Vença a perda de posicionamento e volte a ser o número 1 no ranking Google
Publicado: 23 de julho de 2018 | Atualizado: 15 de agosto de 2019.
Já ficou desapontado com a perda de posicionamento alguma vez? Não se preocupe mais com isso, chegou a hora de saber tudo para voltar a mirar o topo do ranking Google e ter sua marca no pódio do sucesso!
Todo negócio que deseja ter sua marca ativa na mente do consumidor precisa consolidar uma presença forte na internet, isso porque não é novidade o tamanho do impacto que esse meio tem conquistado na vida das pessoas.
Afinal, qual é o cliente hoje em dia que antes de ir até uma loja física não pesquisou sobre ela na internet? Pouco ou quase nenhum, não é?
Ou seja, é extremamente importante ter uma página representando a sua marca na web e, além disso, usar táticas capazes de posicioná-la no topo do ranking Google.
Isso porque não é difícil perceber que os usuários não costumam ir muito além da primeira página, certo?
Por isso, preparamos este conteúdo especialmente para você que quer conquistar o topo do ranking e também para você que já o conquistou, mas acabou sofrendo com a perda de posicionamento.
Sim, infelizmente alcançar a primeira página não é uma condição fixa e imutável, quem está no topo hoje pode não estar amanhã.
Mas agora você saberá como trabalhar constantemente a fim de evitar a perda de posicionamento e manter ou reconquistar o topo do ranking Google! Vamos lá?
Por que é importante ter um bom posicionamento nas buscas orgânicas?
Bem, conforme mencionamos no início deste conteúdo, as relações entre empresa e consumidor estão cada vez mais dinâmicas no ambiente digital.
Assim, ter canais para representar sua marca na web não é mais um diferencial como antigamente, mas sim uma iniciativa super necessária atualmente.
Porém, com o formato de classificação dos motores de busca, é indispensável usar as famosas técnicas de SEO se quiser subir no primeiro lugar do pódio, ou seja, ter seu canal posicionado na primeira página.
Aliás, lembre-se: SEO é o conjunto de técnicas que têm como objetivo otimizar o posicionamento das páginas nas buscas orgânicas.
Ou seja, essas técnicas são suas melhores amigas se deseja alcançar o topo do ranking Google ou reconquistá-lo, caso tenha sofrido com a perda de posicionamento.
Inclusive, se quiser se aprofundar no assunto conheça as ferramentas de SEO mais eficientes e seja o mestre dessa estratégia!
Agora, retornando ao nosso tema, ter um bom posicionamento impacta não somente na visibilidade da sua marca.
Isso porque além de conseguir ser encontrado mais facilmente pelos usuários, é possível ainda aumentar as vendas e alcançar potenciais clientes.
Afinal se o seu site estiver nas primeiras páginas, o número de acessos a ele será maior e consequentemente mais pessoas terão contato com o seu negócio e ofertas.
Mas e se eu alcançar a primeira página e depois sofrer perda de posicionamento? É um caminho sem volta?
Não! Aliás você não precisa se desesperar, pois conforme falamos anteriormente, o topo do ranking não é uma classificação eterna, ou seja, é preciso trabalhar constantemente para mantê-la e, ainda assim, é possível sofrer com a perda de posicionamento, isso é normal!
Por isso, vamos conferir a seguir quais as estratégias a serem usadas para reconquistar o seu tão sonhado primeiro lugar do ranking Google! Veja:
Problemas com a perda de posicionamento? Veja como melhorar a sua posição no Ranking Google
Bom, como dissemos, a perda de posicionamento não é um bicho de sete cabeças e pode ser revertida!
Aliás, se você está pensando porquê seu canal perdeu posições nas buscas orgânicas saiba: diversos fatores comuns podem influenciar, como táticas mais eficazes da concorrência ou mínimos detalhes a serem aperfeiçoados.
Sendo assim, uma forma de recuperar as posições perdidas é conhecendo o conceito de o que é Inbound Marketing e pondo em prática as técnicas dessa metodologia.
Isso porque o também conhecido como Marketing de Atração tem como princípio empoderar o cliente por meio de conteúdos educativos os quais podem ser disponibilizados em sua página na web, o que é visto com bons olhos pelos mecanismos de busca que visam melhorar a experiência do usuário.
Para isso, vamos descobrir agora mesmo com quais técnicas você deve andar de mãos dadas para melhorar posicionamento no Google!
Mas antes queremos dar uma dica a você que quer consultar o seu posicionamento de maneira prática e confiável: Veja como saber a posição da meu site no Google de forma automática e, além disso, confira como aparecer no Google e as principais técnicas para isso.
Acredite, depois de se aprofundar nesses conteúdos suas tarefas e tempo serão super otimizados.
Agora, finalmente, chegou a hora de conferir algumas dicas especiais para reconquistar o topo do ranking Google! Vamos lá?!
Faça um novo estudo das suas palavras-chave
Bom, você já deve saber a importância de usar as palavras-chave corretas nos conteúdos da sua página, certo?
