Twitter para empresas: uma ferramenta poderosa para crescer on-line

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Publicado: 7 de março de 2018 | Atualizado: 13 de agosto de 2019.

O Twitter para empresas vai aumentar a relevância da seu negócio. Descubra como criar campanhas eficientes para conquistar novos clientes e acompanhar o desempenho do seu produto em tempo real!

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Seu negócio está conectado em todas as redes sociais? Até mesmo no Twitter para empresas?

Alguns dados recentes desencorajam os empresários a marcarem sua presença por lá.

Afinal, a rede social que foi febre entre os usuários no final da década passada já não apresenta um número de perfis ativos tão grandes.

Atualmente, o Twitter ocupa apenas a oitava posição no ranking das mídias sociais em número de usuários com pouco mais de 300 milhões de perfis ativos ao redor do mundo.

Se engana quem acha que o Twitter para empresa não é uma das mídias sociais em que se deve investir.

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Essa ferramenta é capaz de alcançar resultados impressionantes para quem sabe usá-la.

No entanto, o bom uso do Twitter não é algo tão simples. Ele exige cuidado e atenção por parte dos negócios.

Quer descobrir como ter sucesso por lá? Fique atento nesse conteúdo!

O que é o Twitter para empresas?

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Para começarmos a entender as possibilidades que o twitter empresas abre ao seu negócio é preciso partir das próprias características da rede social.

Ela tem formato de microblog, ou seja, foi projetada para a postagem de pequenos textos. No Twitter esses textos se chamam “tweets” que significa piar, em inglês.

Também permite “retweets”, ou seja, compartilhar a postagem de alguém no seu perfil. Além de favoritar “tweets”, uma ferramenta semelhante ao curtir do Facebook.

A rede social tinha a ideia de funcionar com um pequeno diário para seus usuários. Nela, eles poderiam escrever sobre o que estavam fazendo no momento.

Mas rapidamente seus desenvolvedores perceberam que os perfis preferiam realizar postagens sobre acontecimentos: comentar grandes eventos, notícias, filmes etc.

A abordagem foi mudando com o tempo, mas o formato se manteve praticamente igual.

O limite no primeiro momento da plataforma era de 140 caracteres por post, mas agora já é possível escrever até 280.

Recursos como imagens, gifs e vídeos foram acrescentados. Mas o principal foco desse microblog continuou a ser o texto de opinião sobre os acontecimentos.

Os termos dessa plataforma foram transformados pelos seus usuários. Para nós aqui no Brasil surgiu o verbo “tuitar”, reconhecido até por dicionários.

Por essas características, diferente das demais redes sociais, não é estranho ao usuário do Twitter fazer muitos post diariamente.

E esse comportamento das pessoas nessa mídia social é que torna o ambiente tão rico para os negócios.

O Twitter para empresas é um canal rico de informações e feedbacks do público.

Crie o perfil da sua empresa

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É bem possível que você já possua seu perfil pessoal no Twitter.

Mas criar o seu Twitter empresas exige um cuidado maior.

Isso porque a maneira como sua informações forem definidas deve influenciar seu público na rede social.

A identidade do seu perfil de Twitter para empresas precisa ser clara e ao mesmo tempo respeitar o limite de caracteres permitido pela plataforma.

Preocupado? Não fique! Acompanhe essas dicas para criar o perfil para sua empresa.

1. Defina seu @

O nome de usuário do Twitter é iniciado pelo “@”. Ele não é a mesma coisa que o nome do perfil, porém é através dele que seu público pode identificá-lo.

É o nome de usuário que se destaca nos tweets.

Esse identificador é único. Uma vez que você o definiu ninguém mais poderá usá-lo.

Ele é limitado a apenas 15 caracteres. Por isso é importante pensar bem no nome de usuário que você escolherá.

É preciso que fique claro que ele se refere à sua empresa para não se confundir, mas que também seja fácil de recordar.

2. Escolha sua foto de perfil

A foto de perfil será a identificação visual da sua empresa.

Escolha uma imagem que represente seu negócio com clareza e que seja agradável aos olhos.

Também é preciso respeitar o formato permitido pelo Twitter empresas, 400 x 400 pixels.

3. Escreva sua bio

A “bio” será a descrição do seu Twitter para empresas. Nela, você precisa resumir em 160 caracteres as informações mais importantes do seu negócio.

Aproveite para deixar o link do seu website. Isso serve de ótimo convite para o seu site, gerando visibilidade e até mesmo um possível aumento na taxa de conversão do seu negócio.

4. Selecione sua imagem de capa

A imagem de capa funciona como um cartaz do seu negócio no Twitter empresas.

Ela pode levar informações do seu produto, sua organização e seus números.

Mas não se esqueça, tudo isso precisa ser visualmente agradável. O ideal é que sua imagem de capa combine com a foto de perfil, definindo sua identidade visual.

5. Mantenha um tweet fixado

Crie um tweet com links importantes e tópicos de interesse do seu cliente. Após postá-lo, procure pelo botão “mais” e selecione “fixar tweet no perfil”.

Dessa forma, o usuário que acessou o perfil do seu Twitter para empresas encontrará as principais informações com facilidade.

Descubra como desenvolver campanhas

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Assim como o Facebook, o Twitter também possui sua ferramenta de criação de anúncios e campanhas pagas. Ela se chama Twitter Ads.

Com ela é possível desenvolver campanhas eficientes através de objetivos pré-definidos.

Dessa forma seu crescimento dentro do twitter empresas pode ser acelerado.

Existem quatro tipos de campanha definidas pelo Twitter Ads:

  • Conversões;
  • Criação de público;
  • Engajamento;
  • Campanhas para aplicativos.

