Aprenda como fazer um infográfico e como esse conteúdo pode potencializar seu negócio online

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Publicado: 15 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 15 de dezembro de 2022.

Como fazer um infográfico sem precisar de um designer? Essa é uma missão trabalhosa, porém possível. Os infográficos são ferramentas muito procuradas atualmente, e têm cerca de 27 mil buscas mensais no Google, portanto, eles ampliam seus horizontes no ambiente digital.

Muitas pessoas procuram informações para saber como fazer um infográfico, pois além de ser uma tarefa trabalhosa de se executar, os infográficos têm engajado mais ainda o público, complementando o conteúdo textual.

Portanto, fazer um infográfico é difícil, mas basta continuar nos seguindo e você irá aprender tão bem, que seu material será de dar inveja em qualquer um.

Mas os infográficos são diferenciais nos textos e permitem ao visitante ter uma compreensão melhor do que o texto quer dizer, portanto o esforço vale a pena.

Isso porque eles estimulam o cérebro a trabalhar o lado direito, voltado à parte criativa, imagens, e a parte esquerda, voltada à lógica, leitura. Por esse motivo é importante saber como criar um infográfico e inseri-lo em seu texto.

Neste artigo vamos mostrar que fazer um infográfico não é nenhum bicho de sete cabeças, basta seguir alguns passos que essa tarefa assustadora, para alguns, se tornará simples de ser executada.

Continue nos acompanhando e aprenda como fazer um infográfico de qualidade:

Infográfico… o que é isso?

Já parou para pensar o que são infográficos?

Deve ser difícil nos dias de hoje alguém não saber o que é infográfico, mas se você não conhece, não se preocupe! Iremos te explicar.

Infográfico é uma representação visual responsável por unir imagens à textos explicativos. Ele deve ser um complemento do seu artigo.

Traduzir visualmente uma mensagem é o maior objetivo dos infográficos.

Saber como fazer um infográfico pode tornar seu texto mais “leve” e compreensível, além de ajudar a evitar que a informação não seja 100% compreendida.

4 motivos de fazer um infográfico

Agora que você já sabe o que são infográficos, vamos mostrar para você os quatro motivos de fazer um infográfico

1 – Infográficos são mais procurados pelos internautas

Como dissemos, são feitas mais de 27 mil buscas no Google por esse tipo de material. O tráfego do seu site pode aumentar em até 12% caso você produza infográficos e saiba posicioná-los.

2 – Eles podem gerar novos leads

É no momento que os visitantes estão cheio de informações e querem buscar mais, que você transforma um usuário em um lead.

Quando você tem infográficos de qualidade, a probabilidade de conquistar esses possíveis clientes sedentos por informações, aumenta de maneira expressiva.

3 – É mais adequado para ser compartilhado nas redes sociais

Quantas vezes você já viu um material bacana e ao publicar nas redes sociais, percebeu que não houve a interação entre seus amigos/seguidores como esperava?

É possível né?

Isso acontece, pois o formato nem sempre é o ideal. No caso do infográfico, por ser uma imagem, ele se torna perfeito para ser compartilhado nas redes.

4 – Dados são mais impactantes e melhores compreendidos pelos visitantes

O ser humano retém 80% das informações visuais e, além disso, elas são processadas 6 mil vezes mais rapidamente que as demais.

Neste caso, estamos falando de infográficos, mas tenho quase certeza que essas informações citadas ficarão na sua mente.

Isso acontece, porque dados realmente se fixam melhor na mente dos usuários. Quer exemplo melhor que esse?

Se você sentia que o seu conteúdo não precisava de infográficos, provavelmente depois de ver esses motivos, sua opinião deve ter mudado.

Agora depois de conhecer a importância, vamos mostrar quais tipos de infográficos existem, assim você poderá escolher o que melhor se adequa ao seu texto.

Os 3 tipos de infográficos

Você já conhece os benefícios que os infográficos trazem para o seu conteúdo, agora é hora de conhecer quais modelos podem ser feitos.

Infográficos estatísticos

infografico estatistico - como fazer um infografico

O nome já diz, é um infográfico que passa estatísticas, dados. Esse é um tipo de infográfico muito utilizado quando quer se realizar comparações.

Ele facilita a visualização de dados relevantes e ajuda na compreensão total do conteúdo, como falamos anteriormente. Interessante, não é mesmo?

Criar um projeto infográfico e não ser compreendido, é quase igual a dar um gole do seu Yakult para alguém, é inviável, meu caro!

Mas eles não são usados somente em comparações, por exemplo, o infográfico abaixo mostra o que acontece diariamente em 1 minuto no Facebook.

dados infografico - criar infografico

Ao fazer um infográfico, você precisa saber distribuir as informações para elas não ficarem jogadas, mas tenham nexo e sejam compreensíveis.

Estamos frisando a questão da compreensão porque um infográfico precisa ter informações claras, mesmo que essa tarefa demande um longo tempo para ser executada.

As informações em harmonia não geram confusão no leitor, fazendo com que seu trabalho não tenha sido em vão.

Infográficos interativos

São aqueles infográficos que permitem ao visitante passear pelas informações que você disponibiliza.

Esse tipo de infográfico requer um certo conhecimento de programação, entretanto é um dos mais legais, afinal interagir é melhor do que ter apenas uma imagem.

Aqui separamos um infográfico interativo sobre a evolução do insight. (O infográfico está em inglês, mas é muito legal conferir)

Como mostramos, um infográfico interativo pode ser bem mais interessante pelo dinamismo proporcionado, mas vale a pena entender se esse é o melhor tipo de infográfico para sua estratégia.

