Insight: saiba como mudar o seu negócio para sempre com um estalo!

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Publicado: 13 de junho de 2019 | Atualizado: 15 de agosto de 2019.

Ter um insight é fundamental para solucionar problemas e encontrar a solução perfeita para problemas que os seus consumidores estão enfrentando. Que tal começar a ter esse estalo?

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Você sabe o que é insight? Não?! Pois saiba que ele pode te ajudar (e muito!) durante o planejamento criativo de marketing estratégico!

Inclusive, provavelmente você já deve ter tido um insight em uma reunião de criação de campanhas ou de novos produtos ou serviços sem nem ao menos perceber!

Mas fique tranquilo: essas e outras perguntas podem ser respondidas neste conteúdo, que vai te nortear para o caminho do sucesso.

Quer ter um estalo de ideias? Então vem com a gente!

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O que é insight?

o que é insight

É muito comum se deparar com pessoas que associam o termo “insight” como sinônimo de “ideia”.

Na teoria, as palavras têm uma ligação muito forte, porém, se diferem bastante na prática de um planejamento criativo de marketing estratégico.

Isso porque o insight precede uma ideia para que você tenha inspiração para estimular a criatividade de toda a sua equipe.

Traduzido para o português, insight significa “visão de dentro” e pode ser atribuído para diversos segmentos.

Ainda difícil de entender? Então vamos com calma.

Em outras palavras, o insight é o entendimento de um determinado problema ou situação.

Tal compreensão pode ser derivada de um processo de intuição do qual se conecta a diferentes tipos de informações para gerar um planejamento criativo.

Popularmente falando, insight é o momento em que temos aquele estalo ou lampejo capaz de fazer você dizer:

Ah, agora eu entendi, tenho uma nova visão sobre esse assunto e podemos dar continuidade a ele!

Por isso, o insight está sempre sendo confundido com as ideias, que vêm acompanhadas dele para solucionar um problema.

Para ser mais claro, que tal um exemplo prático?

Vamos supor que você está participando de uma reunião para a criação de um novo produto do seu empreendimento.

No meio dela, você tem um estalo, vislumbra algo que poderia ser bom para um determinado grupo de pessoas que consome o seu produto ou serviço e o lança para todos os presentes.

– E se elaborarmos um produto voltado para o bem-estar dos idosos?

Todos acham o argumento interessante e decidem lapidá-lo para que se torne uma ideia.

A partir desse momento, podemos dizer que você teve um insight, pois conseguiu vislumbrar uma ideia muito antes de ela ter surgido.

Por esse motivo, saber o que é insight e como praticá-lo é extremamente importante para desenvolver um planejamento criativo para a elaboração de estratégias de marketing estratégico e de resultados.

Como usar o insight?

como usar insight

Normalmente, o insight surge de maneira espontânea, quase que de modo a fugir da nossa cabeça se você não for rápido o bastante para botá-lo para fora.

No entanto, ter um insight é muito mais do que um lampejo de criatividade momentâneo.

Pode não parecer, mas existem métodos que fazem você chegar até a um determinado insight, uma vez que esperar que isso ocorra de maneira natural pode prejudicar o desenvolvimento de suas estratégias.

Para isso, basta se lembrar que cada planejamento criativo deve ter o seu início, o seu meio e o seu fim.

Já que, para chegar a um reenquadramento de problema, é preciso supor soluções para que ele seja resolvido o mais rápido possível.

Por isso, ter uma estrutura para chegar até a criação de um insight é essencial para captá-lo, mesmo que não seja fácil.

Nesse sentido, resolvemos separar alguns caminhos para você ter um insight capaz de criar um planejamento criativo para o marketing estratégico da sua empresa.

1. Faça a pesquisa de persona

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre personas, mas não sabe muito bem o que elas podem significar para o seu negócio, certo?

Então vamos lá:

As personas são personagens semi-fictícios que representam o cliente ideal do seu negócio.

Com elas, você consegue ser mais assertivo em todas as suas campanhas, já que o insight certo poderá ser dado para atender as necessidades desses clientes com os seus produtos ou serviços.

Vale ressaltar aqui que as personas fazem parte da elaboração de um plano de marketing estratégico e, por isso, você deve criá-las com muito cuidado, e não inventá-las.

Para a criação de uma persona, é preciso coletar características, comportamentos e valores dos seus clientes atuais.

E como você pode fazer isso? Com a pesquisa de persona!

1. Elabore um questionário

Antes de conversar com seus clientes atuais, primeiro você precisa elaborar um questionário que vai ajudar te ajudar a entender o perfil comportamental da sua persona.

Em outras palavras, com isso você vai conseguir ter em mente o que as pessoas que comprarão os seus produtos ou serviços buscam na área em que a sua empresa atua.

Mas claro, isso sem deixar de levar em consideração informações básicas dessas pessoas, como a idade, o sexo, a sua origem, as suas motivações e valores.

Desse modo, não apenas o poder de compra será analisado, como também os motivos que o levam a pagar pelo seu produto ou serviço.

Abaixo, veja alguns exemplos de perguntas relevantes para você fazer com o seu público:

  • Qual o seu maior sonho?
  • Quais são os seus valores?
  • Quais são as suas motivações?
  • O que você gosta de fazer no dia a dia?
  • Que tipo de problema você está enfrentando?

