possam parecer, os embaixadores e promotores têm funções bem diferentes em uma ação de marketing. Entender essas particularidades ajuda a empresa a identificar qual o caminho ideal para suas ações.
O embaixador é alguém que utiliza seu perfil para falar sobre a marca para seu próprio público. Esse trabalho é feito com maior espontaneidade, como uma conversa, e se mistura com o cotidiano dessa pessoa.
Além disso, o embaixador é alguém que segue os valores da marca e está diretamente ligada à ela. Portanto, sua característica principal é a identificação pessoal com as organizações e seus ideais.
Já o promotor é alguém escolhido para participar de forma pontual nas campanhas de marketing da empresa. Sendo uma pessoa contratada especificamente para divulgar um produto ou serviço e sem ter uma ligação especial com a marca.
Dicas para escolher o embaixador da marca certo
Agora que você sabe a diferença entre embaixador e promotor, chegou a hora de aprender como escolher a pessoa certa para ser o rosto da sua marca.
Confira a seguir as principais dicas para colocar essa estratégia em prática:
Fique de olho nas redes sociais
É nas redes sociais que a mágica acontece, portanto é fundamental monitorar o que acontece nesses espaços para identificar novos perfis e oportunidades.
Para isso, busque observar quais são as trends do momento e quais os perfis que se mostram promissores para ser um embaixador. Além disso, é nessas plataformas que a empresa entende se o trabalho do influenciador realmente traz engajamento.
Faça Social Listening
Social Listening, ou escuta ativa, é uma estratégia utilizada para que a empresa entenda o que está sendo falado sobre ela no ambiente online. Ou seja, é como uma marca entende qual a percepção que seu público tem sobre ela.
Além disso, essa é a forma ideal de encontrar o influenciador que melhor se encaixa com o perfil da empresa. Dessa forma, a organização consegue escolher a pessoa certa para dar voz a suas campanhas.
Analise as opções
Depois de fazer a escuta ativa, é fundamental que a empresa tenha uma lista dos potenciais perfis para investir. Esse é um momento delicado e extremamente importante para a organização, uma vez que o escolhido se tornará sua voz perante o público.
Portanto, faça uma análise aprofundada sobre as pessoas escolhidas em primeiro momento e verifique se esses perfis estão alinhados com os valores da marca. Dessa forma, é garantido que a escolha será assertiva e eficiente.
Entenda o perfil do público
A principal vantagem que o embaixador traz para a marca é um novo público. Por esse motivo é importante que a empresa escolha a pessoa que combina com o perfil de seu consumidor.
Uma empresa de artigos esportivos, por exemplo, não conseguirá novos clientes se escolher um influenciador que fala apenas sobre finanças. Isso porque, são perfis que não necessariamente se complementam.
Portanto, faça um estudo de persona e defina exatamente quem é o público ideal da sua organização.
Embaixadores e marcas unidos para vender mais
Embaixadores da marca são pessoas que criam uma ponte entre uma organização e seu público, podendo ser celebridades, influenciadores ou clientes especiais. As possibilidades são inúmeras, mas o principal é que seja alguém que siga os valores da empresa.
Por meio dessa abordagem, onde uma pessoa se torna a “personificação” da empresa, é possível construir um diálogo mais direto entre organização e público consumidor. Além disso, essas pessoas ajudam a aumentar o alcance da organização.
Com isso, a empresa passa a fazer parte do dia a dia de seus potenciais clientes e conquista ainda mais espaço.
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