OOH! Home, Out of Home – Operação Mídia Externa

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Publicado: 27 de julho de 2018 | Atualizado: 12 de novembro de 2019.

O que é Mídia OOH? Já parou para pensar que a cada dia as grandes cidades estão mais movimentadas e as pessoas passam cada vez mais tempo em shoppings, transportes, no trabalho e na faculdade? Pois é, chegou a hora de saber como a sua empresa pode e deve aproveitar esse cenário!

OOH OOH

A Mídia OOH ou Mídia Out of Home é muito oportuna na sociedade agitada na qual vivemos hoje em dia.

Isso porque apesar do crescimento populacional estar decaindo, segundo o IBGE, somos quase 210 milhões de habitantes aqui, só na capital paulista!

Número significante, não é mesmo?

Pois é, tal dado representa ruas e estabelecimentos superlotados. E a Mídia OOH é justamente aquela que aproveita esse espaço para alcançar as diversas pessoas expostas ao meio urbano todos os dias.

Aliás, imaginemos os seguintes cenários:

  • Gente por todos os lados correndo cheias de pressa;
  • Espremidas nos trens indo de um canto a outro;
  • Paradas nos seus carros esperando o semáforo abrir;
  • Nos pontos de ônibus lotados com o clima completamente adverso.

E então, parece ou não possível alcançar e se comunicar com essas pessoas? Sim, com certeza é possível, pois esse é o papel da mídia externa!

Ou seja, já pensou em ter a sua marca exposta em lugares com grande potencial de visibilidade diário?

Então acompanhe com a gente o que é a Out of Home, e como suas propaganda e ações de marketing podem alcançar muito mais pessoas em pouco espaço de tempo!

Antes, dá só uma espiadinha neste conteúdo:

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O que é a Mídia OOH?

OOH - Out of home

A Mídia OOH é qualquer tipo de mensagem ou comunicação transmitida por uma propaganda capaz de atingir um consumidor enquanto ele está fora de casa.

Seja por meio de propagandas envolvendo distribuição gratuitas de produtos, seja nas publicidades expondo slogan e logotipos ou, ainda, apresentações macro com o propósito de chamar a atenção do público.

Bom, esses exemplos são apenas alguns nos quais a mídia OOH está presente, com eles você pode perceber o grande poder estratégico dela, não é mesmo?

Isso porque quando se investe na aproximação com o cliente por meio de oportunidades massivas as suas chances de alcance se tornam muito maiores.

Agora, para entender cada vez melhor o que é a mídia OOH e como ela age no dia a dia urbano vamos conhecer suas três vertentes e como você pode aproveitá-la para vender mais!

As 3 principais vertentes em Mídia OOH

OOH vertentes

Bem, é comum entender a OOH como algo exclusivamente ligado a outdoor, mas o outdoor é apenas uma das maneiras de expor esse formato de mídia.

Pois na verdade existem 3 tipos de OOH. São eles:

  • OOH de alto impacto: contam geralmente com monitores de LCD disponíveis em diferentes locais ao ar livre, com o objetivo de atingir pessoas em vias públicas;
  • OOH em pontos de venda: plataformas de divulgação instaladas em pontos de venda como supermercados, lojas, restaurantes e shoppings.
  • OOH para audiência cativa: comunicação exibida em um local específico, com públicos específicos, onde o consumidor está disponível como ônibus, metrô, trem, elevador, aeroporto, maternidade etc.

Bem, agora que você já conhece os tipos de mídia externa é hora de entender exatamente o por quê elas são importantes para a sua empresa. Vamos lá?

Porque é importante o uso de OOH?

Bom, pare agora, pense, e se questione:

“Eu passo mais tempo fora ou dentro de casa?”
“Qual é o lugar no qual eu passo mais tempo?”

Pensou?

Aposto contigo que mais da metade do seu dia você está fora de casa e o lugar no qual mais passa tempo é no trabalho ou na universidade. Ou nos dois. Acertei, não é? Além disso, é claro que você também passa algum tempo no trajeto para esses lugares, certo?

