Facebook Insights: Aprenda a usar a ferramenta para mensurar seus resultados e conquistar mais clientes online
Publicado: 12 de julho de 2018 | Atualizado: 10 de janeiro de 2020.
Você sabe o que é Facebook Insights? Bom, o Facebook Audience Insights é uma ferramenta de análise de performance importante para a eficiência e sucesso das suas ações digitais. Saber usá-la para conhecer melhor a sua audiência na rede social e elaborar publicações mais assertivas é fundamental para atrair mais clientes!
Segundo a We Are Social os brasileiros passam 9 horas e 14 minutos na internet, colocando o país em 3º lugar do ranking mundial de acessos.
Nesse período mais de três horas são gastas nas redes sociais, sendo que cerca de 6 em cada 10 pessoas estão usando o Facebook nesse tempo.
E se lembrarmos que essa rede social tem mais de 100 milhões de usuários no Brasil, os números impressionam ainda mais.
Por isso criar ações de marketing digital por meio das redes sociais, passou a ser item obrigatório às empresas.
Mas a presença online da sua empresa só terá a eficiência necessária e trará mais clientes ao seu negócio se você conhecer os hábitos e preferências dessa audiência.
Pois com isso será possível criar materiais mais direcionados e capazes de engajar esse público a se interessar pela sua marca.
A boa notícia é: não será necessário quebrar a cabeça para saber como conseguir esses dados, pois o próprio Facebook já fez isso por você!
Isso porque, por meio do Facebook Insights é possível descobrir TUDO sobre os seus clientes e ainda planejar ações mais assertivas.
Quer saber mais sobre o tema? Confira os próximos tópicos!
O que é Facebook Insights?
Conforme o Facebook foi ganhando popularidade e, consequentemente, mais usuários, as empresas passaram a crescer os olhos para cima dessa rede social.
Isso porque elas enxergaram na plataforma o potencial de atingir uma grande parcela do público com apenas simples publicações.
E em resposta a esse enorme interesse comercial, segundo pesquisas de agências de marketing, 9 em cada 10 empresas já estão no Facebook.
Ou seja, por conta dessa grande presença empresarial na plataforma a rede desenvolveu uma ferramenta para ajudá-las.
Assim nasceu o Facebook Audience Insights, braço da plataforma responsável por analisar o desempenho da sua página e te mostrar todos os números a respeito de suas publicações.
Quer saber porque isso é importante para a sua empresa? Confira o próximo tópico!
Saiba o porquê usar Facebook Insights é importante para o sucesso do seu negócio
Como falamos na introdução, no Brasil existem mais de 100 milhões de usuários do Facebook.
Se considerarmos a projeção da população acima de 200 milhões segundo o IBGE, podemos chegar a conclusão de que pelo menos metade dos brasileiros estão conectados a essa rede social.
E dentre esses milhares e milhares de usuários, existe uma parcela muito importante para a sua empresa: a de seus futuros clientes.
Por isso, investir em uma estratégia assertiva para conquistar esse público é tão importante, pois ela vai aumentar as chances deles virarem seus consumidores! Principalmente contando com ferramentas do Facebook destinadas a facilitar esse trabalho!
Mas como tornar as minhas publicações mais atraentes e conquistar essas pessoas?
O primeiro passo é usar o Facebook Audience Insights!
Isso porque entre as ferramentas do Facebook, o Audience Insights vai te ajudar a entender o comportamento e as preferências da sua audiência.
Quer saber quais dados são esses? Então se liga no que vem por aí!
Descubra quais são as métricas usadas pelo Facebook Insights para medir as atividades de seus clientes
Para te ajudar a planejar e criar ações mais adequadas e propensas a te trazerem mais resultados, o Facebook Audience Insights traz para você uma grande variedade de dados sobre suas publicações.
Como, por exemplo, quantos visitantes a página teve e as novas curtidas conquistadas, além de qual o alcance e engajamento gerado pelas publicações.
Além disso, também dá para comparar a performance da página do seu negócio com a dos seus concorrentes, bem como, caso tenha feito algum anúncio, quanto acabou custando cada clique conseguido por meio da publicidade.
Mas o que fazer depois de ter todos esses dados em mãos?
Saiba como usar as informações do Facebook Insights na sua estratégia de marketing digital
Ao analisar as informações obtidas por meio do Insight Facebook, comece procurando tendências.
Ou seja, veja qual foi o horário com mais visualizações, as características das publicações com mais engajamento e quais foram os formatos de material (texto, foto ou vídeo) que geraram mais resposta da audiência.
