Como criar texto: 6 dicas simples para enriquecer o blog da sua empresa

//Como criar texto: 6 dicas simples para enriquecer o blog da sua empresa

Por: | Publicado: 30 de novembro de 2018 | Atualizado: 30 de novembro de 2018.

Saber como criar texto de qualidade é um dos maiores desafios de quem investe em Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Mas para quem conhecer as próximas 6 dicas simples essa já é uma etapa superada rumo ao sucesso da sua empresa!

É inegável que a enxurrada de informações as quais somos expostos a todo momento transformou a forma como nos comportamos.

Em contrapartida a essa mudança de atitude, as empresas também precisaram rever a maneira como se relacionava com seus clientes para não perder mercado.

Dessa forma, novas estratégias foram surgindo, como o Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo: metodologias que acompanham esse novo cenário.

Enquanto o segundo visa estreitar laços com seu público por meio de conteúdo, o primeiro conta com outras técnicas, além de materiais educativos, para instruir o seu mercado para empoderar a sua decisão de compra.

Deu para perceber que embora diferentes, ambos tem em comum a sua principal arma, ou seja, o conteúdo?

Mas claro que com a quantidade infinita de informações disponíveis na web, é preciso conhecer a tática certa para produzir materiais de qualidade e que se destacam?

Pois é, a tarefa pode parecer ingrata!
Entretanto, ela pode ser mais fácil se você conhecer 6 dicas simples de como criar texto!

Vamos lá?

O que considerar como um bom conteúdo de Marketing Digital?

Antes de aprender a como criar um texto, primeiro é preciso entender o que é considerado como um bom conteúdo.

Isso porque para que ele te ajude a atrair mais visitantes e seja um excelente aliado na geração de leads deve-se tomar alguns cuidados.

Vamos saber quais são eles, então?

Uso adequado de palavras-chave

Quando falamos sobre técnicas de otimização de sites, ou SEO, dificilmente o uso de palavras-chave não está associado a elas.

Isso porque como elas se referem aos termos inseridos na caixa de pesquisa de um mecanismo de busca, é interessante um texto publicitário contê-los.

Afinal, quando o Google, por exemplo, estiver analisando os sites mais adequados àquela solicitação, o seu com certeza irá figurar entre elas se conter a palavra-chave buscada.

Ou seja, se você tem o objetivo de fortalecer o relacionamento com o seu público por meio do Marketing de Conteúdo, usar essa estratégia é fundamental para responder as suas dúvidas.

Mas cuidado: os algoritmos dos mecanismos de busca valorizam cada vez mais a qualidade do conteúdo, portanto não saia usando a palavra-chave à toa e fora de contexto.

Para não correr riscos, existe um consenso sobre o bom uso desses termos, confira:

  • no primeiro parágrafo do texto, ou seja, na introdução;
  • em pelo menos um intertítulo, no primeiro, de preferência;
  • em textos de até 500, pelo menos usá-la 3 vezes;
  • de maneira natural ao longo do conteúdo;
  • na conclusão.

Essas são apenas algumas recomendações sobre o bom do uso da palavra-chave. O que você deve tomar como via de regra é que independentemente do número de repetições do termo, o seu texto deve sempre esclarecer todas as dúvidas possíveis do seu público.

Benchmark

Além de fazer um uso adequado de palavras-chave, também é preciso entender como os seus concorrentes então fazendo uso dessa estratégia.

Sendo assim, antes de começar a pôr em prática as dicas de como fazer um texto, procure na web o que já foi produzido sobre o tema.

Para isso, pesquise os conteúdos relacionados a palavra-chave do material em uma aba anônima, pois assim suas atividades recentes não afetarão o resultado.

Depois, separe os 10 primeiros colocados na página e analise a forma como eles desenvolveram aquele texto.

Com isso, dá para separar temas que você não pode deixar de abordam, perceber deficiências que deve incluir no seu para deixar o conteúdo mais completo para satisfazer as necessidades do seu público.

Cumprir o objetivo do conteúdo

Depois desses dois fatores, se tem uma coisa que deu para entender que o foco principal em um texto publicitário para o Marketing de Conteúdo é que ele deve atender a todas as dúvidas do seu público.

Mas além disso, você também deve se comprometer ao tema apresentado e não desviar do assunto.

Ou seja, se você está escrevendo um texto sobre “aprenda a criar texto e fazer Marketing de Conteúdo”, deve se ater a esse assunto e explicar como ele pode fazer isso.

Afinal, se começasse a falar sobre as vantagens da metodologia ou explicasse o seu conceito, o leitor certamente se desinteressaria, afinal não foi por isso que ele buscou!

Portanto, ao desenvolver o seu conteúdo, certifique-se sempre de que não está fugindo do tema, assim as chances de perder o visitante serão menores.

Como escrever um conteúdo de Marketing Digital excelente?

Bom, agora que você já conhece os fatores que fazem um texto publicitário ser considerado bom, é hora de saber como fazer o seu, não é mesmo?

Então, vamos ao passo a passo!

