O que é legibilidade e como essa métrica pode impactar seus conteúdos

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Publicado: 17 de setembro de 2021 | Atualizado: 13 de outubro de 2021.

Legibilidade, segundo o dicionário, é uma característica do que é legível. Dentro do Marketing, ela pode ser usada para gerar mais engajamento e clientes, vamos descobrir como isso acontece?

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Legibilidade é um conceito bastante conhecido e difundido no marketing digital, pois se trata de um recurso fundamental para a escrita e, consequentemente, para a leitura.

Segundo o dicionário, por exemplo, seu significado é a característica ou particularidade do que é legível.

Também conhecida como readability, ela é importante em tudo que envolve escrita e leitura, por isso é tão importante dentro do marketing de conteúdo e digital como um todo.

Afinal, a melhor coisa que pode acontecer para o marketing é o fácil entendimento do seu conteúdo, pois isso ajudará a manter leads interessados e bem informados.

Se você quer entender como a legibilidade pode aumentar o engajamento do seu conteúdo e o nível de consciência das pessoas, fique ligado nas dicas e sugestões que daremos ao longo desse texto!

O que é readability?

Como já falamos acima, significado de legibilidade (ou readability), segundo o dicionário, pode ser entendido como uma característica ou particularidade do que é legível.

No marketing, ela é a qualidade que determina a facilidade de leitura. Ou seja, tenta mensurar quanto um determinado texto é facilmente lido e entendido.

Esse conceito é bastante difundido, principalmente no marketing digital por conta da legibilidade SEO.

O SEO é um conjunto de técnicas para otimização de site focado nos mecanismos de busca. Quanto mais seu conteúdo for fácil de ler e entender, mais ele é destacado pelos algoritmos do Google.

Por isso, a legibilidade SEO é fundamental para o seu conteúdo digital, pois é um dos fatores que ajudará a melhor posicionar seus conteúdos. Isso te permite ser encontrado por mais pessoas, ter mais visibilidade e aumentar as oportunidades em todos os sentidos.

O que fazer para aprimorar a legibilidade do seu conteúdo?

Se você quer melhorar a legibilidade do seu conteúdo, primeiro é preciso conhecer o seu público para utilizar a linguagem correta.

Para um conteúdo digital, por exemplo, usar uma linguagem informal, de internet, é a melhor saída para seu texto.

Caso você quiera usar a legibilidade SEO a favor do seu negócio, a dica é fazer parágrafos com, no máximo, 20 palavras, por exemplo.

Assim, o texto flui melhor e não fica cansativo de ler. Isso ajuda muito no SEO do seu artigo.

Outras boas dicas são: use subtítulos e palavras de transição de forma coerente e persuasiva.

Os subtítulos deixam seu texto mais organizado, além de ser visualmente mais fácil para o leitor.

Assim, as pessoas conseguem absorver o conteúdo do texto de uma forma mais simples e rápida, além de ser um ótimo espaço para se conectar com seu público, falar a linguagem dele e fisgar sua atenção.

Já as palavras de transição são palavras que fazem conexões entre as frases do texto.

Elas deixam a leitura mais clara e fluida. “Embora”, “afinal” e “assim como” são alguns exemplos de palavras de transição que ajudam “quebrar o texto em parágrafos” e facilitar sua leitura.

O que fazer para melhorar seus textos na internet?

Agora que já falamos sobre o significado e sua importância para a escrita e leitura, vamos dar mais algumas dicas para melhorar seus textos na internet.

Afinal, como já dissemos, é muito importante que seu conteúdo digital tenha a melhor legibilidade possível.

Aqui estão algumas sugestões que você pode facilmente aplicar em seus conteúdos:

  • Ter uma formatação correta do texto (geralmente justificada a esquerda é a melhor pedida para conteúdos na internet);
  • Utilização correta da fonte e, principalmente, do tamanho das letras;
  • Melhora do aspecto visual do texto para a internet;
  • Utilização de palavras de transição;
  • Utilização da linguagem correta para o seu público;
  • Chamadas para ação;
  • Frases que estimulem o engajamento e permanência do leitor no conteúdo;
  • Escrita correta para melhorar a qualidade do que está sendo ofertado;
  • Uso de técnicas SEO para melhorar a legibilidade SEO.

Tudo que você fizer para aprimorar sua escrita e melhorar a experiência do leitor é bem vindo.

Como a legibilidade interfere na performance orgânica de conteúdo?

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A readability, ou seja, a legibilidade SEO interferem muito na performance orgânica de conteúdo.

Isso acontece porque os mecanismos de busca levam em conta a legibilidade do texto para o rankeamento de um determinado conteúdo. Isso além de inúmeros outros fatores, como densidade e relevância, claro.

Além disso, a legibilidade é muito importante para os leitores terem uma experiência positiva com seu texto. Assim, eles consomem mais o conteúdo e ajudam no engajamento, fazendo com que novos usuários o visitem.

E esse é o verdadeiro benefício da legibilidade para seu texto.

Legibilidade x Escaneabilidade x Interpretação

Legibilidade e interpretação são coisas diferentes que se completam. A regra é que a legibilidade ajude na interpretação.

No entanto, um artigo com boa legibilidade pode não ser de clara interpretação (quando o autor não soube expressar os pensamentos no texto, mas sabe escrever de forma fácil).

Por outro lado, legibilidade e escaneabilidade também são coisas diferentes, apesar de serem parecidas.

A escaneabilidade tem mais a ver com a estrutura do texto e não o texto em si. Ela é um conjunto de técnicas para estruturar melhor o texto, sendo um pouco diferente da readbility.

Quais ferramentas podem melhorar a legibilidade?

Algumas ferramentas digitais podem ajudar a entender o significado de legibilidade e melhorá-la.

Isso porque elas analisam pontos fracos e fortes da sua readability, além de auxiliar no posicionamento de palavras-chave no texto.

Aqui temos alguns exemplos de ferramentas:

A legibilidade do seu conteúdo é capaz de transformar seu Marketing de Engajamento

A legibilidade do seu texto (digital ou não) é muito importante na era da internet e da produção maciça de conteúdo.

Afinal, um texto que tem uma fácil interpretação leva muita vantagem no concorrido mundo de conteúdos digitais. E saber como melhorar a experiência do leitor é essencial nesse cenário.

Como vimos no texto acima, a readability do conteúdo é muito importante para o desenvolvimento do engajamento e captação de novos clientes.

Ou seja, um texto bem escrito, principalmente na internet, com certeza vai te ajudar a vender seus produtos e/ou serviços

Se você gostou desse artigo e conseguiu entender o conceito de readability, saiba que existem diversos outros textos no nosso blog sobre marketing e conteúdo digital.

Para mais dicas e informações como essas, não perca tempo e fique por dentro dos conteúdos do blog!

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