Metaverso: conheça a nova aposta do fundador do Facebook

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 12 de agosto de 2022 | Atualizado: 10 de fevereiro de 2023.

Metaverso é o novo projeto ambicioso do bilionário Mark Zuckerberg e já é considerado o futuro da Era Digital. Mas o que é Metaverso? Como ele funciona na prática? Tire todas as suas dúvidas no nosso artigo!

No início da popularização da internet, que ocorreu na metade dos anos 90, a sociedade estava começando a entender as possibilidades dessa nova tecnologia. Muitos imaginavam que seria apenas mais uma ferramenta de comunicação.

De fato, é bastante utilizada para comunicação, mas está longe de se resumir apenas a isso. A internet evoluiu tanto em tão pouco tempo que o próximo passo é integrar a vida real com a digital.

Esse é o princípio básico do Metaverso, a nova aposta do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. O anúncio foi realizado em junho de 2021 para uma entrevista ao site The Verge.

A transição do Facebook para Meta começou pela identidade visual e foi divulgado também o investimento de U$ 50 milhões para desenvolvimento do Metaverso.

Mas afinal, o que é Metaverso e como ele pode mudar nossas vidas? Saiba tudo isso e muito mais neste artigo!

O que é Metaverso?

A evolução da internet sempre caminhou a passos largos em um curto espaço de tempo. Todo esse processo ocorreu de forma rápida e dinâmica e a próxima etapa é a implementação do Metaverso.

Ele é um novo projeto digital que tem como objetivo integrar a vida virtual com a vida real das pessoas. Isto é, um ambiente imersivo de realidade simulada onde os usuários podem fazer tudo o que fazem na vida real.

Assistir a eventos esportivos, ter uma vida social, estudar, trabalhar etc. É como uma segunda vida, com as pessoas reais fazendo parte do mundo criado a partir de programação.

A mudança de Facebook para Meta foi anunciada em junho de 2021 através de uma entrevista concedida ao site The Verge.

Na ocasião Mark Zuckerberg declarou: “Acredito que faremos uma transição e as pessoas deixarão de nos ver como uma empresa principalmente de mídia social para uma empresa do metaverso”.

Esse processo de integração entre online e offline, na verdade, já está presente em nossas vidas com as redes sociais, mas nessa realidade criada é elevado a outro patamar.

José Antonio Furtado, sócio-diretor da TGT Consult,empresa de consultoria e pesquisa de mercado, aponta que essa nova realidade traz um grande potencial de mudança e pode criar um futuro promissor para os negócios e para a educação.

Mas, ressalta que é nosso dever fazer o melhor uso dessa plataforma e aproveitar toda essa capacidade da maneira correta.

Como surgiu o Metaverso?

Ao contrário do que muitos pensam, o conceito de Metaverso não é inédito. A origem dessa ideia se confunde com o próprio surgimento da internet.

Muitos teóricos, como o escritor americano Neal Stephenson, já falavam sobre essa possibilidade. O tema também é abordado no famoso filme de ficção científica Matrix, lançado em 1999, e no livro Neuromancer, escrito por William Gibson.

Na prática, ela surgiu mesmo através de um jogo muito popular no começo do século.

Second Life é um jogo de simulação, no qual é possível criar um personagem e viver como na vida real, porém em um imenso mapa 3D.

Estudar, trabalhar, ter relações amistosas e amorosas são algumas das possibilidades presentes nesse ambiente virtual. Um verdadeiro simulador da vida humana.

O grande problema é que na época que o jogo se tornou uma febre não era possível ganhar dinheiro virtualmente para fazer a economia girar, se limitando a ser apenas um jogo.

Com a evolução da internet e da sociedade, a monetização digital tornou-se tendência, aproximando cada vez mais a vida on da vida off.

Empresas que já investem no Metaverso

Se engana quem pensa que o Metaverso é um projeto para o futuro. A ideia de fundir as realidades já está sendo trabalhada.

Esse projeto conta com investimento de várias empresas importantes para a economia mundial. Eis algumas delas:

  • Facebook: a grande idealizadora do projeto Meta;
  • Nike: a empresa criou o ponto de encontro Nikeland, local para as pessoas compartilharem experiências e competirem em eventos esportivos;
  • Microsoft: o Microsoft Mesh é uma sala de reuniões onde os colaboradores de uma empresa se encontram através de hologramas;
  • Banco do Brasil: foi criado um ambiente virtual dentro do famoso jogo GTA (Grand Theft Auto) onde os usuários conseguem abrir contas e interagir com a sede do banco.
E-book da Ideal Marketing sobre como iniciar um projeto de marketing

As principais tecnologias envolvidas no Metaverso

Como você pode imaginar, algumas importantes tecnologias de ponta estão por trás desse empreendimento, garantindo um universo palpável para os usuários.

