O que é ROI e como usá-lo para obter mais controle dos seus investimentos?

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Publicado: 22 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 20 de janeiro de 2020.

Conhecer o que é ROI ou Retorno sobre Investimento, como também é chamado, é extremamente importante para garantir o bom resultado do seu negócio. Os dados obtidos com essa análise poderão apontar os erros e acertos de qualquer aplicação.

É um grande alívio quando você finalmente consegue separar um pouco do seu recurso para investir em ações de divulgação ou em melhorias para a empresa, seja no site ou na loja física. Mas, como saber se o investimento feito está ou não gerando resultado?

Saber calcular o que é ROI é fundamental para qualquer área, ou até mesmo projeto, dentro das empresas.
Este cálculo é muito importante na organização e planejamento de um setor de crescimento, por exemplo, pois oferece facilidades em verificar quais investimentos feitos estão dando resultado, quais não e porque não estão.

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O ROI é uma forma de tornar seus investimentos mais assertivos, poupando uma empresa de gastos desnecessários e perda de tempo e dinheiro.

Neste artigo você vai conhecer o que é ROI, como fazer de forma correta e assertiva a fórmula ROI, além das maneiras para usar esses dados a seu favor.

Descubra de uma vez por todas o que é ROI

ROI é uma sigla para o termo em inglês Return on Investiment, ou retorno sobre investimento.

De um modo geral, entender que o ROI é um indicador eficiente, permite a gestores, diretores e CEOs ter acesso a quantidade de dinheiro conquistado ou perdido com determinado investimento.

O ROI é uma métrica necessária para uma empresa, afinal a partir dela você terá acesso a uma série de caminhos responsáveis por melhorar a lucratividade do seu negócio.

Ele te permite entender se os investimentos feitos estão gerando retornos positivos ou se é o momento certo para deixar de investir em algo

Calcular o retorno sobre investimento de forma correta garante o acesso a informações importantes, as quais poderão ajudá-lo a, por exemplo, modificar metas comerciais ou procurar resultados mais “reais“.

Saber fazer os cálculos do seu retorno sobre investimento te permite entender quais tipos de investimentos usar na sua empresa.

Mas calma lá! Você já sabe o que é o custo e a receita de um negócio? Sabe qual a relação deles com o seu cálculo de ROI? Fique tranquilo, vamos te ensinar!

O que ROI para receita?

A receita é todo valor arrecadado com as vendas em uma empresa.

Para entender o que é ROI e fazer a fórmula de maneira correta, é importante primeiro calculá-lo separadamente, assim você saberá o resultado obtido em cada investimento realizado.

Para calcular o retorno sobre investimento de uma campanha específica, é importante utilizar apenas os dados da estratégia em questão.

Por exemplo: para saber calcular o que é ROI dentro de um investimento em mídias sociais, o valor da receita deve representar apenas as vendas desse tipo de investimento e não de toda a empresa.

Uma vez feitos os cálculos de cada ação separadamente, é chegada a hora de juntar os números.

Caso você queira um panorama geral de toda a receita da empresa, é necessário somar os resultados obtidos com cada ação e realizar um novo ROI.

Ora, mas não se irrite!”. Nós vamos te ensinar o passo a passo para realizar o cálculo.

O que é ROI para os custos?

Os custos são todas as despesas do negócio. É o valor que torna viável o avanço positivo do seu investimento.

Assim como você fez na receita, a fórmula ROI dos custos com cada ação realizada na empresa deve ser feita de maneira separada.

Saber o que é ROI está relacionado com o seu entendimento por custo. Pense no exemplo anterior sobre investimento em redes sociais.

Os custos são representados pelo valor pago para usar o recurso de publicações pagas, por exemplo.

Além disso, existem despesas como internet, telefone, funcionários e qualquer outro projeto do seu negócio.

Para ter o custo da sua empresa em um panorama geral, assim como feito anteriormente, some todos os valores de gastos com os projetos e realize um novo ROI.

Não contavam com a minha astúcia!”. Agora sim vamos te ensinar a calcular o retorno sobre investimento!

O que e ROI?

