Sabe como vender pelo facebook??? Aprenda com 6 dicas como a maior rede social do mundo te ajuda a faturar mais!
Publicado: 11 de maio de 2018 | Atualizado: 9 de janeiro de 2020.
Como vender pelo Facebook? Ainda não sabe? Essa modalidade de vendas tem ganhado força, principalmente com a inauguração do Facebook Marketplace. Aprenda 3 dicas de lugares dentro do Facebook para concentrar seus esforços de vendas!!!
Desde a segunda metade do século 20 com as Grandes Guerras, uma evolução econômica, social e tecnológica tem acontecido sem precedentes.
Por isso, logicamente, independente do segmento, todo segmento precisa estar antenado e sincronizado a essa.
As redes sociais no início do século 21 potencializaram a velocidade com essa evolução tem acontecido e viraram plataforma de divulgação muito eficaz nessa missão.
Afinal, hoje em dia todo mundo está “plugado”.
Por exemplo, o Facebook é a rede sociais mais utilizadas do mundo todo atualmente com mais de 2 bilhões de usuários.
Para se ter ideia, só no Brasil a rede social de conta com 102 milhões de usuários!
Em um país com pouco mais de 207 milhões de pessoas, este número representa quase 50% da população.
Incrível, não é mesmo?
O mais impressionante é quando vemos que o Facebook hoje é, além de uma plataforma de divulgação de produtos e serviços muito forte, um centro de opiniões partilhadas.
Agora, já imaginou divulgar seu negócio para tantas pessoas assim?
Sim? Então fique com a gente e aprenda TUDO sobre como vender no Facebook!
Veja os tópicos abordados:
Quais os motivos em aprender como vender pelo Facebook?
Se você está se perguntando por qual motivo deve aprender como vender pelo Facebook este tópico busca responder às suas dúvidas.
Então, como abordamos na introdução deste conteúdo, um grande número de pessoas estão conectadas diariamente às redes sociais, dessa forma entendemos que a probabilidade de visualização de propagandas por essas pessoas é bastante grande.
Sendo assim, veja nossa lista apontando as principais razões de investir em vendas pelo Facebook.
O primeiro motivo: alcance!
Quantas pessoas visitam sua loja física ou e-commerce por dia? Você deve ter uma estimativa…
Agora compare com os dados da rede social mais famosa do mundo!
Pense conosco rapidamente:
O número de brasileiros com uma conta ativa é de 102 milhões destes, 67% utilizam a rede todos os dias, ou seja mais de 62 milhões de pessoas acessando diariamente.
Seria se restringir muito limitar-se apenas ao público que frequenta sua loja física, por exemplo.
Dessa maneira, as chances de suas ofertas atingirem mais pessoas é consideravelmente maior.
Além disso, seus leads (clientes em potencial) provavelmente estão dentre os 62 milhões de usuários que acessam o Face.
Por isso, lembre-se da regra de ouro para um negócio: quem não é visto, não é lembrado!
Então, esteja na maior quantidade de lugares (físicos e especialmente virtuais) possíveis!
O resultado do mega alcance proporcionado pelo Facebook é bastante claro: maiores chances de realizações de compras e conversões de leads.
Clientes que já compram na sua loja vão poder ver os seus anúncios num ambiente descontraído e relativamente inesperado.
Além disso os leads terão maiores chances de se converter em compradores de sua marca se forem expostos a ela.
Segundo motivo: proximidade com o seu cliente.
Não importa o meio utilizado na promoção de suas ofertas, quando você faz isso na rede social está tornando o contato com os possíveis compradores mais dinâmico e interativo.
Entender como vender pelo Facebook aumenta a aproximação entre os consumidores, aumentando o engajamento à marca.
Assim, quanto mais interações tiver no seu post, mais visibilidade você vai ter! Isso resulta em mais chance de convencer pessoas a comprar seus produtos ou serviços.
Como vender pelo Facebook possibilita maior engajamento dos usuários à marca, o engajamento, por sua vez, aumenta as chances da fidelização de clientes.
Muitas vezes o investimento para alcançar novos clientes é superior ao de fidelização de um comprador.
Esteja à frente da concorrência!
Para isso, invista em um bom relacionamento com seus clientes e torne-os fiéis à sua empresa!
Terceiro motivo: preços baixos.
O Facebook possui ferramentas de anúncio pago, o Facebook Ads, mas este assunto falaremos mais à frente.
Deixando de lado esse tipo de anúncio, todos os outros podem ser feitos inteiramente gratuitamente.
Utilizando boas técnicas de divulgação, disponibilizando conteúdos relevantes aos usuários e respondendo rapidamente às dúvidas e sugestões você não irá precisar pagar pelos anúncios.
Procurar meios como vender pelo Facebook tem suas raízes em todos esses motivos, então, chegou a hora de saber quais as vantagens de utilizar esse tipo de estratégia.
