O que é marketing direto? Aprenda a interagir com seu público e potencialize seu negócio!

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Publicado: 23 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 29 de agosto de 2019.

O que é marketing direto? Se você procura pela fórmula capaz de segmentar suas ações de maneira estratégica e atingir compradores com grande potencial de compra, visando resultados rápidos, você acabou de achar!

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Marketing direto é um conjunto de estratégias desenvolvidas por empresas a fim de atingir diretamente o público com o qual pretende se relacionar.

Telemarketing e televendas são estratégias antigas desse método, mas utilizadas até hoje, por exemplo.

Além disso, surgiram novas ações de marketing direto, como o e-mail marketing e outras ações digitais personalizadas.

Saber o que é marketing direto é fundamental para agir de maneira correta em sua ação e obter o retorno esperado. Mas para isso, antes de tudo, estude-o.

Para aprender como fazer marketing direto de qualidade e potencializar os resultados do seu empreendimento, nos acompanhe e saiba tudo sobre o assunto:

Mas afinal, o que é marketing direto?

o que é marketing direto

Marketing direto trata-se de ações personalizadas com objetivo de atingir diretamente as pessoas que têm interesse no seu produto/serviço, ou seja, potenciais clientes.

Quando as pessoas começam a aprender o que é marketing direto, por ser uma estratégia antiga, talvez tenham a impressão de que ela não seja mais tão efetiva.

O mundo evoluiu e, dependendo do seu negócio, não é preciso enviar aquele antigo folheto das promoções da sua loja, por exemplo. Você pode enviar um e-mail marketing e a efetividade pode ainda melhor.

Por ser um método focado apenas no público com interesse em seu produto, torna-se uma alternativa muito eficaz.

Para ter noção, a propaganda é como dar um tiro de arco e flecha em uma multidão de pessoas.

Já o marketing direto é como atirar em uma formiga com um canhão, ou seja, a efetividade é muito maior.

O segredo dessa estratégia é segmentar ações.

Para isso, as empresas precisam estudar e descobrir quem são seus consumidores de fato.

A partir do momento que esse estudo for feito, você descobrirá quem é seu cliente e onde ele está.

Após isso, você saberá qual canal e qual a melhor forma de se comunicar com esse cliente potencial.

Esse tipo de marketing visa alcançar bons resultados em um curto período.

Um exemplo de como atingir o cliente que você já deve conhecer, é a estratégia de distribuição de brindes. Esse benefício pode ajudar a fidelizar um consumidor.

Mas antes de sair distribuindo brindes pra todo mundo, é preciso estudar seu público e entender se é a ação mais adequada. Isso para atender seus clientes causando boas recordações.

Em poucas palavras, esta estratégia de marketing é um método de conversar diretamente com a pessoa já interessada em seu produto ou serviço.

Afinal, é muito mais fácil vender para alguém já interessado no seu produto.

Mala direta: conheça esta estratégia

Para saber o que é marketing direto, é importante ter conhecimento de algumas ações já utilizadas, como a mala direta.

Embora seja um método antigo de se aproximar dos clientes, a mala direta ainda é uma ferramenta muito utilizada.

Trata-se de ações, por vezes segmentadas, com o intuito de enviar material publicitário ao consumidor já conhecido do seu negócio.

Este envio pode ser via correios ou, como é mais comum nos dias de hoje, por e-mail. Inclusive, essa é uma estratégia muito semelhante ao e-mail marketing.

O envio geralmente é destinado a uma grande quantidade de pessoas, mas sempre para clientes presente na sua base de dados.

Por correio, por exemplo, pode ser enviado um catálogo com informações de seus produtos e com o logotipo da empresa destacado no envelope, gerando mais credibilidade.

Além disso, para se aproximar do cliente e conseguir conquistar sua confiança, pode ser enviado cartões de aniversário ou felicitações de qualquer data comemorativa.

Utilize o marketing direto a favor do seu negócio

marketing direto o que é - resultados rápidos

Agora você sabe o que é marketing direto e está pronto para colocar tudo em prática.

Siga os passos sugeridos e veja os resultados crescerem rapidamente.

Identifique seu público-alvo

Como dissemos no começo do texto, esse tipo de marketing trabalha com o público interessado no seu produto, ou seja, saber identificar quais são essas pessoas é fundamental para dar sequência na prática.

Veja quais características devem ser analisadas para elaborar a sua estratégia baseada em seu público-alvo:

  • Localização geográfica;
  • Profissão;
  • Interesses pessoais;
  • Renda;
  • Idade;
  • Sexo.

