Sabe como ganhar seguidores no Twitter? Confira este guia definitivo para bombar seu perfil na rede
Publicado: 14 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 28 de agosto de 2019.
Quer ganhar seguidores no Twitter, não é? Estou sabendo, um passarinho azul me contou… O Twitter é uma das redes sociais mais dinâmicas e cotidianas existente, e conseguir seguidores nem sempre é tarefa fácil, mas iremos te ensinar como fazer isso neste texto.
Até o ano de 2017, você precisava expor sua opinião no Twitter em até 140 caracteres, mas uma atualização caiu do céu (para algumas pessoas) e esse número dobrou. Hoje, os usuários podem usar 280 caracteres em um único tweet.
Com os 140 caracteres, algumas vezes você tinha que tweetar 2 vezes para concluir um raciocínio, mas isso nunca foi um problema para os usuários, afinal, essa rede social é muito dinâmica.
Entretanto, ganhar seguidores no Twitter não é tão difícil assim.
Por exemplo: os usuários não avaliam só o seu conteúdo, mas o seu perfil como um todo, por isso conhecer as dicas certas pode ajudar em como ter mais seguidores no Twitter.
Então, caso você não tenha um Twitter adequado ao seu objetivo, seu público não se sentirá atraído. Por isso não basta só ter conteúdo de qualidade.
Você precisa ter uma página atrativa, e escolher boas fotos de perfil e de capa é uma maneira de deixar sua conta com a sua cara.
Quando falamos em deixar a página com a sua cara, queremos que você selecione fotos que sejam visíveis e compreensíveis mesmo em miniatura, ou seja, independente do formato e tamanho da imagem, o usuário precisa olhar e reconhecer a sua empresa.
Vamos contar mais coisas sobre a rede social nesse texto, então continue conosco e descubra como ganhar seguidores no Twitter.
História do Twitter
O Twitter surgiu em 2006 e foi criado por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone.
A idéia inicial era um serviço de troca de SMS e seu objetivo era publicar um status momentâneo, em pequenas mensagens, daí surgiu a ideia de 140 caracteres. Inclusive, “Status” era o primeiro nome do Twitter.
Quando alguém atualizava o status no Status (era realmente confuso, não é?) as pessoas recebiam uma notificação em seu celular.
E assim seguiu por um ano a curta história do Status.
Depois de perceber que o nome não era o melhor, eles começaram a pensar em um possível substituto. E então, “voilà” chegaram a conclusão do nome Twitter.
Twitter em inglês significa pios de pássaros, e como o objetivo era compartilhar curtas atualizações momentâneas, como piados de passarinhos mesmo, o nome se encaixou direitinho.
Por isso o logotipo do Twitter é um pequeno pássaro azul.
“Oh my God, agora tudo faz sentido!” Eu sei que essa deve ter sido a frase que você pensou, mas vamos continuar com o conteúdo, pois ainda iremos falar muito sobre o Twitter aqui.
Aprenda a usar o Twitter
O Twitter é um microblog onde as pessoas podem criar seus perfis e, a partir daí, seguir outras pessoas que tenham um perfil na rede. Ele funciona com seguidores e não com amigos, como na maioria das redes sociais, ou seja, você pode ter, por exemplo, 1500 seguidores e seguir apenas 700 pessoas.
Seguidores são as pessoas que te acompanham, ou seja, quando você tweetar, seu tweet irá aparecer para as pessoas que te seguem.
E também há o processo inverso, que é quando você segue uma pessoa. A partir disso, quando você está seguindo uma pessoa, o que ela postar ira aparecer na sua timeline, você segue as “histórias” do usuário.
Nessa rede social, além de tweetar, você pode retweetar. Isso acontece quando uma pessoa replica um determinado tweet para os seguidores dela, o que é muito parecido a um compartilhamento do Facebook e te ajuda a ganhar seguidores no Twitter, uma vez que sua postagem será compartilhada e alcançará novas pessoas.
Sobre o que falar em seu perfil?
Para ganhar seguidores no Twitter, você precisa manter uma conversa com seus fãs, sendo assim, quanto maior for a interação com seu público-alvo, maior é a chance deste “papo” se tornar uma conversão.
