Google libera atualização do YouTube Go no Brasil! Saiba usar a ferramenta a favor do seu negócio

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 13 de abril de 2018 | Atualizado: 30 de março de 2022.

O YouTube Go é o mais novo aplicativo do Google e chegou causando um grande alvoroço. A intenção é que o app faça download de vídeos no YouTube para serem vistos em qualquer lugar sem gastar internet do celular. Mas, qual será o benefício desse app para sua empresa?

De acordo com o YouTube, mais da metade das visualizações na plataforma são feitas de dispositivos móveis.

Isso explica o fato de que, desde o seu lançamento em terras Tupiniquins, o YouTube Go já superou a marca de 10 milhões de downloads na loja de app do Google e na Apple Store.

E os clientes da sua empresa estão dentro desse número.

Pensando nisso, nós vamos mostrar como a seu negócio pode explorar essa vantagem de baixar vídeos do YouTube para ter maior divulgação.

Só não esquece de dar um “joinha” e seguir o blog nas redes sociais antes de conferir o que nós preparamos para quem procura baixar vídeos do YouTube.

Mas fica tranquilo que essa leitura não vai consumir nem metade dos seus dados se comparado com um vídeo!

Dá só uma olhada no conteúdo:

Conheça o YouTube Go

O que é youtube Go

Antes de você entender o que é o YouTube Go, vamos contextualizar uma coisinha: O YouTube é uma plataforma para reprodução de vídeos online que foi lançado vez em 14 de fevereiro de 2005.

O Google comprou o site em 2006 e desde então o YouTube vem desempenhando um papel extremamente importante para o marketing digital de empresas mundo afora.

Com isso é possível que você se interesse por criar um perfil para sua empresa nesta rede social então dê uma olhadinha em nosso conteúdo sobre como criar um canal no YouTube.

Ótimo! Agora sim, “go”!

O YouTube Go é um aplicativo feito para as pessoas econômicas.

Mas, econômicas por quê?

Bom, o Google queria encontrar uma maneira de continuar tendo visualizações com os vídeos do YouTube mas também estava preocupado em ajudar os usuários a manterem a internet até o fim do mês.

Afinal, todo mundo sabe, principalmente o Google, que os planos de internet móvel no Brasil são de fazer chorar de desespero, né?

Por isso, o Google pensou em um modo de manter a visualização dos vídeos sem deixar de lado a economia de dados móveis de cada pessoa.

Um fofo, né?! <3

Bom, o YouTube Go chegou em fevereiro de 2018 no Brasil e em menos de um mês já passou da marca de 10 milhões de downloads no Google Play e Apple Store.

É um app simples de usar!

Basicamente, o YouTube Go é um aplicativo do Google no qual é possível baixar vídeos da plataforma YouTube para vê-los na hora que quiser.

Os vídeos baixados ficam guardados no seu smartphone ou no cartão de memória do aparelho e assim você poderá assistí-los em qualquer lugar!

Caso você não tenha muito espaço de armazenamento, o aplicativo permite escolher a qualidade do vídeo antes de baixar, economizando memória

Como assim qualidade?

Se você quiser assistir um vídeo em Full HD certamente ele demandará um pouco mais de espaço porque toda essa qualidade “pesa” na memória do aparelho.

Agora, se a sua prioridade for economizar espaço no celular, você terá a opção de diminuir a qualidade do vídeo. Porque quanto menor definição, mais “leve” ele fica na memória do Smartphone.

Ótimo! Vou baixar vídeos até dizer chega!

Então… Não é bem assim!

É importante saber que nem todos os vídeos do YouTube podem ser baixados pelo aplicativo.

Por isso, não adianta entrar no YouTube e escolher um vídeo para baixar se ele não estiver liberado para download dentro do YouTube GO.

Essa proibição acontece porque muitos vídeos possuem direitos autorais, principalmente os de música, shows de cantores famosos e conteúdos de algumas empresas.

Esses direitos impedem que as pessoas façam download gratuito de alguns conteúdos na plataforma.

Uma desvantagem do aplicativo é que ele não mostra apenas os vídeos que podem ser baixados e isso força o usuário a clicar em todos eles.

