Conheça 5 exemplos de marketing social

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Publicado: 22 de outubro de 2018 | Atualizado: 15 de dezembro de 2022.

Com tantas empresas no mercado, cada vez mais os clientes procuram saber sobre as companhias e suas ações. Pensando nisso foi criado o marketing social. Se você não conhece, essa é sua oportunidade de se destacar!

O marketing social nas empresas é um meio de melhorar a imagem do seu negócio não só para clientes, como para todos que verem suas campanhas.

A principal ideia de o que é marketing social, é realizar ações sociais por meio de empresas. Essas ações podem ser voltadas para cultura, educação, saúde ou trabalho.

Essas campanhas visam a possibilidade de transformação do mundo, em um lugar melhor.

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Para gente poder explicar melhor o que é marketing social, e apresentarmos algumas campanhas de marketing social exemplo, separamos nosso conteúdo nos seguintes tópicos:

O que é marketing social?

As primeiras menções ao começaram por volta da década de 70 quando estudiosos do marketing começaram a notar o poder do marketing para divulgar ações e ideais das empresas com objetivo de disseminar projetos e opiniões das empresas.

O marketing social conceito é exatamente a chance de que as empresas criem campanhas que não tenham somente a intenção de venda, mas também de formar uma imagem de sua marca por meio de ações sociais.

Uma ação de marketing social exemplo pode ser caracterizadas de muitas maneiras, e possuem até tipos diferentes para cada ação.

Algumas categorias de o que é marketing social conceito:

O mais comum deles, patrocínio de projetos sociais, sua empresa não necessariamente precisa ser parte do projeto, ela pode ajudar com patrocínio e apoio a ações sociais.

Permitindo também que as instituições possam usar a marca da empresa como base de credibilidade e segurança de doar para aquele instituto e assim beneficiar a imagem da empresa e da própria instituição.

Em seguida temos a filantropia que é quando sua empresa faz doações e apoia alguma instituição.

Já a promoção social de produto ou marcas é quando sua empresa usa o nome ou logotipo de uma entidade ou de uma campanha social, pode ser feito por meio de parcerias, bem parecido com o patrocínio, mas atrelando a causa a empresa, e não o contrário.

O relacionamento em redes sociais já é baseado em uma ação mais profunda e mais a longo prazo, pois aqui são feitas indicações e orientações de instituições e ações a serem seguidas por seus clientes.

Por fim, estão as campanhas sociais que é quando sua empresa transmite mensagens de utilidade pública. Campanhas sobre conscientização ou promoções de vendas em produtos ou datas específicas, que terão seus fundos doados a alguma demanda específica.

Além dessas categorias, o marketing social conceito está conectado as técnicas de marketing 3.0, que caracteriza-se pela relação e mundo. Tirando um pouco o foco das vendas e das opiniões dos clientes, para focar em um mundo melhor.

Porque usar o marketing social

O marketing social nas empresas é um dos fatores que pode destacar uma delas, no meio de tantas outras.

Atualmente os clientes tem sido sobrecarregados com propagandas e anúncios a todo tempo, então isso os dá um leque de opções enorme.

Por isso detalhes podem fazer a diferença na hora da decisão de compra desses clientes.

Veja as empresas de cosméticos. Há uma infinidade delas, mas cada vez mais elas tem se atentado a questões sociais como o “cruelty free” que significa que os produtos não foram testados em animais.

De cara, todas pessoas veganas, vegetarianas, ou simples simpatizantes da causa já podem ver essas marcas como algo além de uma marca de produtos, mas uma marca a ser defendida.

E aos poucos esse tipo de ação pode gerar um investimento maior das empresas durante a produção, mas o retorno vem a longo prazo, com a educação das pessoas e com a divulgação desse tipo de campanha.

Então marketing social nas empresas pode ser o que faz delas, não só uma empresa consciente, mas também diferente e relevante.

Como aplicar o marketing social

As campanhas de marketing nas empresas devem ter os valores alinhados ao que sua empresa prega, e em seguida entender desse conteúdo abraçado.

Crie meios de não só divulgar essa campanha de marketing social conceito, mas de dar força a ela por meio de conteúdos relevantes.

Você pode usar técnicas de SEO para sua campanha se destacar nos resultados de busca, copywriting para aplicar os gatilhos mentais que podem impulsionar sua campanha, ou até do Inbound marketing para aumentar as chances de propagação da campanha e da imagem de sua empresa.

Então antes de começar a aplicar o marketing social nas empresas, defina alguns objetivos que você pretende atingir com essas ações.

  • O que almejo com campanhas de marketing social?
  • Qual a causa a ser defendida?
  • Essa causa casa com os valores de sua empresa?
  • Qual o público alvo dessa campanha?
  • Como e onde vai veicular essa campanha?

Essas são algumas das questões que podem guiar o desenvolvimento de suas campanhas de marketing social exemplo de um modo mais objetivo e adequado, para que todas as mensagens passadas sejam compreensíveis e claras.