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Infográficos animados

Esses tipos de infográficos são muito utilizados atualmente. Por se tratar de uma animação, as informações são mais divididas e organizadas.

Entretanto eles também são mais difíceis de serem feitos, por esse motivo os profissionais que são especialistas, cobram um valor mais alto.

Este é um infográfico animado que fala sobre diversos dados da aviação por todo o mundo.

É uma animação sem dublagem, ou seja, todas as informações estão escritas, como pequenos textos que passam durante a animação.

Existem também as animações com dublagens, e nelas é muito comum usar apenas imagens, sem texto geralmente.

Este é outro infográfico animado, mas com dublagem. Ele conta a história do café, é dublado, e além das informações visuais, conta com uma narração ao fundo.

Agora que você já conhece todos os tipos de infográficos, vamos dar algumas dicas que vão ensinar a como fazer um infográfico de muito sucesso.

Quais os passos de como fazer um infográfico arrasador?

Siga esses passos para criar o melhor infográfico existente.

1- Defina quem é seu público

publico alvo - como fazer um infografico

Saiba para quem você vai falar, afinal você precisa adequar sua linguagem ao seu visitante. Se o seu conteúdo é destinado a estudantes de marketing que estão conhecendo o universo digital, não use termos técnicos de cara.

Ou seja, adeque a linguagem ao público, para não assustar o leitor.

2- Pesquise os dados

pesquisar os dados - fazer infografico

É extremamente importante você pesquisar os dados que irão aparecer em seu gráfico. Passar informações atualizadas é essencial para que os visitantes notem a relevância do seu conteúdo como um todo.

Por exemplo, São Paulo é uma das maiores cidades do mundo.

Esse é um fato bacana, mas imagina você colocar: São Paulo é a 3ª maior cidade do mundo!

É muito melhor não é mesmo?

3- Crie esboços e peça que outras pessoas avaliem

crie esbocos - fazer infografico

Comece a fazer um rascunho e não tenha medo de estar errado, ou feio.

Ao começar a criar esse primeiro projeto, não use filtro e “cuspa” suas ideias, siga uma linha de raciocínio.

Depois de ter todas as idéias no papel (ou melhor, na tela) é hora de começar a reorganizar as informações para deixá-la mais compreensíveis.

Depois de concluído, ouça a opinião de pessoas ao seu redor. Veja se elas compreenderam todas as ideias que seu infográfico precisava transmitir.

4- Desenvolva o design

design - criar infografico

Hora de ousar: mão na massa! O seu infográfico precisa estar tinindo, pronto para ser o complemento ideal dos seus conteúdos.

Mas a gente sabe que muitas pessoas não fazem ideia de como fazer um design ao criar o infográfico.

Por esse motivo, separamos 4 plataformas que irão te auxiliar no momento de fazer um projeto infográfico.

Canva

Canva - como fazer um infografico

Essa ferramenta é uma das melhores para saber como criar um infográfico, e para isso disponibiliza diversos templates. Diferentes ferramentas para manipulação de imagens também é um ponto forte dessa plataforma.

O Canva é gratuito, entretanto oferece alguns templates que são pagos, sendo também uma das plataformas mais usadas entre os designers.

Piktochart

Piktochart - como fazer um infografico

É uma ferramenta gratuita com 11 templates personalizáveis, nele você pode adicionar ou remover itens, e até mesmo mudar as cores é possível no Piktochart!

Essa plataforma funciona semelhante ao Canva, apresenta alguns templates únicos e outros pagos.

A cada semana o conteúdo é atualizado, fornecendo mais possibilidades para fazer um infográfico.

Visme

Visme - como fazer um infografico

Essa ferramenta também oferece diversos templates para criar um infográfico de respeito. Um ponto curioso do Visme é a quantidade de fontes disponíveis.

Para um infográfico isso é ótimo, afinal possibilitar uma boa leitura para o visitante é fundamental.

Infogram

Infogram - como fazer um infografico

É uma ótima plataforma para criar infográfico também. Além disso, há também a possibilidade de importar arquivos do excel.

Já houveram mais de 1 milhão de infográficos criados pelo Infogram, ou seja, é uma plataforma bastante utilizada.

Essa é a única plataforma que não oferece uma opção gratuita aos usuários, entretanto os resultados são incríveis.

Mas não para por aí!

Existe também a possibilidade de criar um layout do zero no Adobe PhotoShop, Adobe Illustrator ou Adobe InDesign. Porém só recomendamos essa plataforma para quem já tem uma certa experiência nisso, porque é muito mais complexo.

Aumente o tráfego do seu site com infográficos

Como dissemos, a busca por infográficos tem aumentado cada vez mais. Na internet desde 2007, foi um aumento de 9900%. Um número estrondoso, não é?!

Inspirar-se em outros infográficos é uma boa tática também, afinal você pode usar qualquer um como exemplo, porém os infográficos similares ao tema que você está criando são os mais recomendados nesse caso.

Fazer um infográfico é uma ótima maneira de atrair novos leads ao seu negócio, e incluir um call to action é uma boa opção para aumentar o tráfego do seu site. Call to action é o convite feito ao usuário para que ele faça uma ação.

Portanto, agora que você aprendeu como fazer um infográfico, não perca mais tempo e utilize esse tipo de conteúdo em seus textos e artigos para gerar mais visualizações ao seu site.

Invista em infográficos e converta visualizações em negócios para sua empresa!

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