Remarketing: saiba como fisgar aqueles clientes esquecidos!

Remarketing: saiba como fisgar aqueles clientes esquecidos!

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Publicado: 12 de março de 2020 | Atualizado: 3 de abril de 2020.

Remarketing é considerada a estratégia do momento dentro do marketing digital, especialmente no que diz respeito a metodologia de Inbound Marketing. Isso porque ele te ajuda a fisgar os clientes que entram em seu site e esquecem os itens no carrinho.

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Você já percebeu que, independentemente de qual site você esteja navegando, um anúncio daquele produto pesquisado há um tempo surge para te lembrar do seu desejo?

Atualmente isso é bem comum e capaz de assustar aqueles usuários desavisados sobre essa “perseguição” do site.

Mas para que haja muita calma nessa hora, podemos dizer que esses anúncios não são nada além de remarketing, uma estratégia que está dando o que falar e que você precisa conhecer.

Quer entender melhor o que é remarketing? Então, vem com a gente!

Primeiro de tudo: o que é remarketing?

De maneira geral, o remarketing é a estratégia utilizada para fazer marketing novamente para o mesmo indivíduo.

Em outras palavras, é você apresentar aquele conteúdo, campanha ou até mesmo anúncio para pessoas que já entraram em contato com o seu negócio em algum momento.

O grande objetivo de fazer o remarketing é conseguir maior impacto e engajar cada vez mais o usuário que demonstrou certo interesse pelos produtos ou serviços da sua empresa.

E pode acreditar: com certeza você já foi alvo de remarketing!

Consegue se lembrar de alguma vez que entrou em uma loja online e esqueceu um item dentro do carrinho?

Se sim, provavelmente a empresa em questão entrou em contato com você por e-mail para te lembrar da compra não realizada.

Outra situação bastante comum quando conseguimos reconhecer o que é remarketing são os anúncios dos produtos que pesquisamos no Google, por exemplo.

Isso se torna uma maneira de chamar a atenção dos seus potenciais clientes – conhecidos como leads – para que ele tome algum tipo de ação quanto à mercadoria pesquisada.

Os benefícios do remarketing

remarketing

Acreditamos que tenha ficado bastante claro que essa estratégia tem como principal intuito converter usuários em leads (potenciais clientes) para que, em seguida, transforme-os em clientes da sua empresa.

Isso significa dizer que o remarketing se baseia no fato de que as pessoas não compram um produto logo que entram na sua loja pela primeira vez.

Sendo assim, o papel primordial dessa técnica é fazer com que os seus potenciais compradores tenham uma relação mais próxima com a sua marca, já que ele ajuda a personalizar mensagens para eles.

Não à toa, esses usuários passam a se lembrar daquele item esquecido no carrinho ou se interessem mais pelos anúncios visualizados.

Ah! Então essa estratégia é como se fosse um follow up, certo?

É quase isso, com a diferença de que tudo está voltado para o ambiente online.

Aliás, caso você não saiba o que é follow up, vai aí uma breve explicação: é a forma de dar um retorno ao seu cliente a partir do momento em que ele entra em contato com a sua empresa.

Ou seja, se você notificar aquele usuário por e-mail, por exemplo, a respeito de um produto ou serviço deixado “para depois”, com certeza as chances de aumentar as suas vendas dobrarão.

A importância do retargeting dentro do remarketing

Antes de apresentarmos como fazer remarketing, é necessário que você saiba a importância do retargeting dentro dessa estratégia.

O retargeting é importante justamente pelo motivo de que ele permite que a memória do usuário seja “refrescada”, a fim de facilitar o relacionamento entre ele e a sua marca.

Afinal, ao decidir comprar pela internet, uma pessoa leva em consideração muitos fatores que vão muito além do valor.

Por isso, muitos empreendedores necessitam que haja mais de uma interação para que o comprador efetue a venda do item escolhido.

Mas como eu consigo retomar este contato?

Graças ao avanço tecnológico, hoje temos diversas maneiras para entrar em contato com o consumidor, das quais podemos citar algumas:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Google.

Se você tentar entrar em algum site específico, provavelmente irá se deparar com um anúncio de alguma loja virtual que você já visitou.

Assim, podemos dizer que o retargeting ajuda a recuperar aqueles usuários que abandonaram as páginas do seu site.

Como fazer remarketing?

Por fim, chegamos ao que realmente interessa: afinal, como fazer remarketing?

Para que essa estratégia seja colocada em prática pela sua empresa, é necessário, antes de mais nada, que haja um planejamento adequado o qual possibilita você saber em qual estágio de compra os seus consumidores estão.

Aliás, os estágios de compra são: aprendizado, consideração, compra e fidelização.

E como eu faço isso?

A boa notícia é que o remarketing possui um esquema de listas, muito parecida com a segmentação de e-mail marketing.

Essas listas podem ser divididas de acordo com os visitantes do seu site e também com o tipo de ação que ele tomou.

Ou seja, se um usuário somente entrou no seu site para pesquisar por um produto, ele deverá receber um e-mail diferente daquela pessoa que adicionou o item ao carrinho de compras.

Alguns exemplos de listas são:

  • Pessoas que compraram acima dos R$ 50;
  • Quem se inscreveu para receber newsletter;
  • Quais indivíduos responderam à sua pesquisa de satisfação;
  • Quem realizou o download de materiais ricos (eBooks, infográficos etc.).

De acordo com essa lógica, fica claro dizer que é preciso que templates sejam criados de maneira personalizada para cada tipo de usuário.

Que tal fazer remarketing agora?

Bom, agora você sabe o que é remarketing e como fazer remarketing, então você precisa de mais o quê? Colocar essa estratégia em prática!

Como foi explicado neste conteúdo, a estratégia pode ser bastante útil se você quiser relembrar aquele lead de comprar um produto esquecido no carrinho de compras do seu site.

Mas para isso é necessário, antes de tudo, que haja um planejamento adequado e elaboração de uma lista para segmentar as pessoas e enviar e-mails personalizados para cada uma delas.

E uma dica para você separar as pessoas por tipos de interação é lendo o nosso conteúdo sobre Como aumentar as vendas pela internet.

Bons negócios!

2020-04-03T11:25:14-03:00

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