Aprenda o que é vlog e tenha mais uma opção para conquistar resultados melhores na web!

//Aprenda o que é vlog e tenha mais uma opção para conquistar resultados melhores na web!

Por: | Publicado: 3 de setembro de 2018 | Atualizado: 25 de setembro de 2018.

Você sabe o que é vlog? Assim como os blogs eles devem mostrar ao público , em formato de vídeo, assuntos interessantes para engajá-los por meio de conteúdos criativos e cheios de qualidade! Aliás, já pensou em como uma empresa pode usá-los para gerar mais visibilidade na web?

Usar o formato de vídeos com frequência para divulgar o dia a dia de alguém, os gostos, as opiniões, as experiências, novidades e até mesmo promoções é uma forma de vlog.

Aliás, ultimamente, o setor empresarial tem investido bastante em conteúdos audiovisuais, cerca de 65% dos negócios no Brasil coloca dinheiro nesse meio de comunicação e sabe por quê?

Porque na web está a maioria dos potenciais clientes de um negócio! Ou seja, em termos de estratégia, fica muito mais fácil divulgar uma empresa e conquistar novos clientes usando vídeos.

Aliás, no Brasil, mais de 80% da população tem acesso a internet, e o número tende a crescer cada vez mais. E se você acha que essa estatística tem relação com o aumento da visibilidade das empresas e alcance das marcas está redondamente certo, meu amigo!

E é justamente por ser o vlog, um dos canais mais populares da internet, querido por públicos de diversos perfis e, além disso, com forte capacidade de melhorar a imagem do seu negócio e aproximar clientes, que nós preparamos um conteúdo exclusivo para você!

Ou seja, chegou a hora de tirar todas as suas dúvidas sobre o que é vlog e entender como esse tipo de canal pode ser a peça que faltava para aumentar o poder da sua marca!

Ficou animado? então veja o que você vai encontrar por aqui:

O que é vlog?

O que é vlog

Imagine que você é um capitão da aeronáutica e está sozinho em uma estação espacial no meio do universo.

Sua missão é passar três anos em órbita para pesquisar sobre as estrelas próximas a terra e relatar à Nasa um pequeno resumo de como foi cada um desses 1.185 dias.

Para isso, a organização pede que você faça vídeos falando sobre suas atividades, humor, saúde etc e os envie para a central.

Assim, a Nasa terá acesso a um diário de bordo seu todos os dias.

Pois então, o conceito sobre o que é vlog é basicamente esse!

Isso porque vlog é um tipo diferente de criação de conteúdo no YouTube, baseado em uma câmera, microfone e uma pessoa falando sobre assuntos variados ou temas específicos, dependendo do segmento do vlog.

Pera, mas isso não é o mesmo que ter um canal no youtube?

Pode ser também!

Pois uma pessoa pode ter um canal no YouTube e fazê-lo se tornar um vlog. Porém, no caso de um vlog, você precisa focar em vídeos com temas cotidianos de pessoas comuns, personalidades famosas, ou assuntos empresariais.

Ou seja, semelhante a estrutura de um blog, no entanto em formato de vídeo.

E como criar um vlog dentro do meu canal no youtube?

Bem, existem duas formas de criar um vlog dentro do seu canal: uma delas é destinar o seu canal exclusivamente a produção de vídeos dos tipos citados acima e divulga-lo nesse sentido

Já a outra maneira é ter um canal na plataforma e destinar uma playlist específica para os vídeos no formato de vlogs.

Playlists? Eu vou ter que por músicas no vlog?

Não, fique tranquilo!

Pois as playlists do YouTube são como sub canais. Elas servem para que você possa criar uma categoria de vídeos diferente, ou seja, você pode ter um canal comum e outro em formato de vlog, e eles serão distinguidos por essa playlist.

Aliás, se você quiser saber tudo sobre como criar um canal no youtube confira nosso conteúdo e já anote tudo para usar depois!

Agora, voltando a falar sobre o que é vlog…

Em 2000 esse tipo de conteúdo com vídeo ainda tinha muita comparação com os blogs comuns e com o famoso “Fotolog”, uma rede social de fotos na qual você falava (ou no caso mostrava) um pouco do seu dia a dia.

Só em 2005 o Brasil começou a dar os seus primeiros passos na diferenciação desses formatos e na descoberta dos benefícios de um vlog para o público e para os produtores desse tipo de conteúdo.

