Como ganhar curtidas no Facebook: 6 dicas para turbinar sua página na rede social com mais audiência no Brasil
Publicado: 30 de maio de 2018 | Atualizado: 18 de agosto de 2019.
Como ganhar curtidas no Facebook? Essa questão é muito recorrente na cabeça de empreendedores que apostam em ações de marketing digital na rede social mais popular do mundo. Então vamos bater um papo sobre isso.
Muitas vezes, quando se cria uma página no Facebook para empresas, os administradores esperam um boom de curtidas em curto prazo. Mas não é bem assim que funciona…
Esses administradores pensam assim por se tratar de uma rede social com uma audiência absurda no Brasil e no mundo, são mais de 2 bilhões de usuários no total.
No entanto, esse espaço se torna cada vez mais disputado pelas páginas de empresas, lutando com a intenção de alcançar e agradar o público dentro da plataforma.
Porém, para conseguir se comunicar com quem realmente tem interesse no seu negócio, é preciso desenvolver uma boa estratégia a fim de conquistar as tão sonhadas curtidas no Facebook.
Por isso, preparamos este conteúdo com dicas incríveis para auxiliar na hora de divulgar sua empresa na maior de todas as redes sociais.
Confira agora os temas neste artigo:
Qual a importância de curtidas para o seu negócio?
Bom, ganhar curtidas no Facebook é uma forma de saber a satisfação do seu público com os conteúdos postados.
Afinal, assim como os comentários dentro desta rede social, as curtidas são uma forma de manifestação dos usuários.
E essa é a principal vantagem de apostar em ações por meio das redes sociais: você consegue feedbacks instantâneos e consegue notar se está no caminho mais adequado para alcançar seu público.
Ainda não está claro a importância de aprender como ganhar curtidas no Facebook?
Calma, vamos dar um exemplo para ficar mais fácil.
Imagine a seguinte situação: você tem um negócio de materiais esportivos e passa a publicar conteúdos relacionados ao tecido utilizado na fabricação dos seus produtos.
Logo depois da divulgação do seu material os usuários começam a interagir com curtidas ou outras reações (amei, hahaha, grr, triste ou uau) disponíveis.
Isso, como já falamos, é uma forma de saber como ele recebeu esse conteúdo. Reações como “amei” podem indicar aprovação, enquanto “grr” significa reprovação, mas claro, tudo é uma questão de contexto.
Sendo um pouco mais direto: as curtidas e todos os tipos de interações no Facebook indicam qual formato mais agrada seu público. São dados que podem direcionar suas próximas estratégias dentro do Facebook.
No entanto, muitas empresários inexperientes no mundo das redes sociais podem se deixar levar por ideias perigosas, atalhos ou facilitadores na hora de saber como ganhar curtidas no Facebook.
Por que não comprar curtidas?
Provavelmente, você deve ter levado essa opção em consideração quando pensou em como ganhar curtidas no Facebook.
Os administradores de páginas no Facebook sabem disso: no início de qualquer página, mesmo sabendo como ganhar curtidas no Facebook da maneira correta, pode ser um trabalho e tanto conquistá-las.
Por isso muitos caem nessa furada de comprar as curtidas. Afinal, é um serviço fácil de ser encontrado e também tem o custo bem baixo.
Essa definitivamente não é uma boa prática e vamos dizer o porquê agora.
Afinal, qual a vantagem de ter milhares de seguidores sendo que eles não têm interesse nos conteúdos? Nenhuma!
Por isso não indicamos para nenhum empreendedor apostar nessa alternativa a fim de ganhar curtidas no Facebook.
Sem falar de um ponto muito importante: você pode estar colaborando com uma prática ilegal.
Se o site que vende seguidores com o objetivo de aumentar curtidas e os perfis vendidos sejam reais, é possível que os dados desses perfis sejam roubados por programas maliciosos instalados nos computadores das vítimas.
Mais um motivo para você não se arriscar com essa estratégia perigosa a sua empresa.
Sem falar que não é tão difícil assim aprender como ganhar curtidas no Facebook. Vamos te provar isso com este conteúdo.
Mas antes disso, precisamos entender quais são os tipos de conteúdos postados pelas páginas do Facebook.
Tipos de conteúdos no Facebook
Uma das formas de como ganhar mais curtidas no Facebook da sua empresa é produzindo conteúdos relevantes, como veremos mais à frente aqui no texto.
Para cumprir essa função, existem três tipos de conteúdos para se trabalhar no Facebook da sua empresa e conquistar mais curtidas e seguidores.
Vamos conhecer cada um deles. Mas antes destacamos: você pode trabalhar com apenas um deles se isso corresponder ao seu negócio, porém o mais indicado por especialistas é que se utilize todos, pois assim você atingirá um público maior.
