O que é Consumer Insight e como ele pode te ajudar a estreitar relações com seu público?

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 1 de julho de 2022 | Atualizado: 13 de fevereiro de 2023.

Consumer Insight é um processo de coleta de dados que busca entender e decifrar os consumidores através de suas preferências. Compreender suas necessidades e desejos é essencial para revolucionar o seu negócio.

Você já pensou quantas vezes pesquisou sobre um produto ou serviço antes de adquiri-lo? Procurar entender as condições de uma mercadoria é essencial na hora da decisão de compra.

Para oferecer o produto certo e atender o consumidor da melhor forma, as empresas podem recorrer ao Consumer Insight. Isso é, utilizar de um recurso a fim de entender mais profundamente quem são seus consumidores e como chegar até eles.

Ficou curioso? Quer saber mais sobre como esse processo funciona e qual a sua importância no mercado? Continue lendo, que a gente te explica.

O que é Consumer Insight?

Bloquinhos de madeira em cima de uma mesa. Cada bloquinho tem um ícone. Da esquerda para a direita, respectivamente, estão: um carrinho de compras com um relógio; um botão de compras sendo clicado; uma mão segurando um relógio, um alvo com três pessoas na mira, uma engrenagem com uma pessoa dentro e; cinco pessoas sendo observadas por uma lupa.

Para entender como esse processo funciona, primeiro precisamos aprender de onde vem esse termo. A palavrainsight não possui uma tradução exata para o português, mas de forma simplificada, significa a compreensão repentina de uma ideia.

Dessa forma, o Consumer Insight nada mais é do que um processo de coleta de dados relevantes que ajudam a compreender como os clientes pensam, quais são suas opiniões, sentimentos e desejos.

Quando navegamos pela internet deixamos rastros e pegadas por onde passamos. Sites que entramos, pessoas com quem interagimos e conteúdos que lemos.

É através do levantamento, análise e interpretação desses dados que o Consumer Insight faz o seu papel.

A ideia é entender e prever o comportamento de compra do seu consumidor a fim de traçar estratégias mais assertivas para atender suas expectativas.

Por que o Consumer Insight é importante?

Com a ajuda dessa estratégia é possível compreender o que atrai e retém os clientes certos. O objetivo é beneficiar ambos os lados: tanto os clientes que buscam ter suas demandas atendidas, quanto as empresas que podem ser a solução.

Vale lembrar que o Consumer Insight não funciona como as pesquisas de mercado.

Enquanto as pesquisas coletam dados específicos e que acabam em um relatório, essa é uma estratégia que levanta informações sobre as motivações dos problemas apontados pelos clientes e interpreta esses dados em um contexto e narrativa para que possam ser úteis.

Unir conceitos como branding e persona pode te ajudar ainda mais a entender seu público. É interessante coletar dados em redes sociais, e-commerces e em pesquisas de mercado sobre quem sua audiência realmente é. Você pode buscar informações como:

  • Idade;
  • Geolocalização;
  • Hábitos de consumo;
  • Processos de compra;
  • Preferência de pagamento.
E-book da Ideal Marketing com dicas de Marketing Digital para aumentar as vendas da sua empresa

Como colocar o Consumer Insight em prática?

A Internet se torna uma grande aliada quando falamos em coleta de dados. Através das redes sociais e rastros em navegadores como o Google, fica fácil de encontrar as informações certas.

Para coletar os Insights necessários, seguimos uma ordem de etapas.

Esses passos são o caminho para melhores campanhas de marketing, ações mais certeiras, otimização de produtos ou serviços e para uma experiência do cliente mais completa, são eles:

Identificar

O primeiro passo é estabelecer um objetivo. Antes de começar uma pesquisa, precisamos entender qual é o problema que enfrentamos e quais são as perguntas certas a serem feitas para obtermos a resposta que precisamos.

É importante fazer perguntas claras para aprender exatamente o que precisa sobre o seu consumidor.

Mapear

O próximo passo é mapear os métodos e recursos disponíveis. É preciso deixar claro qual será a forma de coleta de informações e a metodologia utilizada. Se possível, varie as fontes e métodos para um melhor resultado.

Não se esqueça de definir quem será o responsável por analisar e interpretar esses dados e utilize de técnicas confiáveis para chegar em boas conclusões.

Interpretar

Na hora de interpretar, é necessário ter em mente a busca por padrões de comportamento.