Porém, o que os brasileiros não sabiam ainda é que alguns anos depois as empresas iniciariam um processo de inclusão na web o qual teria forte relação com os vlogs.

Isso porque o meio empresarial começou a olhar para o vlog como uma clara oportunidade de divulgar seus serviços e se aproximar de clientes.

Mas calma, vamos te explicar direitinho como esse modelo de comunicação surgiu e quais os benefícios de tê-lo para melhorar a visibilidade do seu negócio.

Assim, para começar a entendermos cada vez melhor o assunto, agora que você já sabe o que é vlog, vem com a gente capitão e descubra quem é o responsável por criar esse tipo de conteúdo na internet.

Entendi o que é vlog mas quem é o profissional que faz esses vídeos?

Lembra que nós falamos lá em cima sobre o conceito de vlog estar diretamente ligado ao de um blog?

Pensando dessa forma, se quem cria conteúdo para um blog é chamado de “blogger”, pela lógica, a pessoa responsável por criar conteúdos para um vlog é o vlogger. 😛

Mas o que é vlogger?

É a pessoa responsável por aparecer na frente das câmeras sempre falando de um assunto específico.

Quais assuntos?

Os vloggers criam seus conteúdos falando a respeito de coisas do dia a dia, sobre seus sonhos, suas opiniões, gostos e até mesmo sobre assuntos tristes ou positivos para eles.

Mas quando as pessoas “decidem” que querem ser vloggers?

Qualquer pessoa pode ser um vlogger, da mesma forma que qualquer pessoa pode ter um canal no Youtube para produzir o seu vlog.

Por isso, a partir do momento que você tem algo para compartilhar com outras pessoas e decide fazer isso por meio de um vlog no youtube, você, automaticamente, se torna um vlogger.

Certo, agora você já sabe o que é vlog e como se chama o profissional produtor desse tipo de conteúdo, então, chegou a hora de desvendarmos outro mistério:

Como os vloggers conseguem ter tanto sucesso?

Mas como esses produtores ficam tão famosos a ponto de serem conhecidos por milhões de pessoas?

Simples, porque eles falam de coisas comuns, coisas que todo mundo gosta de saber e de falar e, além disso, porque todos os vloggers costumam interagir na linguagem do seu público-alvo.

Na linguagem? algo como português e inglês?

Na verdade não!

A linguagem está mais atrelada ao modo como o vlogger transmite a mensagem, ou seja, como ele adequa e direciona a comunicação aos seus seguidores.

Por exemplo: não faz sentido nenhum ter um vlog sobre experiências com jogos online se você falar como um ministro do STF!

Entendeu melhor?

Bem, por isso esses profissionais conseguem tantos fãs: eles se conectam com as pessoas falando na linguagem delas, seja com gírias, com palavras abreviadas e até mesmo com alguns vícios de linguagem.

Agora, para explorar um pouco mais esse contexto vamos te apresentar os melhores e mais famosos vloggers do Brasil. Confira!

Felipe Castanhari

Castanhari cria vídeos sobre os assuntos mais diferentes, desde jogos online até crise política. Seu canal Nostalgia no YouTube é um dos mais conhecidos e acessados da plataforma.

Sozinho, esse canal possui mais de 10 milhões de inscritos e cada vídeo tem mais de 10 mil visualizações.

O que é vlog - Nostalgia

PC Siqueira

É um dos primeiros brasileiros a descobrir o que é vlog e como criá-lo. Em 2005 foi um dos pioneiros a usar o YouTube no Brasil para criar conteúdos semelhantes a diários online em formato de vídeo.

Seu canal Maspoxavida no YouTube possui mais de 2 milhões de inscritos e cada vídeo tem cerca de 100 mil visualizações cada.

Pc Siqueira

Kéfera Buchmann

Kéfera também foi uma das pioneiras a entender o que é vlog e hoje é uma das vloggeiras mais antigas no país com conteúdos voltados ao público jovem, em especial mulheres.

Seu canal 5minutos no Youtube possui mais de 11 milhões de inscritos e a maioria dos vídeos variam entre 600 mil e 1 milhão de visualizações.

Kéfera

Whindersson Nunes

Dono do maior canal do YouTube, Whindersson começou sua carreira no formato de vlogger usando uma câmera de celular (e só)!

O piauiense fez sucesso com seus vídeos engraçados sobre o dia a dia de uma pessoa humilde e consegue até hoje criar conexões com vários tipos de internautas, afinal, quem não gosta dar boas risadas com temas comuns e cotidianos?