Como fazer o cálculo de ROI na sua empresa

Saber calcular o que é ROI permite mais acesso a dados diversos, os quais auxiliam você e sua equipe no controle dos recursos para investimento. Ou seja, o cálculo foca em saber se há lucro ou prejuízo no negócio.

A fórmula ROI para identificar estes dados é feito da seguinte maneira:

Cálculo do ROI

Para obter o resultado correto do retorno sobre investimento, você deverá subtrair o lucro do custo inicial e depois dividir o resultado pelo mesmo valor.

Ao chegar no resultado, é importante saber o quanto isso representa em porcentagem. Para isso, pegue o valor do ROI e multiplique por 100.

Ficou confuso de entender o que é ROI e a sua fórmula, né? Vamos usar um exemplo para facilitar:

Se você vai calcular o retorno sobre investimento do seu negócio, imagine-se como dono de uma empresa de manutenção de smartphones.

Nesta empresa você investiu 2.000 reais em um equipamento para automatizar sua produção.

Por causa dessa automação no processo de produção você conseguiu gerar um lucro de 2.500 reais.

Desse modo, o cálculo ficará: 2.500 – 2.000 / 2.000 = 0,25.

Ou seja, o seu retorno, ou o seu ROI, foi 0,25 vezes o investimento inicial. Mas para ter mais clareza da importância desse dado, faça um cálculo de porcentagem, como explicamos anteriormente.

Por exemplo: 0,25 x 100 = 25%.

Não se esqueça de incluir todas as despesas relacionadas a aquisição do equipamento (Custo), do contrário o cálculo não dará o resultado correto no seu ROI.

Gráfico do ROI

Lembre-se! O resultado do ROI não está estipulado como positivo ou negativo.

Você é quem define o modo de interpretar os dados com relação a sua empresa, afinal cada negócio tem um objetivo específico.

Porém, podemos dizer que o seu ROI é positivo quando os dados forem capazes de cobrir o investimento inicial.

Outra coisa importante para se atentar é que o ROI não é o seu lucro.

Retorno sobre investimento é a análise prática, para saber se o seu negócio está gerando resultados financeiros acima do custo inicial.

Por que é importante saber o que é ROI para usá-lo?

Muitas pessoas têm medo de investir quando começam a trabalhar com Marketing Digital. Na verdade, o medo do gestor é não obter resultado com suas ações.

Se você se enquadra neste perfil entenda uma coisa: para investir em qualquer novo método de marketing é necessário tempo para cada estratégia começar a apresentar seu retorno.

Existem métodos para trazerem um retorno mais rápido, mas é importante entender que existem retornos a médio e longo prazo também.

Muitas estratégias precisam ser ajustadas de acordo com o tempo de atividade no ar, só assim você terá bons resultados no cálculo do ROI.

Com um investimento feito em mídias sociais, por exemplo, você pode calcular o seu retorno sobre investimento para ter informações relevantes sobre quanto resultado obteve em um determinado período.

Por ser um indicador eficiente, saber o que significa ROI permite maior controle dos resultados obtidos com investimentos feitos em qualquer área de uma empresa.

Não se esqueça: o valor de um negócio está no quanto ele pode crescer.

Toda empresa, independente do ramo, precisa de um cálculo de ROI eficiente, pois a intenção de qualquer negócio é conseguir leads, gerar lucro e fidelizar clientes.

Tenha em mente que o ROI é uma métrica a qual mostra resultados específicos e é você quem vai procurar as melhores diretrizes para ampliar, melhorar ou encerrar alguma ação.

Não é possível ter um negócio com vida financeira saudável se não houver um bom controle de gastos. Os dados oferecidos pelo ROI são eficazes quando o assunto é a vida financeira empresarial.

3 passos para saber o que fazer com esses dados

Return of Investment = ROI

Já conseguiu calcular o que é ROI na sua empresa? Ótimo!

Mas é importante saber que, para as mudanças na empresa acontecerem, é necessário apresentar estes dados aos seus Diretores e CEOs de forma simples e explicativa.

Digamos que o investimento feito pela sua empresa foi feito em ações de divulgação na internet. Estratégias de Marketing Digital são mais fáceis de medir, porque possuem dados sólidos do Google Analytics.

