SMO: conquiste mais seguidores para as suas redes sociais!
Publicado: 28 de novembro de 2019 | Atualizado: 6 de abril de 2022.
O SMO é uma estratégia de otimização de páginas voltada para as redes sociais. E entender suas técnicas é fundamental para quem quer se relacionar bem com os clientes e ter uma imagem positiva no mercado.
Não é mais novidade para ninguém que as redes sociais deixaram de servir apenas para o entretenimento para as pessoas.
Isso porque hoje elas são um importante canal de comunicação que ajuda até na hora de encontrar novos produtos e serviços.
Por isso, quem quer se destacar no mercado e ter sucesso precisa incluir as redes sociais em sua estratégia de marketing para ter um bom relacionamento com seu público.
Para tanto, conhecer as boas práticas de SMO Social Media Optimization é fundamental para conseguir ter uma forte presença nessas plataformas.
Mas se você nunca ouviu falar sobre isso e tem dúvidas sobre o assunto, fique tranquilo! Confira os tópicos abaixo e saiba como ter sucesso nas redes sociais:
O que é Social Media Optimization?
O SMO (Social Media Optimization) é um conjunto de estratégias de otimização para as redes sociais a fim de atrair mais visitantes para sua página.
E isso é feito por meio de conteúdos úteis e relevantes, capazes de aumentar o engajamento da sua audiência, gerando mais seguidores para os seus perfis empresariais.
Além disso, você pode também usar o site ou blog da sua empresa para potencializar os resultados da sua estratégia de SMO Social Media Optimization.
Assim, o acesso a todas as páginas da web do seu negócio aumenta consideravelmente. Mas para tanto, é preciso seguir as 5 regras estabelecidas pelo criador do SMO, Rohit Bhagava.
Saiba quais são elas a seguir:
5 regras valiosas do SMO definidas por Rohit
Quando Rohit Bhagava criou o SMO em 2006, ele criou 5 regras valiosas para o bom uso da estratégia.
Confira quais são elas a seguir:
- Regra 1 – Aumente sua capacidade de vinculação: Muitos sites são “estáticos” – o que significa que raramente são atualizados e usados simplesmente para uma loja. Então, para otimizar um site para as mídias sociais, precisamos aumentar a capacidade de vinculação do conteúdo. Adicionar um blog é um ótimo passo, no entanto, existem muitas outras maneiras, como criar whitepapers e artigos de reflexão ou simplesmente agregar conteúdo que existe em outro lugar em um formato útil;
- Regra 2 – Facilite a marcação e a marcação: Adicionar recursos de conteúdo, como botões rápidos, é uma maneira de facilitar o processo de marcação de páginas. Mas além disso, é importante incluir uma lista de tags relevantes, notas sugeridas para um link (que aparecem automaticamente quando você etiqueta um site) e a opção de marcar as páginas primeiro em sites populares de favoritos sociais (incluindo mais do que apenas a página inicial);
- Regra 3 – Recompensa de links de entrada: Freqüentemente usados como um barômetro para o sucesso de um blog (e também de um site), os links de entrada são fundamentais para aumentar os resultados de pesquisa e a classificação geral. Para incentivar mais deles, é preciso facilitar e fornecer recompensas claras, que vão do uso de links permanentes à recriação. Similarmente, a listagem de blogs com links recentes em seu site oferece a recompensa de visibilidade para aqueles que apontam para você;
- Regra 4 – Ajude o seu conteúdo a viajar: Diferentemente de grande parte do SEO, o SMO não se resume a fazer alterações em um site. Quando você tem um conteúdo que pode ser portátil (como PDFs, arquivos de vídeo e arquivos de áudio), enviá-los a sites relevantes ajudará seu conteúdo a viajar mais e, finalmente, direcionará os links de volta para o site;
- Regra 5 – Incentivar o mashup: Em um mundo de cocriação, vale a pena ser mais aberto ao permitir que outras pessoas usem seu conteúdo (dentro do razoável). A ideia do YouTube de fornecer código para recortar e colar para que você possa incorporar vídeos do site deles impulsionou seu crescimento. A distribuição de seu conteúdo por meio de RSS também facilita a criação de mashups para outras pessoas que podem direcionar tráfego ou aumentar seu conteúdo.
- Ao seguir essas 5 regras, o seu negócio pode aproveitar inúmeros benefícios proporcionados pelo SMO. Veja alguns a seguir:
Entenda por que investir em Social Media Optimization é importante
Utilizar o SMO é uma forma de se aproximar do seu público e ajudá-lo a tirar todas as dúvidas possíveis, independentemente da experiência que o consumidor tiver.