Agora vamos falar um pouco dos tipos de conteúdos.
Motivacional
Conteúdos nesse formato são feitos exatamente com esse objetivo: motivar os leitores. Olha só, muito difícil de prever, não acha?
Por exemplo, vamos falar de um tema um pouco delicado agora, mas que pode ser um momento propício para o uso de conteúdo motivacional.
Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge cerca de 322 milhões de pessoas no mundo inteiro. O Brasil possui o maior índice da doença na América Latina.
Já pensou em produzir um conteúdo com foco nessa doença e com o intuito de motivar essas pessoas? Seria um ótimo trabalho, não acha?
Pois é, esse é o trabalho de conteúdos motivacionais.
Embora o exemplo tenha sido referente a uma doença, pode adaptá-lo facilmente à qualquer situação, como conteúdos motivacionais para desempregados não perderem a esperança de encontrar um novo empresa, por exemplo.
Portanto, apostar na criação de conteúdo motivacional adaptado à sua persona pode ser uma estratégia interessante a fim de mantê-la interessado na sua página e também será importante para ganhar curtidas no Facebook.
Nunca ouviu falar nessa tal de persona? Trata-se da representação do cliente ideal do seu negócio.
Ela tem pequenas semelhanças com o público-alvo, mas não é a mesma coisa. Persona é um método muito mais assertivo para desenvolver campanhas.
Quer saber o que é persona com mais detalhes? Acesse o link e conheça este método de representação do seu cliente e desenvolva estratégias de marketing digital muito mais assertivas.
Educacional
Provavelmente, você há poucos minutos digitou em um buscador online a seguinte palavra-chave: “como ganhar curtidas no Facebook”.
Depois disso nos encontrou e agora está aprendendo sobre essa questão de ganhar curtidas no Facebook.
Este aqui é um conteúdo educacional!
São materiais com o objetivo de ensinar algo ao leitor, uma forma de agregar conhecimento ao potencial consumidor do seu empreendimento.
Para isso, produza conteúdos relevantes, que de alguma forma faça diferença na vida dela. Não pode ser algo que ela leia hoje e em alguns dias caia no esquecimento.
Nem todos esses conteúdos devem ser focados nos produtos da sua empresa, mas parte deles, sim.
Se você está no ramo de materiais esportivos, por exemplo. Construa conteúdos falando da forma como as camisas são estampadas, das tecnologias dos tecidos utilizados, etc.
Isso faz o potencial cliente ficar curioso e ter interesse pela sua página e isso, futuramente, pode fazer você ganhar curtidas no Facebook.
Entretenimento
Nem tudo pode ser sério dentro da sua página no Facebook. Afinal, a maioria das pessoas entram nas redes sociais a fim de tentar desviar o foco da rotina cansativa de trabalho e estudos.
Então devemos atender às necessidades e entreter o público do Facebook de alguma forma.
Para isso é preciso construir conteúdos leves, assim o público se sente mais à vontade para ler.
Esse tipo de publicação gera mais interação na sua página, ou seja, uma ótima forma de como aumentar as curtidas no Facebook da sua empresa.
Esses três tipos de conteúdos são ótimos e geram curtidas dentro da sua página no Facebook, mas há outras alternativas de aumentar esses números. Vamos apontá-las na sequência.
6 dicas incríveis para ganhar curtidas na sua página
Certo, agora você sobre algumas maneiras de conseguir ganhar curtidas no Facebook, mas vamos ser mais específicos e apontar algumas dicas essenciais para o crescimento da popularidade da sua página.
Aposte em uma boa descrição da sua página
A primeira dica é o desenvolvimento de uma boa descrição da sua página no Facebook.
Afinal, quando as pessoas encontram sua página na web é importante você já deixar logo de cara a informações sobre seu mercado de atuação.
Isso é uma forma de conquistar os clientes interessados no seu negócio e também pode ser uma forma de afastar alguns outros sem interesse algum.
Afinal, não vale de nada ter um volume de seguidores enorme e nenhum deles realmente interagir com os conteúdos publicados na sua página.
Qual nosso foco aqui? Aprender como ganhar curtidas no Facebook, certo?
Então vamos atrair pelo Facebook àqueles com possibilidade de realizar essa ação dentro da sua página.
Para isso destaque as seguintes informações na sua descrição:
- Visão geral da sua empresa;
- Link de redirecionamento ao seu site;
- Endereço;
- Telefone e outras formas de contato.
Todas essas informações são essenciais para o cliente entrar em contato com sua empresa. Portanto, não deixe de inseri-las, assim você não corre o risco de perder possíveis vendas.
Convide os mais próximos para curtir sua página
No início nós sabemos: é um trabalho difícil ganhar curtidas no Facebook.