Por isso, a Mídia OOH está presente nas grandes avenidas e ruas das capitais.

Ou seja, se você pensa em aumentar as vendas, gerar mais visibilidade para a sua marca e, ao mesmo tempo, atrair cada vez mais pessoas a mídia externa é um ótimo investimento.

Isso porque pessoas expostas às informações urbanas tendem a prestar atenção naquilo que está a sua volta. Afinal, sua atenção está “livre”.

Dessa forma, se encontrarem alguma movimentação ou exposição atípica, intrigante ou atrativa, há uma enorme probabilidade de perceberem e interagirem com a mensagem transmitida.

Com isso, o retorno da sua publicidade tem chances de ser cada vez maior.

Empolgado com a ideia? Então vamos conferir mais vantagens de usar esse tipo de mídia:

Vantagens em usar a OOH

Grande alcance massivo

Conforme já mencionamos aqui, a Mídia OOH fica exposta em locações onde há grande volume de pessoas transitando. Isso faz com que muita gente tenha contato com o impacto da sua comunicação, massificando a mensagem de forma gradativa.

Assim, se o seu objetivo é quantidade, investir nesse recurso é uma solução inteligente.

Isso porque uma simples peça pode impactar os mais variados perfis de consumidor repetidamente, já que pessoas diferentes passam diversas vezes pelo mesmo lugar.

Mas nem toda Mídia OOH é extremamente abrangente. Você também pode utilizar esse recurso para atingir públicos específicos e disseminar mensagens segmentadas!

Quer saber como? vem com a gente!

Segmentação

Dependendo dos elementos que você utilizar na construção da sua OOH, isso direciona a sua mensagem a um determinado público.

Por exemplo, informações segmentados ou que possuem “humor de nicho”, estarão condicionadas a exatamente um perfil de consumidor.

Aliás, a mídia OOH também pode ser aplicada em ambientes internos. Isso permite que você direcione sua campanha de acordo com os hábitos de consumo do seu público-alvo dentro de um local estratégico.

Ou seja, estabelecimentos como academias, farmácias ou lojas podem ser o ponto chave para divulgar a sua OOH e impactar consumidores específicos, permitindo a construção de uma mensagem mais personalizada e dirigida.

Contato frequente com o público alvo

Essa é uma das vantagens mais claras no momento de planejar as estrategias de midia OOH para a sua campanha de comunicação

Isso porque seja ela orientada ao fixo ou ao móvel, ao abrangente ou ao segmentado, o contato das suas peças com o público-alvo dificilmente será vago ou inconstante.

Pois esse tipo de comunicação tende a ficar na memória das pessoas, chamando-as para junto da marca e despertando gatilhos mentais

Por isso, investir na Mídia OOH é uma maneira inteligente de reforçar mensagens breves, o que pode proporcionar um crescimento poderoso nas suas vendas a curto prazo e na relevância da sua marca a longo prazo.

Flexibilidade geográfica

Bom, aqui queremos destacar a praticidade de poder determinar o alcance geográfico das suas campanhas.

Isso porque você pode optar por mídias fixas, ou seja, se o seu objetivo for alcançar as mesmas pessoas em um local específico essa é a melhor opção.

Agora, se o seu objetivo contempla pessoas variadas em lugares diversos você só precisa optar pela mídia móvel e abraçar o mundo!

Baixo custo de investimento

Bem, a mídia OOH digital é com certeza a mais vantajosa financeiramente, isso porque por ser exibida, na maioria das vezes, por meio de dispositivos móveis é possível eliminar custos com impressões, logística de transporte etc.

Além disso seu custo de produção também é baixo, visto que todo material é desenvolvido no ambiente digital.

Já a mídia impressa pode exigir investimentos maiores, no entanto, se você contar com profissionais especializados na empresa é possível eliminar o custo com agências ou auxílios do tipo.