Isso porque ele permite que você faça uma gestão muito mais ativa da sua marca, com maior interação com todos os seus seguidores, que podem ser seus clientes ou não.
E isso é importante, afinal de contas seus produtos e serviços estão sendo avaliados pelas pessoas a todo momento, que muitas vezes compartilham sua opinião sobre nas redes.
Sendo assim, estar presente nessas plataformas te ajuda a se relacionar melhor com seu público bem como ter insights de melhorias para proporcionar a ele uma boa experiência.
Agora que você entendeu a importância do SMO Social Media Optimization até para suas futuras estratégias, é hora de saber como colocar a estratégia em prática. Confira:
Conheça as melhores estratégias de SMO
Trabalhar suas campanhas dentro das redes sociais faz toda a diferença quando o assunto é conseguir mais clientes para o negócio.
Isso porque, como já explicamos, elas permitem que o site ou blog da sua empresa receba mais acessos, melhorando o posicionamento na internet. Inclusive, isso pode impactar na taxa de conversão do negócio.
Portanto, para que você possa realizar uma excelente estratégia de Social Media Optimization, dê só uma olhada nas dicas que preparamos:
Dica 1: Incorpore as redes sociais no site e blog da sua empresa
A primeira dica para executar uma excelente estratégia de SMO é incorporar suas redes sociais no site e blog da sua empresa.
Para tanto, você pode incluir links diretos para todos os canais sociais nas páginas web do seu empreendimento.
Mas potencializar seus resultados, o recomendado é colocar também os links do site e blog da sua empresa nas redes sociais.
Além disso, uma boa dica para fazer um ótimo SMO Social Media Optimization é adicionar botões de compartilhamento de mídia social.
Assim, aumenta consideravelmente o engajamento os visitantes com as suas redes, afinal a tarefa ficou muito mais simples.
Dica 2: Faça a utilização de keywords em suas publicações
Dentro do Marketing Digital, as keywords são conhecidas como palavras-chave e possuem um papel fundamental para que seus perfis nas mídias sociais sejam encontradas.
Isso porque elas representam os termos mais buscados a respeito de determinado assunto pelo público.
Sendo assim, utilizá-las quando se referir ao seu negócio potencializam as chances de que as pessoas que tem afinidade com a sua área te encontre.
Por isso, faça uma pesquisa de palavras-chave com todo o cuidado e veja como elas podem te ajudar até a ter um bom posicionamento no Google.
Dica 3: Interaja com o seu público nas redes sociais
As redes sociais ganharam esse nome por uma razão primordial: socializar com uma determinada audiência.
No SMO, todos os sinais de socialização são analisados, como curtidas, comentários e compartilhamento a fim de medir o interesse e relevância do conteúdo para o público.
Além disso, também é levado em consideração a frequência de postagens e quantas pessoas realizam uma interação com a sua marca.
Portanto, para se posicionar bem em todos os lugar da internet, interaja ao máximo com a sua audiência.
Dica 4: Utilize imagens
Quando um usuário chega na página do Facebook da sua empresa, por exemplo, ele se depara primeiramente com a capa.
E ela deve ser estrategicamente pensada para causar uma boa impressão nele.
Isso significa que as imagens devem possuir o tamanho adequado para cada plataforma, garantindo que elas sejam exibidas completamente.
Dessa forma, você consegue passar mais credibilidade para o seu público e reforça sua imagem no mercado, o que é importante para conquistar novos clientes.
Dica 5: Faça o controle das mídias sociais
Para que as suas mídias sociais sejam bem controladas, é importante usar uma conta de email que seja controlada pela empresa.
Isso porque somente com ela será possível realizar a criação e o gerenciamento de todas as contas, evitando que colaboradores utilizem o próprio endereço de email pessoal.
Pronto para fazer um bom SMO Social Media Optimization? Então mãos à obra!
Neste conteúdo, você viu a importância que as redes sociais têm para qualquer empreendimento e, por isso, usá-las de forma adequada é essencial.
Não à toa, empresas passaram a incluir técnicas de Social Media Optimization para serem encontradas por quem realmente pode se interessar pelos seus produtos e serviços.
Assim, é possível estar mais perto do seu público e ainda ter insights para aprimorar suas futuras estratégias.
E para que te ajudar nessa tarefa e ter resultados cada vez melhores, confira nosso conteúdo sobre como vender nas redes sociais.
Bons negócios!