Por isso nós sugerimos que você já convide a família, amigos e, claro, os funcionários para curtir a página da sua empresa no Facebook.
Sim, talvez eles não representem o cliente ideal do seu empreendimento, mas já é um ponto de partida.
Nesse caso vale apostar em usuário que não sejam parte do público-alvo da sua empresa. Trata-se apenas de uma forma de potencializar e gerar credibilidade a sua página no Facebook.
Mas como isso acontece?
Quando essas pessoas que você pediu uma ajuda para curtir sua página do Facebook, comentar e compartilhar seus materiais, outros usuários terão contato com seu conteúdo e isso pode ser uma forma de chegar até a sua persona.
Ah, outra coisa importante: não deixe de coletar feedbacks dessas pessoas sobre os materiais produzidos por sua equipe.
Críticas positivas e negativas sempre são bem-vindas e fundamentais para aumentar curtidas no Facebook da sua empresa.
Caixas de curtidas em outras redes sociais
Se sua empresa já possui audiência em outros canais, como blog, site, Instagram, não esqueça de informar a criação da sua conta nessa rede social mais popular do mundo.
Isso é uma ótima maneira de como ganhar curtidas no Facebook
Afinal, se trata de curtidas “fáceis”, pois os seguidores de fora do Facebook já conhecem seu trabalho e a probabilidade de querer acompanhar seus conteúdos em outro canal é grande.
Para deixar a experiência do usuário ainda melhor você pode instalar um plugin em algumas plataformas que a empresa já trabalha.
No seu blog, por exemplo, é possível colocar algum plugin e disponibilizar em algum lugar da página a opção de curtir sua página do Facebook.
Outra alternativa muito legal de como ganhar mais curtidas no Facebook.
Anúncios no Facebook
Lembra dos anúncios destacados como “Patrocinado” na sua timeline? Sim, com ele também é possível ganhar curtidas no Facebook.
Com essa estratégia você pode segmentar a campanha aos usuários que você deseja atrair para sua empresa.
E essa é uma grande diferença das ações em ambiente digital: você fala com quem tem uma probabilidade maior de adquirir seu produto ou serviço.
Sem falar no custo que também é uma vantagem quando se faz essa comparação…
E não é só isso. Você pode desenvolver vários tipos de campanhas com objetivos como: impulsionar sua publicação, divulgar promoção, promover um evento da sua empresa e também é uma excelente maneira de ganhar curtidas na sua página.
E o melhor: pode se adequar a qualquer negócio. Não importa se você tem muito ou pouco dinheiro para investir nessa ideia. Se você se organizar financeiramente, é possível investir sem gastar muito com isso.
E os resultados podem ser bem surpreendente.
Quer saber como anunciar pelo Facebook e investir em uma das melhores maneiras de ganhar curtidas na sua página? Acesso o link e vire especialista no tema.
Conteúdo relevante
Se você quer aprender como ganhar curtidas no Facebook, não tem jeito. Você terá de investir em conteúdos de extrema qualidade para atraí-los.
Por isso afirmamos diversas vezes por aqui.
Então vamos dar mais algumas dicas para você desenvolver conteúdos com qualidade e ganhar curtidas no Facebook cada vez mais!
Tenha um objetivo definido
Você deve, antes de tudo, definir o objetivo da sua página do Facebook e quem você pretende atingir com os conteúdos.
Por isso indicamos, mais uma vez, o conteúdo sobre persona. Dê uma lida e veja como pode ser fundamental para ganhar mais curtidas na sua página com a produção de conteúdo relevante.
Seja organizado
Toda e qualquer estratégia de marketing digital exige extrema organização. Se você quer saber como ganhar curtidas no Facebook não será diferente.
É preciso ter definido os temas abordados nos seus conteúdos, as imagens que serão utilizadas e também quais os dias e horários de publicação.
Tudo isso é importante e pode moldar uma identidade da sua página dentro da rede social mais usada no mundo e também interfere na qualidade dos conteúdos oferecidos aos usuários.
Sabe por quê?
Não adianta ter um conteúdo rico em informações e imagens com péssimas resoluções. Isso pode fazer o usuário abandonar sua publicação.
O mesmo ocorre quando você publica conteúdos três vezes por semana e, do nada, passa a publicar uma vez ao mês. Os seguidores perdem o interesse e você não irá ganhar curtidas no Facebook com esse tipo de atitude.
Interaja com seu público
Como já destacamos, dentro do Facebook você recebe feedbacks quase instantâneos e esse é um dos pontos positivos.
Mas não cometa o erro gravíssimo de apagar comentários negativos. Sempre tenta contornar a situação por mais grave que seja.
Aos comentários positivos e sugestões das publicações feitas no Facebook, respondam de uma forma suave ou até mesmo interaja com uma simples curtida.