Quarto motivo: ROI sempre positivo
O ROI, ou em português, retorno sobre investimento tem muito mais chances de ser positivo se o valor direcionado às vendas pelo Facebook for baixo.
Se é você quem cuida de seu próprio negócio e planeja atingir os usuários por meio de estratégias orgânicas, isto é, não pagas seu investimento será 0.
Logo, qualquer venda no Facebook resultará em um ROI positivo!
Quer saber mais sobre o que é ROI? Acesse nosso conteúdo!
Agora já conhecemos os principais benefícios em aprender como vender pelo Facebook, chegou o momento de aplicar os métodos de venda nessa rede social.
Agora que você já entende os motivos e benefícios que trazem relevância em como vender pelo Facebook, As vendas pelo Facebook possuem diversos benefícios ao seu negócio, todos eles estão ligados diretamente às características da rede.
Acompanhe a seguir 6 dicas sobre como vender pelo Facebook.
6 dicas sobre como vender pelo Facebook
Até este ponto, você aprendeu sobre os motivos e benefícios do investimento em vendas pelo Facebook.
Agora chegou o momento de analisar a prática!
Assim, veja como vender pelo Facebook e garanta um crescimento nas taxas de lucro do seu negócio.
Crie uma página e divulgue seus produtos
O primeiro passo para compreender como vender pelo Facebook é a criação de uma página.
Na página inicial, se você digitar no campo de busca “criar página”, será redirecionado a uma plataforma bastante intuitiva para como criar uma página no Facebook preenchendo os campos indicados.
É por meio da sua página que você obtém duas possibilidades:
- Fazer vendas a partir de anúncios
- Disponibilizar conteúdos atraindo usuários para sua página
Veja a seguir mais táticas para alcançar seu objetivo nessas possibilidades.
Vendas por meio de FacebookAds
Você pode pensar em como criar uma loja virtual no Facebook a partir de sua fanpage divulgando-a através dos FacebookAds.
Dentro de sua página institucional, no canto superior direito você tem a opção “Criar Anúncio”.
Ao clicar nessa opção você será direcionado a uma janela na qual deverá indicar o objetivo de sua campanha, bem como a etapa do funil de vendas: conhecimento, consideração ou conversão.
Em seguida você tem a oportunidade de segmentar sua audiência, sincronizando dados daqueles que já acessaram seu site, ou fazem parte da sua base de leads.
A outra opção de segmentação de audiência é a partir dos interesses de sua persona e de dados como idioma, gênero, idade e localização.
Na sequência você tem a opção de selecionar os canais de divulgação: feed de notícias, feed de notícias para dispositivos móveis, barra lateral, anúncio na rede de aplicativos.
O mais indicado é selecionar todos os canais de divulgação para estar mais presente.
A próxima etapa é definir o tempo que o anúncio ficará no ar, além do orçamento diário investido.
O passo seguinte é selecionar o tema do seu anúncio:
- Carrossel: Anúncio com duas ou mais imagens ou vídeos roláveis.
- Imagem única: Crie até 6 anúncios com uma imagem cada, sem custo adicional.
- Vídeo único: Anúncio com apenas um vídeo.
- Apresentação multimídia: Anúncio de vídeo em loop com até 10 imagens.
- Canvas: Conte uma história mais envolvente combinando imagens e vídeos.
A última etapa é estruturar seu anúncio com as imagens e o texto de sua campanha.
A dica é: analise as métricas de sua campanha, realize alguns testes e otimize sua campanha.
Atraia usuários à sua página
Este é o meio orgânico, isto é, não pago, para aumentar o engajamento de sua marca através da rede social.
Para conseguir atrair os usuários a dica é: produzir conteúdos relevantes e atrativos relacionados à sua área de atuação.
Se sua empresa vende roupas, a melhor maneira de atrair usuários apaixonados por moda é publicando conteúdos sobre a área.
Pense em coisas como: principais tendências, acontecimentos e eventos importantes, o necessário é ser criativo.
Uma outra maneira de engajar os usuários é através de eventos.
Crie eventos para atrair usuários
Os eventos no Face podem ser criados tanto por páginas como através de perfis pessoais.
Promover um evento é um modo de atrair usuários bastante eficiente, pois notificações irão lembrar os utilizadores da rede quando este evento estiver próximo de acontecer.
Além disso, após as atualizações do Facebook, a função stories é criada no dia do evento para divulgar as imagens do acontecimento.
Bem legal, né?!
Mas existem outros métodos de como vender pelo Facebook.
Facebook Marketplace
Se você está por dentro de todas as atualizações do Facebook deve ter notado uma mudança significativa, a inauguração do Facebook Marketplace.
O Facebook Marketplace é uma plataforma de compra e venda de produtos que opera dentro da rede social e permite aos usuários realizar negociações.
Devido à utilização de um sistema de localização GPS o Facebook Marketplace promove transações entre pessoas que estão geograficamente próximas, proporcionando um baixo custo de frete aos utilizadores.
