Descubra o que é segmentação geográfica e como ela impacta sua estratégia de marketing

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Publicado: 18 de abril de 2022 | Atualizado: 19 de abril de 2022.

Segmentação geográfica aumenta a efetividade das estratégias de marketing e contribui para a fidelização de clientes. Descubra como conseguir essas e outras vantagens aqui no conteúdo.

O sucesso de qualquer estratégia de marketing digital está ligado ao direcionamento. É preciso definir e planejar campanhas pensando no público real que pode ser comprador do seu produto.

Exatamente por isso, a segmentação geográfica se faz tão importante. Por meio dela é possível aumentar a eficiência de suas ações de marketing ao adaptá-las para a localidade no qual elas devem impactar.

Pode parecer óbvio falando assim, mas executar uma boa segmentação exige bastante conhecimento de mercado e domínio de técnicas de marketing digital.

Quer saber como fazer e alcançar melhores resultados com a divulgação da sua empresa? Neste conteúdo trazemos tudo sobre a segmentação, o que é e como aplicar na prática.

Você sabe o que é segmentação geográfica?

você sabe o que é segmentação geográfica

Segmentação geográfica nada mais é que direcionar a estratégia para atender as necessidades do público de determinada região em específico.

Quando falamos em termos de marketing digital e SEO, o termo se refere a colocar sites, blogs, links por meio de palavras-chave com localização definida nos primeiros resultados do Google.

Dessa forma, empresas de pequeno e médio porte podem captar e fidelizar clientes, aumentar vendas e construir autoridade em seus setores de atuação.

Mas para saber como fazer essa segmentação geográfica, é necessário estudar os dados e desenvolver campanhas focadas em um bom posicionamento de marketing.

É importante também saber sobre o que é segmentação de leads e tipos de segmentação que existem para ter um conhecimento completo. 

Qual a importância da estratégia para o seu negócio?

Seguindo o mesmo exemplo que usamos antes, vamos imaginar que você está na rua e o pneu do seu carro fura.

O problema é que na hora de buscar no Google quais as borracharias mais próximas, os resultados oferecidos são de outro estado.

Quem paga por esses anúncios acaba tendo seu dinheiro desperdiçado com um consumidor totalmente fora da área de atendimento.

Ou seja, só gastos e tempo jogado fora, certo? É isso que acontece com você e com seu cliente quando você não aposta em segmentação regionalizada.

Para isso, existe a segmentação geográfica. O foco da estratégia é falar com a pessoa certa, na hora certa e com o resultado de busca correto.

Isso quer dizer que a pessoa que precisa do serviço encontra a opção mais próxima e você ganha mais um cliente.

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O que a segmentação regionalizada faz pelo seu negócio?

Agora que você sabe o que faz e a importância do posicionamento regionalizado, vamos falar do que ela faz pela sua empresa.

Separamos algumas vantagens cruciais, confira!

Captação e fidelização de clientes

A segmentação geográfica permite atrair novos clientes que estejam próximos ao seu negócio. E se sua empresa oferece uma boa localização para ele, a chance de se tornar fiel à marca é grande.

Aumento nas vendas da empresa

Se você está aparecendo para as pessoas certas, no local correto, naturalmente a segmentação geográfica aumenta sua chance de realizar vendas.

Autoridade no segmento de atuação da empresa

Aparecer entre os primeiros resultados de uma busca com segmentação geográfica aumenta a sua reputação com seus potenciais consumidores, criando uma relação de confiança entre sua marca e os clientes.

Como trabalhamos a segmentação geográfica na Ideal Marketing?

como trabalhamos a segmentação geográfica

Na Ideal Marketing trabalhamos com segmentação geográfica no Google justamente para aproximar as empresas de seu público-alvo e de seus objetivos.

Para isso, o primeiro passo é analisar o segmento de atuação do cliente, seus objetivos, seu produto ou serviço e a intenção de busca do seu público.

Assim é possível saber se a busca precisa ser direcionada para uma região específica, como no caso de uma pizzaria, por exemplo, ou se o foco é direcionar o resultado de busca de acordo com a intenção do usuário, caso ele esteja procurando por um curso de Marketing Digital.

Para isso, fazemos um estudo de palavras detalhado e específico para o cliente, nele analisamos o volume de busca desses termos e escolhemos as palavras de cauda curta, que são as mais genéricas que têm a ver com o segmento da empresa.

Depois acrescentamos as palavras de cauda longa para tornar os resultados mais específicos e regionalizados, oferecendo maior oportunidade de conversão, enquanto as genéricas garantem mais visibilidade.

Por exemplo: a palavra de cauda curta é “curso de Marketing Digital” enquanto a palavra de cauda longa é “curso de Marketing Digital na zona sul de São Paulo”.

Concorda que enquanto o primeiro termo foca mais em visibilidade justamente por não ser tão específico, o segundo foca mais em quem está procurando exatamente aquilo que está sendo oferecido?

Pois bem, isso automaticamente aumenta as chances de conversão da palavra, assim como a chance de fazer novas vendas.

Não perca a chance de ser encontrado pelos seus clientes!

Ficou claro para você que se o seu negócio não está aparecendo de forma inteligente e com segmentação geográfica bem definida você está perdendo tempo e a possibilidade de aumentar suas vendas?

E é nisso que a Ideal Marketing vai ajudar: a aumentar suas vendas online de forma rápida e prática e deixar de lado a perda de posicionamento!

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