O maior desafio no uso da Mídia OOH

Por associarem Mídia OOH apenas a outdoor, há quem diga que Mídia OOH é uma forma ultrapassada de comunicação entre marcas e pessoas, contudo a realidade de algumas grandes cidades nos mostra o contrário.

Por exemplo, os EUA entendem o seguinte: onde tem muita gente, pode e deve ter muita exposição de marca.

Por isso, há anos Nova Iorque, cidade mais populosa do país, é um dos maiores locais de concentração da Mídia OOH no mundo!

Aliás, na Times Square, área formada pela junção da Broadway com a Sétima Avenida, tem para todos os lados outdoors expondo propagandas em geral.

OOH Times

Ainda assim, mesmo a Mídia OOH tendo a capacidade de alcançar muitos ao mesmo tempo, ela enfrenta um inimigo quase invisível na missão de chamar a atenção dos clientes nas ruas: grandes pacotes de dados móveis nos smartphones.

Isso porque se torna mais difícil o processo de ter as pessoas olhando atentas para o mundo ao seu redor. Afinal, elas estão quase sempre atentas aos seus telefones, concorda?

Por isso, imagine que, na fração de segundo que você tiver seu cliente em potencial olhando para sua mídia Out of Home você tem de produzir um gatilho mental forte o bastante para ser capaz de suscitar dúvida ou curiosidade nessa pessoa.

A boa notícia é: aqui não temos uma missão impossível!

Afinal, como diz Ethan Hunt – Personagem de Tom Cruise na franquia Missão Impossível – “Para toda missão impossível, existe um plano possibilitador!”.

Assim, “sua missão, amigo leitor, caso queira aceitar” é: ser brilhantemente criativo e considerar todas as possibilidades de ideias para chamar a atenção das pessoas nas ruas!

Mas fique tranquilo! Pois apresentaremos a seguir 6 dicas práticas que servirão como armas poderosas para você desenvolver uma Mídia OOH de sucesso e vencer essa batalha.

Como usar a OOH? 6 dicas para utilizar o Marketing Externo

  1. Escolha uma comunicação simples mas bem elaborada;
  2. Na escrita, opte por fontes maiores e claras, de fácil leitura;
  3. Seja objetivo, cativante e busque oferecer um diferencial atrativo;
  4. Ousadia e criatividade fazem toda diferença;
  5. Alinhe conceito com um design arrojado;
  6. Coordene seu departamento de marketing para realizar campanhas de Mídia OOH considerando táticas atuais de marketing e publicidade.

BÔNUS: cases bem sucedidos de Mídia OOH para te inspirar a criar sua campanha!

  • Coca-Cola

OOH coca

Com o slogan “são as pequenas coisas da vida que nos fazem felizes”, em Berlim, na Alemanha, a marca criou uma Mídia OOH usando mini quiosques com mini máquinas de refrigerante para divulgar as suas novas mini latinhas.

A estrutura era toda em miniatura, menos de 1,50cm de altura, mas funcionava de verdade e tinha até um vendedor dentro!

  • IBM

OOH IBM

A propaganda “Smarter Ideas for Smarter Cities“ fez a IBM ganhar o Prêmio de Cannes para Mídia OOH com a instalação de uma espécie de mobiliário urbano pelas cidades de Londres e Paris.

Para transmitir a mensagem de que a marca ajudava a construir áreas urbanas mais inteligentes, ela espalhou pelas ruas peças que serviam como bancos para sentar, abrigos para fugir da chuva e até rampas em cima de escadas.

  • Nissan e Amazon

OOH amazon

As multinacionais Nissan e Amazon se juntaram para desenvolver uma propaganda por meio de Mídia OOH.

A ideia foi: entregar um carro dentro de uma enorme caixa transportada por um caminhão da Amazon, chamando a atenção de muita gente por causa do pacote enorme.

E no fim, fazendo clientes da Nissan conhecer a Amazon e vice-versa.

  • Netflix

A empresa criou a primeira propaganda apresentando cenas de suas atrações de acordo com o que estava acontecendo no local onde a ação foi instalada.