Todos os dados servirão para moldar sua estratégia de marketing direto e permitir uma margem de assertividade maior para o negócio.

Defina a melhor abordagem

Ter uma abordagem baseada na linguagem do seu público-alvo é um fator crucial em todo e qualquer projeto.

Se o seu público for homens jovens de até 23 anos, a abordagem será totalmente diferente de ações destinadas a mulheres de 45, por exemplo.

Escolha o canal utilizado

Esta decisão depende do primeiro passo explicado, pois aqui você irá definir por qual meio entrará em contato com seu cliente.

Se o seu consumidor for um usuário ativo do Instagram, por exemplo, não vale investir tempo e dinheiro no Twitter, não acha?

Você deve estar onde o seu cliente está.

Caso o empreendimento seja voltado ao público de terceira idade, como venda de bengalas, por exemplo, seria correto tentar atingi-lo com mensagens via e-mail?

Muito improvável que você tenha sucesso, não acha?

Por isso o ideal seria conversar com os idosos pelo telefone. A probabilidade de venda é muito maior.

O mesmo se aplica em outros públicos.

Não tente vender produto consumido por jovens através de ligações telefônicas, não será tão eficaz quanto outras alternativas oferecidas pela estratégia de marketing direto, como por exemplo, o envio de mensagens por whatsapp.

Viu só? Entender o que é marketing direto vai muito além de um simples conceito!

Afie as ferramentas

como fazer marketing direto - afiar ferramentas

Nesta fase você já definiu o público, como irá interagir com ele, por onde e, sobretudo, tem o resultado da campanha que afetará diretamente o cliente de interesse.

Veja os números obtidos e analise o ponto que talvez precise ser melhorado, assim a estratégia será ainda mais positiva.

Caso você trabalhe com marketing digital, por exemplo, aposte em um teste A/B para ver se realmente está no caminho certo.

Mas que teste é esse?

Teste A/B é uma forma de analisar possíveis melhorias em seu conteúdo.

Às vezes, embora o material seja bom e relevante, o título pode não ser tão atrativo para os usuários e, com isso, seu marketing direto terá poucos resultados.

O teste A/B permite deixar duas versões do site, página, campanha e etc. no ar, sendo uma original e a outra experimental.

No caso apontado, podemos deixar o mesmo conteúdo com dois títulos diferentes. Após o teste veremos qual foi mais acessado e descartamos o menos efetivo.

Mas tenha atenção: não faça mais de uma mudança nas versões. Mude apenas um ponto, assim saberá o que realmente dá resultado.

Mensure seus resultados

Não é possível ter sucesso em marketing direto sem mensurar os resultados obtidos com as campanhas.

Ao finalizar as ações, mensure os números de cada estratégia, desde as pessoas impactadas, até as convertidas.

Após reunir os dados de cada ação, você irá direcionar os próximos trabalhos e a assertividade será ainda maior.

Com a mensuração de todas ações, a empresa saberá qual foi o ROI da campanha, ou seja, quanto a empresa ganhou financeiramente com cada investimento realizado.

Quer saber um pouco mais sobre ROI? Acesse nosso conteúdo e entenda melhor.

Conheça 5 exemplos incríveis para inspiração

Quando iniciamos qualquer tipo de estudo, procuramos por bons exemplos no mercado para ver como foi a aplicação. Para aprender o que é marketing direto não vai ser diferente.

Veja alguns trabalhos de sucesso:

FIAT – Lançamento Modelo Fiat Idea

Vencedora do Prêmio Correios, a campanha foi feita por meio de mala direta física e reforçada por e-mail.

A ação apresentava o Idea como melhor opção de mercado da categoria.

Duzentas mil pessoas receberam o convite da FIAT para realizar um test drive em uma de suas concessionárias.

Ao identificar os clientes mais resistentes a esta ação de marketing direto, a empresa partiu para outra alternativa oferecida por este método: o contato telefônico.

De acordo com as respostas desses consumidores, outra comunicação era enviada para eles. Mas agora com outros objetivos.

Se o cliente não gostou do Idea, era enviado o mesmo formato de mala direta, mas dessa vez oferecendo um modelo diferente.

Agora, se o consumidor reclamou do atendimento, a empresa enviava uma carta de desculpas ou um crédito pré-aprovado no Banco Fiat.

Foram registradas pouco mais de 6 mil vendas por meio desta estratégia. Uma conversão de 9,88% das iniciativas.

Este número mostra que a equipe da FIAT sabe muito bem o que é marketing direto e como aplicá-lo de forma adequada ao seu negócio, não acha?