A principal delas é a realidade virtual. Esse universo tridimensional é construído a partir de softwares que simulam a realidade.

Para ter uma experiência completa dentro desse ambiente, é interessante que o usuário esteja muito bem equipado. Acessórios como óculos de realidade virtual, fones de ouvido e computadores devem conseguir suportar esse projeto.

O Metaverso também conta com a tecnologia de realidade aumentada, que insere aspectos digitais na vida real do usuário.

Um bom exemplo dessa interação é o jogo Pokémon GO, onde é possível capturar as criaturas pelo celular.

Já para realizar movimentações financeiras dentro desse ambiente, algumas ferramentas são fundamentais, como Blockchain, tokens e NFTs. Elas trazem a economia para o mundo digital, sendo fundamentais para a execução da iniciativa.

Que perigos o Metaverso representa?

Apesar de ser o presente e futuro do mundo digital, é preciso tomar alguns cuidados ao entrar no Metaverso.

Isso porque esse novo universo apresenta alguns perigos, que são comuns na internet como um todo, como: assédios e preconceitos, violações de privacidade, fake news e golpes financeiros.

Além dessas questões, o impacto psicológico do Metaverso é uma questão bastante polêmica. Como esse projeto é uma espécie de segunda vida onde você pode ser quem quiser, ele pode trazer sérios impactos na autoestima dos usuários.

Dentro do Metaverso é possível ser quem quisermos, projetando uma vivência perfeita que não existe. Se desconectar dessa “vida” e encarar a realidade pode ser um desafio para algumas pessoas.

Um estudo realizado pelos cientistas Bradley Hillier e Faisil Sethi constatou a intensificação de patologias mentais causadas pelo uso de realidade virtual em algumas pessoas.

Fato é que o Metaverso deve ser usado com muita cautela e segurança para evitar todos os problemas mencionados acima, principalmente para pessoas que já têm problemas psicológicos e de autoestima.

Metaverso e o futuro do mundo digital

A imagem mostra um homem com um óculos de realidade aumentada, ao seu lado está uma versão dele mesmo feita com computação gráfica.

O Metaverso é a idealização de um novo mundo. É cada vez mais comum integrar a vida real com uma criada a partir de tecnologias avançadas. Isso começou com as redes sociais e está evoluindo rapidamente.

Isso abre grandes possibilidades para expansão de negócios e relações sociais. Tecnologia e inovação andam juntos quando o assunto é realidade virtual e nesse momento temos uma visão do que é o futuro.

Se você queria saber o que é Metaverso e sanou todas as dúvidas, saiba que no nosso blog existem artigos sobre redes sociais, negócios e muito mais. Acesse também nossa newsletter para não perder nada!

E-book gratuito da Ideal Marketing para conhecer os pilares de uma landing page persuasiva

Trilha de conteúdos de Marketing Digital:

  1. O que é persona? Conheça este método capaz de impulsionar os resultados da sua empresa
    1. 3 exemplos de persona para entender de uma vez por todas como criar a sua
  2. O que é posicionamento de marketing? Aprenda a posicionar sua marca de forma eficiente
  3. Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
    1. Os 5 Ps do Marketing: saiba mais sobre Pessoas!
  4. Aprenda de uma vez por todas o que é lead e como transformá-lo em um cliente efetivo
  5. Como divulgar minha empresa online? Aprenda TUDO sobre as melhores formas de divulgação pela internet e se prepare para o sucesso!
  6. O que é marketing? Confira TUDO neste guia completo para dominar o assunto
  7. Marketing Digital: Aprenda TUDO sobre o assunto na prática
  8. O que é Inbound Marketing? Conheça tudo sobre a estratégia capaz de atrair os consumidores sem ser invasivo
  9. Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!
    1. Saiba como aparecer na primeira página do Google com 5 dicas
    2. Conheça as 5 melhores ferramentas de SEO para te ajudar a otimizar o posicionamento do site da sua empresa
  10. Descubra o que é o Instagram Ads e como criar campanhas para conquistar clientes
  11. Mude o seu conceito sobre anúncios com o Facebook Ads e crie sua campanha em 8 passos simples
  12. TikTok Ads: Saiba o que é, como funciona e como aderir
  13. Aprenda o que é landing page e desenvolva uma com capacidade de aumentar suas conversões
    1. Conheça 5 modelos de landing page que fizeram sucesso e se inspire no momento de criar a sua
  14. O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
  15. 5 cases de sucesso no marketing digital para inspirar suas ações

Compartilhe nas Redes Sociais!