Mas, para você conseguir conversar, é preciso falar de coisas que atraia o seu público. E aí vem a pergunta: como atrair a atenção do meu consumidor?
Geralmente coisas envolvendo seu segmento, curiosidades, novidades, textos que auxiliam o funcionamento de um produto um pouco mais complexo, atraem o seu cliente.
Se aquela pessoa te segue é porque ela gosta da sua empresa, ou do seu material nas redes sociais.
Agora imagine que você postou um conteúdo sobre uma nova lousa digital que está surgindo no mercado e você tem uma empresa de terraplanagem.
Nada a ver né? Provavelmente você não irá agradar aos seus seguidores e não irá gerar interação nem engajamento do público com a marca.
Mas vamos supor que você fale sobre a diferença de terraplanagem e terraplenagem, explicando que são coisas diferentes e de quebra ensina ao seguidor qual a melhor decisão a ser tomada em certas ocasiões.
Neste caso existem duas possibilidades. Uma é o seu seguidor não gostar do material, a outra é ele gostar, e gostar tanto a ponto de te retweetar.
A essa hora você já deve ter imaginado, se seu conteúdo for compartilhado… Exatamente! Você pode atingir mais pessoas, e assim conseguir seguidores no Twitter.
Outra maneira de atingir mais pessoas no Twitter é usar hashtags. Elas aumentam as chances do seu conteúdo ser visto, pois ao usar uma tag seu tweet será posicionado para todos que procurarem por ela.
Mas sobre hashtags, fique em paz. Ainda temos bastante conteúdo para te ensinar como conseguir seguidores no Twitter, iremos abordar esse tópico ao decorrer do nosso guia completo.
Resumindo, em seu perfil no Twitter fale sobre o seu segmento em geral, sobre a sua empresa, notícias importantes que estão acontecendo em tempo real, pois o Twitter é a rede social mais instantânea do momento.
Interaja com os clientes criando uma boa relação com eles, essa é uma ótima maneira de conseguir ganhar seguidores no Twitter.
Como interagir com o meu público?
Dentre todos, esse é o tópico mais simples de explicar. Falamos acima da importância de interagir com o público, essa é uma das coisas mais fundamentais para se explorar no Twitter, então aproveite as brechas que sempre aparecem.
Quando falamos em Twitter de grandes empresas, nem todos seguidores esperam ter o seu tweet respondido, então dar uma resposta pode ser uma surpresa agradável. Assim, os consumidores se sentem importantes e essas atitudes podem ajudar a fidelizá-los.
Como esse exemplo que aconteceu com um seguidor.
Provavelmente ele não irá esquecer tão facilmente o dia que gigantes como Ponto Frio, Netflix, Itaú, McDonalds e Coca-Cola interagiram com ele.
Esse case se espalhou pelo Twitter e atingiu muito mais pessoas do que se imaginava, foi uma experiência positiva tanto para as empresas que se mostraram ativas, como para o consumidor que pôde interagir com as marcas.
Mas não precisa acontecer como no exemplo acima. Uma simples maneira de começar uma interação é tweetar “bom dia”. A chance de algum fã da sua empresa também desejar bom dia é grande, e então você poderá começar a interagir com ele.
Ou se alguma notícia está bombando no momento, você pode tweetar sobre ela. A chance de haver retweets (sim, no plural mesmo) é muito grande, pois as pessoas adoram ver que as empresas são “moderninhas” e estão atualizadas em tudo que acontece.
Periodicidade de posts
Agora que você já sabe o que é o Twitter, sobre o que falar no seu perfil e como interagir com o seu público, pode aparecer dúvidas sobre a periodicidade de posts.
Como dissemos, o Twitter é uma rede social muito dinâmica, ou seja, os posts só atingem quem está ativo naquele instante.
Digamos que a vida útil de um tweet dure por volta do momento da postagem até, no máximo, 40 minutos.
Depois disso o tweet vai lá pro fundo da timeline, e ver um usuário descer muito em sua timeline é muito raro. Os usuários querem ver as novidades, o que está acontecendo naquele momento então não faz sentido ficar descendo para ver antigos tweets.