JAC Motors do Brasil – Lançamento J6

Seguindo a mesma linha da FIAT, os profissionais da JAC Motors também mostraram competência e sabem perfeitamente o que é marketing direto de qualidade.

A empresa utilizou o SMS como aliado para anunciar um coquetel de lançamento de um novo modelo.

Foram enviados 2 mil SMS a dois bairros específicos com o convite para o evento.

Mensagem: Quer viajar p/ MIAMI de graça? Para concorrer, venha até a JAC MOTORS no coquetel de lançamento do J6, dia 10, quarta-feira, das 19h às 23h. Confirme: 3281-6900.

Resultado: a ação de marketing direto levou 300 pessoas para o coquetel de lançamento.

Redes de fast food

São as que mais investem em marketing direto.

Burger King, por exemplo, distribui cartela de cupons de descontos. Já o McDonald’s oferece o mesmo, mas por meio de códigos QR.

Trata-se de uma estratégia simples, barata e que atinge o público desejado.

Domino’s Pizza

A maior rede de delivery de pizza no mundo também aposta em alguns métodos a fim de se aproximar do seu público.

A Domino’s utiliza o e-mail marketing para atingir seus clientes com mensagens comemorativas personalizadas com um objetivo: incentivar a consumo.

Os consumidores não ativos há algum tempo também recebem e-mails com vale vips, assim seria um incentivo para eles voltarem a consumir.

Google

A fim de promover campanhas em sua plataforma AdWords, o Google envia cartas com cupons de desconto de até R$ 100,00 a potenciais clientes.

Você deve estar pensando “Mas o Google envia cartas?!”. Sim, envia!

Já imaginou receber uma notificação no seu nome com o Google como remetente? Não seria surpreendente? Esta é a sacada da empresa.

Para acompanhar essa oferta do AdWords, o Google ainda envia edições de revistas de negócio. Afinal, o público dessas revistas normalmente é interessado no marketing digital.

Dicas de ouro para fidelizar clientes com o marketing direto

ações de marketing direto - fidelização

Ao aprender o que é marketing direto, não associe apenas com atração de clientes, pois ele também pode ser utilizado como recurso de fidelização.

Sim! É possível fidelizar clientes com estratégias de marketing direto. É simples, confira nossas dicas:

Bata na porta antes de entrar

Hoje, o público tem um poder muito grande de escolha. Ele pode ou não ver seu anúncio.

A questão é: você precisa fazer com que ele queira, mas de forma leve, sem invadir sua privacidade.

Mantenha o contato com o cliente

O marketing direto é uma forma de construir relacionamentos duradouros com seu público-alvo. Por isso é fundamental elaborar mensagens personalizadas.

Você pode oferecer novos produtos primeiro a clientes que tiveram mais contato com seu negócio durante determinado período. Depois, ofereça o mesmo produto aos demais.

Esta alternativa deixará o consumidor se sentindo privilegiado e pode gerar curiosidade em outros que conhecem sua empresa, ou seja, os menos ativos talvez passarão a consumir mais seus serviços ou produtos.

Pode ser como planos de sócio-torcedor utilizado pelos clubes de futebol, por exemplo.

Em alguns casos, o torcedor mais assíduo ganha vantagens em relação aos demais, como a venda de bilhetes antecipada.

Dê vantagens reais

Estude as possibilidades de ofertas e ofereça o que realmente pode ser benéfico ao cliente.

Dê ao consumidor algo com real valor, uma vantagem que não fará ele se arrepender caso a oferta seja aceita.

Ao elaborar essa estratégia, seja claro e diga que a oferta está diretamente ligada a confiança demonstrada pelo cliente.

Depois de entender de fato o que é marketing direto, você verá: essas dicas são fundamentais no sucesso de qualquer ação do tipo.

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Não perca tempo, aposte em marketing direto e veja seus resultados crescerem

Agora você sabe o que é marketing direto e como aplicá-lo ao seu negócio. Estude o público-alvo e escolha os métodos mais adequados a ele.

Como falamos ao longo do material, o processo dessa vertente de marketing tem o objetivo de agir diretamente com as pessoas já interessadas no seu produto/serviço, ou seja, a possibilidade de venda é muito maior.

Não defina uma estratégia apenas com o intuito de levar a pessoa à ação. Considere a experiência completa do consumidor, assim a chance de fidelização será maior e o sucesso do seu empreendimento será alcançado.

E aí, viu como não é tão complexo? Depois de ir até o Google, pesquisar “marketing direito conceito”, você encontrou um conteúdo muito além disso, não acha?

Gostou de saber o que é marketing direto? Agora é a hora de aplicar em seu negócio e colher resultados positivos o quanto antes!

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