Gerenciamento de redes sociais em 5 dicas simples para o seu sucesso
Publicado: 9 de março de 2020 | Atualizado: 9 de março de 2020.
Gerenciamento de redes sociais não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas requer planejamento e estratégia, principalmente para empreendedores que estão elaborando agora novos projetos. E estamos aqui para te ajudar com isso!
A sua empresa está presente nas redes sociais? Ótimo, então você está no caminho certo.
Afinal, essas plataformas passaram a ser consideradas grandes aliadas para aumentar as vendas de produtos ou serviços de qualquer marca – desde que ela saiba realmente o que está fazendo e seja estratégica.
Sendo assim, para que você consiga potencializar o seu negócio nas redes sociais, vamos te ensinar aqui como fazer um bom gerenciamento de redes sociais. Confira!
O que é gerenciamento de redes sociais?
De forma simples, o gerenciamento de redes sociais se baseia na publicação constante de conteúdos em algumas dessas plataformas de forma cadente e estratégica, assim como o acompanhamento de resultados.
E quando falamos a respeito de conteúdos, eles devem ser úteis e relevantes para o seu público, sabendo também que o foco final será a venda dos seus produtos ou serviços.
Sendo assim, na hora de avaliar as métricas das mídias sociais, é necessário ir além das curtidas, comentários e compartilhamentos, conhecidas como métricas de vaidade.
É preciso que haja uma estratégia muito bem estruturada para garantir bons resultados nas redes sociais, pensando em conversão, engajamento e resultados que de fato impactam no seu negócio.
E você pode descobrir como elaborar uma estratégia bem sucedida no tópico a seguir.
Elabore a sua estratégia para redes sociais em 5 passos
Para realizar uma boa gestão de redes sociais é necessário seguir algumas dicas, as quais separamos para simplificar seu trabalho. Veja só:
Dica 1: Trace metas e objetivos
Suas metas e os objetivos devem ser estruturados logo no início de qualquer projeto, para que você consiga guiar suas ações nas redes sociais corretamente.
Caso contrário, a sua presença online não será vista com bons olhos pelos seguidores da sua marca, que vão perceber que há uma falha na organização de ideias.
Por isso, se você quer ter sucesso na gestão de redes sociais, comece a traçar as metas e os objetivos do seu negócio antes de agir.
Dica 2: Estruture um calendário
Ter uma consistência de publicações é fundamental para aumentar a visibilidade da sua marca nas redes sociais.
Para conseguir esse feito, recomendamos a estruturação de um calendário editorial, com o objetivo de traçar toda a rotina de publicações.
Basicamente, ele deverá definir a frequência e horários das postagens de cada conteúdo.
Depois de um tempo, você provavelmente notará um aumento de seguidores nas suas redes sociais, os quais poderão ter o seu negócio como parâmetro de qualidade do seu setor de atuação, mas, claro, tudo vai depender de tipo de informação que está divulgando.
Dica 3: Faça a automatização das postagens
O gerenciamento de redes sociais demanda tempo e, por vezes, não é algo simples de ser feito.
Por isso, sempre que produzir um conteúdo com base na linguagem de cada rede social, lembre-se de automatizá-lo o máximo que puder.
Ou seja, conte com a ajuda de ferramentas de gerenciamento de redes sociais, como é o caso da MLabs.
Nelas, você consegue fazer o agendamento de todas as publicações, evitando qualquer tipo de atraso, por exemplo.
E isso é muito bom, porque você consegue agilizar todo o processo de trabalho e aumentar a produtividade do profissional responsável pelas redes sociais, além de garantir a cadência das suas postagens.
Dica 4: Ofereça conteúdo útil e relevante
A partir do momento em que você oferece um conteúdo útil e relevante para os seus seguidores, os mesmos passam a considerar a sua marca valiosa.
Com o tempo, você vai notar que a sua relação com todas essas pessoas irá melhorar bastante, aumentando as chances de vender os seus produtos ou serviços.
Então, estude seu público e oferece os conteúdos que de fato vão agradá-lo e gerar resultados positivos para o seu negócio.
Dica 5: Foco é tudo
Foco é a palavra certa para quem quer realizar uma boa gestão de redes sociais.
Isso significa dizer que você não deve criar perfis em todas as redes sociais existentes no mercado.
Foque naqueles em que o seu potencial cliente está presente, no intuito de garantir tempo de produção no que pode dar bons resultados de fato, sem perder tempo e mão de obra criando o que não trará bons retornos.
O que você deve publicar nas redes sociais?
Se você quer saber o que deve ser publicado nas redes sociais, antes é preciso definir as suas metas e objetivos, como falamos na primeira dica do tópico anterior.
Muitas empresas querem gerar mais leads – que são potenciais clientes dos seus produtos ou serviços – e, por conta disso, acabam focando em uma estratégia voltada para o alcance de mais pessoas interessadas na marca.
Nesse caso, uma excelente pedida seria publicar conteúdos do blog corporativo da empresa ou até mesmo materiais ricos, que são conteúdos densos sobre um determinado assunto.
Além dessas postagens, é possível focar também em publicações que não estejam atreladas aos conteúdos, como vídeos institucionais, posts a respeito de datas comemorativas, eventos, entre outros.
Quanto mais oferecer material de qualidade, relevância e que engaje seu público, melhor para o seu negócio.
Como analisar a sua gestão de redes sociais?
A análise dos resultados de suas publicações é a única forma de medir se o gerenciamento de redes sociais está sendo realmente eficaz.
Para essa tarefa é muito importante que você defina quais métricas são importantes para o seu projeto e para a sua estratégia.
Por exemplo, voltando às empresas que querem gerar mais leads pelas mídias sociais. Provavelmente, a principal métrica avaliada por elas é o número de pessoas que passaram a seguir os seus perfis em um determinado período.
Além dessa, algumas outras métricas, como a de engajamento e alcance, podem valer muito à pena para compreender se os conteúdos publicados são realmente relevantes para os seus seguidores.
Todas essas informações podem ser extraídas das redes sociais, como Facebook, LinkedIn e Twitter, por exemplo.
Tendo uma visão clara de cada uma delas, você vai conseguir perceber o que deve ser melhorado para que as pessoas se relacionem cada vez mais com a sua marca nas redes sociais e o que deve ser deixado de lado ou ajustado.
Está na hora de entrar em ação
Como mencionamos ao longo do conteúdo, realizar o gerenciamento de redes sociais demanda tempo, estratégia e planejamento.
Ou seja, somente com a prática que você conseguirá alcançar a perfeição para o seu negócio.
Como estamos falando de plataformas das quais a linguagem pode ser muito mais descontraída, use e abuse da criatividade, entenda em quais redes sociais os seus clientes estão presentes, em quais horários costumam acessá-las, entre outras informações relevantes.
E para ajudar a sua gestão, recomendamos a leitura de um outro conteúdo nosso: Como vender nas redes sociais e obter resultados melhores para sua empresa.
Bons negócios!