Funil de Vendas em Y: saiba como gerar mais oportunidades com essa estratégia

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Publicado: 13 de novembro de 2019 | Atualizado: 4 de março de 2020.

O Funil de Vendas em Y pode ser o que faltava para complementar a sua estratégia de geração e nutrição de leads. Só quem sabe aproveitar o melhor do mundo do Inbound e do Outbound consegue vender mais e se destacar no mercado.

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Há algum tempo, o Outbound Marketing era considerado como a principal metodologia de vendas de produtos e serviços de uma empresa.

Hoje, ele divide espaço nas estratégias de divulgação com o Inbound Marketing, que traz com ele a importância de conteúdo útil e relevante para prospecção de clientes.

Isso porque o também chamado de Marketing de Atração respeita os novos hábitos do consumidor, que procura se informar mais antes de tomar a decisão de compra.

Mas mesmo que o cenário seja esse, o Outbound Marketing não precisa ser deixado de lado. Aliás, o recomendado é exatamente o contrário.

Afinal de contas, como o Inbound Marketing traz resultados de médio a longo prazo, aliar o Outbound a ele é uma forma de otimizar a sua estratégia a fim de não ter que esperar tanto.

Só que para tanto, primeiro é preciso conhecer um conceito chamado funil em Y para conseguir tirar essa ideia do papel. E é exatamente esse o objetivo deste conteúdo!

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Então, se você quiser saber como fazer a junção do funil de vendas Outbound Marketing com o funil de vendas Inbound Marketing dar certo, confira os próximos tópicos!

O que é um funil de vendas em Y?

Antes de você entender bem o que é o funil em Y, vamos relembrar o que é o funil de vendas simples?

Caso não saiba, o funil de vendas é uma estratégia desenhada com base na jornada do consumidor para acompanhá-lo de forma assertiva até a tomada de decisão.

Ou seja, cada uma das 3 etapas dele é correspondente a uma fase do caminho que o cliente faz até comprar um produto, como podemos ver a seguir:

  • Topo: aprendizado, descoberta e reconhecimento do problema;
  • Meio: consideração da solução;
  • Fundo: decisão de compra.

Com isso, você consegue entender a dor do seu lead em cada etapa e proporcionar a ele o atendimento adequado a fim de fazê-lo avançar em sua jornada.

No Inbound Marketing, isso é feito por meio de estratégias de nutrição, que envolvem a divulgação de conteúdo relevante.

Só que como a educação para o seu mercado pode demorar um pouco, o funil de vendas em Y vem para sanar esse problema e otimizar o seu planejamento.

Isso porque o funil em Y nada mais é do que a troca de leads captados por métodos do outbound marketing e nutridos pela estratégia de nutrição do inbound e vice-versa.

Ou seja, ele é capaz de maximizar as oportunidades encontradas para o seu negócio de forma que for mais vantajosa naquele momento.

Afinal, todas as suas variáveis são bem maiores porque o processo de vendas acaba se tornando mais personalizado, de acordo com o desejo de cada cliente.

Mas esse não é o único benefício de trabalhar com o funil em Y! Se você quiser saber mais sobre isso, confira o próximo tópico.

Conheça os benefícios do funil de vendas em Y

Quando você utiliza o funil de vendas em Y, diversos benefícios podem ser alcançados, em especial esses dois: integração de processos e melhoria na sua geração de leads.

Isso porque assim que você começa a trabalhar com o funil de vendas em Y, os resultados ficam mais simples de serem mensurados, tanto do departamento de marketing quanto do setor de vendas.

Ou seja, dessa forma o Outbound e o Inbound Marketing passam também a trabalhar lado a lado, complementando estratégias no ambiente digital e no offline.

Com isso, você consegue gerar mais leads, uma vez que está pondo em prática técnicas mais direcionadas e completas em cada canal.

Mas para que todos esse benefícios sejam sentidos no dia a dia do seu negócio, é preciso primeiro saber como executar o funil de vendas em Y. Vamos aprender então?

Saiba como alinhar as estratégias para um bom funcionamento de funil em Y

Ao longo deste conteúdo, você percebeu que não é necessário deixar uma estratégia para trabalhar com a outra.

Afinal, tanto com o funil de vendas outbound quanto com o funil de vendas inbound marketing você consegue gerar grandes resultados para o seu negócio.

Isso porque se você optar por trabalhar somente com o funil de vendas inbound marketing, todos os potenciais clientes podem parar de interagir com os seus conteúdos.

Mesmo aquele leads que você achava ideais acabam estagnados em um momento do funil de vendas.

Mas se você passar a usar o funil em Y e usar estratégias de outbound nesse momento, os os leads que estavam estagnados podem começar a avançar na jornada de novo.

E o inverso também é verdadeiro, isso é, um possível cliente prospectado por Outbound pode ser tornar uma oportunidade depois de ser nutrido de forma adequada.

Mas para saber quando deve migrar o lead de um funil de vendas inbound marketing para um funil de vendas outbound, você deve prestar atenção em três itens:

  • Perfil: analise o grau de afinidade do contato com a sua persona, bem como o poder de compra que ele possui no momento;
  • Interesse: acompanhe o comportamento do seu lead para saber em que estágio da jornada ele está;
  • Maturidade: a partir dos itens anteriores, veja o quão pronto o possível cliente está para tomar uma decisão de compra a partir da sua pontuação com o lead scoring e a sua fase no funil.

Sendo assim, quando você faz a junção dos dois métodos, criando assim o funil em Y, você pode voltar a ter uma interação mais intensa com todos os seus potenciais clientes.

Com isso, é possível maximizar as oportunidades de vendas no seu negócio, permitindo que tenha um crescimento previsível e escalável.

Comece agora mesmo a utilizar o funil de vendas em Y!

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Neste conteúdo, você viu que a adoção do funil de vendas em Y é a estratégia ideal para quem deseja gerar mais oportunidades de venda para o seu negócio.

Isso porque com ele, é possível tirar o melhor do funil de vendas outbound e funil de vendas inbound.

Dessa forma, você consegue dar um tratamento diferenciado a seus leads de acordo com as suas necessidades, aumentando as chances dele se tornar um cliente seu.

Mas não é só isso que pode fazer para revolucionar os resultados da sua empresa, sabia?

Se você quiser saber como otimizar ainda mais a sua estratégia de Inbound Marketing, confira o nosso conteúdo sobre o assunto!

Bons negócios!

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