Conheça as últimas atualizações para o ranqueamento no Google 2018
Publicado: 17 de julho de 2018 | Atualizado: 15 de agosto de 2019.
A forma de ranqueamento no Google 2018 foi pensada para atender as atuais necessidades do usuário online. Sendo assim, conhecer as novidades e saber como preparar um conteúdo de qualidade e acessível a qualquer plataforma é o trampolim que faltava para chegar ao topo do buscador!
Quantas vezes o Google já não salvou a sua vida ao exibir centenas de resultados na web para esclarecer aquela dúvida cruel?
Pois é! Mas para continuar sendo aquela mãozinha salvadora no fim do dia o site de pesquisas precisa buscar se atualizar para te oferecer sempre as melhores soluções.
E, por isso, vira e mexe são desenvolvidos novos critérios de ranqueamento no Google 2018, pois assim você sempre encontrará os melhores resultados na primeira página.
E como não poderia deixar de ser, neste ano já foram agregadas ao buscador algumas novidades para filtrar ainda mais os conteúdos da internet e melhor a experiência do usuário.
Quer conhecer essas novidades? Se liga no conteúdo!
Entenda como funciona o ranqueamento no Google
Você conhece o conceito de SERP?
Conforme já explicamos no blog, essa sigla quer dizer Search Engine Results Page e representa uma página de resultados de um mecanismo de busca.
Ou seja, sabe quando você está com aquela dúvida e decide recorrer ao Google em busca de uma salvação?
Então, a página que te mostra os resultados é a SERP!
E como o intuito dela é REALMENTE te ajudar, não é qualquer site que pode aparecer entre os primeiros resultados!
Por isso, o Google estabeleceu um critério, o chamado algoritmo, para organizar os conteúdos e proporcionar a melhor experiência aos usuários.
Aliás, segundo Moz, empresa de consultoria de estratégias online, a gigante de tecnologia chega a trocar de algoritmo cerca de 500 a 600 vezes por ano.
A maioria são mudanças pequenas, apenas de vez em quando o Google faz uma grande alteração, sendo a última dessas em 2015 com o Fred.
Em 2018 nós já tivemos algumas mudanças interessantes na forma como o mecanismo de busca analisa a qualidade dos conteúdos.
Inclusive, se quiser saber mais sobre como se destacar no principal buscador da atualidade veja como aparecer no Google. Principais técnicas aqui no conteúdo que preparamos para você!
Bom, quer saber quais são as mudanças para o posicionamento no Google 2018? Confira!
Confira as mudanças do ranqueamento no Google 2018
Aqui no blog você já ficou sabendo de todos os fatores de rankeamento do Google, certo?
E em 2017 tivemos algumas importantes alterações no algoritmo do Google para melhorar a experiência do usuário.
As principais foram a inclusão do Google Jobs, ferramenta de procura de emprego, e o aumento do tamanho dos snippets, aqueles quadros informativos os quais aparecem com destaque na busca.
Mas o que o site de busca tem preparado para nós até agora quando o assunto é SEO 2018? Ficou curioso? Confira então as principais alterações do ranqueamento no Google 2018.
Inclusive, para saber mais sobre o tema, confira nosso conteúdo sobre o que é SEO: o guia completo para você alcançar o topo do Google!
Ou se você já conhece um pouco sobre o assunto e quer saber sobre alguns fatores que impactam no seu posicionamento, confira nosso conteúdo sobre o que é SEO on page e descubra como atrair mais tráfego ao seu site.
Você, inclusive, pode contar com a ajuda do linkbuilding para isso, mas esse é um assunto para outro momento! Mas não deixe de conferir o link, pois esse tema também te ajuda e muito no ranqueamento no Google 2018!
Vamos as atualizações então!
Google Brackets (08/03/2018)
A primeira atualização realizada, a qual interfere em um melhor ranqueamento no Google 2018, de certa forma ainda é um mistério.
Isso porque o site de busca, por hora, apenas informou o seguinte: essa mudança irá beneficiar as páginas que antes eram pouco recompensadas no quesito posicionamento.
Especialistas da área consideram que o Google Brackets é um refinamento da última atualização, a Fred, com o objetivo de otimizar a análise e oferecer conteúdo de maior qualidade aos usuários.
Mobile-First Index (26/03/2018)
A segunda atualização que impacta no posicionamento no Google 2018 já não é tão misteriosa quanto a primeira.
Ainda mais se levarmos em consideração que esse anúncio já era esperado desde 2016, pois a companhia já havia informado que o número de acessos no site a partir de um dispositivo móvel superou o de desktop.
Aliás, você sabe o que é um Mobile-First Index?
A indexação é uma forma de categorizar e organizar materiais. Por exemplo, sabe quando você vai até uma livraria e se vê na missão de procurar um livro por ordem alfabética?
Então, essa é uma indexação!
Mas voltando aos critérios de ranqueamento no Google 2018, isso quer dizer o seguinte: agora ele vai olhar primeiro se os sites têm uma versão mobile antes de classificá-los.
Caso você ainda não tenha adaptado a sua página na web, não se desespere! O mecanismo de busca ainda não terminou de atualizar essa classificação para o SEO 2018.
Portanto ainda dá tempo de conferir nosso conteúdo sobre o que é site responsivo e descobrir como adaptar o seu site para mirar o bom posicionamento no Google 2018.
BÔNUS: Olha só o que pode vir por aí: Zero-result SERP Test (14/03/2018)
Pensando em otimizar a experiência do usuário, o Google pegou todos de surpresa na metade de março quando começou a realizar alguns testes na SERP e criou o resultado zero na página.
“Mas espera! Vai acabar o ranqueamento do Google???” Na verdade não!
Acontece o seguinte: o site de buscas vai exibir todas as tabelas e quadros informativos, os snippets mencionados anteriormente, e embaixo vai ter um link o qual diz “mostrar todos os resultados” e que te levará a SERP como conhecemos.
O teste foi encerrado uma semana após o Google lançar essa versão, mas acreditamos que em breve ele pode pintar na área de novo.
Se mantenha atualizado e conquiste o topo do ranqueamento
Hoje você conferiu as principais novidades do ranqueamento no Google 2018 e viu como o site de buscas vai passar a analisar as páginas na web de acordo com o SEO 2018.
Além disso, vimos como ele coloca em primeiro lugar a boa experiência proporcionada ao usuário e, por isso, agora ele também vai premiar os sites com versão para dispositivo móvel.
Mas não se esqueça! Se tem uma coisa a qual não vai mudar com as atualizações da Google 2018 é a importância de produzir bons conteúdos.
Agora, se você é uma pessoa precavida, confira também o conteúdo sobre perda de posicionamento e entenda o que você não pode fazer e o que pode ser considerado black hat.
Por isso, se você quiser arrasar na criação de materiais e conquistar o topo do ranking no Google 2018, não deixe de conferir nossas dicas no blog da Ideal Marketing.
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