8 novidades do Google IO que você não pode dormir sem saber

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 24 de agosto de 2018 | Atualizado: 13 de setembro de 2019.

A Google IO é uma grande conferência na qual a gigante da tecnologia apresenta ao mundo suas maiores novidades. Confira o artigo e conheça as 8 novidades do Google que você não pode dormir sem saber!

A cidade californiana de Montain View, um dos principais pontos do Vale do Silício, viveu dias agitados em maio de 2018.

Isso porque foi quando aconteceu mais uma edição do Google IO, evento anual no qual a empresa apresenta o que vem por aí na atualização do Google algoritmo.

Nesta edição, o que pudemos notar durante as apresentações do CEO Sundar Pinchai sobre o Google atualizado é que a inteligência artificial, com a técnica de machine learning estará cada vez mais presente em nossas vidas.

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

E aí, curioso para saber quais são as novidades do Google IO? Então confira a lista:

1. Google Duplex

Para começar a nossa lista, vamos conhecer a grande sensação do Google IO desse ano: o Google Duplex.

Ainda em fase experimental, a atualização do Google se refere a um sistema de Inteligência Artificial que funciona como um assistente pessoal para marcar horários por telefone.

O que impressiona sobre a novidade é que essa espécie de robô utiliza interjeições humanas durante a conversa, tanto que nem dá para identificar quem é e não é uma pessoa no diálogo.

Ainda não há uma data definida para lançamento desse recurso da atualização do Google 2018, mas dá para ter um gostinho do que vem por aí por meio do vídeo abaixo:

2. Google Assistant

atualizacao do google assistant

Continuando na pegada de assistentes turbinados, a atualização do Google Assistant veio para torná-lo ainda mais pessoal.

O Pretty Please consiste em fazer com toda vez que uma pergunta for feita com um simples “por favor”, o recurso responderá com um “obrigada por perguntar tão educadamente”.

Outras novidades da atualização do Google Assistant, as quais já estão disponíveis para meio bilhão de smartphones, estão a capacidade de uma conversação sem a necessidade de começar todo diálogo diferente com OK Google.

Além disso, também é possível realizar ações múltiplas em um mesmo comando de voz. Isso é, agora você pode consultar o tempo e o trânsito de uma vez só.

Outro destaque é conectado ao diretamente a atualização do Google Duplex. A tecnologia Wavenet torna as vozes cada vez mais naturais com seis novas opções.

E a tendência é contar com um portfólio ainda maior, visando incluir todos os diferentes idiomas e dialetos do mundo.

3. Código Morse no teclado virtual

O Gboard, ou teclado virtual, já não faz mais parte das Google novidades em si, mas o seu novo recurso sim!

Pensando em facilitar a vida de pessoas com algum problema de comunicação, agora o Gboard pode ser customizado com código morse graças a parceria do Google com a desenvolvedora Tania Finlayson e seu marido.

Tania, inclusive, encontrou sua própria voz graças ao código morse. Isso porque ela se comunica por meio de movimentos de cabeça os quais são traduzidos para código morse e depois para a fala.

Veja esse emocionante vídeo sobre essa atualização do Google IO e saiba mais sobre o recurso:

4. Google Lens

A próxima parada na lista de novidades do Google IO vai te deixar de boca aberta.

Isso porque o Google Lens, o aplicativo de análise virtual para celulares Android teve alterações que parecem ter vindas do futuro.

Com ele agora será possível se orientar melhor ao utilizar o Maps, pois essa atualização do Google possui uma integração otimizada com o Street View.

Assim ele não só te dará a localização exata, mas também consegue te mostrar todos os estabelecimentos do local.

Além disso, outra das novidades do Google 2018 é o Style Match, o qual ao apontar a câmera para uma peça de roupa ou acessório te dá todos os dados dele.

Por fim, com o Smart Text Selection você pode apontar a câmera para qualquer texto, seja de um livro ou até de um cardápio, que pode selecionar aquele fragmento para copiar ou traduzir.

