TweetDeck: aprenda como gerenciar sua conta e melhorar a presença on-line do seu negócio no Twitter

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Publicado: 22 de março de 2018 | Atualizado: 30 de julho de 2019.

O TweetDeck é uma excelente ferramenta para garantir que você tenha maior controle do perfil da sua empresa no Twitter. A partir dele é possível ter mais interatividade com seus seguidores e ficar por dentro de assuntos relevantes ao seu negócio. Quer saber como?

Para você ter uma noção, 51% das PMEs (pequenas e microempresas) usam o Twitter diariamente, de acordo com a própria rede social.

Um dos principais responsáveis por essa presença na rede é o TweetDeck!

Neste artigo vamos explicar o que é o Tweet Deck e como você pode utilizá-lo para melhorar ainda mais o desempenho da sua empresa no Twitter.

Confira os tópicos abordados:

O que é TweetDeck?

O que é TweetDeck

Você ainda não sabe o que é TweetDeck?

Não se assuste! Estamos aqui para te ajudar a esclarecer tudo sobre o assunto.

O TweetDeck é um gerenciador de perfis do Twitter, uma ferramenta extra da rede social destinada a facilitar o gerenciamento de contas empresariais.

Ele é muito utilizado por social medias de empresas de todo porte.

O social media é o profissional da empresa especializado em cuidar de cada conta nas redes sociais de um negócio.

Para saber usar o TweetDeck Twitter é necessário primeiro entender tudo sobre o Twitter para empresas.

No caso do Deck Twitter existem colunas responsáveis por organizar todo o conteúdo apresentado pela ferramenta.

Colunas do TweetDeck

Essas colunas apresentam feeds semelhantes à timeline (linha do tempo) do Twitter, Facebook, Foursquare e algumas outras.

Existe a possibilidade de criar linhas verticais com pesquisas, perfis ou algumas páginas específicas dentro da ferramenta.

Mas, um dos principais atrativos dessa ferramenta é a possibilidade de atualizar mais de uma conta ao mesmo tempo.

Outra facilidade é a programação de tweets durante o dia ou semana, função não oferecida pelo Twitter.

O programa possui versões para Windows, Mac e para acesso on-line.

Ele fez tanto sucesso que obrigou os especialistas da rede social a adquirir a ferramenta por uma quantia de US$ 40 milhões.

Para quem inventou uma rede social como o Twitter, US$ 40 milhões é como comprar pão todos os dias para pessoas como você e eu.

Tô rindo, mas tô preocupado!

Com o TweetDeck é possível criar filtros de conteúdos e hashtags mais usadas no país e no mundo.

Se você quiser conhecer mais a respeito, dê uma olhada no nosso conteúdo sobre o que significa hashtag.

Okay, agora você deve estar se perguntando: “mas como essa ferramenta pode me ajudar?”

Simples!

Se você possui uma conta no Twitter é muito mais fácil conseguir maior amplitude de seguidores e principalmente de interação com seus potenciais clientes, e o gerenciador só funciona quando existe uma conta.

Ainda está confuso? Fique tranquilo! Nós vamos te ensinar como utilizar a ferramenta em um passo a passo simples. Dê uma olhada no tópico a seguir.

Como usar Tweetdeck Twitter?

Como agora você já sabe o que é o TweetDeck e entende um pouco sobre a funcionalidade dele em um perfil empresarial, vamos te explicar como usar TweetDeck da forma correta para ter ainda mais presença e sucesso na rede social.

Não se esqueça: o TweetDeck é uma ferramenta responsável por facilitar o uso do Twitter, e não substituir a plataforma original.

Na verdade o TweetDeck depende de uma conta no Twitter para oferecer tais funções.

Oi?!

Vamos lá! Para entender como usar TweetDeck é preciso começar pelo básico: tenha uma conta no Twitter!

Assim que você fizer login no TweetDeck, a primeira coisa que irá notar é a rapidez da sua timeline.

No TweetDeck não é necessário ficar atualizando a página para ver os novos tweets.

Nele é possível trabalhar com mais de uma conta do Twitter e isso facilita o trabalho do social media no gerenciamento do perfil de determinadas empresas ou grupos.

Ou seja, se você é social media de um grupo empresarial, poderá gerenciar o Twitter de todas as empresas do grupo por meio do Deck Twitter.

E o melhor! Tudo na mesma página, sem entrar e sair de contas o tempo todo.

Contas novas TweetDeck

Trabalhe com colunas

A sensação do TweetDeck são as colunas que mostramos acima.

Ao entrar na ferramenta é possível visualizar as quatro colunas padrão no site: Home, Notificações, Mensagens e Ações.

O TweetDeck permite controlar o período de atualização de cada coluna, além de definir alertas para cada uma delas.

É possível inserir, mover, excluir cada uma das colunas sempre para manter tudo visível dentro do TweetDeck e incluir, ou até mesmo excluir, colunas de acordo com o que você procura.

Para adicionar colunas no TweetDeck basta clicar no botão “+” do lado esquerdo da página e escolher sobre o que falará sua nova coluna.

Botão do TweetDeck

Depois de entender o que é TweetDeck e como trabalhar com colunas, é importante saber personalizá-las para otimizar o seu trabalho.

