Google Trends: o que é, para que serve e como usar nas estratégias de Marketing

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Publicado: 12 de julho de 2023 | Atualizado: 13 de julho de 2023.

O Google Trends é uma ferramenta gratuita que permite acompanhar os tópicos do momento na internet. Dessa forma, suas estratégias podem monitora o volume de busca de palavras-chave e produzir conteúdos que seu público procura. 

No Marketing de Conteúdo é importante que o conteúdo relevante seja otimizado em SEO para alcançar a audiência no Google e outros buscadores. Muitos negócios falham nesse planejamento e produzem conteúdo para palavras-chave sem volume de busca.

A boa notícia é que existem ferramentas gratuitas que te ajudam a evitar essa “perda de tempo”, como é o caso do Google Trends.

O software do Google foi criado em 2006 e monitora os tópicos mais procurados na web desde então, oferecendo insights valiosos para você em poucos cliques.

Confira o conteúdo completo que preparamos sobre o assunto e tire proveito dessa ferramenta importante. Também separamos os tópicos do artigo para facilitar sua leitura:

O que é o Google Trends?

Lançado em 2006, o Google Trends é um recurso de pesquisa que monitora a popularidade de uma palavra-chave no Google ao longo do tempo. 

A ferramenta acessa dados de pesquisa do Google a partir de 2004 e indica se o volume de buscas por um determinado termo está aumentando ou diminuindo

Além do volume de buscas total, é possível refinar sua pesquisa utilizando filtros de:

  • Região;
  • Tempo;
  • Categoria;
  • Tipo de busca. 

Assim, com base nos dados fornecidos pelo Google Trends, é possível identificar as tendências do momento e definir em quais estratégias apostar.

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Afinal, como funciona o Google Trends?

O Google Trends reúne e sintetiza os dados relacionados aos termos de pesquisa mais populares no mundo diariamente. 

O buscador coleta, organiza e categoriza essas informações em tópicos, que ao final do dia são ranqueados na ferramenta. 

Isso faz com que o Google Trends tenha acesso não só aos assuntos mais procurados, como também aos termos de pesquisa mais acessados na web

Vale dizer que o Google Trends não monitora termos pouco pesquisados e não contabiliza pesquisas sobre um único tópico feitas pelo mesmo usuário. 

Dessa forma, sua empresa passa a ter métricas assertivas e relevantes para trabalhar em suas estratégias.

As principais utilidades do Google Trends

Agora que você já entende a lógica por trás do Google Trends, vamos às principais utilidades da ferramenta na sua estratégia de Marketing Digital.

Ela pode ser aplicada com diversas finalidades: tudo depende dos objetivos da sua empresa. Sem mais delongas, vamos a elas: 

Marketing de Conteúdo e SEO

Uma visão estratégica dos hábitos de pesquisa do seu público-alvo é tudo que você precisa para qualificar ações de SEO e Marketing de Conteúdo. 

Como citamos anteriormente, é possível aplicar filtros para afunilar sua busca e colher resultados mais específicos. 

Isso permite que você identifique os conteúdos que estão em alta para aumentar seu tráfego orgânico, seja otimizando materiais já existentes ou criando novos. 

Anúncios Pagos

A mesma lógica do tópico anterior pode ser aplicada neste, mas com foco nos anúncios de mídia paga. 

Com base no seu nicho de mercado, você consegue mapear as intenções de busca dos usuários e criar campanhas com grande potencial de conversão.

Insights generalizados

Monitorar tendências é uma excelente maneira de gerar insights para todas as suas estratégias digitais. Por isso, atente-se ao Google Trends para que boas ideias continuem surgindo! 

Para além do que já mencionamos, a ferramenta te ajuda a pensar em posts para redes sociais, emails criativos e muito mais.

Como usar a ferramenta?

Antes de mais nada, acesse o recurso em https://trends.google.com.br/trends/ para iniciar suas consultas. Não é preciso criar uma conta na ferramenta. 

Logo de cara, você encontra alguns dos tópicos mais quentes do momento na internet:

Print da página inicial do Google Trends.

Ao descer a barra de rolagem, você pode verificar assuntos selecionados pela equipe do Google Trends, além de trabalhos feitos com a ferramenta em “Criado com o Trends”. 

No final da página inicial, você encontra guias para te ajudar com o uso da ferramenta, do básico ao avançado. Recomendamos que você dê uma olhada nestes recursos para auxiliar o início da sua navegação no Google Trends.

Como consultar uma palavra-chave no Google Trends?

Agora que você já entendeu os recursos da primeira página do Trends, é hora de saber como consultar palavras-chave na plataforma. 

No topo da página inicial você pode inserir o termo que deseja procurar e apertar “enter”. Assim, você tem acesso à popularidade daquela palavra com o passar dos anos – desde 2004, como já mencionamos.

Veja os resultados da nossa busca por “Marketing Digital”:

Print de uma consulta pelo termo "Marketing Digital" no Google Trends.

Você também pode adicionar outro termo em “comparar” para cruzar os resultados de mais de uma palavra-chave para verificar qual é o termo mais “quente” em um período de tempo. 

Esse recurso também viabiliza insights sobre diferentes estratégias de marketing digital. Com base nos resultados dos anos anteriores, por exemplo, você pode saber quando colocar suas campanhas sazonais no ar – como dia dos namorados, natal, páscoa etc. 

Entendendo as informações o Google Trends

Ao pesquisar por um termo no Google Trends, você se depara com uma série de informações que precisam ser interpretadas. 

Interesse ao longo do tempo

Esse valor vai de 0 a 100 e é simples de ser entendido. 100 é o pico de interesse pelo termo digitado, enquanto 0 significa que a palavra teve menos de 1% de popularidade que o pico. 

Interesse por região

Neste caso, vale usar a mesma lógica aplicada acima, só que para regiões específicas. 

Se São Paulo representa o pico de interesse – 100 – por um termo no Brasil e Santa Catarina tem 10, quer dizer que SC representa um interesse de 10% em relação a São Paulo. E por aí vai! 

É importante ressaltar que o interesse é baseado na proporção de um lugar para outro, e não em números totais. 

Sendo assim, pode ser que um lugar de grande população com 20 pontos em um assunto represente um número total de pessoas maior que uma região pouco habitada com interesse 100.

Utilize as tendências do momento para o benefício da sua marca!

Deu para perceber que o Google Trends pode ser a ferramenta que faltava para sua marca, não é mesmo? 

É um recurso muito intuitivo e simples de se usar, com dados concretos sobre duas décadas de Google à disposição em poucos cliques. 

Sendo assim, é hora de você colocar esses recursos em prática e otimizar cada uma das suas estratégias digitais. 

Faça consultas estratégicas para bolar novas táticas, monitorar a concorrência e se manter por dentro do que seu público se interessa.

Gostou do conteúdo e quer continuar aprendendo? É só continuar navegando pelo nosso blog! 

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