Metodologia Scrum: o que é, como funciona e passo a passo para aplicar

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 25 de janeiro de 2021 | Atualizado: 16 de fevereiro de 2021.

A metodologia Scrum é uma das metodologias ágeis mais usadas na gestão moderna. Conheça mais sobre essa forma eficiente e simples de gerenciar projetos.

exemplo-de-scrum
Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

A metodologia Scrum surge com os avanços tecnológicos e as mudanças nas necessidades do mercado. Os processos das empresas também se tornaram mais complexos, lidando com diversas métricas e atividades simultaneamente e com recursos cada vez mais reduzidos.

Neste contexto, foi preciso desenvolver novas metodologias de gestão de projetos com níveis mais altos de complexidade e a Scrum é uma das mais conhecidas entre elas.

Apesar de ser mais comum entre equipes de desenvolvimento de softwares, essa metodologia tem conquistado cada vez mais líderes e gestores de diferentes áreas por sua eficiência e simplicidade.

Que tal conhecer mais sobre a metodologia scrum? Entenda o que ela é, como funciona, as principais papéis e cerimônias e, claro, como aplicá-la com sua equipe.

O que é a Scrum

Ela é uma metodologia de gestão de processos realizada a partir de etapas bem definidas e repetição de ciclos quinzenais ou mensais.

Faz parte das conhecidas metodologias ágeis, assim como o kanban, muito comuns nas empresas de ponta do mercado em todos os segmentos. Porém, possui características particulares, se mostrando eficiente para diversos tipos de processos.

Isso porque a metodologia ágil Scrum possibilita uma maior sinergia entre os integrantes de um projeto ao promover um grande número de interações nas quais todos podem trocar experiências.

Como funciona a Scrum

Em resumo, essa metodologia é uma forma de gestão na qual os projetos devem ser divididos em sprints. Essas sprints nada mais são que ciclos de fluxos de trabalho, ou seja, períodos de tempos determinados para certas atividades serem executadas.

Para começar, todas as atividades relacionadas ao projeto ficam registradas no backlog, uma listagem de tudo que deve ser feito no projeto.

Antes do começo de cada sprint, uma reunião de planejamento é realizada para definir quais entre as atividades serão priorizadas naquele ciclo, é chamada de sprint planning. Assim, as atividades saem do backlog geral pro sprint backlog.

Mas atenção, é preciso que as atividades contidas na sprint sejam todas virtualmente realizáveis dentro daquele ciclo de tempo, por esse motivo, é muito importante que tudo seja definido em conjunto com quem as executará.

As atividades da sprint estão então planejadas, mas é preciso acompanhá-las diariamente para manter uma gestão flexível e eficiente. Esse acompanhamento é feito em reuniões diárias, as chamadas dailys ou daily scrum.

Por fim, ao término do prazo de um sprint, realiza-se uma retrospectiva durante uma reunião de sprint review, para que todo time possa falar sobre as atividades realizadas em maiores detalhes, compartilhando conhecimento e experiência adquiridos.

ebook-otimizar-processos-para-baixar

Funções

Para que a metodologia scrum possa ser aplicada em toda sua eficiência, é preciso que as funções dentro delas sejam bem definidas.

Isso não diz respeito aos cargos que cada um exerce dentro do time, mas sim a funções específicas que os envolvidos cumprem dentro da scrum.

Project Owner

O Project Owner, também chamado de Product Owner dentro dos contextos de tecnologia, é aquele que é o responsável por determinar as atividades do backlog e quais são as prioridades entre elas.

Scrum Team

O Scrum Team são todos os envolvidos nas atividades do projeto. São eles que em conjunto determinam quais tarefas serão executadas na sprint entre as prioridades do Project Owner.

Scrum Master

Já o Scrum Master é aquele que tem como função garantir o perfeito funcionamento da metodologia Scrum. É ele quem vai assegurar que todas as reuniões ocorrem corretamente, que as funções sejam respeitadas entre outras coisas.

Como aplicar na sua equipe

A metodologia tem em si um formato bastante prático que pode ser aplicado a praticamente todos os tipos de projetos sem muitas alterações.

Se o seu desejo é aplicá-la junto a sua equipe, vale apenas manter em mente a importância da flexibilidade, recebendo diversos feedbacks dos colaboradores sobre o funcionamento das coisas e as possíveis melhorias de fluxo de trabalho.

Em um projetos de marketing digital, por exemplo, a scrum ganha cada vez mais espaço como a metodologia preferida entre os grandes gestores. Ela permite maior eficiência, economia de recursos e melhores resultados.

Coloque a metodologia em prática

Neste conteúdo, vimos que a Scrum é uma metodologia de gestão de projetos bastante simples, capaz de garantir que as atividades sejam priorizadas e cumpridas dentro de prazos de tempo determinados.

Para isso, é preciso dividir o tempo de trabalho de sua equipe em sprints de período de tempo definidos nas quais elas vão executar algumas das prioridades do backlog do projeto.

Além disso, é preciso realizar corretamente as cerimônias de sprint planning, daily scrum, sprint review, garantindo assim feedbacks constantes que podem melhorar a produtividade da equipe.

Não perca mais tempo, coloque em prática em seu projeto e torna sua empresa muito mais eficiente.

diagnostico-de-marketing

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas Redes Sociais!