Personalize suas colunas com a busca

Por ser uma rede social na qual a quantidade de conteúdos é muito grande, o recurso de filtrar as colunas personalizadas é ainda mais eficiente.

Existem diversas opções para o tipo de coluna a qual você quer incluir na timeline.

Opções que vão desde assuntos mais pesquisados, hashtags mais usadas no dia, usuários específicos e assim por diante.

Tipos de colunas no TweetDeck

Usando este recurso é possível personalizar o seu Deck Twitter de acordo com as suas necessidades.

Você pode filtrar uma coluna para ter acesso apenas aos tweets que mencionam a sua empresa, por exemplo.

Por falar em filtros, quanto mais você usa o que é TweetDeck mas você acaba descobrindo alguns macetes.

Por exemplo: ao clicar no botão de configuração no alto de cada coluna você consegue personalizar ainda mais o seu filtro.

Personalizar colunas no TweetDeck

Os filtros em uma pesquisa são muito úteis, afinal com eles é possível ver quais postagens possuem um certo número de retweets, por exemplo.

O TweetDeck conta também com uma opção silenciosa, na qual você pode “ocultar” textos , usuários ou até mesmo termos personalizados.

Como você já sabe o que é TweetDeck, vamos entender como agendar tweets nos perfis gerenciados.

Agende os Tweets

Com o agendamento dos seus tweets é muito mais fácil controlar as demais estratégias de marketing dentro de uma empresa, pois você poderá realizar postagens em horários específicos do dia.

Isso é muito útil quando diz respeito a produtividade diária do profissional que pode cuidar do seu setor de marketing.

Seus tweets programados podem ser vistos a partir de uma coluna específica.

Embaixo de cada atualização, há a opção para a edição ou remoção completa do texto.

Depois de entender o que é TweetDeck você pode encontrar ferramentas avançadas para criar novos tweets.

Elas te permitem postar atualizações a partir de qualquer conta conectada usando o botão New Tweet.

Agendar um post pelo TweetDeck

Por isso, o agendamento de tweets na ferramenta pode ser uma ajuda para quem trabalha com mais de uma conta corporativa.

Truques para usar o TweetDeck de maneira simples

Como já foi dito um pouco acima, aprender o que é TweetDeck e saber como usá-lo são duas fases muito importantes para se desenvolver um bom conhecimento da ferramenta.

Depois de usar com frequência e saber o que é TweetDeck você começa a ter mais controle de alguns macetes que podem facilitar o seu trabalho dentro da ferramenta.

Listamos alguns para te ajudar:

1. Um bom exemplo de como usar estes truques são as pesquisas feitas na ferramenta.

Ela serão exibidas em um tipo de “favoritos” de busca sempre ao clicar no ícone de pesquisa;

Pesquisas pelo TweetDeck

2. Uma outra coisa que você talvez não saiba sobre o que é TweetDeck é que poderá visualizar o perfil de cada uma das contas que gerencia apenas clicando na imagem;

3. Caso você queira incrementar um tweet em alguma página da web, para isso basta abrir o menu de ações para escolher a opção correspondente;

4. Existem também as Collections. Elas são uma forma bem útil de encontrar tweets individuais.

Para isso é preciso clicar no ícone correspondente no canto inferior esquerdo da página.

A partir disso você pode arrastar os tweets dentro de outras colunas, digitar a URL de um tweet ou até mesmo usar o link “adicionar uma coluna de coleção”.

As suas coleções poderão ser baseadas de acordo com o tema, como eventos, programas de televisão e até mesmo times de futebol. Tudo de acordo com os seus gostos preferenciais.

Existem algumas teclas que podem facilitar ainda mais o seu dia a dia usando a ferramenta.

Atalhos no TweetDeck

Estes recursos de pesquisa são conhecidos no Twitter, mas o que ninguém sabe é a possibilidade de utilizar esses atalhos no TweetDeck também.

Depois de entender sobre o que é TweetDeck, para visualizar todas as opções de “atalhos”, clique no ícone de configuração e escolha a opção Keyboard shortcuts.

Não perca tempo e faça a gestão da sua conta com o TweetDeck

Muitos especialistas afirmam que usar o TweetDeck garante a eficiência do desempenho na gestão de diversas contas do Twitter.

Para que você, na posição de empresário, não fique de fora das facilidades oferecidas pela ferramenta, sugerimos que comece agora mesmo a usar a ferramenta depois de entender o que é TweetDeck.

Usar o TweetDeck na gestão de diferentes perfis dentro da ferramenta poderá facilitar o desempenho do seu social media.

Isso, pois não haverá necessidade de ficar entrando e saindo de contas diferentes para realizar o acompanhamento de estratégias e fazer posts periódicos.

Para garantir um controle melhor de todos os perfis de uma empresa ou grupo empresarial é necessário contar com a eficiência de uma ferramenta com o objetivo de reduzir tempo e otimizar o processo de acompanhamento dessa rede social.

Acompanhe assuntos de seu interesse, cuide da sua relação com os seguidores e consiga mais interessados em seu produto/serviço sem precisar gastar tempo com campanhas.

Descubra um mundo de possibilidade para se aproximar do seu cliente facilitando o seu contato em torná-los fiéis consumidores da sua empresa.

Por meio desse contato através da rede social é possível garantir a uma proximidade maior com o cliente e alavancar seu negócio ao sucesso!

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