É nessa etapa que se entende as percepções dos consumidores sobre sua empresa, quais problemas eles identificam e quais são suas expectativas.

É preciso saber diferenciar o que são insights de qualidade e que podem ser levados a frente para, de fato, solucionar problemas. As melhores ideias vão te dar uma luz sobre qual caminho seguir e como aprimorar o seu negócio.

Aplicar

Com os resultados já em mãos, fica mais fácil aplicá-los. Nessa etapa é necessário analisar e comparar o antes e depois a fim de encontrar pontos que podem ser melhorados.

Nesse momento é hora de pensar em formas de aplicar o resultado obtido. Isso pode ser feito através de planos de ação, elaboração de projetos e até mesmo a reestruturação de uma campanha.

É importante dizer que o Consumer Insight é um processo contínuo e que deve ser sempre atualizado conforme a evolução da marca e do próprio público. Dessa forma, sua empresa se mantém sempre em dia e até mesmo pode prever futuras mudanças em seus consumidores.

Ferramentas para utilizar na aplicação da estratégia

Imagem com o fundo azul e em primeiro plano há apenas as mãos de uma pessoa segurando um tablet. O tablet "projeta" um desenho de como seria a cabeça humana e as partes do cérebro atingidas pelos gatilhos mentais. Ao redor aparecem mais dados e gráficos.

Já te contamos como aplicar essa estratégia, mas não sobre as ferramentas disponíveis para isso. Então listamos algumas fontes:

Pesquisas de mercado

É a forma de pesquisa mais direta com o consumidor. Nela, você pode estreitar a comunicação com seus clientes e fazer perguntas claras e objetivas e descobrir dados específicos como demografia, satisfação sobre o produto e hábitos de consumo.

Facebook Audience Insights

O Facebook Audience Insights é uma ferramenta muito útil na hora de traçar o perfil dos consumidores. Por ele, é possível perceber tendências, encontrar inspirações, entender preferências e dados demográficos para sua empresa.

Google Analytics

O Google Analytics não é novidade quando falamos sobre análise de dados. Ele oferece formas de monitorar e registrar o desempenho de sites e blogs em relação ao Google.

Essa ferramenta, é essencial para descobrir como sua empresa vai e quais técnicas de otimização podem ser utilizadas para subir no rankeamento.

É um recurso essencial para entender quais conteúdos do seu site estão bem posicionados e quais necessitam de otimização. Dessa forma, fica mais fácil focar no conteúdo que o seu público julga ser mais relevante.

Central de atendimento

Não podemos esquecer dos canais de suporte. Seja por chat, e-mail ou telefone, os consumidores precisam ser ouvidos, principalmente quando entram em contato com a sua empresa para buscar apoio.

Ouvindo as sugestões, ou os problemas que eles enfrentam, é possível captar possíveis melhorias.

Redes Sociais

Nada melhor do que as próprias redes sociais para obter informações de seus usuários. É por lá que você pode conhecer intimamente seus consumidores. Por meio do big data é possível captar informações até mesmo de quais negócios seu cliente interage e suas preferências.

CRM

O CRM (customer relationship management), ou, gestão do relacionamento com o cliente, em português, atua no registro de informações dos consumidores, buscando construir uma relação duradoura.

Aqui o foco é no vínculo consumidor e empresa, é uma forma de registrar os dados relevantes dos processos que vão desde o primeiro contato até o pós-venda.

Mais do que informações básicas como endereço, telefone e interações com o site, o CRM é uma forma de criar uma conexão duradoura com o consumidor e através de um histórico, permitindo que o próximo contato seja mais eficiente.

Invista na revolução do seu negócio!

Como você viu durante o conteúdo, o Consumer Insight é uma ferramenta muito útil para decifrar seus clientes. É importante considerar investir nele se sua empresa precisa de novos métodos e caminhos.

Lembre-se de que essa estratégia bem feita depende de um objetivo claro, das ferramentas certas e uma boa interpretação aplicada. Realize esse processo de forma periódica para tirar o máximo de proveito das informações coletadas.

Gostou do conteúdo? Se quer saber mais sobre marketing, gestão e vendas, não deixe de continuar acompanhando o blog e de se inscrever na nossa newsletter.

E-book gratuito com dicas para alinhar suas equipes de marketing e vendas e otimizar a operação da sua empresa

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!