Agora, depois de conhecer a fundo as preferências do seu público, é hora de pensar na etapa seguinte: planejar os seus próximos posts.
E você deve fazê-lo incluindo todas as informações coletadas por meio do Audience Insights e enfim tornar as suas publicações mais assertivas e atraentes.
Quer saber como trazer essa realidade ao seu negócio? Então confira como começar a usar o Audience Insights.
Como começar a usar o Facebook Insights?
Para começar a usar o Facebook Insights é necessário ter uma fanpage na rede social.
Você já sabe como criar uma página no Facebook? Não?
Mas pode ficar tranquilo, pois temos um tutorial COMPLETO no blog.
E como vimos aqui, o processo é bem simples: basta já ter uma conta na rede social e seguir os passos desse site.
Ele vai pedir que você cadastre informações de perfil, contato e ainda personalize a sua página com imagens.
Depois disso, para começar a usar Facebook Insights só é preciso um passo: olhe para o menu na parte superior da tela e clique em informações.
A partir daí um novo mundo se abrirá.
Funcionalidades do Facebook Insights
Ao ser direcionado para o Facebook Insights, a primeira página a aparecer será a de Visão Geral e nela você poderá ver um panorama geral do desempenho da sua fanpage e publicações.
Mas caso queira obter mais detalhes a respeito de cada métrica, no menu localizado no lado esquerdo é possível conferir todos eles.
Por exemplo, a aba “Promoções” irá te mostrar todos os dados a respeito dos seus anúncios e te dará a opção de criar um novo no gerenciador de anúncios Facebook Business.
Aliás, dentre as ferramentas do Facebook, essa é a voltada para a criação e administração de campanhas na rede social.
Se quiser saber TUDO sobre o assunto, não deixe de conferir nosso post sobre o tema, bem como nosso guia para criar um Facebook Ads de arrasar.
Mas, voltando ao assunto…
Além dessa, o Facebook Insights tem as seguintes categorias:
- Seguidores;
- Curtidas;
- Alcance;
- Visualizações da página;
- Prévias da página;
- Publicações;
- Eventos;
- Vídeos;
- Stories;
- Pessoas;
- Mensagens;
- Pedidos.
E cada aba do Facebook Insights é bem intuitiva e te mostrará os dados de forma bem simples.
Depois disso é só anotar essas informações e começar a planejar as próximas ações, que serão bem mais assertivas!
Mas caso você queira agregar um olhar diferenciado a essa análise do Insight Facebook, confira o próximo tópico.
Bônus: Ferramentas complementares
O Facebook Insights, ou Facebook Audience Insights, é uma ferramenta incrível, isso ninguém pode negar, mas sabia que dá para deixá-la ainda melhor?
Isso porque é possível conectar algumas plataformas a sua página e obter ainda mais informações.
Uma delas é o Google Analytics. Esse recurso da gigante da tecnologia é capaz de analisar todas as métricas dos sites que você cadastrar, ou seja, dá para usá-lo em outras páginas que você tiver.
Para mais informações, confira nosso guia completo sobre o que é Google Analytics!
Além desse, ainda existem o SocialBakers, o Social Mention e o LikeAlyzer, sendo que esse último ainda faz uma análise e te conta os pontos fortes e fracos da sua página.
Viu como é simples cuidar da sua fanpage e fazer ela atrair cada vez mais visibilidade? Contando com ferramentas do Facebook a chance de você fazer seu negócio caminhar rumo ao sucesso é muito maior!
Comece a aproveitar os benefícios de usar o Facebook Insights
Hoje você descobriu o que é Facebook Insights, como usá-lo e por que ele pode ajudar a trazer mais visibilidade a sua empresa.
Afinal, ele vai te mostrar dados importantes sobre a atividade e a preferência dos visitantes da sua página, além de te ajudar a entender como fazer uma gestão de redes sociais eficiente.
Essas informações são fundamentais na criação de ações mais assertivas, pois dessa forma é possível criar publicações adequadas ao gosto do seu público.
E ter esse cuidado na criação de conteúdo é o que vai fazer as pessoas se interessarem pela sua marca e até quererem se tornar clientes!
Sendo assim, não vai ficar de fora do Facebook Audience Insights, uma das melhores ferramentas do Facebook quando o assunto é mensuração de resultados, né?!
Aliás, se quiser outras dicas como essa sobre o que é Facebook Insights, não deixe de conferir o conteúdo do blog da Ideal Marketing.