KPIs de SEO: saiba o que é e como usar no seu negócio

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Publicado: 23 de setembro de 2022 | Atualizado: 8 de fevereiro de 2023.

KPIs de SEO são indicadores-chave de performance, é por meio deles que sua empresa consegue saber se as estratégias de marketing estão dando resultados. Saiba mais sobre estas medidas e como seu negócio pode desenvolver boas campanhas com ela.

O KPI de SEO é um método usado com o objetivo de analisar os indicadores das campanhas de marketing realizadas por uma empresa.

São mostras que podem levar a sua marca ao sucesso, com aumento de clientes e faturamento.

Essas informações permitem o acompanhamento em números dos resultados das campanhas realizadas pela sua empresa. Por meio deles, é possível saber o que está funcionando e o que precisa ser modificado para o bom andamento do negócio.

Por isso, a importância de entender e aplicar corretamente os KPIs para SEO, que você vai aprender na leitura deste artigo. Aqui, abordaremos os seguintes temas:

O que são KPIs?

Um homem digita em um notebook e acima do teclado aparecem gráficos e dados

Os KPIs de SEO são utilizados para avaliar o resultado de determinadas ações e iniciativas nas campanhas realizadas pela empresa. 

Ou seja, se os objetivos esperados estão sendo atingidos ou se algo precisa ser melhorado.

Para essas avaliações são usadas técnicas específicas, que se atualizam e se desenvolvem constantemente. 

É muito importante ter em mente que cada negócio precisa ter conhecimento das informações que são analisadas pelos KPIs de SEO, para que a campanha consiga atingir os resultados desejados.

Os indicadores dos KPIs podem vir em forma de números ou porcentagens. Por meio da coleta desses dados, mudanças e melhorias nas estratégias podem ser consideradas.

O que é SEO?

A sigla SEO foi mencionada neste artigo algumas vezes e, se você ainda não é familiarizado com este termo, deve estar se perguntando qual é o significado.

SEO significa Search Engine Optimization, em português, otimização para motores de busca.

Segundo a pesquisa feita pelo Internet Live Stats, empresa de análise de dados, cerca de 40 mil buscas foram realizadas por segundo no mundo, apenas em 2019.

Esse número mostra a importância de uma boa visibilidade nos buscadores para o crescimento de uma empresa.

Os sites que apresentam os melhores resultados nessas pesquisas e aparecem primeiro na SERP são os que têm faturamentos mais positivos. 

Por isso é tão importante dominar a ferramenta SEO.

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Como definir os KPIs certos para o seu negócio?

O primeiro passo é entender que os KPIs de SEO estão diretamente ligados às metas que você almeja conquistar para a sua empresa. São eles que vão mensurar a performance dos objetivos definidos.

Para que a definição dos KPIs para SEO seja feita de forma correta, é necessário se concentrar na identificação de quais são os indicadores relevantes para o seu site. 

Essas características variam de acordo com as diversas estratégias adotadas em cada empresa.

Observe, também, as informações que contenham critérios de comparação que sejam significativos. Não deixe de fazer a coleta, a organização e o armazenamento da quantidade correta e ideal de KPIs de SEO.

Se lembre: o equilíbrio é a principal regra. É claro que não é necessário acompanhar indicadores que não tenham relevância, mas monitorar poucos dados pode não dar o resultado esperado.

Os principais KPIs de SEO

Por ser um tema muito importante para o desenvolvimento do seu negócio, você vai conhecer, neste tópico, as métricas consideradas essenciais.

Assim, você pode definir quais critérios acompanhar para a mensuração dos resultados de uma campanha criada pela sua empresa.

Fique atento aos tópicos a seguir e escolha as métricas mais adequadas e importantes para a eficácia da aplicação dos KPIs de SEO do seu negócio:

  • Sessões orgânicas: acessos realizados mais de uma vez por um único usuário demonstram que as campanhas estão funcionando;
  • Conversões: analisar as conversões orgânicas de leads é uma maneira eficaz de verificar se seus esforços estão sendo recompensados;
  • Backlinks: é essencial saber como a linkagem está sendo feita no site da sua empresa, fique atento a essa prática e remova links tóxicos que possam prejudicar seu conteúdo;
  • Taxa de rejeição: é aqui que você consegue verificar se os conteúdos criados estão prendendo a atenção dos usuários que chegam na sua página. Com esse dado é possível pensar em melhorias dentro do material desenvolvido;
  • Tempo médio na página: quanto mais tempo um visitante passar na sua página, maior é a chance de conversão. Desenvolva materiais que façam com que os usuários fiquem de fato interessados no seu empreendimento.

Como usar os KPIs para SEO na prática?

Um homem usando camisa azul segura uma lâmpada que está escrita KPI em efeito luminoso e ao redor do objeto, aparecem outras representações luminosas das vertentes do KPI

Agora que você já entendeu o conceito de KPI, chegou a hora de saber, afinal, como aplicar todo esse aprendizado no dia a dia da sua empresa.

Afinal, são muitos os indicadores que você pode usar para mensurar se as estratégias escolhidas estão dando certo e trazendo os resultados que você espera. 

A opção de quais KPIs de SEO devem ser utilizados, na prática, é o passo mais importante.

Esta é a medida que vai realmente ajudar os gestores ou as equipes a não perderem tempo com informações que não são relevantes para a campanha adotada.

Uma dica de fundamental importância para o uso correto dos KPIs para SEO é dar preferência aos dados que interferem, de alguma maneira, nos efeitos que você está almejando para a sua empresa.

Se a sua empresa tem como meta alavancar as vendas, é imprescindível que você analise com frequência os dados da campanha para se informar se os números estão realmente subindo.

Além disso, não deixe de investir no seu marketing digital, como, por exemplo, nas redes sociais. Elas aumentam a interação das pessoas e o engajamento do público que você busca atingir.

Invista nas KPIs de SEO

Acompanhar as KPIs de SEO é fundamental para elaborar estratégias de melhoria para as campanhas de uma marca.

Com essas informações, é possível entender os passos da persona dentro do seu site e criar situações propícias para as converter em clientes.

Para isso, busque analisar com cuidado cada informação ensinada neste artigo. Dessa forma, seu negócio encontra as respostas que procura para atingir seus objetivos.

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