Início » Redes Sociais » 6 dicas para enriquecer a sua transmissão no Instagram ao vivo e conquistar mais seguidores

6 dicas para enriquecer a sua transmissão no Instagram ao vivo e conquistar mais seguidores

Publicado: 28 de junho de 2018 | Por: | Atualizado: 29 de julho de 2019.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Transmissões no Instagram ao vivo são uma excelente forma de apertar os laços com o seu público. Estar presente onde ele passa boa parte do seu tempo online é uma das formas de atraí-lo e engajá-lo fazendo a sua empresa crescer!

Você sabia que um terço dos Instagram Stories mais vistos, ou seja, aqueles posts no perfil do usuário disponíveis por apenas 24 horas, são feitos por empresas?

E segundo o último balanço da rede social, em 2017 foi registrado um crescimento de 80% no tempo gasto assistindo a vídeos, um aumento quatro vezes maior do que o número registrado em 2016.

Por isso, investir no Instagram tem sido uma das maneiras encontradas pelas empresas de apertar os laços com os seus clientes.

Isso porque são mais de 500 milhões de usuários acessando o aplicativo TODOS os dias na esperança de encontrar um conteúdo de qualidade.

Dessa forma, quem, além de produzir bons posts, ainda oferecer para a sua audiência a opção de assistir uma transmissão no Instagram ao vivo super atraente estará um passo à frente da concorrência!

Então, bem, amigos do blog Ideal Marketing! É hora de começar mais uma transmissão para ajudar a sua empresa crescer. Veja só a bola que vai rolar por aqui:

E-book - Saiba como criar personas

O que é uma live Instagram?

instagram ao vivo-live

Com a popularização das redes sociais e a crescente procura por conteúdo de qualidade nessas plataformas, foi preciso desenvolver novos recursos nesses meios para atender essa demanda de forma personalizada.

Sendo assim, uma das novas maneiras de compartilhar informações é a opção de realizar transmissões ao vivo apenas com um celular e boa conexão com a internet.

Aliás, quem começou essa brincadeira foi o Facebook e o YouTube, porém logo a ideia de ter vídeos no Instagram chegou para fazer parte desse time.

Assim, esse recurso, cujos testes começaram em novembro de 2016, está disponível para usuários brasileiros da rede social de fotos e vídeos desde janeiro de 2017.

Com ele é possível realizar uma transmissão ao vivo no Instagram sempre que desejar e, desde o final de 2017, também é possível fazer um vídeo em tempo real com a adição de convidados!

Por isso, ao inserir essa funcionalidade ao seu recurso do Instagram Stories, a rede social assumiu de vez um papel de destaque nas estratégias de marketing digital.

Duvida? Então confira o próximo tópico e veja se não vai concordar com essa afirmação.

Por que é importante fazer uma live Instagram?

instagram ao vivo-aprenda

Atualmente, o Instagram conta com 800 milhões de usuários ativos por mês.

Desse total, 6 em cada 10 dizem usar a rede social para descobrir novos produtos.

Ou seja, já imaginou quantas pessoas a sua marca poderá impactar se você optar por investir em uma vitrine dessas com vídeos no Instagram?

Assim, possuir uma estratégia eficiente para atuar de forma ativa nessa plataforma pode ser a chave para o sucesso do seu negócio.

E é aí que entram as transmissões do Instagram ao vivo!

Isso porque realizá-las é uma maneira de se manter próximo da sua audiência, fortalecê-la e mostrar que a sua marca está sempre presente e ativa, atitude necessária se você quer atrair mais clientes.

E aí, quer saber como ficar ao vivo no Instagram e ver essas maravilhas acontecerem com o seu negócio? Então é só conferir nossas dicas a seguir sobre a live Instagram!

Como fazer live no Instagram?

instagram ao vivo- como fazer

Se você quer saber como fazer live no Instagram, vale começar dizendo que iniciar uma transmissão no Insta é bem simples.

Pois ao acessar sua conta, basta deslizar a página inicial para o lado direito e escolher a opção “Ao Vivo”.

A partir desse momento a sua transmissão já estará disponível para todos os seus seguidores, que inclusive irão receber uma notificação do Instagram sobre o vídeo.

E vale lembrar que você tem uma hora para realizar a Insta Live e, após finalizá-la, você terá a opção de baixar o conteúdo gravado.

Aliás, isso é interessante porque como ela só continuará disponível para quem quiser assistir por mais 24 horas, você pode reaproveitar o material em outro momento.

Bem, agora você já sabe como ficar ao vivo no Instagram, certo?

Então é hora de aprender alguns truques e conquistar ainda mais seguidores. Vamos lá?

E-book - Os melhores gatilhos mentais para aumentar suas vendas

6 dicas de como fazer vídeo ao vivo no Instagram

instagram ao vivo-dicas

Iniciar uma transmissão no Instagram ao vivo pode ser simples, mas fazer ela se destacar na multidão é uma tarefa um pouquinho mais trabalhosa.

