Como fazer GIF e turbinar os canais de divulgação online para vender ainda mais

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 14 de junho de 2018 | Atualizado: 13 de novembro de 2019.

Sabe como fazer GIF? Não?! Você pode estar perdendo a chance de aumentar as suas vendas e cativar os seus clientes com o objetivo de atraí-los para o seu negócio. Mas não se preocupe! Chegou a hora de aprender como tornar as suas publicações altamente criativas, inovadoras e engajadoras!

Se você usa canais de divulgação online para as suas ações comerciais ou campanhas de marketing e vendas, parabéns! Afinal, esses canais estão se fortalecendo cada vez mais na mente do consumidor e conquistando um alto poder de conversão.

No entanto, não basta apenas estar presente nesses canais, viu! Pois os anúncios só trarão resultados se possuírem conteúdos relevantes e, sobretudo, atraentes.

Para tanto, é necessário inovar constantemente em questões de formato, meio e linguagem.

Sendo assim, queremos te perguntar: o que você acha de personalizar as suas publicações com gifs animados ou até mesmo com gifs capazes de divulgar um novo produto, por exemplo?

Essa ação com certeza traria bons resultados, pois melhor do que usar uma imagem imóvel, é usar uma sequência de imagens em movimento, as quais, além de chamar a atenção do leitor, vai mantê-lo conectado com a sua publicação.

Isso porque por se tratar de um material altamente dinâmico e de fácil compreensão, o leitor se prende mais facilmente a ele e assiste até o fim.

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Por isso, queremos te ensinar como fazer gif e te mostrar como você pode aproveitar esse recurso a fim de vender ainda mais!

Porém, antes de começarmos, dá só uma olhadinha no que encontrará por aqui:

Por que saber como fazer gif pode te ajudar a vender mais?

como fazer gif- aprenda

Bom, não é difícil perceber que as redes sociais estão cada vez mais repletas de conteúdos visuais diferenciados, engraçados e altamente engajadores.

Assim, se quer deixar seus canais de divulgação online super atrativos e dinâmicos, vale a pena apostar em recursos como gifs para dar um ar mais descontraído às suas publicações.

Dessa forma, seus posts acerca de produtos novos, por exemplo, ganham um visual moderno e altamente capaz de agradar os clientes.

E isso vai ajudar a aproximá-los de você por detectarem uma interação mais atrativa em seus conteúdos.

Por isso, saber como fazer gif é muito importante quando se pensa em estratégias de vendas por meio de canais de divulgação online.

Além disso, ao saber como fazer gif online você dispensa o trabalho e o custo de ter que delegar essa tarefa a outra pessoa tendo talvez resultados indesejáveis.

Ficou confuso sobre como um simples gif pode te ajudar tanto? Não se desespere! Basta conferir o exemplo a seguir para entenda melhor.

Vamos imaginar que você é um empreendedor com franquias de lojas de brinquedos e quer divulgar o lançamento de uma nova linha de ursinhos unicórnios.

Que tal aproveitar um gif como o da Agnes, personagem da animação “Meu Malvado Favorito”, e integrar nesse gif o ursinho de unicórnio da sua marca?

gif- unicórnio

Imagine só a reação das crianças e até mesmo dos pais delas ao verem esse gif!

Eles teriam, no mínimo, a curiosidade em conhecer o seu produto por ter feito relação com uma personagem altamente popular e de uma maneira tão criativa por meio de um gif!

Tá vendo como criatividade e bons insights do mercado podem te ajudar em estratégias simples, mas com alto poder de conversão?

Está ficando ansioso para aprender logo como criar gif? Não se preocupe, estamos quase lá!

Mas, calma! Antes vamos ver alguns benefícios de ser um verdadeiro gerador de gif!

Benefícios de usar gifs em seus canais de divulgação online

Bem, as vantagens de usar gifs em seus canais de divulgação online são diversas, por conta da capacidade deles em engajar os usuários com seu visual dinâmico.

Isso porque como se trata de uma repetição de imagens sequenciais que simulam uma fotografia em movimento, a qual não para nunca, a atenção do leitor se conecta imediatamente ao gif.

Isso gera por alguns segundos um tipo de efeito hipnótico-dependente incontornável.

Ou seja, eles prendem a atenção do leitor como em uma hipnose, criando uma sensação de dependência, pois o leitor tende a ficar ali, olhando o conteúdo, até que ela acabe e volte para ao começo.