Isso deixa a pessoa na expectativa se aquele arquivo está disponível para download ou não.

E sabe qual a melhor vantagem disso, colega?

Não gasta os dados do celular para assistir os vídeos já baixados! 😀

Exatamente! Chega de sofrer por que a internet do celular não está colaborando com a sua sede de conhecimento!

Mas fique atento! Só não gasta os dados quando o vídeo já estiver baixado no seu aparelho! Para fazer o download das mídias gasta internet sim.

O mais recomendado é que você faça o download vídeo YouTube usando uma rede de wifi, assim nem internet para baixar os vídeos você vai gastar.

Quer saber como usar a atualização do YouTube Go, o novo queridinho do Google? Dá só uma olhada no próximo tópico.

Aprenda a usar o novo aplicativo do Google

Aprenda a usar o youtube go

Usar o YouTube Go é muito mais fácil do que pode parecer, afinal, o aplicativo possui uma interface simples, se comparada com os outros apps para download de vídeos disponíveis no mercado, como:

  • Videoder;
  • Ibolt;
  • Tubemate;
  • Vdownloader.

Ao baixar o YouTube Go no Smartphone você precisa fazer o cadastro da sua conta Google e do número de telefone para ter uma conta no aplicativo.

Depois, o aplicativo pedirá permissão para acesso às suas mensagens SMS, chamadas e para o armazenamento de mídia do aparelho.

Epa, minhas mensagens?

Sim, mas fique tranquilo que o acesso do app a essas funções do aparelho estão ligadas ao cálculo de quanto você tem de memória interna.

Não vão roubar seus dados e nem instalar um super vírus que pode clonar sua senha do internet banking.

Voltando…

Depois de configurar as autorizações do YouTube Go você já pode procurar pelos vídeos que deseja baixar no celular.

E aproveite, pois essa é uma excelente forma de fazer download dos vídeos para quem vai viajar ou simplesmente para quem já estourou o pacote de dados vendo séries no Netflix.

Mas você já parou para pensar quais as vantagens de utilizar essa nova ferramenta para você e para a sua empresa?

Vantagens de usar o app

Com o YouTube Go você poderá compartilhar os vídeos que baixou com outras pessoas por meio do Bluetooth dos aparelhos.

A gente sabe que essa não é uma baita tecnologia, levando em consideração outras formas de compartilhamento, mas só o fato de poder compartilhar já é alguma coisa!

O aplicativo nasceu justamente dessa ideia de oferecer conteúdo educativo e relevante aos usuários da plataforma sem a necessidade de estar conectado a internet para assisti-los.

É por isso que a função “Baixar” do aplicativo permite que você tenha a opção de assistir um conteúdo de qualquer lugar.

Pensando nisso, separamos uma lista com as vantagens do YouTube Go, confere aí:

Controle dos dados móveis

Você economiza a internet do celular (que é cara e não é boa). Assim poderá assistir todos os episódios daquela série incrível que você ficou viciado na Netflix.

Download dos vídeos

É possível baixar os vídeos do YouTube de forma rápida, simples e segura! Nós dizemos segura porque a chance de você baixar um vírus usando o YouTube Go é zero, diferente de outros apps disponíveis na web.

Compartilhamento dos vídeos (via Bluetooth)

Sério? Bluetooth?

Como nós já dissemos, não é a forma mais moderna e rápida de compartilhar um arquivo como esse, mas é uma forma de compartilhar, não é?

Sejamos sempre positivos!

Compatível com versões antigas do Android

Não importa se o seu aparelho é o primeiro modelo de Android lançado no Brasil, o YouTube Go tem a versão correta para você!

Mas, uma das principais vantagens desse aplicativo é a possibilidade de auxiliar a empresas a postar e divulgar vídeos mais longos e educativos.

Sim, é possível, mas você precisa divulgar a possibilidade das pessoas fazerem o download video YouTube por meio do app.

Como a sua empresa explorar o YouTube Go para ter mais divulgação?

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber antes de começar um projeto

Calma, empresas? Como assim?

Sim, empresas!