Seu canal Whinderssonnunes no YouTube tem mais de 28 milhões de inscritos e todos os vídeos passam das 10 mil visualizações!

Whinderson

Pedro Afonso

Pedro sonhava ser jogador de futebol, chegou até a jogar em um time na Itália, mas o destino acabou o tornando um vlogger especializado em games.

Seu canal Rezendeevil no YouTube já tem mais de 16 milhões de inscritos e cada vídeo possui cerca de incríveis 100 mil visualizações.

Pedro

Okay, entendi o que é vlog e já sei quais são os maiores e mais conhecidos vloggers do YouTube no Brasil, mas como eu posso usar isso a favor da minha empresa?

Bem, meu caro amigo, chegamos a peça-chave deste artigo! Vamos lá?

Por que saber o que é vlog pode ajudar sua empresa?

Como você já sabe o que é vlog é importante entender o seguinte: por ser uma forma de gerar conteúdo relevante na web, o vlog pode (e deve) ser usado pela sua empresa.

Por que?

Bom, vamos pensar assim, se criar um vlog gera mais visibilidade para sua empresa na internet, essa visibilidade pode trazer novos clientes e eles farão suas vendas DECOLAREM!

Mas por onde devo começar?

Elementar, meu caro Marcos Pontes!

Decolar

Em primeiro lugar, mantenha o foco dos vídeos no seu público-alvo, sabe por quê?

Porque adotar o formato de vlog é investir em uma comunicação mais próxima e aberta com o seu cliente.

Ou seja, se o seu vídeo estiver de acordo com o perfil e expectativas do público-alvo, o sucesso do Vlog é algo certamente garantido.

Certamente? Não é uma certeza? Ué, mas não foi dito que era uma vantagem criar vlog?!

Sim, é uma vantagem, sob a condição de criar algo criativo para o público-alvo e fazer divulgações estratégicas e fortes sobre seu vlog.

Pois não adianta somente “criar” o canal e achar que por si só ele irá bombar na web.

Isso porque o sucesso dos seus conteúdos vai depender muito da sua criatividade, poder de atração e, como dissemos, de uma boa estratégia de marketing digital com o objetivo de divulgar o vlog.

Aliás, recomendamos fortemente iniciar essa estratégia por meio do site da empresa, além de apostar nas redes sociais mais usadas no Brasil.

Agora, voltando a falar sobre o que é vlog e como usá-lo, comandante…

A sua empresa pode investir, por exemplo, na gravação de momentos comuns mas interessantes do dia a dia de trabalho, ou seja, na rotina dos colaboradores como um diário da empresa.

Assim como os astronautas fazem?

Exatamente! 😉

Além disso, para chamar ainda mais a atenção dos seus clientes, você pode apostar em vídeos descontraídos ao discutir um assunto que está em alta no momento.

Outra forma bem legal sobre o que é vlog para sua empresa é filmar seus colaboradores em momentos de descontração como a participação deles em eventos e festas comemorativas.

Mas, Huston, como fazer para ter um vlog empresarial de sucesso na web?

Aprenda como criar um vlog para sua empresa

Como criar um vlog

Depois de aprender o que é vlog e o motivo de usá-lo na sua empresa é necessário conhecer a parte prática do processo, certo?

Afinal, não adiantaria nada pensar em um estilo de vlog interessante se você não puder usar disso para divulgar sua empresa na web!

Sendo assim, separamos uma lista com 5 dicas importantes para você conseguir criar um vlog de forma fácil e sem dores de cabeça.

Por isso, mantenha contato capitão pois vamos descobrir como fazer a sua marca voar na web.

Crie um canal

A maioria das pessoas que procuram por “criar um vlog” na internet fazem isso por meio do YouTube, afinal, essa é a principal plataforma de vídeos do país. Para isso é preciso ter um canal na plataforma.

Então saiba: com a sua conta Google você pode criar um canal para sua empresa e dentro desse canal fazer uma playlist voltada ao estilo vlog, como explicamos lá no comecinho, lembra?

Além disso, para investir em um vlog é preciso ter também equipamentos de qualidade. Vamos entender essa parte melhor no próximo tópico!

Depois de saber o que é vlog tenha os equipamentos certos para gravar

Para criar um vlog é preciso ter os equipamentos certos, se você já possui um canal no Youtube para sua empresa, certamente tem uma boa câmera e um microfone de qualidade, certo?