Essas campanhas do Twitter Ads tem níveis de detalhamento muito parecidos com as do Facebook Ads.

Elas permitem segmentar o público para tornar seus anúncios mais assertivos.
Além de apresentar relatórios detalhados do desempenhos do seu perfil.

Ficou curioso? Leia também nosso conteúdo sobre como ganhar seguidores no Twitter.

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Siga o manual de boas práticas

Como vimos antes, existem muitas possibilidades de crescimento no Twitter para empresas.

É importante entender as ferramentas para o crescimento, mas também é preciso saber a melhor maneira de usá-las.

Para obter bom desempenho no Twitter é preciso ter um bom trabalho de social media.

Preste atenção nessas dicas!

Desenvolva uma persona

Em qualquer estratégia de comunicação com o público é necessário desenvolver uma persona. Ela definirá o tipo de conteúdo e a maneira como você deve produzi-lo.

Para definir sua persona é preciso ter em mente seu público-alvo: quais são suas características, onde estão, como falam, quais são seus objetivos etc.

Depois é preciso imaginar um personagem que se encaixe perfeitamente nessas características, um consumidor ideal. Esse personagem é sua persona.

Sempre que criar algum conteúdo no Twitter empresas você deve direcionar à persona que você definiu. Se preocupe se aquilo irá interessá-la e se a linguagem usada é a melhor para a persona.

Atualize com frequência

Como conversamos lá no início deste texto, o Twitter é uma rede social em que os usuários produzem muito conteúdo. A consequência disso é que eles também consomem bastante desses conteúdo.

Se seu Twitter para empresas postar pouco, os seguidores podem acabar perdendo o interesse e deixar de seguí-lo.

Mas atenção, é preciso ser moderado! Encher a timeline dos seus seguidores pode causar rejeição.

É como conversar, ninguém gosta de gente calada nem de quem não fala nada.

Não seja desesperado

É interessante seguir de volta novos seguidores, mesmo que por um curto período de tempo, mas tome cuidado.

Um usuário que visita seu perfil de Twitter para empresas pode achar estranho se seu número de seguidores for menor que o número de pessoas que te seguem.

Isso fará sua conta de twitter empresas parecer pouco interessante.

Crie listas

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Criar listas é bem simples, basta procurar pelo tópico listas no seu perfil e depois clicar em “criar” listas no canto direito da tela.

As listas do Twitter são ideais para organizar melhor seus interesses.

Crie listas com os perfis de sua concorrência, de clientes já conhecidos e outros perfis importantes.

Isso gera uma timeline filtrada pelo seu interesse específico de determinados assuntos.

Dessa forma, você terá mais facilidade para monitorar posts de maior relevância para seu Twitter empresas.

Interaja com o público

Um dos principais pontos de tornar sua empresa presente nas mídias sociais é poder dialogar com seu público.

Se seu Twitter para empresas deixar de responder dúvidas, sugestões e reclamações dos usuários, eles podem deixar de tentar a comunicação.

Quando você realiza a interação respondendo aos usuários ou retweetando seus post, está estimulando o diálogo. Isso vai ajudar a conhecer ainda mais seu público e ganhar credibilidade com ele.

Fale de diversos assuntos

O perfil do seu Twitter empresas existe para divulgar seu produto ou serviço, mas ele não deve ser só sobre isso.

Falar apenas sobre seu negócio pode deixar seu perfil menos chamativo.

Publique outros conteúdos interessantes, imagens engraçadas ou comente sobre grandes acontecimentos.

Tudo isso, claro, seguindo a sua persona e aproveitando as oportunidades para associar esses assuntos a sua empresa.

Para isso, é preciso estar atento aos trend topic Twitter, eles sãos os assuntos mais comentados na rede social.

Através desse Twitter top trend você pode descobrir tendências de comportamento e interesse do público.

Esses trends Twitter ficam disponíveis em um quadro na lateral da timeline.

Fique atento aos resultados

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Seu twitter para empresas vai possibilitar que a opinião de muitas pessoas sobre seu produto ou serviço chegue até você.

Esse feedback vai ajudar a acompanhar a qualidade do seu serviço ou desempenho do seu produto.

Mas como a quantidade de conteúdo publicado na rede social é grande, é preciso filtrar para obter as melhores informações.

A maneira mais simples são as listas que explicamos no tópico anterior. Mas elas têm limitações.

As listas permitem que seu Twitter para empresas filtrem apenas o conteúdo de usuários já conhecidos.

Para descobrir novos clientes ou possíveis consumidores, o ideal é realizar pesquisas avançadas.

Através delas seu Twitter empresas consegue produzir um filtro por palavras-chave ou hashtags.

Assim, você pode traçar estratégias de marketing direcionado aos públicos que estão perguntando sobre sua empresa, sobre o seu produto ou que simplesmente publicaram algo para o qual você pode se apresentar e oferecer soluções.

Existe até uma ferramenta criada com a intenção de facilitar esse tipo de ação de Twitter para empresas, é o Tweetdeck. Ele é ideal para organizar suas pesquisas avançadas nessa rede social.

Quer saber mais sobre o que é Tweetdeck, clique aqui.

É hora de usar o Twitter para empresas

Agora que você já sabe das vantagens, é hora de botar tudo em prática.

O público dessa rede social é fiel, apaixonado e muito ativo. Esse é um ambiente bom para aplicar suas estratégias de marketing.

Mas não se esqueça de seguir as dicas de boas práticas que aprendeu aqui. Sem elas a experiência do seu Twitter empresas obterá resultados menores ou até mesmo negativo.

Uma boa presença nessa rede social fará seu produto ou serviço cair no gosto de seus clientes, deixando-os mais satisfeitos e fiéis.

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