É importante não deixar a sensação de ser uma resposta automática. Os usuários do Facebook precisam saber que atrás da tela tem uma pessoa falando com ele, não uma máquina.
Linguagem informal
Mesmo sendo um negócio sério, não adote uma linguagem tão formal na relação com os usuários.
Eles, quando estão em redes sociais, já estão cansados da formalidade diária e preferem diálogos mais informais. Isso traz uma leveza na relação entre empresa e consumidor.
Trata-se de um fator extremamente importante e uma boa saída quando se quer aprender como ganhar curtidas no Facebook.
Mensuração de resultados
Se você acompanha o blog Ideal Marketing já sabe: não há sucesso em estratégias sem mensurar os resultados de cada uma delas.
E se você quer entender como ganhar curtidas no Facebook essa tarefa vai ser bem recorrente em suas campanhas por meio desta rede social.
Quando se sabe os resultados dos trabalhos você tem uma noção maior da sua assertividade e consegue direcioná-lo ao caminhar mais ideal e, assim, conseguir resultados cada vez melhores.
A parte mais legal disso tudo é que o próprio Facebook disponibiliza uma ferramenta para isso. Estamos falando do Facebook Insights.
Confira algumas das métricas oferecidas por essa ferramenta:
- Alcance: aponta a quantidade de usuários que visualizaram sua publicação;
- Pessoas falando sobre: indica a quantidade de usuários que interagiram por meio de compartilhamento, comentários ou citação da sua marca;
- Engajamento: interação dos usuários com sua página com cliques, curtidas, comentários e compartilhamentos;
- Alcance pago: quando se investe em anúncios pagos no Facebook você tem acesso às mesmas métricas citadas aqui;
- Taxa de rejeição: quantidade de usuários que ocultaram sua publicação;
- Curtidas da página: você terá acesso a quantidade de seguidores sua página teve em determinado período. Isso afeta diretamente os resultados de suas campanhas.
Com essas métricas você entenderá como desenvolver campanhas no Facebook com muito mais facilidade, portanto, aposte nesse relatório gerado pela rede social e aumente os resultados do seu negócio por meio desta rede social.
BÔNUS: cases de sucesso
Para facilitar a compreensão vamos dar dois grandes exemplos de publicação de conteúdos por meio do Facebook e, assim, você pode se inspirar e desenvolver um bom projeto a sua empresa.
Netflix
A Netflix não é famosa apenas pelas produções de filmes e séries que fazem as redes sociais ficarem bem agitadas em alguns momentos. O serviço streaming também conta com conteúdos de qualidade publicados no Facebook.
Repare, eles conseguir falar do produto oferecido ao mercado com uma leve sacada de humor. Isso deixa os usuários mais interessados nos conteúdos.
Outra coisa apontada neste artigo foi a interação por meio dos comentários do Facebook. Note como a Netflix respondeu o usuário com um questionamento.
Isso é uma ótima alternativa de criar uma relação com seus potenciais clientes e, assim, ganhar curtidas no Facebook da sua empresa.
Cemitério Jardim da Ressurreição
Sim, vamos destacar um Cemitério como exemplo a seguir dentro do Facebook.
O Jardim da Ressurreição bombou dentro do Facebook por tratar de um tema tão delicado com humor, mas não fazem nenhuma piada de mau gosto.
Prova disso são os poucos mais de 150 mil seguidores que levam as publicações para o lado do humor e riem de toda publicação feita por eles.
Veja esta, feita do Dia do Trabalhador:
Os administradores trabalham com a mesma leveza feita no exemplo anterior, interagem com quase todos os comentários e sempre com humor, fato que cria um laço entre empresa e consumidores.
Bom, esses exemplos podem servir como um pontapé inicial para você criar uma página no Facebook para sua empresa e potencializar os resultados do seu empreendimento.
Não perca tempo e aposte no Facebook para ter resultados melhores
Certo, agora você já sabe como ganhar curtidas no Facebook e está pronto para conseguir resultados positivos.
Conversamos sobre a importância de ter curtidas na sua página do Facebook e também falamos em quais tipos de conteúdos você pode investir para isso: motivacional, educativo e entretenimento.
Logo após fizemos uma lista com algumas alternativas para você conseguir ganhar mais curtidas no Facebook. Falamos desde a criação de conteúdo relevante para sua persona até a possibilidade de investir em anúncios pagos.
Para melhorar, apontamos dois grandes destaques em produção de conteúdo para Facebook e, com eles, você pode ter alguma ideia adaptada para o seu negócio.
Então é isso.
Siga nossas instruções e conquiste cada vez mais curtidas na sua página do Facebook e venha nos contar o resultado do seu trabalho aqui no blog.