Vale dizer então que postar 3x ao dia é o mínimo. O ideal é 5 tweets por dia, esse é o recomendado para estar ativo no Twitter.
5 Dicas para ganhar seguidores no Twitter
Separamos algumas dicas que irão te ajudar em como conseguir ganhar seguidores no Twitter.
Dica 01 – Vincule a sua conta do Twitter às outras plataformas
O que isso quer dizer? Quer dizer para você disponibilizar o acesso ao seu Twitter nas outras plataformas que você tem, como site pessoal, e-commerce ou blog.
Disponibilize em seus textos de blog um botão que direcione o público direto ao Twitter, ou deixe seu user (@suaempresa) visível em outras redes sociais, como Facebook, dessa maneira você pode ganhar novos seguidores e mostrar que você está ativo no Twitter também.
Dica 02 – Faça Broadcasts
Broadcasts é o novo nome para a extinta twitcam.
“Tá, mas eu não sei o que é twitcam e muito menos essa tal broadcast meu senhor!”
As twitcam eram as transmissões ao vivo do Twitter, hoje elas recebem o nome de Broadcasts.
Faça transmissões ao vivo, essa é uma forma de se apresentar para mais usuários e de engajar o fã que sempre te acompanha.
Dica 03 – Mantenha uma conexão com profissionais referência no seu mercado
Siga-os, poste materiais sobre eles, acompanhe o que eles falam. Mesmo se você já é uma referência no seu segmento, você não deve estar sozinho. Acompanhe seu concorrente e interaja com ele também.
Não é preciso criar uma rivalidade à toa, trabalhem junto que com certeza os resultados virão em dobro, seja no Twitter ou fora das redes sociais.
Dica 04 – Use hashtags
Viu? Dissemos que não íamos demorar muito para explicar sobre o uso das hashtags, foi mais rápido que ver o papa-léguas correndo com tênis de rodinha.
Vamos falar sobre hashtags!
As hashtags ficaram mais conhecidas no Twitter e são ótimas para impulsionar publicações, além da sua utilidade são ferramentas que te auxiliam a propagar ainda mais sua publicação, ou seja, expor para mais pessoas.
Quando você usa a hashtag ideal, a chance de aparecer para seu público-alvo aumenta muito. Saiba escolhe-las muito bem e #Partiu ganhar seguidores no Twitter.
Dica 05 – Cuidado com os excessos
Falamos isso no texto sobre hashtags, que você pode ver clicando aqui, mas vamos repetir. Não abuse dessa ferramenta.
Não coloque #DomingãoDoFaustão, se você está falando de um filtro de água, inclusive se isso for em uma segunda-feira.
O que quero dizer com isso é: não coloque hashtags que estão bombando no Twitter, só para sua publicação atingir mais pessoas.
Algumas pessoas publicam uma imagem, por exemplo, e preenchem os 280 caracteres com hashtags aleatorias. Me poupe né?! Ninguém suporta uma publicação cheia de hashtag!
Seu seguidor procura por material de relevância, esse é o motivo das empresas criarem um Twitter, então dê isso a ele. #HashtagsDemaisSãoIrritantesAmigo.
Estar ativo é a chave para conseguir seguidores no Twitter
Depois de conhecer melhor a história do passarinho azul e seus seguidores, vamos dizer para você não deixar de ficar ativo se o intuito for ganhar seguidores no Twitter.
Essa é a nossa conclusão, afinal você só consegue interagir com seu seguidor se estiver ativo, só consegue publicar conteúdos interessantes se estiver ativo, só consegue fazer uma broadcast se estiver ativo e só consegue ganhar seguidores no Twitter, se estiver ativo!
Ninguém vai seguir um perfil se ele não publicar nada e não despertar o interesse do público. E aí, aquela pergunta “como ter mais seguidores no Twitter?” vai por água abaixo.
Então não perca tempo, crie enquetes, poste os mais diversos conteúdos sobre seu segmento, seja uma empresa moderna e comece a ganhar seguidores no Twitter.