Por isso, a fim de te ajudar nessa missão, preparamos um guia com 6 super dicas para fazer a sua Insta Live bombar na web.

Descubra quais são elas agora mesmo!

1. Prepare um roteiro

Primeiro passo para quem busca fazer vídeos no Instagram, como ficar ao vivo no Instagram e entregar um conteúdo de qualidade é preparando um roteiro.

Uma transmissão ao vivo no Instagram não precisa ser toda feita no improviso só porque é realizada em tempo real.

Assim, para não perder o foco e fazer a sua Insta Live ser produtiva, crie o hábito de desenvolver um pequeno roteiro com os principais tópicos a serem abordados.

Aliás, aproveite esse momento e prepare as perguntas para seus convidados, caso tenha um.

Feito isso, é hora de irmos para o próximo passo.

2. Promova a Insta Live

Como falamos anteriormente, o Instagram costuma notificar seus seguidores quando você inicia a Insta Live.

Mas para não ficar refém de uma simples notificação que pode ser ignorada, é preciso montar uma estratégia que faça a sua transmissão do Instagram ao vivo ser notada.

Por isso, divulgue a data e horário da sua Insta Live no seu perfil, como você faria para divulgar uma palestra, por exemplo.

Além disso, informe o assunto e peça para as pessoas já irem enviando suas dúvidas sobre o tema abordado.

Isso te ajudará a engajar a audiência e aumentar a relevância da sua Insta Live.

3. Arrume o seu cenário de gravação

As transmissões no Instagram ao vivo não exigem um cenário super produzido nem equipamentos caros.

Mas, ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados, por isso procure escolher um ambiente neutro e com boa iluminação.

Além disso, lembre-se também de providenciar um suporte para celular, afinal você não vai querer passar a Insta Live inteira com ele na mão, não é mesmo?

E ah, a dica do Willian Bonner não vale aqui: as transmissões no Instagram ao vivo devem ser feitas com o celular em pé!

E-book - Faça vídeos de qualidade para seu negócio

4. Convide colaboradores

Como falamos anteriormente, desde o final de 2017 a rede social tornou possível adicionar convidados a sua transmissão do Instagram ao vivo.

Para isso, basta iniciar a transmissão normalmente e depois clicar no ícone “adicionar” no canto inferior direito.

Ao fazer isso a rede social irá te deixar escolher um convidado dentre a lista de pessoas que estão assistindo a Insta Live.

A partir desse momento a tela da transmissão ficará dividida em dois e o vídeo do Instagram ao vivo segue normalmente.

Aliás, esse recurso é interessante, pois enriquece a sua Insta Live sem você precisar gastar mais por isso.

Isso porque o seu convidado pode participar de onde ele estiver, basta ter um celular com boa conexão de internet.

5. Compartilhe a live no Instagram Stories

Depois de finalizar a transmissão ao vivo no Instagram, aproveite que ela ainda vai ficar no seu perfil por mais 24 horas e divulgue-a!

Dessa forma, as pessoas que não puderam assisti-la naquele momento terão mais uma oportunidade de aproveitar seu conteúdo, aumentando o alcance da sua marca.

6. Analise os resultados

Uma transmissão no Instagram ao vivo não termina quando se encerra a gravação.

Isso porque depois disso é hora de analisar os resultados e planejar a próxima Insta Live.

Sim, você entendeu certo! Para obter resultados com essa estratégia, é preciso realizá-la com uma certa frequência, por isso é tão importante planejar suas lives com base em dados.

E para saber quais pontos devem ser melhorados para a próxima Insta Live ser mais eficiente, você pode usar o Instagram Insights.

Nunca ouviu falar dele? Ele é a plataforma da rede social que te apresenta todos os dados a respeito da sua Insta Live, como qual foi o alcance da transmissão, o número de pessoas que assistiram e até quem saiu e voltou a vê-la.

Assim você consegue identificar seus pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados.

Além disso, com esse recurso também dá para perceber se o horário escolhido foi o mais adequado e, se necessário, alternar o período em uma próxima transmissão no Instagram ao vivo.

Comece a planejar a sua Insta Live!

instagram ao vivo-planeje

Nesta publicação você pôde conhecer e aprender TUDO sobre as transmissões em tempo real do Instagram.

E viu como é importante investir nessa funcionalidade, pois o Instagram é uma das redes sociais mais usadas no Brasil.

Mas como nem tudo são flores, para aproveitar todos os benefícios dele é preciso tomar cuidado com o conteúdo da sua transmissão, o que certamente não será problema para você depois de ter conferido todas as nossas dicas.

Então, vamos lá! Pegue um papel e comece a fazer o rascunho de como será sua live no Instagram! E já deixe o seu celular a postos!

Se você quiser ainda mais dicas, não deixe de conferir o blog da Ideal Marketing.

2019-07-29T17:38:28-03:00

Deixar Um Comentário

Diagnóstico Gratuito do seu Marketing