Descubra como usar lead tracking para rastrear seus leads e criar campanhas de marketing mais eficientes

//Descubra como usar lead tracking para rastrear seus leads e criar campanhas de marketing mais eficientes

Por: | Publicado: 13 de julho de 2018 | Atualizado: 25 de setembro de 2018.

Ao usar lead tracking você terá fácil acesso às informações mais importantes de seus leads. Saiba como transformar o seu site em um verdadeiro cão farejador para rastrear o caminho do sucesso.

Se tem uma coisa que um bom vendedor deve saber é que cada cliente é único. Todos eles têm suas características únicas na forma de pensar, negociar e ser convencido sobre a compra de um produto bom.

E claro, reconhecer essas particularidades não é tarefa fácil. No cara a cara, é preciso saber ler o comportamento de quem compra para definir os melhores argumentos e abordagens.

Mas por outro lado, compreender esses pequenos traços dos consumidores online é bem mais fácil. Sim, isso mesmo! Até isso fica mais fácil na internet.

Esse truque não é nada mágico, na verdade é pura tecnologia. É o chamado lead tracking, um recurso disponível nas melhores ferramentas de marketing.

Impressionante, né?!

Quer saber mais sobre o que é lead tracking e como usá-lo? Confira só os tópicos desse conteúdo:

O que é lead tracking?

Descubra o que usar lead tracking

Antes de saber como usar lead tracking, precisamos entender o seu conceito. Afinal, não há prática sem teoria.

Então, vamos começar pelo nome. Em tradução livre lead tracking significa rastreamento de leads. Simples assim.

Os leads são aqueles futuros clientes da sua empresa que já estão sondando alguma de suas campanhas de marketing e avançando cada etapa do seu funil de vendas. Inclusive, se quiser saber mais sobre o que é funil de vendas, temos um conteúdo incrível para isso!

E esse recurso, o lead tracking, disponível nas ferramentas de marketing mais completas do mercado, permite a você rastrear o desempenho de suas páginas, descobrindo as mais acessadas e com maior capacidade de conversão.

Além disso, sabendo usar lead tracking dá para compreender melhor as particularidades de seus leads a partir do resultado das páginas, permitindo segmentação e personalização de campanhas.

Tá imaginando quantos benefícios esse recursos pode te trazer? Nem precisa perder tempo e neurônios com isso, te diremos no próximo tópico.

Conheça os benefícios de rastrear seus leads

Conheça as vantagens de usar lead tracking

Como vimos ali em cima, ao usar lead tracking você consegue entender melhor as páginas de maior poder de conversão em seu site e as características.

Isso é quase como ler a mente de alguém. Afinal, com esse recurso você entenderá características importantes de seus leads desde de o primeiro contato.

Dessa forma, você pode otimizar todas suas ações de marketing de forma a serem mais efetivas em poder de conversão ao adaptar da maneira que seu público considera mais eficiente.

Quer um exemplo? Imagine que ao usar lead tracking você identificou maior número de visitas às páginas do site linkadas em uma campanha de email marketing após às 18h.

Com essa informação você pode entender que esse é o horário livre de seus leads, quando eles têm tempo para abrir seus emails e acessar seus conteúdos.

Assim você poderá programar o envio de seus emails nesse horário ou ainda agendar outras ações baseadas nesse dado, como um webinar, a postagem de uma foto, o upload de um vídeo ou até mesmo uma ligação direta.

Por falar em ligação, com ele também dá para identificar o melhor canal de contato com seu público. Isso porque ao rastrear seus leads – inclusive os leads telefônicos – você se torna capaz de identificar como o visitante chegou até o site, ou seja, se foi por meio de pesquisas em buscadores, redes sociais, emails etc.

Mais além, dá para determinar o interesse do seu público com essa mesma lógica. Não acredita? Então, olha só.

Continue imaginando aquele email citado um pouco antes aqui no texto. Vamos supor que ele levava a uma página na qual você oferece dois tipos de materiais para download.

Os resultados mostraram interesse maior em determinado material, logo você entende maior interesse do seu público nesse determinado assunto. Dessa forma, focando suas ações exatamente naquilo que se mostrou mais eficiente.

Ainda dentro do exemplo, temos o cenário no qual você sabe a melhor maneira, o melhor momento e o interesse de seus leads. Esse cenário será sua realidade ao usar lead tracking.

Com isso, será possível criar fluxos de marketing inteiros personalizados para conquistar a conversão de segmentos específicos de leads.

Muito melhor, quando você começa a usar esse recurso de um bom software de automação de marketing, é possível aliar com um lead score programado para configurar a qualificação do público de forma mais rápida, estabelecendo gatilhos para acionar sua equipe de vendas.

A conclusão disso? Difícil será para a concorrência rastrear o tamanho de aumento das suas vendas.

Mas, então, como usar lead tracking no seu site? A resposta está no próximo tópico.

Aprenda como usar lead tracking

Em primeiro lugar precisamos dizer que para usar lead tracking é preciso fazer uso de algum tipo de software de marketing. Afinal, seu site não vai começar a rastrear por aí por vontade própria, não é?!

Por isso, separamos aqui esse conteúdo sobre ferramenta para lead scoring e lead tracking. Com ela você poderá de fato aplicar esse recurso vantajoso em seu site.

Após obter uma dessas ferramentas, ela terá um código de rastreamento disponível, o qual você deve inserir no html do site ou blog.

Basta isso! Muito simples mesmo, concorda?

O passo seguinte é acompanhar as informações captadas na hora de personalizar suas campanhas, como já falamos anteriormente.

Essas informações, vão ajudar você a definir os melhores horários e abordagens, aumentando sua taxa de conversão de forma significativa.

Rastreie e converta!

Comece a usar lead tracking e converta muito mais clientes

Neste conteúdo, entendemos que o lead tracking é um recurso disponível em alguns softwares de marketing de qualidade no mercado. Separamos inclusive um link para um outro texto de qualidade sobre essas ferramentas.

Compreendemos que esse recurso possibilita a percepção de particularidades nos comportamentos de leads baseados nas informações captadas nas visitas de páginas e outros tipos de interações com campanhas de marketing.

Assim, se torna possível separar leads em segmentos de acordo com suas semelhanças de atitudes, horários, interesses ou outros pontos.

Dessa forma, você pode criar campanhas personalizadas com maior eficiência em conquistar as conversões ou até fluxos de marketing inteiros configurando a pontuação de seus leads.

Com essas dicas, seu site será mais eficiente que um cão farejador de caça e seus leads serão presa fácil.

Acompanhe mais conteúdos como esses aqui no blog do Ideal Marketing.

2018-09-25T15:34:53+00:00

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