Se chovia, as telas mostravam gifs com imagens de chuva, por exemplo. Se uma loja estava lotada, o outdoor apresentava cenas de zumbis enlouquecidos.

Foram mais de 100 gifs diferentes, todos sempre vivenciados pelos personagens das séries e filmes Netflix, e tudo por meio da Mídia OOH.

  • Kit Kat

OOH kit kat

A Kit Kat realizou seu case em Mídia OOH utilizando uma estrutura de outdoors, em Londres.

A mensagem da placa trazia parte do slogan: “Have a break, have a Kit Kat!“.

Na ação, aparecia apenas parte do slogan, o outdoor ficou incompleto, com uma parte sem as folhas coladas e ainda uma escada e ferramentas para colagem dessas folhas junto à placa, dando a ideia de que o instalador tirou uma folga para comer o seu Kit Kat!
Genial, não é mesmo?

  • McDonald’s

O principal concorrente do McDonald’s é o Burger King. Então, a rede de fast food mais conhecida do mundo colocou nas suas unidades na França uma placa avisando a quantos quilômetros está a sua próxima lanchonete: 5 km.

Mas colocou também uma segunda placa ao lado, mostrando a distância do próximo Burger King: exatos 258 km.

E não bastasse a distância, o McDonald’s descreveu todo o caminho até a chegada a loja do seu concorrente, fazendo com que a placa ficasse enorme e com a rota bem complexa.

OOH Mc

MAS! O Burger King respondeu a provocação de forma tão inteligente quanto!

Para debochar da novidade, a agência espalhou nos relógios urbanos das principais avenidas de São Paulo uma Mídia OOH que brincava com o meme “Raiz e Nutella”, popular no Facebook.

Nas redes, a brincadeira serve para dizer se algo é bom ou ruim. Simplesmente, se é bom, é raiz. Se é ruim, nutella.

A Mídia OOH ficou assim:

OOH bk

Instaladas estrategicamente perto de unidades do concorrente, a experiência divertiu as pessoas que passavam por bairros como Bela Vista, Jardim Paulista, Vila Mariana, Jd. América, Itaim Bibi, Pinheiros, Moema, Brooklin, Consolação, Campo Belo, Indianópolis e Vila Olímpia.

  • AB OOH

OOH AB OOH

Foi divulgado pela AB OOH (Associação Brasileira de Out of Home), principalmente nos painéis de pontos de ônibus, outdoors e plataformas digitais no metrô das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o rosto de um rapaz que se chamava Robson e, logo abaixo, alguma trivialidade sobre a vida dele.

A propaganda com a hashtag #avidaderobson logo virou um curioso mistério e viralizou nas redes sociais, alcançando mais de 18 mil likes e sendo mencionada pelo menos 69 mil vezes no Facebook, além de atingir mais de 141 mil impressões no Twitter.

Tempos depois, a AB OOH assumiu, também em outdoors e painéis digitais, a autoria da ação, que teve como personagem o Robson, um homem comum, que usou a Mídia OOH tão presente no cotidiano das pessoas para contar a sua própria história

Muito interessante essas ações, não é mesmo?

Torne a sua marca super presente na mente e na rotina do cliente com a mídia OOH

Depois de ler este conteúdo você também pode desenvolver propagandas com a mídia OOH para divulgar a sua marca, e o investimento não precisa ser tão grandioso.

Isso porque aprendendemos hoje o quão alto é o poder de alcance de tais ações e como isso pode atrair clientes para sua empresa a médio e longo prazo.

Além disso, destacamos que, se você for simples na estrutura comunicativa, criativo e chamativo na construção do seu case de OOH, terá a eficácia que deseja.

Por isso, não perca mais tempo, use todas as dicas apresentadas até aqui, adapte-as da maneira que mais fizer sentido para a realidade da sua empresa e torne sua marca super presente na mente do consumidor.

Mas lembre-se: você terá, quase sempre, poucas chances de capturar seu cliente, Agente 007. Então, seja criativo! Você tem uma única bala. Por isso, capriche!

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