1. Conheça sua persona

Como falamos anteriormente, se o conteúdo Inbound deve sanar todas as dúvidas do seu público, nada melhor do que conhecê-lo bem para já ter uma ideia do que elas possam ser.

Para isso, invista na criação da sua persona, ou seja, o perfil do seu cliente ideal desenvolvido por meio de pesquisas entre seus atuais consumidores.

Assim é possível conhecer mais sobre seus hábitos de compra, preferências e o que eles esperam que você esclareça sobre sua empresa e o seu produto.

Tendo essas informações em mãos fica mais fácil planejar o tipo de conteúdo que mais vai agradar a sua audiência, seja na questão de conteúdo ou até mesmo formato preferido.

2. Tenha boas referências de acordo com o objetivo do seu negócio

Além de estudar a estrutura dos conteúdos da concorrência, procure pesquisar mais sobre aquela palavra-chave e também o tema a ser abordado.

Isso porque uma das principais recomendações de como criar texto é estudar o tema a ser escrito para entender o conceito e guiar a produção da maneira correta.

E não só isso: uma boa referência também ajuda a dar ideias sobre a melhor linguagem a ser utilizada ao decorrer do conteúdo.

Mas lembre-se: as referências devem ser usadas como apenas uma orientação! Não copie o que encontrar na web, afinal plágio é crime!

3. Faça pesquisa de palavra-chave

Como falamos anteriormente, a inserção de palavras-chave é um passo muito importante no processo de como criar texto.

Por isso, a etapa da pesquisa da mesma é essencial para a sua estratégia de inbound marketing e marketing de conteúdo, afinal é aqui que você vai escolher os termos mais pesquisados pelo seu público.

Para isso, você pode utilizar ferramentas gratuitas, como o Keywordtool.io e o Ubersuggest, ou até o próprio Keyword Planner, do Google.

Com elas é possível analisar as palavras mais pesquisadas na sua área pelo volume de busca e escolher termos parecidos para fortalecer a sua palavra-chave principal.

4. Crie um esqueleto do seu texto

Depois de ter pesquisado sobre o assunto e inclusive ter escolhido a palavra-chave para o seu texto, é hora de arregaçar as mangas e produzir o seu conteúdo inbound.

Mas antes de começar a escrever, é recomendado no processo de como criar texto a primeiro fazer um esqueleto do seu material.

Isso é, no próprio documento onde você vai redigir o conteúdo, coloque todas as informações essenciais e que não podem deixar de serem apresentadas.

Para facilitar o processo de como fazer um texto, organize por meio de tópicos esses dados principais e os complementares.

Assim você já deixa organizada a linha de raciocínio do seu conteúdo e não corre o risco de dispersar do assunto.

5. Escreva o seu conteúdo Inbound

Com o esqueleto do seu texto publicitário em mãos, finalmente chegou a hora de redigir o seu conteúdo inbound!

Para que o processo de como criar texto seja o mais tranquilo possível, existem algumas recomendações que podem ser aplicada nessa hora.

Como, por exemplo, priorizar o uso de frases e parágrafos curtos a fim de facilitar a leitura do usuário, bem como destacar pontos específicos com recursos de negrito, itálico ou sublinhado.

Além disso, procure dividir o texto em tópicos para facilitar o entendimento da linha de raciocínio, bem como fazer linkagens para outros artigos do seu blog para que o usuário consiga expandir o seu conhecimento sobre o tema.

Por fim, quando for convidá-lo para uma ação por meio de um CTA, invista no uso de uma linguagem persuasiva, como verbos no imperativo: compre, baixe, leia etc.

6. Revise!

Tão importante quanto a produção do seu conteúdo inbound é a etapa de revisão do seu texto publicitário.

Isso porque é nesse momento que você vai ver se o objetivo foi alcançado, ou seja, se foi fiel ao tema e conseguiu explicá-lo da melhor maneira ao leitor.

Além disso, verifique se não há nenhum erro gramatical ou se há algum erro de conceito durante o conteúdo.

Mas lembre-se: a sua visão pode ficar viciada durante o processo de como criar texto, por isso recomenda-se que não se faça a revisão assim que terminar de redigi-lo.

Dessa forma você garante um olhar mais crítico e limpo ao seu material, reduzindo os risco de publicar um conteúdo com algum erro.

Já sabe como criar texto? Então mãos à obra!

Neste conteúdo você viu que para implementar uma estratégia de inbound marketing e marketing de conteúdo de sucesso é preciso conhecer os segredos de um bom texto publicitário.

Isso porque para conquistar clientes por meio dessa metodologia deve-se produzir um material de qualidade a fim de se destacar da concorrência.

Sendo assim, mostramos aqui os três pilares que formam um bom conteúdo inbound a fim de te orientar melhor no processo de como fazer um texto.

Mas não foi só isso que você viu por aqui! Afinal, apresentamos 6 dicas simples para te ajudar a produzir os melhores textos da web!

E depois de ter aprendido tudo isso, que tal conhecer outras dicas para gerar mais leads? Para isso, é só conferir o artigo sobre como implementar um projeto de inbound marketing de sucesso!

2018-11-30T15:32:31+00:00

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