Afinal são elas que fazem a ligação entre o material presente no seu site e o termo buscado pelo usuário.
Por isso, se o assunto é melhorar posicionamento no Google o primeiro passo com certeza é fazer uma reavaliação das suas palavras-chave.
Dessa maneira será possível descobrir se existem novos termos os quais seu público está pesquisando e não estão presentes em seus conteúdos, impactando na localização deles.
Além disso, se houver concorrentes à sua frente, verifique quais os termos mais recorrentes em suas páginas e observe se estão usando palavras novas ou em formato diferente, como de cauda-longa, por exemplo.
Assim será possível repensar suas táticas de palavra-chave a fim de se sobressair e reconquistar o topo do ranking Google!
Foque em um conteúdo de qualidade
Pode parecer bobo, mas acredite, todo o potencial e cada detalhe do seu conteúdo é avaliado na hora de posicioná-lo.
Isso porque os algoritmos do ranking Google analisam milimetricamente cada característica do seu conteúdo.
Essas características envolvem informações relevantes, linkagens externas de boa referência, dados de qualidade etc.
Ou seja, um dos segredos para evitar a perda de posicionamento é oferecer um conteúdo rico ao usuário.
Para isso, uma boa estratégia é dominar as técnicas dentro conceito de o que é Marketing de Conteúdo, pois dessa forma você consegue reter os visitantes por meio de um material relevante repleto de informações.
Por isso indicamos que estabeleça reflexões de qualidade, busque estruturar o conteúdo com uma perspectiva inovadora, ou seja, fuja do famoso “mais do mesmo”.
Além disso, abra caminhos para que o usuário possa se aprofundar no tema, aliás, vamos ver mais sobre esse detalhe no próximo tópico!
Ofereça links de referência em sua página
Bom, conforme falamos em outros tópicos deste conteúdo, oferecer links de referência é uma das técnicas muito avaliadas pelos algoritimos do ranking Google.
Isso porque oferecer opções para o usuário se aprofundar no assunto é sinal de que você está empenhado em tornar a experiência dele completa.
Por isso procure trazer linkagens de qualidade nos materiais do seu site.
Imagine que você está tratando de algum tema relacionado a economia, por que não oferecer uma matéria do site Exame – canal qualificado no assunto – como referência para embasar seus dados?
Acredite, essa simples ação pode gerar mais autoridade para o seu site e te ajudar a deixar a perda de posicionamento para trás.
Por isso, se o assunto é melhorar posicionamento no Google, a dica é: faça uma breve revisão em seus conteúdos já publicados e veja em quais há espaço para acrescentar um link de peso.
Assim, além de tornar a experiência do leitor completa você também ganha pontinhos positivos aos olhos dos tão temidos algorítimos do ranking Google.
Muita atenção na hora de criar o seu título e a meta description
Sim, esses são detalhes que muitas vezes passam despercebidos no momento de por seu site no ar. No entanto, até pequenas características como título e meta description são avaliadas pelo ranking Google.
Por isso a dica aqui é: busque usar a palavra-chave logo no início do seu título e description. Além disso, procure não ultrapassar os 130 caracteres na descrição do conteúdo, esse é o número ideal para que ela apareça inteira, sem cortes.
Ou seja, assim como orientado no tópico anterior, faça uma revisão dos conteúdos já postados e veja se a palavra-chave pode ser colocada mais no início do seu titulo e description.
Importante: você pode recorrer ao Google!
Bem, quando falamos de ranking Google é importante ter em mente que TUDO pode influenciar o perda de posicionamento ou não do seu canal.
Inclusive existe o famoso black hat – práticas não permitidas pelos mecanismos de busca – como texto duplicado, por exemplo.
E como o erro é um traço comum do ser humano, você pode ter usado em seus conteúdos, sem querer, alguma técnica não permitida pelo ranking Google.
Por isso, ao identificar a perda de posicionamento recorra a ele e verifique se há algum motivo especifico para isso.
Dessa maneira você poderá descobrir o que deve ser retirado ou reformulado no seu canal para que ele volte a ser o número 1 do ranking Google!
Viu só?! Melhorar posicionamento no Google não é nenhum bicho de 7 cabeças!
Técnicas de SEO em dia? Colha os frutos e esteja no topo do ranking Google!
E então, pronto para voltar a dominar a primeira página do Google? Com certeza sim!
Isso porque te mostramos ao longo deste conteúdo algumas dicas importantes as quais podem te fazer evitar a perda de posicionamento e voltar para topo do sucesso.
Por isso, lembre-se: faça uma reavaliação das suas palavras-chave, personalize seus conteúdos com debates diferenciados, ou seja, ofereça um conteúdo relevante.
Além disso, cuide bem do seu título e description e, por fim, recorra ao Google se necessário!
Bem, agora que você já sabe como melhorar posicionamento no Google, mãos a obra!
Pois chegou a hora de mirar o mais alto nível do ranking e melhorar seu!
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