Além disso, as vendas no Marketplace Facebook são direcionadas ao C2C (Costumer to costumer, em português de cliente para cliente).
Porém isso não significa que sua empresa não possa anunciar nesse espaço.
Pelo contrário, quanto mais presente você estiver na rede, maiores serão as chances de realizar uma venda e alcançar novos clientes.
Grupos relacionados à sua área de atuação
O maior problema do Marketplace Facebook está na universalidade de seus anúncios, funcionando como uma espécie de mercado de pulgas.
Dessa maneira, apesar de seu alcance ser grande a qualidade dos compradores é bastante baixa, no sentido de haver pessoas diferentes com interesses diferentes.
Nesse ponto os grupos do Face possuem uma vantagem quando o assunto é vender pela rede.
Dentro deles, os usuários têm a opção de fazer uma publicação com o formato de anúncio de vendas de um produto ou serviço.
Para isso é super fácil!
Entre no grupo em que você pretende anunciar, na área de publicações selecione a aba vender um item, uma janela vai abrir.
Nessa janela você tem um espaço de até 100 caracteres para nomear o item que será anunciado, também há uma lacuna para indicar o preço, o local, um espaço para descrição do produto e adicionar imagens.
A principal vantagem desse tipo de anúncio é estar próximo de pessoas que compartilham interesses em comum.
Essa característica torna uma conversão de lead muito mais fácil!
Mas não se esqueça, tanto o Marketplace Facebook quanto as ofertas feitas em grupos só podem ser realizadas por perfis pessoais.
A dica é: além de fazer uma página institucional, faça também um perfil para sua empresa.
Assim você conseguirá estar presente em todos os ambientes de venda.
Você já sabe tudo sobre como sobre vender no Facebook, agora vamos dar uma olhada em alguns cases de sucesso.
BÔNUS: cases de sucesso sobre como vender pelo Facebook
Até este momento nós mostramos a você as razões, os benefícios e como vender pelo Facebook.
Porém queremos despertar sua criatividade, para isso preparamos alguns cases de sucesso.
Bar Ideal
A página do restaurante oferece cardápios, sorteios e fotos de pratos. Além de promover vagas de emprego e produzir imagens.
Devido à criatividade e o engajamento da página, eles receberam um prêmio do concurso Peixe Grande da revista Wide.
O Bar Ideal percebeu mudanças dos parâmetros de crescimento do Facebook, hoje é praticamente impossível crescer uma fanpage sem conciliar conteúdo e ações promocionais como anúncios e sorteios.
A “humanização” da fanpage rendeu um bom crescimento no engajamento da marca.
Pringles
A fanpage da marca de batatas mais famosa do mundo, Pringles, se destacou em especial por uma grande utilização de imagens personalizadas.
A marca criou um tom descontraído e bastante convidativo, envolvendo os fãs através de comentários, discussões e jogos interativos originais.
Como característica mais importante da página podemos destacar o uso de imagens.
Os coordenadores da fanpage reconheceu que a sua audiência no Face reage bem à comédia e usaram sua página para publicar um conjunto de imagens com potencial viral.
O resultado foi tão satisfatório que a marca não sentiu necessidade de usar o FacebookAds em suas campanhas.
Grand Hyatt Hotel
O hotel Grand Hyatt iniciou uma campanha com a meta de ultrapassar os ganhos de Black Friday dos anos anteriores.
Para atingir seu objetivo, a rede de hotéis apostou em uma estratégia de remarketing com Anúncios Dinâmicos no Facebook.
Com a sua persona bem definida, isto é, um público jovem a marca esperava aumentar em, ao menos, 30% as vendas da Black Friday do ano anterior.
Os resultados foram um faturamento 44% mais alto comparado ao ano anterior e um retorno de 11 vezes sobre o investimento realizado.
Muito legal, não acha?
Com esses exemplos ficou mais fácil pensar em uma estratégia de vendas no Facebook.
Chegou a sua vez de realizar uma campanha no Face.
Venda agora mesmo seus produtos no Facebook!
Esperamos que neste momento você já saiba tudo sobre como vender pelo Facebook, os benefícios, as finalidades e ainda uma inspiração com os cases de sucesso.
Não é difícil conseguir alcançar bons números de engajamento e visualização de sua marca né?!
Então agora é sua vez!
Por isso, lembre-se!
- A internet é o grande outdoor de produtos e serviços hoje;
- O Facebook é a rede social mais usada no mundo;
- Por isso, vender pelo Facebook é uma das grandes armas dos empreendedores hoje por causa de seu volume de uso;
- Aproveite os benefícios e funcionalidade aprendendo como vender pelo Facebook, a maior rede social do mundo;
- Disponibilize por meio de páginas com Facebook Ads;
- Atraia seguidores com eventos criados
- Utilize o Facebook MarketPlace;
- Trabalhe com publicações periódicas em grupos.
Planeje sua estratégia de ação para vender pelo Facebook e garanta neste momento um maior alcance e visibilidade de sua marca!
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