Aliás, não é preciso ter O equipamento mais moderno e sofisticado do mundo para criar um vlog, mas é necessário ter o básico.

Ou seja, aposte em uma câmera com boas resoluções e em um excelente microfone.

Além disso, depois de ter o material pronto, você vai precisar editá-lo, certo?

Por isso, é importante contar também com bons programas de edição, ou, se quiser tornar essa tarefa mais fácil, leia nosso conteúdo e conheça as melhores opções de aplicativo para editar vídeos!

Bem, depois de ter os equipamentos, programas ou aplicativos necessários, é hora de pensarmos no ambiente onde se passará os seus vídeos. Vamos lá?

Saiba o que é vlog e tenha um cenário criativo

Se você parar para observar de forma mais crítica, a maioria dos vlogs hoje em dia possuem um cenário muito criativo.

Assim, caso você faça vlogs em um lugar fechado, pode apostar por exemplo, em imagens coloridas, cenários que remetam a assuntos atuais ou lúdicos, enfim, tudo vai depender do nicho do seu negócio, perfil do seu público e da mensagem que deseja passar.

Por isso, estude bem esses três fatores e busque personalizar o seu cenário de forma criativa e diferenciada tendo esses pontos como base.

Do contrário, se for mostrar o dia a dia dos seus funcionários e da rotina de trabalho dentro da sua empresa, filme ambientes externos ou amplos com situações corriqueiras.

Agora, depois de saber o que é vlog vamos entender a importância de contar com postagens periódicas.

Conheça o que é vlog para publicar com frequência

Bem os vídeos do vlog precisam ser postados com uma certa frequência, normalmente duas vezes por semana.
Pois se o seu canal passar mais tempo que isso sem ser alimentado a sua audiência pode se afastar de você.

Ou seja, a periodicidade precisa ser um ítem importante dentro da produção do seu vlog, por isso cuide para você e sua equipe manterem uma constância na postagem de seus conteúdos.

E aí, saber o que é vlog está ficando cada vez mais fácil, não é mesmo? Só falta um ponto importante, afinal, a alma do negócio é a propaganda, certo?

Divulgue seu vlog a vontade!

Bom, até aqui você viu o que é vlog e soube os passos para colocar a sua missão de vlogger na prática! Agora, não perca tempo e divulgue o máximo que puder os vídeos da sua empresa!

Isso porque quanto mais pessoas visualizam seu conteúdo, melhor será sua presença na web e mais relevância você terá aos olhos do Google, afinal o conceito sobre o que é vlog também está ligado a visibilidade.

Por isso use as redes sociais, o blog e o site da empresa para divulgar os vídeos do seu vlog!

Viu, não é tão difícil quanto parece entender o que é vlog e como usá-lo, por isso vamos a uma pequena revisão de tudo o que foi dito até agora.

Não se esqueça de anotar tudo hein!

Use a criatividade e se aproxime do público para gerar resultados

Para você entender melhor tudo o que nós mostramos até agora, confira essa pequena revisão, tipo um simulador do espaço antes do lançamento, sabe?

Então, com este artigo você aprendeu o seguinte:

  1. O conceito sobre o que é vlog está ligado a um diário em formato de vídeo, assim como os astronautas fazem, lembra?
  2. Depois de entender o que é vlog você precisa saber que os vlogs são feitos em sua grande maioria no YouTube e esse é o lugar que mais dá relevância para seus vídeos;
  3. Você conheceu ainda os vloggers de maior sucesso no Brasil;
  4. É preciso ter um canal no YouTube para publicar seus vídeos (não se esqueça da playlist!)
  5. Separe uma boa câmera e um microfone legal para garantir uma gravação de qualidade!
  6. Fique atento aos possíveis cenários os quais você pretende gravar seu vlog e foque na criatividade no momento de personalizá-lo!
  7. Faça uploads dos vídeos com uma frequência de duas vezes por semana, por exemplo;
  8. Por fim, invista em uma boa divulgação dos seus vlogs para valorizar e disseminar o trabalho da sua empresa na internet!

Agora sim, depois de revisar a matéria e entender o que é vlog, pegue todas essas informações, converse com a sua equipe para começarem a planejar um estilo de vlog e mire a sua marca nas alturas do espaço!

Depois, comente aqui qual foi o resultado de criar um vlog!

Câmbio e desligo, Huston!

2018-09-25T16:12:47+00:00

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