Depois, é o momento de seguir para o próximo passo.

2. Identifique os padrões

Assim que você obter e analisar todas as respostas, é hora de identificar os padrões dos seus clientes.

Desse modo, a segmentação será muito mais precisa para que o insight criado gere um planejamento criativo de marketing estratégico.

Ou seja, é possível identificar características bastante parecidas nos grupos pesquisados.

Por isso, tente segmentar ao máximo para não haver falhas futuramente.

E você pode fazer isso se baseando nas seguintes perguntas:

  • Qual a faixa etária mais presente?
  • Qual a ocupação dessas pessoas?
  • Qual o sexo delas?

Assim, fica muito mais fácil para você chegar no estágio de criar uma persona.

3. Crie a persona

Agora que os grupos estão segmentados, você precisa criar a sua persona.

Para isso, pegue as informações básicas e dê um nome para a sua persona.

Além disso, faça uma descrição de como ela deve ser, assim a sua equipe de marketing pode ter um melhor direcionamento para a criação de campanhas.

Fora isso, inclua os meios de comunicação que ela está inserida e como o seu produto ou serviço podem ajudá-la a solucionar o problema que ela enfrenta.

E fim! Agora você pode finalmente ter um insight voltado para a persona do seu negócio para desenvolver um planejamento criativo.

2. Convoque a sua equipe para uma brainstorming

O insight está totalmente conectado à reuniões de brainstorming.

Espera, mas o que é isso?

O brainstorming é a técnica que te leva a ter ideias para que você seja capaz de solucionar um determinado problema ou criar novos produtos ou serviços.

No contexto geral, ele é classificado como uma “tempestade de ideias” e pode ser aplicado em reuniões de marketing estratégico.

Muito popular entre as agências de publicidade, o brainstorming é a prática perfeita para você soltar aquele lampejo de ideias.

No entanto, aquele insight que você teve será realmente lapidado, pois a reunião de brainstorming funciona da seguinte forma:

  1. Primeiro é explicado o problema;
  2. Depois, cada participante da reunião anota as suas ideias;
  3. As ideias são apresentadas para todo o grupo;
  4. As ideias são agrupadas;
  5. Por fim, essas ideias se transformam em um planejamento criativo.

Parece simples, mas não é bem assim.

Como já ressaltamos, o insight não vem do nada, é preciso métodos para que eles sejam criados de modo a solucionar um problema.

E esse é o primeiro passo para começar a ter um lampejo de ideias: saber o problema que é enfrentado.

Por isso, investigar a ocorrência do problema e descobrir as verdadeiras causas é uma atitude fundamental para se ter um insight solucionador.

A partir do aprofundamento do problema, você deve se questionar:

  • Qual é a persona que está enfrentando este problema?
  • Em qual estágio da jornada de compras o problema surge?
  • De que modo a persona tenta resolvê-lo?

Para te ajudar nesse processo, fale com pessoas que representam bem a sua persona e extraia o máximo de informações possíveis.

Nesse momento em que você tenta solucionar o problema, é importante que você não tenha nenhum tipo de insight, pelo menos enquanto ele não for resolvido.

Ficou curioso sobre essa técnica? Então saiba o que é brainstorming e como usar na sua empresa!

Bônus: Inspire-se com esse exemplo de insight!

Agora que você sabe o que é insight e como essa técnica deve ser usada, que tal ver alguns exemplos para se inspirar?

Empatia e fidelidade

exemplo de insight

Você bem sabe que trabalhar com a fidelização de clientes é um trabalho árduo que requer muito conhecimento de mercado e dos seus clientes.

Isso porque a fidelidade está muito mais associada com a forma como abordamos esses consumidores, especialmente quando falamos da Geração Y

Pensando nisso, o Ponto Frio elaborou um case bastante simpático para os seus consumidores.

E isso de maneira divertida para se relacionar de forma pessoal com todos os internautas que seguem a empresa nas redes sociais.

Estamos falando do Pinguim, que é o personagem central e estampa a logomarca da empresa.

Em suas redes sociais, esse personagem se comunica com os internautas de maneira divertida, aproveitando alguns ganchos da mídia para oferecer um atendimento personalizado.

Fora isso, o Ponto Frio faz questão de atender pedido em tempo real.

Pode até soar estranho, mas o tom debochado que é usado como linguagem nas redes sociais têm ganhado o coração de todos os consumidores da marca.

Isso porque a popularidade da personagem aumenta e faz com que a empresa tenha uma comunicação ousada para informar uma boa oferta de seus produtos.

Já sabe o que é insight? Então se reúna com a sua equipe para ter boas ideias!

Neste conteúdo você descobriu o que é insight e como usá-lo para criar boas ideias para um planejamento criativo.

Além disso, viu um exemplo de case de sucesso que continua dando o que falar.

Mas para que você tenha cada vez mais sucesso com a criação de ideias, você deve fazer um planejamento e saber quais os problemas que as suas personas estão enfrentando.

E por falar em personas, criá-las é fundamental para que o insight certo seja dado por você em uma reunião de brainstorming.

Quer saber o que mais pode te ajudar na criação de estalos de ideias para um marketing estratégico?

Então saiba agora como vender pela internet e ter mais lucros para o seu negócio!

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