Você pode gastar horas preparando um relatório com 50 páginas mostrando cada dado extraído do Google Analytics e comparando-os com o ROI, porém é bem provável ocorrer a seguinte pergunta no final da reunião com seu diretor:

Tudo bem, como eu uso esses dados na prática?

Separamos uma lista de 4 passos básicos de como montar um senhor relatório e apresentar o seu cálculo com menos tempo, menos folhas e de forma bem mais explicativa.

Dá uma olhada nessas dicas:

1ª Relatórios servem para mostrar o próximo passo

O que importa é atender as demandas da empresa e do cliente final.

Não importa qual o tamanho do seu relatório de ROI, se ele não apresentar quais os próximos passos, não vai adiantar nada a produção do documento.

2ª Dados e informações são duas coisas diferentes

Encher seu relatório de ROI com dados variados não garante sucesso na transmissão de todas as informações necessárias.

Muitas vezes, relatórios enxutos passam muito mais informações que uma dezena de folhas cheia de dados.

3ª Direcione o relatório para a conversão do seu público-alvo

A impressão dos outros sobre a sua empresa é muito importante, mas não assegura suas finanças.

Os dados fornecidos para apresentar resultados de ações com vendas, marketing e demais investimentos servem para facilitar o desenvolvimento da sua empresa.

Porém, existem indicadores que apenas agregam conhecimento e não necessariamente oferecem retorno lucrativo ao negócio, afinal dados de vaidade não mantém empresa nenhuma aberta.

Não adianta ter likes e muitos acessos na sua página, se você não consegue vender seus produtos ou serviços, nem conhece as táticas para alavancar as vendas ou aumentar sua margem de lucro.

Faça estes números se transformarem em diretrizes a fim de saber o que fazer quando um investimento dá certo ou quando não dá.

Aprenda a usar o que é ROI para definir métricas e objetivos

Defina métricas e objetivos do ROI

Como você já obteve os dados do ROI e os colocou em um bom relatório de apresentação, como proceder com essa informação?

Realmente essa é uma pergunta difícil se você levar em conta que o ROI não mostra o motivo de ter acertado ou errado em determinado investimento.

Aí fica o “X” da questão!

Agora, os dados estão em suas mãos, reúna sua equipe e tentem responder as seguintes perguntas:

  • O que eu fiz ou deixei de fazer para ter este resultado?
  • As campanhas que deram certo tem alguma relação com as que não deram bons resultados?
  • As campanhas que não deram certo, como posso melhorar?
  • E as que deram, devo replicar?

Quando respondidas de forma coerente essas perguntas, é chegada a hora de você novamente se questionar e perguntar a sua equipe:

  • Onde a empresa está hoje?
  • O que estamos fazendo está legal para o negócio?
  • Onde queremos chegar?
Descubra os pontos do ROI

Olhando assim, as perguntas soam muito simples e aparentemente fáceis.

No entanto, quando você possui uma métrica de resultados, como o retorno sobre investimento, é importante verificar se cada uma dessas perguntas tem uma resposta coerente e correspondente às expectativas de acertos e erros do seu investimento.

Depois disso, basta analisar bem o seu relatório de o que é ROI para, a partir dos dados, seguir uma diretriz coerente.

Você e sua equipe vão perceber onde estavam acertando e errando com os investimentos feitos até agora.

Quanto mais compreensíveis forem as suas respostas das perguntas acima, mais engajada estará a sua equipe, pois toda mudança precisa começar com os funcionários e só então os resultados poderão aparecer.

Calcule o que é ROI para manter o controle e crescimento do seu negócio!

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Como você entendeu onde e porque errou, bem como onde e porque acertou, estabeleça metas a serem alcançadas em um determinado período com as melhorias e réplicas baseadas nestes dados.

Comece montando um bom plano de ação, pois ele vai definir o próximo passo do seu time.

Com um bom plano de ação, você vai crescer mais e sempre mais.

Monte um relatório com os dados adquiridos a partir dos investimentos e compare-os com o ROI e assim poder apresentar aos diretores ou CEOs da empresa e fazê-los entender a importância de melhorar ou replicar alguma ação de divulgação e investimento.

Como você já sabe o que é ROI, para que ele serve e como utilizá-lo dentro da sua empresa, comece a controlar ainda melhor cada uma das suas ações e abrace o sucesso!

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