O que é CRO? Saiba como aumentar conversão do seu site de forma simples!

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Publicado: 12 de setembro de 2019 | Atualizado: 12 de setembro de 2019.

Saber o que é CRO (Conversion Rate Optimization) é essencial para as empresas que desejam sempre estar entre os principais players do mercado. Afinal de contas, só quem sabe como aplicar técnicas de otimização de conversão consegue proporcionar uma boa experiência ao usuário e gerar mais oportunidades de vendas.

Dentro de uma estratégia de marketing digital, criar um site é uma das principais atividades que precisam ser realizadas.

Isso porque com ele você consegue ter um canal de comunicação direto com o seu público, gerar leads, isso é, possíveis clientes e até fechar vendas.

Ou seja, podemos dizer então que um site visa a conversão de usuários, seja em leads ou em clientes.

Dentro desse raciocínio, uma página da web está no ar, existem dois caminhos para potencializar seus resultados: gerar mais tráfego ou aumentar conversão.

Para essa segunda opção, existe um conjunto de técnicas de otimização de conversão que te ajudam a alcançar esse objetivo que chamamos de CRO.

Então, se você não sabe o que é CRO, mas quer melhorar os resultados do seu negócio. Confira o conteúdo a seguir!

O que é CRO (Conversion Rate Optimization)?

No Marketing Digital, chamamos de conversão toda vez que um usuário realiza uma determinada ação, como preencher um formulário para baixar um ebook ou comprar um produto, e passa a fazer parte do banco de dados de uma empresa.

Tendo isso em mente, podemos entender o conceito do que é CRO (Conversion Rate Optimization) como otimização da taxa de conversão.

Ou seja, essa sigla representa um conjunto de técnicas que visa a melhora da performance de um site ao aumentar conversão de usuários em leads, ou seja, possíveis clientes.

Para tanto, o conceito de o que é CRO tem como pilar três práticas, que são a divulgação de conteúdo relevante, a segmentação de leads e a realização de testes.

Isso porque para ganhar autoridade no mercado é preciso oferecer para o seu público um conteúdo que seja útil e que o ajude a resolver o seu problema.

Por isso que um dos pilares do conceito de o que é CRO é a segmentação de leads, pois assim você consegue direcionar melhor os temas e a linguagem do seu material de acordo com as pessoas que tem mais afinidade com o seu negócio.

Para tanto, conhecer a persona da sua empresa é fundamental, pois por meio das pesquisas realizadas com seus atuais consumidores para construir o perfil semi-fictício do seu cliente ideal você consegue obter informações estratégicas sobre os gostos, preferências e hábitos das pessoas que têm mais chance de comprar o seu produto.

Mas claro que, para ter certeza de que está otimizando seu site para o público certo, é importante realizar testes e ver se suas ações estão trazendo os resultados esperados.

Se não, continue a leitura deste conteúdo, pois nos próximos tópicos falaremos como aplicar as técnicas de otimização de conversão.

Entenda por que investir em técnicas de otimização de conversão é importante para sua empresa

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Aumentar a conversão vai fazer com que menos oportunidades sejam desperdiçadas e que suas equipes de marketing e vendas sejam mais assertivos em seu trabalho.

Com isso, você verá suas vendas crescerem, bem como o seu investimento ser mais bem aproveitado, pois estará economizando tempo e dinheiro com uma estratégia direcionada corretamente.

Além disso, como terá maior conhecimento sobre o comportamento dos usuários por meio da sua persona, sua equipe conseguirá produzir conteúdos relevantes, melhorando a experiência do visitante e contribuindo para a construção de uma imagem forte e positiva do seu negócio.

E esse reconhecimento de marca é importante para a sua empresa conseguir reter mais clientes e até aumentar o ticket médio deles, pois como já conhecem e confiam em você, tendem a gastar mais em suas compras.

Viu só como é importante não só conhecer o conceito de o que é CRO (Conversion Rate Optimization), como também investir em técnicas de otimização de conversão?

Agora que esclarecemos todos esses pontos, é hora de saber como aumentar conversão!

Descubra como implementar uma estratégia de CRO para aumentar conversão da sua empresa

Como falamos em tópicos anteriores, o conceito de o que é CRO tem como pilares a produção de conteúdo relevante, a segmentação de leads e a realização de testes.

Tendo isso em mente, o primeiro passo que você deve ter é focar na experiência do usuário e produzir materiais úteis, atraentes e com boa navegabilidade.

Isso significa que além da qualidade do texto e das imagens, também é cuidar do design da sua página para que ela possa ser acessada tanto de um desktop quanto de um celular sem problemas.

Depois disso, é hora de analisar o tráfego do seu site e otimizar aquelas páginas que possuem mais acesso.

Para tanto, insira CTAs, Landing Pages e Formulários para captar os dados dos usuários que leram o conteúdo para, assim, aumentar conversão da sua empresa.

Nessa hora, é importante que você realize os testes A/B para ver qual modelo de isca converte mais a fim de ter sucesso seguindo a estratégia do conceito do que é CRO.

Já sabe o que é CRO? Então mãos à obra!

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Neste conteúdo você descobriu o que é CRO e viu que apesar de ser uma sigla que lembra o registro profissional dos odontologistas, ele nada mais é do que um conjunto de técnicas que visam aumentar conversão de um site.

Com ele, você consegue não só gerar mais oportunidades de vendas para o seu negócio, como também aproveitar melhor o seu investimento e seus recursos humanos.

Assim, é possível ganhar notoriedade no mercado e aumentar os rendimentos da sua empresa!

Agora que você já sabe o que é CRO, que tal otimizar ainda mais a sua estratégia de marketing digital como um todo?

Para tanto, confira nosso conteúdo sobre como criar um projeto de inbound marketing de resultados!

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