E o melhor: tudo isso pode ser feito em tempo real, pois não há a necessidade de tirar a foto em si para aproveitar esses recursos.

Confira o vídeo sobre o anúncio das novidades e veja se o futuro não está mais próximo do que nunca.

5. Inteligência Artificial no Gmail

atualizacao do google ai

Quando falamos na introdução que a Inteligência Artificial era a grande estrela do Google IO não era brincadeira, pois ela vai revolucionar até a forma como você manda email por meio do Smart Compose.

Isso porque essa atualização do Google usa o recurso da Machine Learning para fazer sugestões baseadas no que você estiver escrevendo no corpo do seu email do Gmail.

Por exemplo, imagine que você esteja marcando algum compromisso em uma pizzaria. Ao identificar esses sinais, o recurso irá sugerir restaurantes próximos e que atendam a essa necessidade.

Além disso, ele também vai apresentar palavras relacionadas ao tema, como pizza e vinho, para tentar simplificar a sua experiência ao mesmo tempo que a deixa completa.

6. Android P

atualizacao do google androidP

Com tantas novidades do Google IO será difícil desgrudar do celular, mas a gigante da tecnologia mostrou estar preocupada com isso ao apresentar a sua próxima versão do sistema operacional Android.

Conhecida como Android P, o software virá com um recurso que irá permitir o usuário ver quantas vezes desbloqueou o aparelho, bem como o tempo passado em cada aplicativo.

E pensando em estimular um uso saudável de um smartphone, com essa atualização do Google será possível configurar um aviso para saber quando é hora de parar de usar certo aplicativo.

Aparentemente um dos lemas do apresentados no Google IO é semelhante ao de bebidas alcoólicas: use com moderação.

7. ML Kit e Tensor Flow.js

 atualizacao do google ml kit e tensor flow

Nem só de novidades para o público em geral viveu a Google IO, pois os desenvolvedores e programadores também foram contemplados.

Entre tantas novidades do Google duas se destacam: o ML Kit e o Tensor Flow.js.

A primeira se trata se a um kit de desenvolvimento de software que promete potencializar aplicativos desenvolvidos para o sistema operacional Android.

Isso porque ele vem com APIs, isso é um conjunto de padrões de programação para acesso a um app ou plataforma baseado na web, prontos para uso e que fazem reconhecimento de texto, facial e até digitalização de código de barras.

Já o Tensor Flow.js é uma biblioteca de JavaScript a qual permite aplicar machine learning direto em um navegador, seja para criar um novo modelo ou retreinar algum.

8. Cloud Anchors

Por fim, a nossa última grande atualização do Google IO traz uma novidade para os fãs de games.

Isso porque graças ao Cloud Anchors, ou âncoras na nuvem em bom português, e a nova tecnologia ARCore, agora é possível compartilhar a mesma realidade virtual.

Ou seja, estamos a caminho de jogos cada vez mais interativos e com vários jogadores.

Vale ressaltar que essa atualização do Google IO serve para dispositivos Android e iOS.

Confira o vídeo abaixo e veja mais essa novidade do Google atualizado:

Se mantenha atualizado e aproveite os benefícios das novidades do Google IO

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber para revolucionar suas vendas com Inbound Marketing.

Nesta publicação você ficou sabendo que durante um evento chamado Google IO a gigante da tecnologia revelou grande novidades para o público.

E em todas elas vimos como a Inteligência Artificial veio para ficar e estará presente em nossas vidas revolucionando até a forma como mandamos emails.

Além disso, pudemos ver Google novidades animadoras para acessibilidade com a inclusão do código morse no teclado virtual.

Mas a atualização do Google também se lembrou dos desenvolvedores e apresentou o ML Kit e o Tensor Flow.js a fim de facilitar a vida dos profissionais do ramo.

Para saber mais sobre o Google 2018, veja os artigos para como saber a posição do meu site no Google e o que fazer para evitar a perda de posicionamento.

Mas se quiser ficar por dentro de todas novidades, confira o conteúdo sobre as atualizações do Facebook.

Compartilhe nas Redes Sociais!