Como fazer remarketing no Facebook: passo a passo para campanhas de sucesso
Publicado: 12 de fevereiro de 2020 | Atualizado: 18 de fevereiro de 2022.
Como fazer remarketing no Facebook, você sabe? Imagine uma estratégia de publicidade direcionada altamente eficaz e que custa pouco para o seu bolso em vista da quantidade de pessoas atingidas. Essa é a realidade de uma campanha de remarketing!
Todo cliente merece uma segunda chance, especialmente aqueles que abandonaram o carrinho de compra no seu site alguma vez.
Mas para que ele volte em algum momento, você precisa chamar a atenção desse usuário com algo que faça com que ele se lembre da sua marca e precisa ser uma experiência positiva.
E o remarketing é uma excelente opção para isso. Quer saber como? Então, leia o que preparamos para você neste conteúdo!
Primeiro de tudo: o que é remarketing no Facebook?
Você já deve ter passado por algo muito parecido com o que vamos falar nas próximas linhas.
Lá estava você navegando pela internet em busca de um novo smartphone, com o objetivo de comparar os modelos, a vantagem de cada um, custo-benefício, entre outras informações.
No dia seguinte, você decidiu entrar no Facebook pelo computador e logo de cara surgiu um anúncio de smartphones parecidos com aqueles que você pesquisou anteriormente na web.
Mais tarde, ao acessar seu Facebook pelo aplicativo de algum dispositivo mobile viu que os anúncios de smartphones apareceram para alegrar o seu dia por lá também.
O mais incrível disso tudo é que depois de alguns dias esses anúncios permaneceram no seu Facebook, até que foram substituídos por outros produtos ou serviços que você procurou na internet.
Até parece uma perseguição, não é mesmo? Ou mágica, quem sabe? Ou será que seu computador e celular estão escutando o que você está falando?!
Bom, fique calmo, nenhuma dessas questões anteriores precisam te preocupar.
Isso nada mais é que uma estratégia de Marketing conhecida como remarketing.
O remarketing é uma estratégia de Marketing Digital que está se popularizando bastante entre as empresas, pois é considerado uma forma de publicidade direcionada para usuários que entram em contato com as páginas do site da sua organização, mas não fecham negócio ou realizam compras, independente de qual seja o motivo.
Para mudar esse cenário, as empresas coletam informações disponibilizadas pelo Facebook, por exemplo, e realizam uma campanha de remarketing incrível.
Ou seja, sim, essa pode ser a estratégia de sucesso que faltava sua empresa investir
Como funciona o remarketing no Facebook?
Para que você consiga realizar uma campanha de remarketing no Facebook de maneira eficiente, é preciso saber como essa forma de publicidade direcionada funciona.
É engraçado notar que muitas pessoas se assustam com a maneira como a maior rede social do mundo consegue saber o que você estava pesquisando na internet.
Mas para que isso ocorra, é preciso passar por um processo bem simples e que aconte assim:
- O usuário acessa o site da sua empresa;
- As páginas visitadas pelo usuário são registradas pelo pixel do Facebook;
- A rede social mostra anúncios para o usuário assim que ele acessar o Facebook;
- O usuário se sente intrigado pelo anúncio, clica e volta para o site da empresa.
Ah, então é o pixel que faz a conexão entre os meus acessos no site e os anúncios que aparecem!
A resposta é: sim!!
Mas o que é esse pixel, afinal?
O pixel do Facebook é também conhecido como “trecho de código”. Ele é geralmente gerado pela plataforma de anúncios do Facebook e inserida no site da sua empresa.
Com esse trecho de código, o Facebook consegue descobrir todas as ações dos usuários no seu site, bem como monitorar todas elas.
Alguns exemplos são: clicar em um produto ou serviço, abandonar o carrinho de compras etc.
Isso porque, com base em todas essas ações, o Facebook é capaz de medir a eficiência dos anúncios na plataforma, assim como descobrir quantas pessoas foram alcançadas e efetuaram uma compra.
Como fazer remarketing no Facebook?
Pois bem, agora que você tem em mãos a faca e o queijo para fazer uma belíssima campanha de remarketing, chegou a hora de descobrir como fazer remarketing no Facebook na prática.
Para isso, elaboramos um passo a passo prático e simples para que você consiga aproveitar ao máximo essa estratégia de publicidade direcionada.
1. Compreenda o comportamento dos visitantes
Caso você não saiba, precisamos te dizer: grande parte dos visitantes do site da sua empresa não convertem na primeira visita.
Isso significa dizer que eles não se tornam potenciais consumidores (leads) do seu negócio, uma vez que a decisão final passa por um processo chamado jornada de compra, o qual tem como estágios: aprendizado, descoberta, consideração e decisão.
Compreender o comportamento dos visitantes, portanto, se torna algo fundamental para conseguir o maior número de conversões.
Um bom exemplo disso é encontrado avaliando todas as páginas acessadas do seu site e o tempo de permanência em cada uma delas, além da taxa de abandono.
É bem provável que o usuário tenha acessado a página de algum produto do seu site sem concluir nenhuma compra, pois está em algum dos estágios que citamos acima que não seja o de decisão de compra.