Sendo assim, suas estratégias de vendas ganham muita força, pois você está com o seu possível cliente ali, atento à mensagem que você irá passar para ele, por mais que ele não tenha percebido isso.

Mas, para isso, é necessário ser estratégico!

Você pode apostar em um gif que destaque as cores do seu produto como um diferencial, por exemplo.

Observe o gif que a Dell produziu como estratégia de marketing digital:

dell-gif-animado

A criatividade de um bom gif foi capaz de evidenciar a variedade de cores do produto.

Inclusive, outro benefício de saber como fazer gif e usá-lo com sabedoria é: o seu cliente certamente vai vê-lo até o fim por ser rápido e simples, diferentemente de uma publicação com os famosos “textões”, os quais os leitores poderiam nem parar para prestar atenção.

Assim, você pode aproveitar e fazer um gif com um tutorial breve de determinado serviço, por exemplo, e usar no seu site ou em outros canais de divulgação online.

Com isso, além de ter mais chances de que os clientes vejam seu tutorial até o fim você ainda cativa eles pela abordagem criativa e personalizada.

Bom, poderíamos ficar por muito tempo aqui somente destacando as inúmeras vantagens de saber como criar um gif, mas chegou a hora de pôr a mão na massa e cria-los de verdade! Vamos lá?

Vamos aprender como fazer gif?

como fazer gif

Finalmente chegamos na parte tão esperada!

Você está ansioso para saber como criar gif e usar esse recurso nos seus canais de divulgação online?

E se souber ainda que com um gif você pode até mesmo aumentar o seu CTR – taxa de cliques – por gerar grande estímulo de ação no cliente?

Ficou ainda mais interessado, certo?

Bom, neste momento vale pontuarmos o seguinte: são inúmeras as formas e ferramentas as quais você pode usar e fazer seu gif.

No entanto, aqui nos concentramos em te mostrar as maneiras mais práticas, populares e completas de como fazer gif!

Estamos esperando o que? Vamos começar!

Fazendo gif do seu computador

Se você optar por criar o gif diretamente do seu computador, a forma mais indicada é fazer uso do principal site de gifs da atualidade: o Giphy.

Dessa maneira, você aprende a fazer gif online e dispensa a necessidade de ter que baixar algum programa ou recorrer a algum aplicativo.

Então vamos lá: depois de entrar no site Giphy, selecione a opção “create” no canto superior direito da tela.

Após clicar nela abrirá uma página na qual você deverá inserir a URL do vídeo com o trecho que você quer usar para fazer o seu gif.

No entanto, se quiser usar o seu próprio vídeo basta fazer o upload dele para o site!

como fazer gif- gif maker

Depois de ter inserido o vídeo contendo a parte a ser transformada em gif, o site vai pedir a você que determine o tempo de início e a duração dele.

Ou seja, você deverá fazer o recorte de qual parte daquele vídeo será o seu gif.

Depois de determinar o tempo, você precisará definir a frase que será a legenda do gif em “caption”. Veja:

como fazer gif- exemplo

Tendo definido o vídeo, tempo e a legenda só é preciso clicar na parte “create gif” e o arquivo do seu gif estará criado!

Tá vendo o quanto é simples aprender como fazer gif pelo computador e sem gastar nem meia hora do seu tempo?

Pois é, fazer gif online é uma excelente opção por ser completa, rápida e fácil!

Agora, com o seu gif pronto você já pode compartilhá-lo ou salvá-lo na sua máquina, basta clicar na imagem com o botão direito e escolher a opção “salvar imagem como”.

Como criar gif diretamente do seu celular

Bem, agora que você já sabe como fazer gif por meio do seu computador é hora de tornar a tarefa ainda mais fácil e otimizada podendo fazê-la na palma da sua mão!

Isso porque com a crescente popularidade do gif não dava para os geradores desse tipo de conteúdo ficarem restritos a tela do seu computador.

E o grande pulo do gato dessa praticidade toda é que você pode usar os vídeos e fotos tiradas do seu celular ou armazenadas na sua galeria para fazer gifs!

Então, vamos imaginar que você está fora do escritório e precisa fazer um gif para uma publicação no facebook que deve ser postada o quanto antes.

Tudo se torna mais fácil quando você pode recorrer a um aplicativo no seu celular e desenvolver a tarefa.

Por isso, com a crescente necessidade de saber como fazer gif a qualquer momento e de qualquer lugar, algumas iniciativas do ramo digital disponibilizaram aos usuários aplicativos com esse fim.