Definida sua campanha é essencial a divulgação dela, seja por redes sociais, comerciais de TV ou plataformas como YouTube, outdoor e etc. O modo que mais se adaptar ao seu público alvo.

E não se esqueça de realmente seguir o que sua empresa prega por meio da campanha. Se sua campanha estiver voltada a uma instituição sobre desmatamento da amazônia, e você fizer mal uso desse tipo de material natural, pode ser que a campanha seja mal vista.

5 campanhas de marketing social exemplo

Conheça campanhas de marketing social exemplo, de empresas que já descobriram as vantagens dessas técnicas, algumas até já tem ações há um bom tempo.

Cada uma em áreas diferentes de atuação, mas todas de alguma maneira visando um mundo melhor.

Itaú Social

A fundação Itaú Social, é um pólo de desenvolvimento educacional que tem como objetivo proporcionar melhorias para a educação brasileira.

Na ativa desde 1993 com outros projetos, a fundação em si nasceu no ano 2000 e vem desde então criando cada vez mais projetos de ações sociais.

Alguns exemplos são:

  • Prêmio Itaú-Unicef
  • Programa escrevendo o futuro
  • Programa Itaú voluntário

Além disso, a relação do Grupo Itaú o marketing social conceito passa também da cultura até um centro de exposições no centro da cidade e alguns espaços de cinema.

Podemos ver diversos exemplos de empresas que apostam no marketing educacional, assim como o Itaú. Descubra mais sobre marketing educacional.

McDia Feliz

O segundo exemplo do que é marketing social, é da rede de fast food McDonald’s, que realiza todo ano, no último sábado do mês de agosto a campanha intitulada McDia Feliz, em que todas a arrecadação feita com as vendas do lanche Big Mac são destinadas a saúde infantil e adolescente, e ainda nesse ano (2018) educação também.

Além dos lanches, clientes e funcionários que quiserem também podem comprar produtos como bolsas e camisetas com o logo da campanha.

Em 2018 a campanha completa 30 anos no Brasil, e de acordo com a empresa desde 1988 quando foi implementada, já foram mais de R$260 milhões arrecadados.

Como exemplo de marketing social nas empresas do McDonald’s, ela ainda possui o Instituto Ronald McDonald no Brasil, e diversas outras instituições ao redor do mundo.

Dove Pela Autoestima

O projeto de marketing social exemplo Dove Pela Autoestima, tem como intenção orientar jovens a se sentirem bem com sua aparência.

O projeto é aplicado por meio de parcerias entre profissionais da área de saúde, psicologia e imagem corporal, que educam crianças sobre sua autoestima.

De acordo com a marca, mais de 20 milhões de jovens ao redor do mundo já foram impactados pela campanha.

Além disso, uma parceria com o canal infantil Cartoon Network usou o desenho Steven Universo como meio de divulgação da causa e do projeto.

No vídeo os personagens da animação cantam uma música intitulada “Merecemos Brilhar”.

Pedigree – Adotar é tudo de bom

O projeto de marketing da marca de rações Pedigree, intitulado “Adotar é Tudo de Bom” tem como objetivo realizar parcerias com ONG’s e cuidadores de cachorros de ruas ou abandonados.

Dessas parcerias é feita uma agenda de eventos divulgados pela marca, e que promovem ações de adoções desses animais.

Além disso, a marca também destina uma porcentagem de suas vendas para a doação de alimentos às instituições e cuidadores.

Beauty Shop & Natura – Para Sempre Contra Testes em Animais

A campanha da marca internacional de cosméticos The Beauty Shop (recentemente comprada pelo Grupo Natura), desenvolvida em parceria com a Cruelty Free International se chama “Para sempre contra testes em animais” ou “Forever against animal testing”.

Essa campanha tem como objetivo divulgar mundialmente que mais de 80% dos países não possuem leis contra o uso de animais em testes.

A ação é feita por meio de uma petição, que atualmente já conta com mais de 7 milhões e meio de assinaturas. O alvo são 8 milhões de assinaturas, para encaminhamento deste documento a Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a marca, o documento pede à ONU pela adoção de métodos que ponham fim aos testes de ingredientes e produtos cosméticos em animais no mundo todo.

No Brasil tanto a própria The Body Shop, como a mais popular Natura fazem divulgação da campanha, e realizaram até um protesto na Avenida Paulista no dia 27 de maio de 2018.

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Transforme a imagem de sua empresa

Agora que você já sabe o que é marketing social conceito, a importância dele, como aplicar e já viu alguns exemplos dessas ações, é mais fácil conseguir pensar em algo que beneficie sua empresa e o mundo.

Além disso não esqueça de buscar uma causa que combine com a imagem de sua empresa e de divulgar essa ação para atrair mais clientes e adeptos da causa.

Alguns clientes podem até se tornarem fãs de sua marca.

Essas ações podem transformar a imagem de sua empresa e serem o fator decisivo no momento de compra de seus leads!

Então para saber mais dicas para o crescimento de sua empresa, acompanhe o conteúdo do Blog Ideal Marketing.

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