Para esses visitantes, uma campanha de remarketing bem estruturada é totalmente válida para chamar a atenção novamente àqueles produtos em algum outro momento.
2. Tenha objetividade nas ações
O primeiro passo para você saber como fazer remarketing no Facebook é levar em considerações os produtos que possuem maior destaque na sua empresa.
Sendo assim, a nossa dica é que você seja o mais objetivo e específico possível, a fim de garantir maior taxa de conversão.
Outra dica importante é não criar uma campanha de remarketing apenas para os usuários que visitaram o seu site, porque você acaba não sabendo quais são os interesses de cada um.
3. Personalize os anúncios
Centre-se nas seguintes ações:
- Páginas específicas;
- Anúncios direcionados;
- Períodos de tempo determinados.
Essas três ações garantem a real compreensão de como fazer remarketing no Facebook, já que os visitantes terão a sensação de exclusividade do produto.
É válido lembrar que, ao personalizar os seus anúncios, é preciso deixar de lado aqueles usuários que já realizaram alguma compra no seu site, a fim de evitar qualquer desconforto por se deparar com um anúncio já visto ou um produto já adquirido.
O objetivo é atrair e converter novos clientes, não ser chato e repetitivo.
4. Deixe os anúncios atualizados
Provavelmente você já clicou em algum anúncio no Facebook e, ao entrar no site da empresa, viu que o produto estava indisponível ou que a oferta não existia mais.
Isso é extremamente desagradável para o potencial comprador e para você, dono do anúncio, pois há um investimento em cima da plataforma desperdiçado e a marca corre o risco de ser manchada negativamente.
Por esse motivo, recomendamos sempre estabelecer a data de início e fim do anúncio, para evitar qualquer tipo de problema relacionado a disponibilidade das mercadorias.
5. Localize os potenciais compradores com um mesmo perfil
Para quem quer anunciar no Facebook Ads – plataforma de anúncios do Facebook – é essencial saber a persona do seu negócio.
Para conseguir criar um público, basta compreender quem são os visitantes do site da sua empresa, para que a rede social localize os potenciais compradores de acordo com o perfil semelhante e interesses mútuos.
A partir disso será muito mais simples saber como fazer remarketing no Facebook e atrelar essa estratégia a outras voltadas ao mesmo perfil de consumidor do seu negócio.
6. Não deixe o remarketing para seus seguidores para depois
Vamos colocar um assunto à mesa: anúncios orgânicos elaborados diretamente na página do Facebook possuem menor alcance.
Por isso, pagar por anúncios é fundamental para que você seja capaz de alcançar o maior número de pessoas possível e de forma segmentada, focando no seu público-alvo.
Mas eu vou precisar pagar para direcionar anúncios para o seguidores da minha fanpage?
Essa é uma dúvida bastante comum e que merece uma resposta clara.
Se analisarmos, todas as pessoas que seguem a sua página no Facebook já têm noção do que se trata a sua empresa.
Isso significa dizer que tais usuários não está mais na fase de aprendizado e descoberta da sua marca, talvez eles já estejam na fase de consideração e decisão de compra do produto.
Portanto, a criação de anúncios pagos para os seguidores é importante para negócios que possuem vendas recorrentes, como é o caso de e-commerces, por exemplo, assim você potencializa as chances de recuperar converter ainda mais clientes por meio do remarketing.
Mensure os resultados
Ok, eu criei o meu anúncio pago, então é só deixar rolar que a conversão vem, certo?
Errado!
O desempenho de todos os seus anúncios precisa ser mensurado se você quer realmente descobrir como fazer remarketing no Facebook.
Isso porque essa é uma maneira de saber se o público está reagindo à sua oferta de acordo com o seu objetivo.
Você pode avaliar esse desempenho de várias formas, a começar por considerar a taxa de conversão no remarketing e se existem oportunidades reais relacionadas ao anúncio gerado.
Tente evitar campanhas de período muito longo e considere o fato de descobrir quantas vezes o anúncio foi visto pelo público.
O sucesso das suas campanhas só dependem de você
Aqui no conteúdo você viu que realizar uma campanha de remarketing no Facebook é extremamente importante se você deseja converter os visitantes do seu site em potenciais compradores dos seus produtos.
Afinal, você não deve desconsiderar aquelas pessoas que colocaram o produto no carrinho e o abandonaram em seguida – isso não significa que ele perdeu o interesse pela sua marca.
Pessoas que visitaram as suas páginas, podemos dizer uma coisa: elas são mais fáceis de serem convencidas a comprar algo da sua empresa.
E para que essa estratégia seja realmente potente para o seu negócio, leia agora mesmo o nosso conteúdo sobre como aumentar vendas pela internet.
O sucesso das suas campanhas só dependem de você agora que você sabe como fazer remarketing no Facebook.
E lembre-se, inovar suas estratégias é fundamental para a saúde do seu negócio. E agora você pode apostar numa nova frente de crescimento ao começar a fazer campanha de remarketing para o seu negócio.