Afinal, elas são as responsáveis por cerca de 20% dos conteúdos publicados no YouTube e um aplicativo como o YouTube Go pode trazer mais relevância a uma marca pelo simples fato dela se preocupar com a economia de dados de um usuário.

Pensa com a gente aí…

Se as pessoas que buscam por economia de internet baixam vídeos de YouTubers, por que não poderiam fazer download de vídeos de uma empresa?

O app pode ser um grande aliado das organizações, basta sua equipe de marketing conhecer os métodos certos e aplicá-los na hora de criar vídeos e divulgar esse material.

Pense sempre que a sua empresa deve se destacar em meio a todas as outras do ramo!

Se os concorrentes criam vídeos curtos para explicar seus produtos, serviços, novidades e até mesmo falar sobre a instituição, você pode se destacar criando conteúdos muito mais interessantes.

“Mas como eu posso ser interessante no YouTube de Whindersson Nunes, Porta dos Fundos, Luan Santana, Simone e Simaria?”

Crie vídeos educativos sobre o produto ou serviço que a sua empresa oferece e utilize boas práticas de YouTube SEO. Assim você ajudará a divulgar seus trabalho e, principalmente, sua empresa!

O YouTube Go ajuda muitos empresários que procuram divulgação na web a ter mais visibilidade e presença online.

No entanto, para ser conhecido é preciso criar conteúdos de qualidade!

Os vídeos mais longos e educativos demandam mais tempo de produção, porém oferecem um resultado muito eficiente quando o assunto é presença de uma empresa online.

Faça vídeos explicando em detalhes formas de aplicar o trabalho da sua organização no dia a dia do usuário, mostre as vantagens de usar determinado produto ou serviço e ensine o usuário a fazer algo novo.

Como aqueles vídeos do instagram que nos ensinam a criar coisas novas a partir de um móvel velho ou objeto usado.

No caso dos vídeos de uma empresa, é importante deixar na descrição do vídeo o link para download do YouTube Go e dessa forma incentivar o usuário a baixar e assistir seu vídeo depois.

Não existe uma “licença” para que as pessoas possam baixar seus vídeos, mas você precisa definir no momento de publicar o conteúdo que não pretende bloqueá-lo por direitos autorais.

Por isso, acredite no que eu te digo, é possível usar o YouTube Go para divulgar ainda mais a sua marca na web sem ao menos gastar os dados do coleguinha.

Assistir offline agora para não sofrer sem internet depois

Assistir offline no youtube go agora

O YouTube Go é um app para quem procura economia, facilidade e segurança.

Para que você entenda melhor tudo o que foi passado até agora, fizemos uma pequena revisão do conteúdo.

Por isso, pegue um papel e caneta e anote tudo!

  1. O YouTube Go é um app para fazer download de vídeos no YouTube e assistir depois;
  2. O aplicativo permite que você economize dados móveis do seu aparelho, até porque, a internet móvel dos celulares no Brasil é triste!
  3. Você pode usar a vantagem de economizar dados para promover o app entre seus clientes e facilitar as visualizações dos vídeos da sua empresa.
  4. Você pode ter maior visibilidade on-line com o download dos seus vídeos;
  5. O aplicativo é compatível com as versões mais antigas do Android;
  6. Crie vídeos cheios de conteúdo e disponibilize no YouTube para download, assim você conseguirá mais visualizações do seu material.

Anotou tudo?

Vamos a parte final desse conteúdo…

Do lado dos usuários, ficou muito mais simples assistir vídeos de seu interesse sem gastar todo o pacote de dados do celular.

Já no caso das empresas, foi possível encontrar uma “brecha” para criar conteúdos educativos e engajadores no formato de vídeo a fim de conquistar novos potenciais clientes.

Desse modo, o YouTube Go permite que todas as pessoas tenham acesso ao conhecimento e entretenimento por meio dos vídeos publicados no YouTube.

Portanto, agora que você e a sua empresa já conhecem o YouTube Go, aproveite para desenvolver novos vídeos cheios de conteúdo e os disponibilizem no aplicativo!

Agora sim, dá aquele like e se inscreve no canal para curtir as novidades que vêm por aí!

Compartilhe nas Redes Sociais!