Vamos ver os principais deles divididos em categorias de Android e IOS para facilitar a sua visualização e escolha!

Aplicativos para fazer gif por meio de um dispositivo móvel Android

Depois de estudarmos e conhecermos a usabilidade de cada um, podemos dizer a você que as melhores opções de app para criar gif no celular são:

  • O Gif Studio, o qual é capaz de editar gifs em ordem inversa e com funcionamento possível também em androids antigos;
  • Além dele, outra ótima opção é o Gif Camera que além de possibilitar uma criação de gifs simples e rápida também permite remover frames indesejados;
  • Já o Camera GIF Creator também oferece uma excelente personalização no momento de criar seus gifs;
  • E por fim, se o assunto é saber como fazer gif e aproveitar os melhores aplicativos para isso elencamos também o Gif Me! Camera, pois ele é um dos poucos que oferece filtros!

Aplicativos para fazer gif por meio de um dispositivo móvel IOS

Quem conta com celular IOS acaba tendo ainda mais variedade no momento de escolher o melhor aplicativo para criar gif!

Isso porque a plataforma oferece mais opções e, além disso, elas são mais completas.

O Giphy Cam é a nossa primeira dica neste tópico, pois além de possibilitar a criação de gifs de maneira muito simples, ele ainda conta com uma enorme biblioteca de gifs prontos.

A segunda opção é o Gifx, o qual disponibiliza uma vasta coleção de efeitos a serem aplicados nos seus gifs.

Enquanto isso, o 5SecondsApp permite adicionar textos, filtros e até mesmo stickers em seus gifs que podem ser criados a partir de vídeos ou imagens.

Já o Giffer consegue importar imagens e vídeos diretamente do Itunes e da internet, aumentando as suas opções de conteúdo no momento de fazer o gif.

E, por fim, temos o LoopCam, aplicativo o qual te permite adicionar desenhos sobre as imagens do gif!

Lembra daquele exemplo dado lá no início deste artigo, da franquia de loja de brinquedos?

Então, imagine só fazer gifs com desenhos animados a fim de cativar o público infantil!

Ou ainda, imagine que você tem uma franquia com lojas de roupas de personagens de desenhos cinematográficos.

Pense o quão interessante seria divulgar um gif em seus principais canais de divulgação online com esse personagem vestindo uma peça sua!

Ainda tem dúvidas do poder de impacto que essa ação de vendas teria?

Pois é, esses são os inúmeros benefícios de saber como fazer gif e usar os meios mais completos para esse fim!

Bônus: aplicativos para fazer gifs disponíveis em Android e IOS!

Agora você já sabe como fazer gif e, além disso, tem uma vasta lista dos melhores apps para isso, certo?

Então, como bônus, separamos alguns apps disponíveis nas duas plataformas divididas acima!

O Giphy app com certeza é a nossa primeira sugestão aqui, pois já te ensinamos, no primeiro tópico deste artigo, como fazer gif por meio do maior site de gifs do mundo – o Giphy!

Já o Gifboom, também disponivel nas duas plataformas, funciona como uma verdadeira rede social de gifs. Muito legal, né?

Além deles, o Gif pro e o gifs também são opções disponíveis em dispositivos Android e IOS!

Já está craque na arte de como criar um gif?

E-book gratuito da Ideal Marketing para quem quer aumentar as vendas da própria empresa.

Agora que você já aprendeu como fazer gif e conhece sobre aplicativo para fazer gif apostamos que mal pode esperar para dar aquele gás visual e criativo nos seus canais de divulgação online e, além disso, atrair mais clientes, certo?

Com certeza, sim!

Isso porque te mostramos ao longo deste conteúdo os benefícios de saber como fazer gif para as suas estratégias de vendas.

Assim, agora você já sabe o quanto elas podem se fortalecer por ter um recurso visual estratégico e chamativo no momento de atrair o cliente.

Além disso, te ensinamos de forma bem prática e usual como fazer gif tanto por meio de computadores, quanto por meio de celulares, ou seja, usando os melhores aplicativos também listados aqui.

Por isso, não resta mais dúvidas nem tempo a perder!

Defina qual a sua melhor forma de fazer gifs, escolha um gerador de gif que melhor se encaixa a sua necessidade, seja pelo computador ou pelo celular, ative o “modo criatividade” e turbine as suas ações de vendas!

Se quiser mais dicas, confira o blog da Ideal Marketing!

Compartilhe nas Redes Sociais!